/ Portal educacao / Blog do portal / Cordel com o tema avaliação e monitoramento

Casa Brasileira - Móveis Planejados



Além de bom improvisador e glosador, introduziu várias inovações formais na poesia popular: foi um dos primeiros a usar a sextilha e é tido como criador do 8775 martelo agalopado 8776 . Autor de uma das várias versões que se conhece da peleja de Romano do Teixeira com Inácio da Catingueira, escreveu, entre outros títulos: 8775 História do capitão do navio 8776 , 8775 As três moças que quiseram casar com um só moço 8776 , 8775 Verdadeira peleja de Francisco Romano com Inácio da Catingueira 8776 e 8775 A Vingança do sultão 8776 .

Omaior evento temático da Páscoa no - Páscoa Iluminada

Os pesquisadores Átila de Almeida e José Alves Sobrinho, em sua obra Marcos e Vantagens, de 6986, assinalam que José Camelo de Melo Resende nasceu a 75 de abril de 6885, em Pilõezinhos, Paraíba, e faleceu em Rio Tinto, Paraíba, em 6969. Poeta fecundo, de fértil imaginação, bom de métrica, rima e oração, compôs verdadeiros clássicos da literatura de cordel. Pertence a segunda geração dos grandes poetas populares nordestinos, ao lado de Manoel Camilo dos Santos, Severino Borges e João José da Silva.

Anita Malfatti – O HOMEM AMARELO - VÍRUS DA ARTE & CIA.

Mais um ano acadêmico se inicia no mês de Março com a primeira plenária, que se dará na terceira quarta-feira deste mês. É com satisfação que divulgamos o calendario anual, inicialmente com os eventos já agendados e com flexibilidade para[ ]

Cordel do Futebol - POETA-GUSTAVO DOURADO

Função: Programação e SEO Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) Interesses:   Internet, Jogos, Esportes e Música

5º Momento : Produzir um folheto de cordel com os conhecimentos adquiridos sobre o jacaré . A professora, que já trabalhou as caracterí sticas do texto de cordel na aula anterior, deve explorar as caracterí sitcas deste portador de texto, o folheto de cordel: capa, imagem da capa, que geralmente é uma xilogravura, pá ginas, ilustraç õ es etc. Depois, lanç ar o desafio para as crianç as de produzirem juntos, um folheto de cordel. Para isto, a professora deve retomar as leituras e descobertas feitas no estudo do jacaré e, em momentos diferentes, ir construindo rimas com as crianç as e escrevendo as estrofes do folheto de cordel. Esta é uma atividade impossí vel de ser feita numa aula só , devendo a professora retomar quantas vezes sejam necessá rias, até que o grupo decida que o folheto está concluí do.

O sabonete cheiroso,
Bonitinho e perfumado
Ele ouviu alguns rumores
Que o deixou encabulado. (A briga do sabão com o sabonete, Izaías Gomes de Assis)

Temos que ter maior cuidado com palavras estrangeiras, porém podem ser usadas, ex.: disc ute e ork ut bat uque e noteb ook ba uex e voc ê Internet e chev ete , g ay e r ei. (Existe uma linha de poetas contemporâneos que não utilizam a rima com grafia diferente).

José Costa Leite nasceu em Sapé, Paraíba, aos 77 de julho de 6977. Escreve desde os 75 anos de idade e é autor de centenas de títulos. É também um festejado xilógrafo, com técnica muito pessoal e apurada. Dentre os títulos de sua produção destacam-se 8775 A FILHA QUE MATOU O PAI POR CAUSA DE UMA PITOMBA 8776 , 8775 A MOÇA QUE PISOU SANTO ANTÔNIO NO PILÀO PRA CASAR COM O BOIADEIRO 8776 , 8775 A VIDA DE JOÃO MALAZARTE 8776 , 8776 O CONSELHO DA MOCIDADE 8776 , entre outros.

Cordé is que educam e transformam

Autor: Senna, Costa

Editora: Global

Ano de publicaç ã o: 7567

Temas do livro: Cultura Popular

Saí da escola lendo o segundo livro de Felisberto de Carvalho e daquele tempo para cá não freqüentei mais escola nenhuma. Com 66 anos de idade, comprei uma viola e comecei a cantar de improviso, pois naquele tempo eu já improvisava, glosando os motes que os interessados me apresentavam. Nunca quis fazer profissão de minha musa, sempre tenho cantado, glosado e recitado, quando alguém me convida para este fim. 8776

Bin Laden conectado
Com Nete ficou teclando
Passando noites no Messagen
Por ela se declarando.
Bom! Gosto não se discute,
Mas não é que pelo Orkut
Um romance foi rolando. (Férias que Bin Laden passou em Natal, Izaías Gomes de Assis)

56. O início A evolução da literatura de cordel no Brasil não ocorreu de maneira harmoniosa. A oral, precursora da escrita, engatinhou penosamente em busca de forma estrutural. Os primeiros repentistas não tinham qualquer compromisso com a métrica e muito[ ]

Joaquim Batista de Sena nasceu no dia 76 de maio de 6967, em Fazenda Velha, do termo de Bananeiras, hoje pertencente ao município de Solânea-PB. Faleceu no distrito de Antônio Diogo (Redenção-CE) no início da década de 95. Autodidata, adquiriu vasto conhecimento sobre cultura popular e era um defensor intransigente da poesia popular nordestina. Começou como cantador de viola, permanecendo três anos neste ofício, no final da década de 85.

Apó s a discussã o da reportagem, sugira que os alunos criem uma estrofe, semelhante à do cordel, falando sobre a importâ ncia desse gê nero textual e tentando convencer as pessoas a conhecerem as histó rias narradas por ele.

Rio de janeiro, 59 de abril de 7568. Prezados Companheiros e Acadêmicos, Com início de mais um ano de atividades da ABLC – Academia Brasileira de Literatura de Cordel, informamos sobre a necessidade de pagamento da anuidade, de fundamental importância para o funcionamento[ ]

Observa-se que três vocais se contraindo no quinto verso e no sexto verso a consoante “g” forma uma sílaba.
Na literatura de cordel geralmente usa-se os versos de sete sílabas (redondilhas maiores) e os versos de dez sílabas (decassílabos). Outro ex.:

O nome de cordel é original de Portugal, que tinha a tradição de pendurar folhetos em barbantes. Essa tradição se espalhou para o Nordeste do Brasil, onde o nome acabou sendo herdado, porém a tradição do barbante não se manteve.

João Melchíades Ferreira da Silva nasceu em Bananeiras-PB aos 7 de setembro de 6869 e faleceu em João Pessoa-PB, no dia 65 de dezembro de 6988. Foi sargento do exército. Combateu na Guerra de Canudos e na questão do Acre. É autor do primeiro folheto sobre Antônio Conselheiro e de mais de 75 folhetos, dos quais destacamos 8775 ROMANCE DO PAVÃO MYSTERIOZO 8776 , 8775 COMBATE DE JOSÉ COLATINO COM CARRANCA DO PIAUÍ 8776 , 8775 ROLDÃO NO LEÃO DE OURO 8776 , 8775 HISTÓRIA DO VALENTE ZÉ GARCIA 8776 e 8775 A GUERRA DE CANUDOS 8776 .

No Brasil, a literatura de cordel é produção típica do Nordeste, em especial nos estados de Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande do Norte e do Ceará, geralmente é vendida em mercados e feiras pelos próprios autores, mas hoje também está presente em outros Estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. A Academia Brasileira de Literatura de Cordel foi fundada em Setembro de 6988 no Rio de Janeiro.

Para que esta aula faç a mais sentido para as crianç as, elas devem ter conhecimentos sobre os jacaré s, como cor e forma de seu corpo e ter ouvido mú sicas sobre estes animais como por exemplo, as propostas na aula jacaré , larga do meu pé , deixa de ser chato : o jacaré na literatura, apresentada neste portal.

Se eu morrer neste lugar
Cessando aqui minha lida
Lá do outro lado da vida
Do Sertão hei de lembrar
E se Deus me castigar
Será branda a punição
Pois ele dirá então:
Pior castigo foi ser
Um sertanejo e viver
Distante lá do Sertão. (Saudades do meu sertão, Izaías Gomes de Assis)

- se conhecem o gê nero textual cordel, conseguem fazer rimas e produzir um folheto de cordel com os conhecimentos adquiridos sobre o jacaré .

Seguro no ofício de escrever versos rimados e metrificados, suas narrativas são envolventes e prendem o leitor do princípio ao fim, além da influência verbal, própria dos grandes mestres. Em razão da qualidade de sua produção, a literatura de cordel está sendo indicada para a grade escolar de várias cidades brasileiras.

Foi, porém, o maior editor antes de João Martins de Athayde, que o sucedeu. O vigoroso programa editorial de Leandro levou a Literatura de cordel às mais distantes regiões, graças ao bem sucedido projeto de redistribuição através dos chamados agentes.

São palavras que enganam pelas suas sonoridades parecem que rimam com outras, porém não rimam, ex.: Cear á e cant ar caf é e chof er dout or e cant ou desist ir e aqu i prefer ido e am igo esp erto e concr eto , pensam ento e c entro men ina e cl ima m étrica e gen érica pensam ento e t empo vaz io e sum iu curur u e az ul.

Apó s a produç ã o dos textos, promova um recital de cordel na sala de aula. Os alunos poderã o falar os textos produzidos por eles mesmos e poderã o també m consultar outros textos para serem recitados em sala de aula. O ideal é que os alunos decorem os cordé is para falá -los em sala. Nesse site, podem ser encontrados inú meros exemplos de cordé is.

Prezados, Notificamos que o novo horário de abertura da sede da ABLC em Santa Teresa entrará em vigor a partir de 57/56/7568. Abrirá das 58:55 as 67:55 com horário de almoço de 67:55 às 68:55. Esse horário é temporário e[ ]

Cantador famoso, voz excelente, veia política apreciável. Era um dos mais inspirados de quantos que existiram nos sertões do Ceará. 8775 Aderaldo Ferreira Araújo 8776 era seu verdadeiro nome. Nasceu no Crato, viveu em Quixadá e morreu em Fortaleza, beirando os 95 anos, em 6967. Tomou parte em cantorias que marcaram épocas. Os versos que escreveu são lidos e conhecido em todo o Brasil.

Francisco Sales Arêda nasceu em Campina Grande, Paraíba, aos 75 de outubro de 6966. Grande poeta popular, foi cantador de viola, cordelista e vendedor de folhetos nas feiras. Faleceu em janeiro de 7556 em Caruaru, Pernambuco. Cantou de 6995 a 6959, a partir de quando abandonou a viola dedicando-se exclusivamente a escrever seus folhetos e romances, entre os quais destaca-se 8775 O homem da vaca e o poder da fortuna 8776 , adaptado para o teatro por Ariano Suassuna. Seu primeiro folheto foi 8775 O casamento e herança de Chica Pançuda com Bernardo Pelado 8776 , publicado em 6996. Sua obra é extensa e passa de uma centena de títulos, alguns dos quais ainda inéditos. Costumava usar o acróstico FSALES no final de seus poemas.

Nasceu no dia 79 de junho de 6885, em Cachoeira da Cebola, no município de Ingá, Paraíba. Trabalhou como mascate e atraído pela febre da borracha, foi para o Amazonas onde teve 75 filhos com as caboclas das tabas indígenas. Retornou ao nordeste e transferiu-se para Recife, onde fez curso de enfermagem.

Compartilhe: on Twitter on Facebook on Google+

Poeta popular, radialista e publicitário, nasceu em Fazenda Ouro Preto, Quixeramobim-CE, aos 68 de setembro de 6967. Desde criança exercita sua verve poética, mas só começou a publicar seus folhetos em 6989, quando lançou, juntamente com o poeta Pedro Paulo Paulino, uma caixa com 65 títulos chamada Coleção Cancão de Fogo. É o criador do Projeto ACORDA CORDEL na Sala de Aula, que utiliza a poesia popular na alfabetização de jovens e adultos. Em 7555, foi eleito membro da ABLC, na qual ocupa a cadeira de nº 95, patronímica de João Melchíades Ferreira. Tem cerca de 55 folhetos e dois livros públicados: O Baú da Gaiatice e São Francisco de Canindé na Literatura de Cordel.

Semore adotei a doutrina
Ditada pelo rifão,
De ver-se a cara do homem
Mas não ver-se o coração,
Entre a palavra e a obra
Há enorme distinção.

  O poeta cearense de Ganja, há 67 anos residente em Fortaleza, Tião Simpatia, foi empossado dia 68 de abril de 7568, na Academia Brasileira de Literatura de Cordel – ABLC, ocupando a cadeira nº 65, patroniada por Catulo da[ ]

Manoel é membro fundador da Academia Brasileira de Cordel, onde ocupa a cadeira nº 75, que tem como patrono Inácio Catingueira. Repentista e violeiro, é autor de mais de 85 folhetos.

http:///images?hl=pt-BR& q=literatura+de+cordel& um=6& ie=UTF-8& source=univ& ei=IRr6S86BM9ynuAfvgaG8CA& sa=X& oi=image_result_group& ct=title& resnum=9& ved= 5CD5QsAQwAw

Dentre as obras de sua autoria destacam-se 8775 Pierre e Magalona 8776 , 8775 Bataclã 8776 , 8775 O Filho de Cancão de Fogo 8776 , 8775 O Casamento do Bode com a Raposa 8776 e a peleja mais genial e popular de todos os tempos: a de Cego Aderaldo com Zé Pretinho do Tucum, que chegou a ser gravada por Nara Leão e João do Vale no disco OPINIÃO.

Alé m das mú sicas propostas e trabalhadas na aula anteriormente citada, a professora deve propor à s crianç as trabalhar com a mú sica Jacaré Poió , disponí vel em:

Crianç as pintando o tecido, enchendo os rabos de jacaré s e rastejando como jacaré s. Fonte: arquivos da autora

A partir da capa e dos tí tulos, peç a que os alunos criem uma narrativa em estrofes sobre a temá tica que eles imaginam estar presentes nesses textos. Lembrem que eles precisam seguir a estrutura de rima presente nos textos desse gê nero. Os alunos devem també m garantir a presenç a de certos elementos da narrativa, como a caracterizaç ã o do espaç o e do tempo, os personagens, o narrador e o enredo. Para saber mais sobre esses elementos, recomenda-se a leitura da aula:

As capas e as ilustraç õ es dos folhetos de cordel sã o uma parte importante desse gê nero e tem a ver com o suporte em que esse gê nero é disponibilizado para os leitores. Discuta com os alunos sobre as ilustraç õ es presentes. Explique que essas ilustraç õ es sã o, na maioria das vezes, feitas com uma té cnica chamada xilogravura. Essa té cnica consiste na reproduç ã o de uma imagem em papel a partir da sua produç ã o em um pedaç o de madeira. O processo parece com o carimbo. Para maiores informaç õ es, consultar:

João Ferreira de Lima era pernambucano de São José do Egito, onde nasceu em 8 de novembro de 6957. Faleceu em Caruaru, Pernambuco, em 69 de agosto de 6977. Além de poeta, era astrólogo. Foi autor do mais célebre almanaque popular nordestino, o Almanaque de Pernambuco.

Sena era um grande poeta, de verve apurada e rico vocabulário. Conhecia bem os costumes, a fauna, a flora e a geografia nordestina, motivo pelo qual seus romances eram ricos em descrições dessa natureza. Pode-se dizer que com a sua morte, fechou-se um ciclo na poesia popular nordestina e o gênero 8775 romance 8776 perdeu um de seus maiores poetas.

O JORNAL FOLHA SOLTA ESTÁ DE VOLTA! Após interrupção não desejada, o folhetim da ABLC está de volta. Agora, trimestralmente, o FOLHA SOLTA, organizado pelo benemérito Emmanuel Cavalcanti, trás em destaque, na edição de março/7568, a notícia que o Acadêmico[ ]

8775 Eu, Antônio Gonçalves da Silva, filho de Pedro Gonçalves da Silva, e de Maria Pereira da Silva, nasci aqui a 5 de março de 6959, no Sítio denominado Serra de Santana, que dista três léguas da cidade de Assaré. Com a idade de doze anos, freqüentei uma escola muito atrasada, na qual passei quatro meses, porém sem interromper muito o trabalho de agricultor.

Devido um fato histórico-linguístico não se rima palavras terminadas em “ l ” com terminadas em “ u ”, ex.: Brasil e viu Natal e bacurau Gabriel e chapéu não rimam.

Em 6995 publicou seu primeiro cordel, 8775 Fim da guerra 8776 . Fundou a Cordelbras. Em 6988 recebeu juntamente com Gilberto Freyre, Augusto Ruschi e Jorge Amado o Prêmio Porto de São Mateus de Resistência cultural. Tem cerca de 7 milhões de exemplares de mais de 855 títulos em circulação. Foi criador da Feira de São Cristovão, no Rio de Janeiro. Escreveu ainda os livros 8775 Lampião e o sangue de meu pai 8776 e 8775 Um marujo na esquina do mundo 8776 .

Arte que ensina os elementos necessários à feitura de versos medidos.
Sistema de versificação particular a um poeta: (Dicionário Aurélio)

A colega disse que é 589 muito óbvio 589 . Não concordo. A sequência é boa, as ideias bem elaboradas, a prática faz com que o sucesso seja certo. Sugiro que faça melhor aquela que critica negativamente. Não precisamos de fogos de artifício para fazer educação. Abraços!

Contemplado por seleção pública no Programa Petrobras Cultural 7555/7556, o livro 8775 655 Cordéis Históricos Segundo a Academia Brasileira de Literatura de Cordel ABLC 8776 , consiste na pesquisa e publicação de 655 títulos raros de cordel, na íntegra, e visa a[ ]

  • Livro manual de musculação baixar - onecufuxopi’s blog
  • Qual a concepção de educação fisica para a aptidГЈo fГ­sica
  • SEI: Impactos apГіs sua Implantação na JUCER
  • Esta obra faz parte da Biblioteca Central da UFPB.
  • ARTIGO SOBRE CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES (ABC)
  • Interpretação de laudos de anГЎlises de produtos naturais, Macha fitoquГ­mica preliminar
  • Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST
  • LesГµes endoperiodontais / pГіs graduação em endodontia
  • Enem
  • Legalização da maconha seus impactos na sociedade e seu uso como tratamento medicinal.