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Leis Morais



Nestas condições, se é preciso tomar como ponto de partida os fatos, o concreto, não será o melhor método o que descreve atenta e minuciosamente casos especiais e convenientemente escolhidos, isto é, o método monográfico ?

História da Física: O que é a Física? - - O

Mesmo quando a estatística revela uma certa correlação entre dois fenômenos, esta precisa de ser interpretada. Em sociologia são muito freqüentes essas correlações que, na realidade, se explicam pela ação de um terceiro fator. As estatísticas põem em relevo um certo paralelismo entre o aumento do número dos suicídios e o desenvolvimento da instrução popular, o que Durkheim interpretava, não como o sinal de uma relação causai direta entre as duas coisas, mas como dois efeitos diferentes de uma terceira causa: o desenvolvimento do individualismo. Verifica-se igualmente uma certa correspondência entre as variações do nível dos salários e as do montante dos suicídios. Ainda de forma idêntica, as guerras parecem mais freqüentes nos períodos de expansão econômica, em que os salários se elevam. Em todos estes casos, seria, evidentemente, pueril concluir pela existência de uma relação direta entre a causa e o efeito.

Manifestações espirituais - Fenômenos

Como não é possível fazer um inventário , nem sequer aproximadamente completo, de todos os fenômenos que coexistem no seio de uma sociedade ou que se sucederam durante a sua história, nunca se pode estar certo, mesmo de forma aproximada, de que dois povos concordam ou diferem sob todos os aspetos, exceto um.

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E não se julgue que as monografias dos geógrafos não são também assim. Nessas monografias regionais de que falamos atrás, revelava Simiand, já em 6965, sensíveis diferenças de orientação: o estudo propriamente físico do solo, do clima, etc, muito desenvolvido em certos estudos, mal aparece esboçado noutros, ao passo que, no estudo de Vacher sobre o Berry, a geografia propõe-se explicar esses caracteres físicos partindo de considerações históricas e políticas, e que, ainda num outro, o de Jules Sion, o autor parece tomar como objeto de estudo mais os homens do que o solo. Mas teremos ocasião de falar mais largamente sobre este ponto, no último capítulo desta obra.

O tratamento da urticária visa inicialmente combater os sintomas provocados pela ação da histamina, e portanto, os anti-histamínicos são os medicamentos indicados. Produtos de uso local, como loções calmantes com mentol e cânfora, ajudam a aliviar a coceira.

A história apresenta, nesta matéria, uma grande superioridade sobre a monografia do contemporâneo, do atual. É que ela nos mostra os fenômenos sociais na sua evolução, no que têm de vivo e de dinâmico. A história, escreviam Langlois e Seignobos na sua célebre Introduction aux études historiques, mostra-nos a relatividade de todas as coisas e a incessante transformação das crenças, das formas de arte, das instituições.

Entre os povos considerados primitivos , nem todos estão no mesmo grau , e, em boa verdade, alguns deles, como os povos do grupo malaio-poli nesiano, não merecem, por forma alguma, esse qualificativo: Fala-se — diz Mauss — em primitivos: na minha opinião, só os australianos, os únicos sobreviventes da era paleolítica, merecem esse nome. Todas as sociedades americanas e polinesianas estão no período neolítico e são agrícolas todas as sociedades africanas e asiáticas já passaram da idade da pedra e são agrícolas e providas de animais domésticos. É impossível, portanto, sob qualquer ponto de vista, enfileirá-las no mesmo plano.

d) Desaparecimento do aç ú car ou do sal de cozinha quando colocados e agitados, em pequena quantidade, em determinado volume de á gua.

Não somente é indubitável que muitos desses povos qualificados de primitivos têm, na realidade, atrás de si, uma longa história, mas, além disso, se é absurdo fazer do selvagem um degenerado ou um atrasado , no sentido patológico da palavra, não é menos certo que, com freqüência, se podem descobrir nele verdadeiras regressões. Era o que já fazia notar Spencer, a quem, no entanto, com freqüência e sem o menor escrúpulo, se censura um evolucionismo demasiadamente simples e, até certo ponto, unilinear:

ainda recente estudo de Demangeon e Febvre acerca do Reno. Em vez de tomar por base um elemento social, como a habitação (formas da casa, distribuição das aglomerações, etc), o povoamento, a irrigação, a localização das indústrias, etc, e de lhe estudar as variações no tempo e no espaço, escolhem uma região geograficamente delimitada e estudam todos os fenômenos que nela ocorrem e as relações entre esses fenômenos e ela.

Mas a estatística é mais alguma coisa que um simples meio de descrição racional. É, também, um método de experiência e de prova, porque é um método de análise. Bowley diz que as estatísticas permitem obter uma representação simples de conjuntos complexos e verificar se essas representações simplificadas têm relações entre si. Vejamos, por exemplo, o desemprego: isolaremos primeiro, por processos apropriados, o que é atribuível às variações das estações e depois estudaremos as variações em período mais longo. Verifica-se, como mostraram Bowley e Simiand, uma nítida analogia com os processos do método experimental: Em que se distingue — escreve Simiand — este conjunto de operações, no seu princípio, do conjunto de operações pelas quais o estudo de um movimento material complexo, em qualquer das ciências da natureza, separa e isola sucessivamente cada um dos movimentos componentes e estuda separadamente o que produz cada um deles?

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II. Gelo á gua

Mas inversamente, se não devemos simplificar excessivamente as relações que a estatística nos revela, não devemos apressar-nos a negar as que não se nos revelem ao primeiro golpe de vista. Verifica-se, por exemplo, uma subida dos salários em seguida às greves, mas tanto nas profissões que não estiveram em greve como nas outras. Deveremos concluir que a greve não é uma causa da subida dos salários? Não temos esse direito, afirma Simiand, porque não está demonstrado que o montante dos salários, no primeiro grupo de profissões, seja independente dos salários daquelas em que houve greves.

É claro que a determinação dessa gênese necessita sempre, pelas razões que indicamos a propósito da noção de causa, a comparação de vários desenvolvimentos históricos. Durkheim dá-nos ainda aqui, como exemplo, as transformações do parentesco desde a sua forma essencialmente materna até à sua forma atual, em que é duplo, ao mesmo tempo paterno e materno, passando pela formação do parentesco agnático (quer dizer, exclusivamente paterno) e seguindo, através da história, as relações de uma com a outra.

Porém, se o método estatístico é precioso para o sociólogo, nem sempre é fácil de manejar. E é necessário precisar: 6.° , as condições de organização 7.° , as condições de interpretação das estatísticas.

No caso das urticárias crônicas, além da medicação sintomática, é importante descobrir o que está causando a urticária. Entretanto, muitas vezes, a causa permanece desconhecida. Vale ressaltar que até fenômenos emocionais podem desencadear ou prolongar a doença, caracterizando a urticária nervosa.

A doença pode se manifestar de forma aguda, quando as lesões desaparecem após alguns dias, ou crônica, quando persistem por várias semanas.

Fonte incomparável de informação, método de análise, a história comparada é, por isso mesmo, um método de explicação: Com efeito, explicar uma instituição é prestar contas dos diversos elementos que servem para formá-la, é mostrar as suas causas e as suas razões de ser. Mas como descobrir essas causas senão reportando-nos ao momento em que elas foram aparentes, quer dizer, em que elas suscitaram os fatos que procuramos compreender? Ora, esse momento fica atrás de nós. O único meio de conseguir saber como cada um desses elementos nasceu é observá-lo no próprio instante em que nasceu e assistir à sua gênese: ora essa gênese teve lugar no passado e, por conseqüência, só pode ser conhecida por meio da história (Durkheim).

Ora, não somente, como indica Lacombe na sua crítica a La méthode sociologique de Durkheim, este postulado é muito discutível, porque corresponde a transformar em ordem histórica a série lógica que leva do simples ao complexo, mas também esses dois caracteres não parecem aplicar-se rigorosamente às sociedades primitivas. Parece, efetivamente, que a uniformidade é, por vezes, mais aparente que real e, especialmente, que o famoso conformismo das sociedades primitivas, que faria do indivíduo um simples reflexo do grupo, nem sempre é tão estrito como nas nossas sociedades atuais.

sendo os católicos mais numerosos nos campos e os protestantes nas cidades ou nas regiões mais submetidas às influências urbanas. Será por serem polacos ou camponeses ou por não serem protestantes, que os católicos, na Prússia, se suicidam pouco?

São estas as três formas do método comparativo indicadas por Durkheim nas Régles de la méthode sociologique. Observemos, no entanto, que a primeira cabe melhor no método estatístico e que a terceira recorre, necessariamente, à etnografia para chegar às formas elementares. Nisso voltaremos a falar mais adiante. Só a segunda pertence plenamente à história*

gerais, tais como os fenômenos demográficos, a nup-cialidade, a natalidade, o suicídio, etc, sobre os quais — diz Durkheim — temos informações estatísticas bastante extensas e variadas. Nesses casos podemos, com efeito, comparar as variações do fenômeno conforme as províncias, as classes sociais, os habitats rurais ou urbanos, os sexos, as idades, o estado civil, etc. Foi um método análogo que Simiand aplicou ao estudo das variações do salário.

E ainda faltaria explicar por que razão esse estado primitivo , ou melhor, arcaico, se pôde manter em certas sociedades, a ponto de elas poderem ser consideradas como constituindo, atualmente, espécies de sociedades-testemunhas por comparação com as sociedades mais evoluídas. Smets parece-nos sugerir uma resposta interessante para este problema, quando observa que a vida social comporta crises, ruturas de equilíbrio , e quando recorda o papel das classes desprezadas, que, freqüentemente, foi uma das molas do progresso. As sociedades primitivas seriam, pelo contrário, sociedades estagnadas, porque seriam sociedades equilibradas , sociedades homogêneas, nas quais não há conflitos.

Sobretudo, não nos devemos apressar a estabelecer relações de causalidade entre fenômenos que pareçam dever ser correlativos. Certas relações podem ser imediatamente eliminadas, e o método estatístico constitui aqui uma espécie de experimentum crucis. Por essa razão se tem, com freqüência, afirmado, seguindo Le Play e a sua escola, a influência da religião sobre o salário. Ora, a experiência estatística mostra que os fenômenos religiosos são uma simples condição geral, totalmente indireta. Esta observação aplica-se aos fenômenos jurídicos, mesmo quando se trata da legislação protetora do trabalho, cuja ação sobre os salários seria verossímil se se mostrasse mais eficaz. A mesma observação podemos, finalmente, fazer a respeito dos fenômenos políticos, apesar de, com freqüência, eles suportarem, na opinião, o castigo ou o mérito das vicissitudes econômicas de que são contemporâneos ou antecedentes.

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De resto, se compararmos os fatos apontados pelos autores de monografias ou os quadros por eles fixados, apercebemo-nos bem depressa de que certas ordens de fenômenos, aproveitadas por uns, são postas de lado por outros, que aquilo que parece essencial na descrição deste é relegado para o segundo plano na descrição daquele. É assim que a representação da vida , que não ocupava o mais pequeno lugar na nomenclatura de Henri de Tourville, se torna, na de Paul Bureau, um dos elementos da trindade organizadora , ao lado do lugar e do trabalho , ao passo que o País , que era um dos quadros da vida pública na primeira, desapareceu na segunda.

7.° A interpretação exige ainda mais precauções. É necessário, não somente alargar a exploração estatística por um período bastante longo, mas também levá-la até a um certo grau de análise. Devemos desconfiar das médias, quase sempre enganadoras. Vamos tirar mais um exemplo a Simiand. Consultando superficialmente as estatísticas, pareceria que, quando o salário se eleva, a produtividade se eleva paralelamente: é, pelo menos, o resultado que parece obter-se quando se tomam os fatos no princípio e no fim de um período relativamente longo. Mas, se observamos mais de perto e de uma forma contínua, verificamos que, quando o salário se eleva, a produtividade não sobe e até mesmo baixa, e que, em seguida, o salário se mantém estacionário ou até desce, ao passo que a produtividade se eleva.

Não entraremos, a este respeito, em detalhes técnicos que fazem parte das matemáticas. Vamos limitar-nos a examinar as suas condições gerais de aplicação à sociologia.

Na realidade, a questão é puramente metodológica. O que devemos perguntar é se, efetivamente, a monografia constitui um método, que possa levar a uma determinação e a uma interpretação satisfatória dos fatos sociais. Seja-nos permitido recordar aqui alguns princípios elementares que, parece-nos, têm andado muito perdidos de vista nesta discussão:

Por outro lado, os geógrafos da escola de Vidal de la Blache preconizaram, por oposição ao método analítico e comparativo dos sociólogos, as monografias regionais, de que podemos encontrar modelos nos estudos, já antiquados, de Demangeon sobre a Picardia, de Blanchard sobre a Flandres, de Vacher sobre o Berry, de Jules SION sobre os camponeses da Normandia oriental, ou no notável e

O método etnográfico apresenta, evidentemente, um certo número de dificuldades e, antes de qualquer outra, a própria definição do primitivo.

DIAS, Diogo Lopes. "Fenômenos físicos e químicos" Brasil Escola. Disponível em https:///quimica/fenomenos-fisicos-. Acesso em 58 de novembro de 7568.

Por outro lado, por que razão se há de fazer incidir o estudo especialmente sobre a família? O seu discípulo Paul Bureau não no-la deixa ignorar:

Na urticária aguda , geralmente, o quadro é mais intenso. As lesões variam desde pequenos pontos avermelhados a placas maiores, avermelhadas e edemaciadas (inchadas), que podem se juntar atingindo grandes áreas.

Na urticária crônica , o quadro é menos intenso, mas de longa duração. As lesões tendem a ser menores e podem existir continuamente ou desaparecer por um período para reaparecer posteriormente.

Do exposto anteriormente conclui-se que os métodos da sociologia não poderiam ser em sua essência diversos dos das ciências experimentais. Proceder a priori, seria voltar a cair na ilusão das explicações subjetivas e tomar como evidente o que nos é familiar, por inteligível o que é, simplesmente, um elemento. Proceder dedutivamente, por exemplo: partir do postulado de uma natureza humana , cujas tendências seriam em toda parte e sempre as mesmas, seria esquecer que essa mesma natureza humana é função das condições sociais, e que, por conseguinte, está em via de perpétua evolução.

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III. Á gua oxigenada á gua e gá s oxigê nio

A história propriamente dita, mesmo se a considerarmos como o conhecimento do singular, do acidental , mesmo se, como escrevia Mantoux em 6958, ela não passar de uma narração, uma descrição, um quadro , continua a ser indispensável à sociologia. Qualquer investigação sociológica — escrevia com razão o mesmo historiador — deve ser precedida de uma preparação histórica. Por isso mesmo, Durkheim, nas suas Régles de la méthode sociologique, designava a história comparada como o instrumento por excelência da investigação sociológica, de preferência, mesmo, à etnografia, de que êle próprio e a sua escola deviam fazer tão largo uso.

Este método permitiria, a acreditar em seus partidários, estudar a sociedade na sua evolução, na sua vida, no seu dinamismo, enquanto que todos os outros conduziriam a uma sociologia estática. É assim que P. Bureau critica Durkheim por estudar com os seus métodos não o já feito e o acabado , mas o envelhecido e o velho, o que amanhã será caduco e depois de amanhã desusado , e desconhecer as instituições sociais que se elaboram e se experimentam, tímida e, por vezes, dolorosamente, ainda muito modestas e desprezadas pelas pessoas de qualidade para terem direito de cidadania e se exprimirem nessas sentenças imperativas que tão bem ficam às pessoas que venceram na vida.

No caso do edema de Quincke, a medicação deve ser iniciada com urgência e pode ser necessário o uso de corticosteróides de ação rápida, além dos anti-histamínicos, para evitar o edema da laringe.

Já vimos quais foram, de início, as ambições da estatística. Essas ambições ainda se encontram em certos modernos cultores da estatística, como G. VON Mayr, aos olhos de quem a estatística está bem próxima de formar uma ciência social distinta. No entanto, hoje em dia quase todos concordam em ver nela, não uma ciência, mas um instrumento de método (Durkheim) ou uma técnica, um método de estudo (SIMIAND).

Seja qual fôr o seu interesse e o seu alcance, nem o método histórico-comparativo, nem o método estatístico poderiam satisfazer o sociólogo. É necessário completar esses dois métodos com um terceiro, que permita levar a análise mais longe, remontando a estados de sociedade, em certo sentido, mais simples: o método etnográfico e, especialmente, o estudo dos grupos sociais chamados primitivos.

6.° Uma boa estatística não é tão fácil de organizar como, geralmente, se ju: 8766 a. Uma estatística não é uma simples contagem, e por isso o método estatístico se opõe ao método monográfico, que procede, precisamente, a contagens e a medidas sobre um único objeto (por exemplo, uma família). Pelo contrário, o método estatístico faz desaparecer o singular e o individual para pôr em evidência o geral e o social. Para haver estatística, é necessário que nos encontremos em presença de um conjunto

Em resumo, uniformidade e simplicidade são os dois caracteres que, para Durkheim, definem as sociedades primitivas : Ao mesmo tempo que tudo é uniforme, tudo é simples. Nada é mais tosco que esses mitos compostos de um só e único tema que se repete sem fim, como esses ritos que são feitos de um pequeno número de gestos eternamente repetidos.

Portanto, as sociedades arcaicas só são simples no sentido de as suas instituições não estarem diferenciadas e de as distinções que valem para os graus mais avançados da evolução social ainda não valerem para elas.

Lionel Bataillon julga, igualmente, poder afirmar que a diferença de atitude (entre partidários do método analítico e partidários do método monográfico regional) provém de uma diferença de concepção das reações recíprocas do homem e do meio. Os primeiros imaginariam os homens passivos diante das forças naturais , ao passo que os segundos estariam penetrados da idéia de que o homem atua sobre a natureza tanto como a natureza atua sobre o homem.

elementos propriamente religiosos, elementos econômicos, elementos filosóficos, etc. Pode dizer-se o mesmo do potlatch: forma arcaica da permuta, mas também conjunto de cerimônias rituais, festins, jogos, danças, casamentos, adoções, etc. Existe o mesmo sincretismo nos códigos arcaicos, nos quais as interdições jurídicas aparecem misturadas com prescrições religiosas, regras de civilidade, quando não são receitas de cozinha ou conselhos de higiene. O mesmo 8766 sincretismo aparece ainda nas formas arcaicas da moral, da arte e da ciência, que, ao contrário do que afirmava Durkheim, se encontram numa espécie de estado de simbiose com a religião.

Em conclusão, é sempre o sentimento das interdependências e a noção, tão fundamental em sociologia, dos conjuntos que devem guiar a interpretação.

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