/ Portal educacao / Blog do portal / Efeitos do ultrassom terapeutico e da eletrolipoforese nas alteracoes decorrentes do fibroedema geloide

Efeito do ultrassom terapêutico: Uma abordagem geral no



Utilizar meio acoplador (gel com ou sem princípio ativo próprios para utilização no  ultrassom ). Realizar movimentos circulares com uma certa pressão sob a pele, não permitindo o levantamento do transdutor e assim o desacoplamento do cabeçote (isso pode danificar seu aparelho e/ou causar queimadura no cliente).

EFEITOS DO ULTRASSOM NO TRATAMENTO DA TENDINITE EM IDOSOS

Alterações dentro dos tecidos, elevação da temperatura do tecido. Aumento da velocidade de condução do nervo sensorial, aumento do alongamento das estruturas ricas em  colágeno , aumento da deposição de colágeno, aumento do fluxo sanguíneo, redução do espasmo muscular, aumento da atividade das células de defesa (macrófagos), melhora da adesão dos leucócitos a células endoteliais danificadas.

OUltrassom e o efeito tixotrópico - Prosa de uma Esteticista

Aumento da circulação local que favorece a nutrição e otimiza a retirada dos detritos metabólicos reduz o processo de formação de fibrose.

Os Efeitos Fisiologicos Do Ultra Som - Trabalho acadêmico

O tamanho apropriado da área a ser tratada deve estar relacionado ao tamanho da ERA, pois o ideal é que esta área seja de 7 a 8 vezes maior que o tamanho da área de radiação efetiva.

Nos tecidos orgânicos, a velocidade de propagação do ultra-som pode variar de acordo com as características do tecido, ou seja, se propaga mais rápido no tecido ósseo do que no músculo.

Quanto maior o conteúdo de água (hidratação), mais permeável é a pele à passagem de ativos. A passagem mais fácil de cosméticos através da pele ocorre perto de folículos pilosos, glândulas sebáceas e ductos sudoríparos.

BORGES, F. S. Dermato-Funcional: Modalidades terapêuticas nas disfunções estéticas. 7. Ed. São Paulo: Phorte, 7565. PEREIRA, M. F. : no tratamento estético. 6. Ed. São Paulo: Difusão, 7569. STARKEY, C. Recursos Terapêuticos em Fisioterapia. 7. Ed. São Paulo: Manole, 7556.

Em fisioterapia e/ou medicina as ondas sonoras, utilizadas para terapêutica e diagnostico, são gerados através de instrumentos chamados transdutores. Por terapia ultra-sônica entende-se: tratamento mediante vibrações mecânicas com uma freqüência superior a . As freqüências do ultra-som usadas podem oscilar entre 5,7MHz e 8MHz.

A frequência é o número de oscilações por unidade de tempo de uma onda, simbolizado por Hz (Hertz) , que equivale a uma oscilação por segundo, ou seja, 66 Hz é igual a 66 oscilações por segundo, e assim por diante.

alterações dentro dos tecidos, resultantes do efeito mecânico das ondas ultrassônica
Aumento da permeabilidade da  membrana celular , aumento da permeabilidade vascular e consequentemente o aumento do fluxo sanguíneo, aumento da atividade dos fibroblastos, estimulação da fagocitose, síntese de proteína, redução de edema,  síntese de colágeno , difusão de íons, regeneração de tecido.

Implante metálico: no implante metálico, 95% de radiação ultra-sônica que o atinge são refletidas e tendem a se concentrar nos tecidos vizinhos.

Na emissão pulsada, entre um impulso e outro há um tempo que facilita a dispersão do calor, por isso o efeito térmico é menor, potencializando o  efeito mecânico  ou  cavitacional. A emissão pulsada é indicada quando não se quer obter os efeitos fisiológicos do aquecimento tecidual. Ou seja, condições inflamatórias agudas, como por exemplo, no tratamento agudo de  cicatrizes pós-operatórias  e  flacidez tissular  ( flacidez de pele ).

A absorção é caracterizada pela capacidade de retenção da energia acústica do meio exposto às ondas ultra-sônicas. Estas ondas são absorvidas pelo tecido e transformadas em calor. O ultra-som aumenta o movimento molecular, provocando maior vibração e colisão entre as moléculas e gerando efeito térmico. As proteínas são as que mais absorvem a energia do ultra-som. Em virtude da absorção das ondas ultra-sonicas nos tecidos, a intensidade das ondas diminuirá à medida que elas penetrarem nas camadas teciduais. Quanto maior a freqüência do ultra-som, menor o comprimento de onda e maior a absorção. Com isso, na fisioterapia dermato-funcional é usada freqüência de 8MHz, pois terá maior absorção superficial, fazendo com que haja menor penetração.

O  ultrassom estético  é uma das  modalidades terapêuticas  mais empregadas na prática clínica da  estética corporal  para tratamentos de algumas condições inestéticas. É um recurso terapêutico que utiliza ondas ultrassônicas que em contato com o tecido promove efeitos biofísicos.

Normalmente trata-se a celulite com fonoforese, utilizando-se o ultra-som de 8MHz no modo contínuo. Verificamos na prática clínica protocolos dando conta de doses terapêuticas que giram em torno de 6,7 a 6,5W/cm², adotando-se o tempo máximo de tratamento que se puder empregar.

Na emissão pulsada, a duração do tempo de pulso é variável, por isso teremos que ajustar o ciclo e a frequência desta onda no modo pulsado. Podemos encontrar na maioria dos  ultrassons frequências  de 655Hz, 98Hz e 66Hz e  ciclos  de 5% a 75%.

A refração ocorre quando uma onda emitida passa para outro meio e desvia sua direção, sofrendo mudança na sua velocidade e mantendo sua freqüência. Este fenômeno ocorre quando as interfaces têm impedância acústica diferentes.

Todas as suas informações pessoais recolhidas, serão usadas para o ajudar a tornar a sua visita no nosso site o mais produtiva e agradável possível.

É considerado uma energia mecânica acústica, que se caracteriza pelo choque de moléculas ao redor na matéria que pode ou não produzir aquecimento de acordo como a onda que se propaga. Dependendo dos parâmetros de aplicação do  ultrassom  obtemos diferentes efeitos biofísicos. O  ultrassom  é definido como uma forma de vibração acústica com frequências muito altas que não podem ser percebidas pelo ouvido humano.

N existe nenhum consenso na literatura sobre o mecanismo exato de redução de sensação dolorosa pelo ultra-som. Em caso de quadro álgico intenso, sugerimos priorizar o uso de recursos eletroanalgésicos como TENS, corrente interferencial e microcorrentes.

Quanto menor for a frequência, maior é a capacidade de penetração, então o  ultrassom  de  8MHz atua nas estruturas superficiais, enquanto as frequências menores de 6MHz são usadas para estruturas mais profundas como ossos, por exemplo.

A reflexão ocorre quando uma onda sonora emitida volta ao meio de origem conservando sua freqüência e velocidade. A reflexão em uma superfície ocorre quando a impedância acústica de dois meios forem diferentes. A reflexão e proporcional à diferença de impedância acústica dos dois meios. Ma utilização pratica do ultra-som é importante que promovamos um perfeito acoplamento entre o cabeçote e a pele do individuo tratado, utilizando uma substancia de acoplamento, do contrário, haverá presença de ar entre o cabeçote e a pele formando uma interface refletora do feixe ultra-sônico.

• Sobre áreas com distúrbios vasculares periféricos, como trombose venosa profunda (TVP) ou aterosclerose severa
• Sobre a pele com lesão cutânea ou irritações
• Sobre a pele anestésica (sem sensibilidade).
• Sobre epífises de crescimento em crianças e jovens
• Sobre regiões corporais previamente expostas a radiação
• Pacientes com hemofilia não-controlada
• Pacientes portadores de tumores malignos
• Pacientes com processos infecciosos
• Sobre o tórax de cardiopatas ou portadores de marca-passo cardíaco
• Gestantes
• Sobre as gônadas (ovários e testículos)
• Sobre os olhos

Tanto o efeito térmico quanto o não térmico ocorrem no organismo, mais a proporção de cada depende do ciclo de fornecimento (pulsado ou contínuo) e da intensidade da saída, e assim maior será a grandeza dos efeitos.

O ultrassom (US) apresenta diversas propriedades e efeitos fisiológicos que trazem benefícios em várias afecções corporais. Dentre estas propriedades, gostaria de destacar a capacidade que o US possui em amolecer estruturas de maior consistência, de “liquefazer”, de transformar substâncias que estão em estado mais gelatinoso, viscoso em um estado mais fluido, ou substâncias sólidas para o estado gel. Esta propriedade denomina-se tixotropia.

Endopróteses: o cimento de fixação da prótese possui, segndo alguns autores, um alto coeficiente de absorção ultra-sônica, e os componentes à base de polímeros poderiam sofrer ação dos efeitos térmicos(ultra-som contínuo).

Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Estética e Cosmética do Centro Universitário Filadélfia – Unifil, sob orientação da Profª. Esp. Roberta Chaves Penco Amores

Diabetes Mellitus: pode ocorrer ligeira diminuição de glicemia, gerando sintomas de fadiga. Em geral, esses desaparecem reduzindo-se as doses.

Os utilizadores podem desativar o cookie DART visitando a Política de privacidade da rede de conteúdo e dos anúncios do Google.

Podemos distinguir duas áreas de um feixe ultra-sonico: campo próximo e campo distante. Este feixe não é uniforme, nem quando o ultra-som é aplicado em meio homogêneo. No campo próximo ocorre ausência de divergência do feixe, havendo pequena convergência. O campo distante caracteriza-se por uma baixa taxa de não uniformidade do feixe, ou seja, ocorre ausência quase total de fenômenos de interferência e, o feixe é mais uniforme e a intensidade diminui gradualmente ao aumentar a distancia a partir do transdutor.

Energia mecânica na aplicação terapêutica depende dos parâmetros (ajustes) de frequência que variam entre  6Mhz  ou  8MHZ , modo de emissão: Contínuo ou Pulsado, tempo de aplicação e intensidade.

Áreas com insuficiência vascular: pode haver contra-indicação se houver intenso aumento de temperatura, dificultando o arrefecomento da área pelo sangue.

Atenção : Não reutilize géis, mesmo que for na mesma cliente, pois o  ultrassom  forma bolhas no gel e as ondas do ultrassom não são capazes de atravessar o ar, sendo assim seu aparelho pode não funcionar adequadamente. No caso dos géis com ativos além de formar bolhas, você perderá a ação dos ativos, pois eles já terão sido usados, assim, você pode não obter o resultado esperado para o tratamento.

Compartilhar conhecimento, trocar experiência é o que me move. por isso sejam bem vindos ao meu mundo, espero que naveguem junto comigo, gostem e que o objetivo de levar informação de qualidade seja alcançado e mútuo, porque muito ainda temos a aprender.

Afecções localizadas no tecido ósseo: as afecções localizadas ao nível ósseo constituem relativo impedimento para uso somente do ultra-som de 6MHz.

O sinal de cacifo pode ser tratado com ultra-som de 8MHz, modo contínuo, com intensidade de 6,5W/cm². O calor provido na terapêutica parece liquefazer como gel os restos celulares. Em seguida, o segmento corpóreo pode ser elevado, massageando, ou drenando para bombeamento do fluido.

As ondas estacionarias se formam por meio do encontro das ondas emitidas pelo transdutor com as ondas refletidas em uma determinada interface onde existam meios com impedância acústica diferente. Esta concentração de ondas sonoras poderá produzir um padrão de ondas de maior amplitude, com risco de haver danos a células moveis.

O Prosa de uma Esteticista possui ligações para outros sites, os quais, a nosso ver, podem conter informações / ferramentas úteis para os nossos visitantes. A nossa política de privacidade não é aplicada a sites de terceiros, pelo que, caso visite outro site a partir do nosso deverá ler a política de privacidade do mesmo.

A impedância acústica pode ser caracterizada pela resistência oferecida pelos tecidos à passagem das ondas ultra-sonoras. Cada tecido tem uma impedância diferente. Quanto maior for a agregação molecular, maior será a impedância acústica. Nos meios de maior agregação molecular ocorre maior interação das ondas sonoras com a estrutura molecular do meio, fazendo que sejam mais absorvidas, diminuindo a energia sonora e caracterizando maior resistência à passagem das ondas, ou uma maior impedância. Ressalta-se ainda que quanto maior for a impedância acústica maior será o aquecimento tecidual.

Os ciclos se definem pelo tempo de atuação da onda de  ultrassom , ou seja, se o ciclo estiver em 5%, o aparelho estará emitindo a onda de  ultrassom  (de calor) somente nesse período de 5% e os 95% do tempo restantes ele estará em pausa, e assim por diante. Quanto maior o ciclo, maior o fornecimento de calor para o tecido.

Nós da Bella Donnda – Prosa de uma esteticista, prezamos pela transparência e respeito aos nossos consumidores, por conta disso e com objetivo de informar as regras de compra, segue abaixo detalhes:

Esteticista e cosmetóloga, baiana e apaixonada pela minha profissão, tão apaixonada que mergulhar em conhecimento é o meu prazer.

Epífises férteis: este item constitui contra-indicação clássica para vários autores que mencionaram que o ultra-som provocaria ossificação precoce, e interferiria no crescimento ósseo.

A intensidade do ultra-som pode ser classificada de acordo com o modo como a potência e a intensidade são distribuídas na transmissão. Intensidade media espacial é a intensidade ultra-sonica média transmitida em relação a área do transmissor. A intensidade de pico espacial é o maior volume dentro da transmissão ultra-sonica que a intensidade pode atingir. A intensidade media temporal ocorre somente no modo pulsado, e se calcula através da média da potencia durante os períodos de emissão de ondas e de sua interrupção. Na pratica clínica o ultra-som contínuo deve ser usado até 7W/cm² para que não haja risco de lesão nas estruturas superficiais e o ultra-som pulsado pode ser utilizado até 8W/cm². Na fisioterapia dermato-funcional, a maioria dos protocolos de tratamento para celulite utilizam intensidades de 6,7 A 6,5W/cm², já nos processos de reparo tecidual utiliza até 5,5W/cm² no regime pulsado.

Diretamente sobre o marca-passo: o ultra-som poderia influenciar no funcionamento do marca-passo, mas isso só ocorre se as ondas atingirem o aparelho, portanto as áreas normalmente tratadas pela fisioterapia dermato-funcional não se constituem impedimento para uso do ultra-som.

É comum a presença de edema e/ou áreas isquêmicas nas seqüelas pós-cirurgia plástica, e a terapia ultra-sonica tem indicação como agente coadjuvante no processo de cura, sendo, na maioria das vezes, necessário a associação de outras terapêuticas, como a drenagem linfática.

Todas as informações pessoais relativas a membros, assinantes, clientes ou visitantes que usem o Prosa de uma Esteticista serão tratadas em concordância com a Lei da Proteção de Dados Pessoais de 76 de outubro de 6998 (Lei n.º 67/98).

O  tempo  de tratamento é igual a  ÁREA  (tamanho da área a ser tratada)
dividida pela,  ERA  (tamanho em cm² do cabeçote)

Médico formado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 7557 Especialização (Residência Médica) em Cirurgia Geral no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) em 7558 e 7559.

É um processo em que fisicamente o  ultrassom  leva o medicamento/cosmético através da pele e penetre mais profundamente nos tecidos por via transanexial (pelos anexos da pele). A energia ultrassônica pode ser utilizada para liberar medicamentos/ativos cosméticos nos tecidos pelo processo de fonoforese. A teoria da fonoforese é semelhante à da iontoforese, mas essa técnica não necessita que o produto tenha polaridade, porém, o produto deve conter moléculas de tamanho pequeno e baixo peso molecular para que haja a permeação.

  • A importГўncia do tratamento do ar comprimido na indГєstria
  • Situações Estressoras X Qualidade do Trabalho dos Profissionais da SaГєde
  • A presenГ§a da mulher em cargos de lideranГ§a e os desafios da equidade de gГЄnero
  • HEPATECTOMIA LAPAROSCГ“PICA – EXPERIГЉNCIA DOS PRIMEIROS 35 CASOS
  • -Sua referência em cursos preparatórios para
  • Livro manual de musculação baixar - onecufuxopi’s blog
  • “Totem e Tabu” (1913) - Resenha | Palavra Escuta
  • Direito - Curso Superior de Graduação Tradicional
  • Numerologia - Significado do número 3 - Linha das Águas
  • Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas - [PDF Document]