/ Portal educacao / Blog do portal / Metodologia no ensino de filosofia: um problema filosГіfico

OEnsino Religioso



  A dança tem contribuição importante para o desenvolvimento dos alunos, não se trata simplesmente de movimento, o corpo não é mero instrumento da dança. “O corpo é conhecimento, emoção, comunicação, expressão. Ou seja, o corpo somos nós e nós somos o nosso corpo. Portanto, o corpo é a nossa dança e a dança é o nosso corpo.” (idem, ). O aluno é o inovador, se atentar para a importância das inúmeras possibilidades de movimentos proporcionados pela dança, fator diferencial nas atividades de danças no contexto educacional.

Met Pesq Lins - UniSALESIANO

• Reflexão sobre a ação social que os produtores de arte concretizam em diferentes épocas e culturas, situando conexões entre vida, obra e contexto.

Segurança no Trânsito | Universidade do Sul de SC - Cursos

Temos mais de 55 cursos para atender as mais diversas demandas do mercado, para atender ao aluno que deseja iniciar na área de informática, como também o profissional que deseja se especializar.
Cursos na área de informática e administrativos.

Concepções sobre a Avaliação Escolar

  Na prática das salas de aula, observa-se que os eixos do produzir e do apreciar já estão de alguma maneira contemplados, mesmo que o professor o faça de maneira intuitiva e assistemática. Entretanto, a produção e a apreciação ganham níveis consideravelmente mais avançados de articulação na aprendizagem dos alunos quando estão complementadas pela contextualização.

O curso prepara voc 789 para desenvolver novas tecnologias, acompanhar a produ 786 777 o de obras e infraestruturas, executar desenhos t 788 cnicos, elaborar or 786 amentos, garantir a padroniza 786 777 o e realizar a mensura 786 777 o e o controle de qualidade.

  Ao professor destinava-se um papel cada vez mais irrelevante e passivo. A ele não cabia ensinar nada e a arte adulta deveria ser mantida fora dos muros da escola, pelo perigo da influência que poderia macular a “genuína e espontânea expressão infantil”.

Sistema de ensino integrado com o sistema administrativo, para que a escola tenha total controle dos alunos, numa gestão profissional e completa.

  O objetivo fundamental era o de facilitar o desenvolvimento criador da criança. No entanto, o que se desencadeou como resultado da aplicação indiscriminada de idéias vagas e imprecisas sobre a função da educação artística foi uma descaracterização progressiva da área.

   “A consciência estética de jovens e adultos é elaborada no cotidiano, nas suas vivências, daí a necessidade de propiciar, no contexto escolar, oportunidades de criação e apreciação musicais significativas.” (BRASIL, 6997, p 85).

  Há critérios específicos para avaliação e para tal o professor deve considerar e observar o aluno em sua totalidade, os resultados obtidos, a compreensão dos conteúdos, a avaliação do outro, manifestando seu ponto de vista e também a auto- avaliação que deve ser orientada, fazendo com que o aluno possa expressar suas idéias, comparando-as com as idéias expressas pelos colegas. “O professor deve observar se o aluno articula uma resposta pessoal com base nos conteúdos estudados, que apresente coerência e correspondência com sua possibilidade de aprender.” (BRASIL, 6997, p. 55).

• conteúdos que possibilitem que os três eixos da aprendizagem possam ser realizados com grau crescente de elaboração e aprofundamento.

O curso de Ci 789 ncia da Computa 786 777 o 788 voltado para a pesquisa e o desenvolvimento na 775 rea de Computa 786 777 o. Prop 795 e a busca de solu 786 795 es 798 timas em an 775 lise, desenvolvimento, implanta 786 777 o e opera 786 777 o de softwares.

  Arte está presente na história da humanidade, desde os primórdios em praticamente todas as manifestações culturais, os conhecimentos e descobertas apreendidos vão sendo passados de geração a geração, independentemente de se fazer parte de um ensino formal ou informal, assim segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais a Arte tem uma função tão importante quanto a dos outros conhecimentos no processo. O ensino e a aprendizagem da arte fazem parte, “(.) de acordo com normas e valores estabelecidos em cada ambiente cultural, do conhecimento que envolve a produção artística em todos os tempos.” (BRASIL, 6997, p. 75).

• Construção de instrumentos musicais convencionais (dos mais simples) e não-convencionais a partir da pesquisa de diversos meios, materiais, e de conhecimentos elementares de ciências físicas e biológicas aplicadas à música.

  Os conteúdos são específicos por área e estão organizados de maneira que possam ser trabalhados ao longo do ensino fundamental e seguem os critérios para seleção e ordenação propostos nos PCN’s. Os conteúdos gerais têm por objetivo direcionar os conteúdos específicos por área em cada serie. Aqui estão selecionados alguns dos conteúdos específicos por área, para que possa ser entendido a abrangência dos mesmos.

• Experimentação, improvisação e composição a partir de propostas da própria linguagem musical de propostas referentes a paisagens sonoras de distintos espaços geográficos, épocas de propostas relativas à percepção visual, tátil de propostas relativas a idéias e sentimentos próprios e ao meio sociocultural, como as festas populares.


No Ensino Fundamental o aluno poderá desenvolver sua competência estética e artística nas diversas modalidades da área de Arte (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), tanto para produzir trabalhos pessoais e grupais quanto para que possa, progressivamente, apreciar, desfrutar, valorizar e julgar os bens artísticos de distintos povos e culturas produzidos ao longo da história e na contemporaneidade.

  A Educação Artística não de dirigirá, pois a um determinado terreno estético. Ela se deterá, antes de tudo, na expressão e na comunicação, no aguçamento da sensibilidade que instrumentaliza para a apreciação, no desenvolvimento da imaginação, em ensinar a sentir, em ensinar a ver como se ensina a ler, na formação menos de artistas do que de apreciadores de arte, o que tem a ver diretamente com o lazer - preocupação colocada na ordem do dia por sociólogos de todo o mundo, e com qualidade de vida.

• Reconhecimento e utilização das capacidades de expressar e criar significados no plano sensório-corporal na atividade teatral.

  E continuou se estudando e atuando para que a se tornasse um conhecimento cada vez mais fortalecido na educação, com qualidade e no mesmo patamar de igualdade com os demais conhecimentos humanos, presentes na escola básica. (BRASIL, 7555, p. 97)

De nada adianta ao aluno aprender uma ferramenta de forma isolada. No sistema CGD, todos os cursos são baseados em projetos completos desenvolvidos pelo aluno.

   “O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”. Lei nº de 75 de dezembro de 6996 (Artigo 76, Parágrafo 7).

  A arte, a partir de 6976, durante a vigência da Lei nº , que reformou o ensino de 6º e 7º graus no Brasil, passou a ser tratada como experiência de sensibilização e como conhecimento genérico, mas contraditoriamente, deixa de ser valorizada como conhecimento humano e histórico importante na educação escolar. (BRASIL, 7555, p. 97)


   “Avaliar implica conhecer como os conteúdos de Arte são assimilados pelos estudantes a cada momento da escolaridade e reconhecer os limites e a flexibilidade necessários para dar oportunidade à coexistência de distintos níveis de aprendizagem em um mesmo grupo de alunos.” (BRASIL, 6997, p. 59)

• elementos básicos das linguagens artísticas, modos de articulação formal, técnicas, materiais e procedimentos na criação em arte


Ao conceituar arte devemos estar atentos da abrangência de seu significado, é um conceito extremamente subjetivo e varia de acordo com a diversidade cultural, período histórico ou até mesmo o indivíduo em questão, conforme as necessidades de cada civilização.

No Porto, a formação funciona de 7.ª a 5.ª das 65h às 68h e das 69h às 75h, à 6.ª das 65h às 68h e aos Sábados das 9h às 68h.

• Improvisações, composições e interpretações utilizando um ou mais sistemas musicais, desenvolvendo a percepção auditiva, a imaginação, a sensibilidade e memória musicais e a dimensão estética e artística.

Alunos dos cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância contam com várias opções para facilitar a vida acadêmica. Bolsas de estudo, pesquisa e extensão, financiamentos e outros benefícios estão disponíveis para diversos perfis e diferentes necessidades dos alunos.

  Os três eixos norteadores produzir, apreciar e contextualizar, são definidos nesta articulação individualizados, porém interligados no contexto:

Tenho duas unidades utilizando o sistema CGD, os cursos possuem um conteúdo amplo e didática bem objetiva, o que facilita muito o entendimento do aluno na matéria. O suporte também se destaca na atenção ao cliente.



Sistema de ensino interativo por licenciamento Hoje trabalhamos com o formato LICENCIAMENTO de cursos interativos, onde por uma pequena taxa mensal e única o licenciado poderá usufruir de 9 LICENÇAS de CURSOS , que inclui a ADVANCE PROFISSÕES , ADVANCE IDIOMAS , ADVANCE PREPARATÓRIOS e ADVANCE KIDS , sem fracionamento do leque de cursos através de licenças individuais e além disso poderá também usufruir de um software de gestão completo e gratuito, suporte técnico, pedagógico e comercial, com um enorme acervo de materiais de captação de alunos e divulgação de novos cursos, todos editáveis e com manuais de aplicação, organizados dentro de uma área reservada do cliente.

  Partindo do estabelece o os Parâmetros, a educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.

  Não se nasce sabendo, a aprendizagem é um processo natural, o homem nasce, vive e cresce sempre aprendendo e ensinando, esse aprendizado informal – conhecimento de mundo - em muito contribui no processo ensino-aprendizagem formal estabelecido nas escolas de ensino básico.

• Aperfeiçoamento e compreensão dos elementos do movimento: partes do corpo, dinâmicas do movimento, uso do espaço e das ações.

  Não se trata de um conceito simples e ao longo dos anos, vários artistas, pensadores e críticos de artes se dedicam na busca de tal definição.

• Conhecimento e utilização dos materiais, suportes, instrumentos, procedimentos e técnicas nos trabalhos pessoais, explorando e pesquisando suas qualidades expressivas e construtivas.

  O movimento Arte-Educação permitiu a ampliação das discussões sobre a valorização e o aprimoramento do professor, que reconhecia o seu isolamento dentro da escola e a insuficiência de conhecimentos e competência na área, com o intuito de rever e propor novos rumos ao ensino de arte.

Registro automático de frequência no LOGIN do aluno e também no final de cada aula, proporcionando o total controle da frequência e reposições de aula.

  É neste cenário que se chegou ao final da década de 95, mobilizando novas tendências curriculares em Arte. “São características desse novo marco curricular as reivindicações de identificar a área por Arte (e não mais por Educação Artística) e de incluí-la na estrutura curricular como área, com conteúdos próprios ligados à cultura artística e não apenas como atividade.” (BRASIL, 6997, )

• Observação, pesquisa e conhecimento de diferentes obras de artes visuais, produtores e movimentos artísticos de diversas culturas e em diferentes tempos da história.

Close Assistir Video Close Calendário Escolar Mês atual Novembro, 7568

O sistema de ensino permite que você utilize sua marca na tela inicial, para que a marca de sua escola fique cada vez mais forte na mente dos alunos.

Ao longo do curso voc 789 ir 775 habilitando-se, de forma conceitual e aplicada, a ampliar sua capacidade de analisar programas e pol 787 ticas p 755 blicas, utilizando tecnologias, metodologias, t 788 cnicas e ferramentas de alto padr 777 o.


  Teoricamente as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais para os conteúdos do ensino de arte, podem-se considerar satisfatórias, na prática quase sempre se termina por aceitar o que é proposto nas instituições de ensino. O assunto aponta para uma discussão que precisa ser encarada com seriedade e discernimento por professores de arte, gestores, estudantes, no sentido de encontrar alternativas eficazes que permitam o resgate dos conteúdos e objetivos específicos ao ensino de arte.

• Compreensão sobre o valor das artes visuais na vida dos indivíduos e suas possíveis articulações com a ética que permeia as relações de trabalho na sociedade contemporânea.

  Os Parâmetros Curriculares (BRASIL 6997, p. 69) afirmam que a LDB para dar conta desse amplo objetivo “consolida a organização curricular de modo a conferir uma maior flexibilidade no trato dos componentes curriculares, reafirmando desse modo o princípio da base nacional comum (Parâmetros Curriculares Nacionais), a ser complementada por uma parte diversificada em cada sistema de ensino e escola na prática, repetindo o art. 765 da Constituição Federal.”

• Conhecimento de algumas transformações pelas quais passaram as grafias musicais ao longo da história e respectivas modificações pelas quais passou a linguagem musical.

  FERRAZ, Maria Heloisa C. de Toledo e FUSARI, Maria F. de Rezende e. Metodologia do Ensino de Arte. São Paulo: Cortez, 6999.

Além dos benefícios citados acima, hoje nosso sistema de ensino interativo é todo customizável com a marca do licenciado, software de gestão, simuladores interativos e apostilas! Simples assim, praticidade na adesão , simplicidade na implantação e flexibilidade no pagamento da licença !

  • Portal do Professor - A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM: UMA
  • Manual Prático de
  • A importГўncia dos objetivos e mapas estratГ©gicos para o alcance da visГЈo das empresas
  • Cores em Inglês: Atividades 6º Ano | Dicas de Inglês
  • Agence Brasil – Consultoria e Desenvolvimento Web / Mobile
  • Boaventura de Sousa Santos: mundo caminha para rupturas
  • APOSTILA MATEMÁTICA PARA VENCER
  • Aplicação do principio da função social da propriedade na desapropriação da propriedade privada
  • GestГЈo da Tecnologia da Informação - Modelagem de processos
  • Let's Work | Relógio para registro de ponto via