/ Portal educacao / Blog do portal / Estudo sobre a Utilização da Análise Preliminar de Riscos (APR)

Estudo sobre fé - LOUCOS ETERNOS POR JESUS.



Neste estudo bíblico sobre fé iremos meditar no capítulo 66 da Epístola aos Hebreus. O escritor neotestamentário faz uma grande exposição sobre a natureza da fé e como ela age na vida daquele que serve ao Senhor. Através desse capítulo é fácil perceber qual é a verdadeira perspectiva bíblica sobre a fé.

ESTUDO SOBRE AS PORTAGENS

Entre os versículos 85 e 88 o escritor cita vários exemplos de situações como essas. Ele diz que pela fé alguns foram apedrejados perseguidos torturados provados maltratados açoitados escarnecidos presos andaram errantes pelos desertos, montes e covas. Muitos até foram mortos por causa de sua fé.

Estudo Bíblico Sobre a Graça de Deus: 3 Verdades Preciosas

O profeta foi considerado um traidor devido as suas mensagens de castigo e destruição. Ele foi taxado como um desmoralizador do povo. Ele foi por várias vezes preso por suas pregações, e algumas pessoas até tentaram matá-lo (Jeremias 76:8-9). Mas mesmo em meio a todo aquele sofrimento, Deus o protegeu e guardou sua vida.

Estudo Bíblico Completo Sobre Adoração

Alguns dizem que se você tiver fé, você terá uma vida sem problemas. Mas segundo o escritor de Hebreus, a fé também pode ser a causadora de seus maiores problemas nessa vida terrena. A fé nos leva ao sofrimento e nos mantém firmes em momentos de grandes dificuldades.

ESTUDO SOBRE AS PORTAGENS E AS ALFANDEGAS FOTlTTJOrJ^Tu (SÉCULOS III A XTI) F. SALLES LEN^CASTRE LISBOA LIVHAIUA FERREIHA 687-Raa Aurea-688 6896

Estudo maravilhoso da graca de Deus é ma pena q existe muitas igrejas ainda q vivan na antiga alianca ainda colocando jugo pesado no fieis Deus abencoe pr

Os crentes da Antiga Aliança viveram pela fé na promessa que haveria de vir. Já os crentes da Nova Aliança vivem pela fé no cumprimento da promessa. O maior desejo do cristão deve ser a volta de Cristo. Por isto todos devemos esperar que Ele venha ainda em nossos dias. Entretanto, ainda que isso não ocorra enquanto nossa geração estiver viva na terra, nós sabemos, pela fé, que Ele virá. Nesse dia nossos corpos serão ressuscitados dentre os mortos e reinaremos eternamente com Ele. A fé se mantém firme mesmo quando não obtemos a concretização da promessa

Mas com o passar do tempo o profeta Jeremias viu suas profecias se cumprirem e quando o rei Nabucodonosor conquistou e destruiu Jerusalém, ele estava na cidade. O profeta viu o castigo de Deus que veio sobre o povo, sofreu com isso, porque se importava com o seu povo e seu país.

Então Jeremias profetizou que, depois de 75 anos, Deus iria trazer a restauração. Ele também profetizou sobre uma nova aliança, que um dia o Senhor Deus iria estabelecer nos corações das pessoas (Jeremias 86:88-89). Essa profecia foi cumprida através de Jesus.

Eu sou o bom Pastor o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o mercenário, que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge e o lobo as arrebata e dispersa. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado das ovelhas. Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor. (João 65:66-66)

Esse é o lado da fé que muitos pastores e pregadores não gostam de falar. É fácil pregar que Moisés tocou no mar e ele se abriu. É fácil dizer que Elias orou e fogo desceu do céu. Mas difícil é pregar que a mesma fé que os conduziu a essas realizações também fez com que Moisés rejeitasse todo o tesouro e status do Egito para viver andando pelo deserto, e que Elias fosse perseguido pela rainha Jezabel.

Porém, juntamente com os crentes da Nova Aliança, os heróis da fé do que alcançaram um testemunho tão maravilhoso, também são justificados em Cristo Jesus. Juntos, todos os crentes, de todas as épocas, são aperfeiçoados em Cristo. É a fé que nos une em um só Corpo, tanto os santos da Antiga Aliança quando os da Nova Aliança.

Jeremias foi um dos profetas do Antigo Testamento. O profeta nasceu na cidade chamada Anatote. Ele era filho de Hilquias,um dos sacerdotes da cidade. Ele viveu em dos períodos da história mais conflitantes e conturbados do Antigo Oriente.

Ninguém vos domine a seu bel-prazer, com pretexto de humildade e culto dos anjos, metendo-se em coisas que não viu estando debalde inchado na sua carnal compreensão, e não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus. (Colossenses 7:69)

Em poucas palavras, é possível dizer que pela fé nos alimentados das promessas de Deus. É através da fé que temos a prova das coisas que não vemos. A fé nos dá a certeza de que Deus cumprirá suas promessas!

De acordo com as escrituras de seu escriba, o profeta Jeremias era um homem de personalidade forte, mas ao mesmo tempo era um homem honesto, observador e gentil. Apesar de todo sofrimento, o profeta Jeremias era otimista e de muita oração e viu todas as suas profecias se cumprir.

Abraão alcançou de Deus o nascimento de seu filho Isaque, por quem havia esperado com muita fé quando já estava em sua velhice. Porém, a fé de Abrão ficou mais evidente quando ele foi ordenado por Deus a oferecer Isaque em holocausto. Sua fé não estava apenas na obediência que ele demonstrou, mas em considerar como certo aquilo que era impossível. Abraão tinha fé que Isaque ressuscitaria caso fosse morto (Hebreus 66:69).

Aquele que tem a esposa é o esposo mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já essa minha alegria está cumprida. (João 8:79)

Mas será que é isto mesmo? A fé é o segredo para sermos poupados dos sofrimentos desta vida? A fé é a garantia de portas abertas e grandes realizações? Será que que aqueles que sofrem possuem pouca fé?

Por passar por tanto sofrimento e perseguição, Jeremias chegou a ficar triste e deprimido. Ele até pensou em morrer (Jeremias 75:68). Mas o profeta continuou confiando, e Deus lhe as palavras certas, dando lhe forças para continuar.

Se por um lado a fé nos faz vencer batalhas e até mesmo a alcançar milagres da parte de Deus, a fé também pode nos levar ao sofrimento intenso. Em alguns casos, a fé pode custar nossa própria vida.

Além de toda essa perseguição, havia muita heresia sendo ensinada por falsos mestres. Algumas comunidades cristãs estavam sendo ameaçadas pela apostasia. Então muitos dos cristãos judeus eram tentados a voltarem ao judaísmo.

Nos versículos 89 e 95, o autor de Hebreus nos mostra que mesmo com todos esses exemplos de fé no Antigo Testamento, aquelas pessoas não conseguiram ver a concretização da promessa. Isso significa que embora aquelas pessoas vivessem pela fé, elas não puderam presenciar a realização da maior promessa de Deus: a vinda de Cristo.

A partir do versículo 85 vemos que a fé nos faz triunfar em grandes batalhas. Foi pela fé que as muralhas de Jericó vieram ao chão. Foi a fé verdadeira que levou Raabe , uma prostituta, a produzir boas obras e, por fim, se tornar uma das ancestrais de Jesus (Mateus 6:5). Foi pela fé que os juízes e reis no Antigo Testamento subjugaram reinos e alcançaram promessas. Pela fé Daniel , Sansão e Davi fecharam a boca de leões. Foi pela fé que três homens lá na Babilônia sobreviveram ao fogo.

Quem Somos | Anúncios | Contribua | Cadastre-se | Imagens Evangélicas | Contato | Termos de Uso e Política de Privacidade

Algumas pessoas dizem que não aceitam servir a um Deus grande e viver uma vida terrena de privações e dificuldades. Mas em outras palavras, essas pessoas estão dizendo que não aceitam servir o único e verdadeiro Deus, o mesmo dos heróis da fé.

Uma coisa muito interessante que podemos notar neste estudo sobre a fé em Hebreus 66 é que nenhum dos heróis citados foi perfeito. Em todos os nomes citados podemos identificar os efeitos da Queda em suas vidas. Mas mesmo com a natureza pecaminosa, claramente sabemos que o pecado não era aquilo que os caracterizava.

O escritor bíblico indica que muitas pessoas trocaram a própria vida pela esperança de uma futura ressurreição. Ele cita um exemplo especifico de alguém que foi serrado ao meio. Embora consta na Bíblia, segundo a tradição judaica o profeta Isaías morreu dessa forma.

Diante dessa declaração de Paulo aos crentes de Corinto, alguém pode perguntar: Se a Igreja é o edifício de Deus, quem é o edificador? Qual é o fundamento desse edifício? Qual a finalidade desse edifício?

A Bí blia é um livro que conté m muitas figuras de linguagem e pará bolas, que eram usadas para ajudar ou atrapalhar a compreensã o das pessoas, dependendo das circunstâ ncias e da pessoa a quem se dirigia a palavra em questã o, dentre estes sí mbolos, temos alguns que denominam as funç õ es da Bí blia na vida do homem, como:

Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. (Mateus 66:68)

Em Hebreus 66 encontramos uma lista de pessoas e seus exemplos de fé. O escritor neotestamentário aborda primeiramente os homens que viveram bem no início da História da humanidade. Desse período ele menciona Abel , Enoque e Noé.

Como santuário de Deus, a Igreja possui um Sumo Sacerdote que proveu um sacrifício perfeito e definitivo para resgatá-la.

No versículo 76 vemos que a fé gera em nós uma esperança que é mais importante do que qualquer outra coisa, por mais valiosa que seja. Moisés trocou o conforto e os tesouros do Egito para sofrer o opróbrio de Cristo.

Portanto, eis que naquele dia que preparei, quando Eu agir, declara o SENHOR dos Exércitos, eles serão o meu tesouro particular. Eu terei compaixão deles como um pai tem compaixão do filho que lhe obedece. (Malaquias 8:67)

Quando olhamos para esse estudo sobre a fé do capítulo 66 de Hebreus, podemos perceber que a fé produz em nós a certeza das promessas de Deus. Sem dúvida ela nos faz confiar em Seu infinito poder. Porém a fé não muda os desígnios eternos do nosso Deus, ou seja, ela não sobrepõe sua soberana vontade.

O profeta Jeremias começou o seu ministério na época em que o rei Josias tentava levar o povo a novamente adorar a Deus. Mas com o coração do povo voltado para a idolatria, ficou impossível eles terem uma verdadeira transformação. Deus então usa o profeta Jeremias para avisar ao povo que o castigo estava próximo.

Essa palavra nos traz conforto! Sabemos que mesmo se perdermos tudo que possuímos por amor a Cristo, isto não significa que nossa fé estará desfalecendo, ao contrário, isto significa que nossa fé estará mais viva do que nunca, nos conduzindo ao galardão que vem de Deus.

Mas o povo, mesmo vendo o cumprimento das profecias do profeta Jeremias, continuava a ignora-lo. Porém, Jeremias não desistiu, exortou o povo para arrependimento de seus pecados.

No final de seu estudo sobre a fé no capítulo 66, o autor de Hebreus nos ensina a entender uma coisa muita importante. Nos dias de hoje não temos mais o mar se abrindo. Não temos mais uma grande muralha sendo derrubada de forma sobrenatural. Não temos mais o sol (ou a rotação da terra para quem preferir) sendo detido e o tempo ficando paralisado. Também não temos mais fogo literalmente descendo do céu e tantas outras coisas.

Precisamos a cada dia crescer na graça e conhecimento para que possamos vencer nos dias maus. Deus continue te abençoando Irmão Diego.

Amei o estudo !
Sou nova convertida e quero conhecer a palavra no profundo e ter intimidade com Deus.
Me ajudou muito..
Deus abençoe !!

No versículo 6 encontramos uma verdade gloriosa e ao mesmo tempo terrível: 8775 Sem fé é impossível agradar a Deus 8776 . Ainda no mesmo versículo aprendemos que a fé é obrigatória para nos aproximarmos de Deus. Não importa se somos capazes não importa o quanto somos bondosos não importa o nosso intelecto e nem mesmo o tamanho do reconhecimento das obras que realizamos. Se não tivermos fé, nada disso poderá agradar a Deus.

Aquelas pessoas tiveram imperfeições. Eram homens e mulheres como nós. Porém, constantemente a fé convidava aquelas pessoas a andar na justiça. Com isto aprendemos que a verdadeira fé nos conduz a um novo padrão de vida e nos leva à santificação. A verdadeira fé, embora em alguns momentos possa parecer enfraquecida, ela jamais irá definitivamente morrer. É diante das nossas imperfeições que podemos reconhecer que a fé não é obra nossa, nem mesmo tem origem em nossa capacidade. A fé verdadeira é dom de Deus (Efésios 7:8).

O escritor da Epístola aos Hebreus  respondem essas perguntas de uma forma clara e objetiva, utilizando exemplos práticos sobre como o cristão deve usar a fé.

Embora Deus prometa suprir nossas necessidades, o maior exercício de fé não é buscar a prosperidade ou grandes milagres. O maior exercício de fé é ter a certeza de uma nova vida através do maior milagre que pode existir: a justificação em Cristo Jesus, nosso Senhor. Assim, após o estudo sobre a fé no capítulo 66, no início do capítulo 67 o escritor bíblico nos apresenta Jesus como o nosso maior exemplo de fé.

Diante desse cenário o autor bíblico fala sobre a superioridade do Sacerdócio de Cristo. Ele apresenta uma série de exortações e encorajamentos a respeito da verdadeira fé. Mas é no capítulo 66 que ele faz um profundo estudo sobre a fé. Ele lembra os seus leitores das histórias de grandes homens do passado, numa verdadeira galeria dos heróis da fé.

Já o versículo 8 nos mostra que é pela fé que entendemos as obras e os propósitos de Deus. Nenhum homem esteve presente quando Deus criou o universo. Em um diálogo com Jó, o próprio Deus perguntou: 8775 Onde estavas tu? 8776 . Quando Deus criou todas as coisas ninguém foi seu conselheiro. É apenas a fé é que nos permite perceber planos tão elevados e sublimes.

Jeremias, antes de ser chamado por Deus para pregar sua palavra, era apenas um sacerdote. Mas um dia Deus falou com ele e disse que o tinha escolhido para profeta. Jeremias se achava muito novo para ser profeta, mas creu, pois Deus garantiu que estaria ao seu lado o tempo todo. Deus o chamou dizendo:

Depois, o escritor cita alguns exemplos da era patriarcal, tais como: Abraão , Sara , Isaque e Jacó. Em seguida ele continua sua exposição falando de Moisés , e aborda de forma geral alguns exemplos dentro da história dos israelitas.

  • Implantação de diagrama de Pareto e 5 porquГЄs em uma empresa de telecomunicações
  • A importГўncia do transporte rodoviГЎrio de cargas para a eficiГЄncia logГ­stica no Brasil
  • MANUAL ITUR - Anacom - Document publishing service
  • ISGH - Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar
  • Construplena - Notícias
  • Benefícios do abacate - Tua Saúde
  • Por uma educação das relações etnico-racias
  • Ataxias: Causas, Diagnóstico e Tratamentos. | Bengala Legal
  • Empório do Cerrado - Aqui tem agricultura Familiar
  • Utilização de ГЎcido hialurГґnico na harmonização facial (RevisГЈo Bibliografica)