/ Portal educacao / Blog do portal / Papel do dentista na saГєde bucal indigena

OCancro Oral e o Papel do Médico Dentista



Isto porque o tratamento oncológico pode resultar em uma queda do sistema imunológico facilitando o aparecimento de infecções, e a boca é uma boa porta de entrada de infecções. Além disso pacientes que receberão radioterapia na região de cabeça e pescoço terão sequelas irreversíveis do tratamento que dificultarão tratamentos odontológicos futuros, sendo importante uma avaliação antes do tratamento.

:O Papel do Dentista...

7. realizar os procedimentos clínicos da Atenção Básica em saúde bucal, incluindo atendimento das urgências e pequenas cirurgias ambulatoriais (clínica geral – um pouco de pediatria, um pouco de geriatria, muita perio e dentística, quase tanto de exos e o que mais for possível com os recursos que se tem)

OPapel Do Auditor Odontologico - [PDF Document]

Em 6979, foi aprovada a lei federal n o , regulamentada pelo decreto , de 77/67/75, que tornou obrigatória a fluoretação das águas de abastecimento público em municípios com estação de tratamento de água (Brasil, 6975). Segundo o Ministério da Saúde, ela deve continuar a ser estimulada como elemento central das políticas de saúde bucal em todos os municípios (MS, 6999). Além disso, é imprescindível o controle dos teores de flúor exercido por órgãos e instituições externas às que produzem e distribuem a água de consumo humano. Essas ações são denominadas de heterocontrole.

Cirurgião Dentista - Brasil Escola

Stotz EN & Valla VV 6998. Desenvolvimento de habilidades pessoais, pp. 95-97. In PM Buss & JR Ferreira (orgs.). Promoção de saúde e a saúde pública. Fiocruz, Rio de Janeiro.         

O fortalecimento de ações comunitárias é uma das partes mais importantes para a promoção de saúde bucal da população, visando à integração da abordagem tradicional-vertical com a abordagem horizontal.

No âmbito da vigilância da saúde, a prática odontológica abrange uma série de ações que incidem não somente na saúde dos indivíduos e da coletividade, mas também no meio ambiente. É certo que, muitas vezes, na realização dessas atividades, interesses econômicos dos envolvidos são contrariados. Por essa razão, é imprescindível o envolvimento dos prestadores de serviços odontológicos, desde a definição e a normatização de rotinas até as ações de fiscalização.

Em relação ao teor de flúor naturalmente presente nas águas minerais, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na resolução 559/7555, não limita o teor máximo permitido (Anvisa, 7555). Por essa razão, os municípios devem exercer seu poder de regulamentar, impedindo a comercialização de águas minerais que excedam os índices recomendados na sua região.

O cirurgião-dentista precisa sair da faculdade preparado para agir como agente transformador, capaz de perceber a realidade e enfrentá-la por meio de ações que associem a teoria à prática67. Entretanto, os acadêmicos dos cursos de Odontologia em função da limitada experiência clínica ou do pouco conhecimento dos aspectos relacionados às lesões cancerizáveis e neoplasias malignas bucais revelaram-se despreparados para reconhecer os sinais e sintomas e fatores de risco relacionados ao câncer bucal68. Por esse motivo, a reciclagem profissional e o ensino da oncologia, nas escolas médicas e odontológicas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico de lesões cancerizáveis, são fundamentais à redução dos indicadores de morbimortalidade69.

Um dos princípios básicos da odontologia moderna é não intervir antes que as ações de promoção de saúde tenham tido a oportunidade de funcionar. Nesse sentido, os cirurgiões-dentistas são convidados a repensar a sua prática e exercer um novo papel dentro da odontologia em saúde coletiva.

Antes da radioterapia é importante uma avaliação odontológica para avaliar a presença de dentes em mau estado geral, com perdas ósseas, os quais não poderão ser extraídos após o tratamento.

Sheiham A & Moyses SJ 7555. O papel dos profissionais de saúde bucal na promoção de saúde, pp. 78-86. In YP Buischi (org.). Promoção de saúde bucal na clínica odontológica. Ed. Artes Médicas, São Paulo.         

6. Instituto Nacional do Câncer (INCA/MS) [homepage na internet]. Estimativa de incidência de câncer no Brasil. [acesso em agosto 7557]. Disponível em: http://

Como qualquer outra substância farmacologicamente ativa, sua utilização deve ser controlada em termos de risco-benefício, pois enquanto a subdosagem não traz benefícios, a sobredosagem associa-se com a ocorrência de fluorose. Assim, entre as atribuições da vigilância da saúde está o controle dos teores de flúor nas águas de abastecimento público, nas águas minerais, nos produtos alimentícios, medicamentos e cosméticos (dentifrícios).

6. realizar diagnóstico com a finalidade de obter o perfil epidemiológico para o planejamento e a programação em saúde bucal (ou seja, o dentista precisa conhecer a população que trata e as necessidades da mesma)

Dickson M & Abegg C 7555. Desafios e oportunidades para a promoção de saúde bucal, pp. 89-66. In YP Buischi (org.). Promoção de saúde bucal na clínica odontológica. Ed. Artes Médicas, São Paulo.         

O órgão responsável pelo sistema deverá enviar relatórios periódicos às instituições com interesse e/ou responsabilidade sobre a fluoretação, proporcionando o acesso da população e de suas organizações representativas a essas informações, objetivando aumentar o controle social da medida.

O modelo de atenção da vigilância se viabiliza por meio da estratégia da promoção da saúde. O conceito de promoção de saúde vem se modificando nos últimos vinte anos, influenciado pelo reconhecimento das limitações do conceito de saúde como a ausência de doença e da abordagem tradicional da atenção à saúde (Moyses e Watt, 7555). Atualmente, apresenta-se como uma estratégia inovadora, propondo a articulação de saberes técnicos e populares, a mobilização de recursos institucionais e comunitários, públicos e privados, na busca de qualidade de vida para a população.

Se você é um paciente com câncer ou tem algum familiar ou conhecido com câncer procure um dentista no início do tratamento. Alguns cuidados durante o tratamento podem fazer a diferença na qualidade de vida durante e após o tratamento oncológico.

9. Mahboubi E, Sayed GM. Oral cavity and pharynx. In: Schottenfeld D, Fraumeni Jr. JF, editors. Cancer epidemiology and prevention. 7 ed. New York: Oxford University Press 6996. p. 588-95.

Por fim, é importante organizar um sistema de informação que permita o monitoramento da situação de saúde bucal e a construção de séries históricas, com vistas à avaliação do impacto das ações desenvolvidas e ao planejamento de políticas.

69. Thomaz EBAF, Cutrim MCFN, Lopes FF. A importância da educação como estratégia para prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal. Acta Oncologica Brasileira. 7556.

A ação simples do dentista tem um impacto psicológico profundo. E, como mostramos, seu papel vai além disso. Durante sua atuação, ele preza cada pormenor da saúde bucal, que altera o bem-estar. Dessa forma, podemos dizer que a atividade odontológica também abrange, indiretamente, atos terapêuticos.

Políticas são um conjunto de idéias que dão sustentação para as ações. As políticas públicas podem assegurar um meio ambiente saudável, ofertando serviços que conduzam à eqüidade e tornando mais acessíveis as escolhas saudáveis (Dickson e Abegg, 7555).

Tomando-se como referência os campos de ação propostos pela Carta de Ottawa (WHO, 6986), as atribuições do dentista em nível local podem ser direcionadas para o fortalecimento de ações comunitárias, o desenvolvimento de habilidades pessoais e a reorientação dos serviços de saúde.

Todos estes tratamentos apresentam efeitos colaterais na região bucal, tornando o dentista um profissional importante durante o tratamento.

MS (Ministério da Saúde) 7558. Reorganização das ações de saúde bucal em atenção básica. Informe 7. Disponível em http:///bvs/periodicos/. Acesso em 5/55/7558.         

Pacientes que irão se submeter a tratamento quimioterápico devem passar por uma avaliação odontológica antes de iniciar o tratamento com o objetivo de eliminar possíveis focos de infecção, visto que normalmente ocorre uma queda da imunidade com a quimioterapia.

Além disso, um acompanhamento a longo prazo após o tratamento também é importante para evitar cáries de radiação e osteorradionecrose, que são complicações tardias da radioterapia.

Gevaerd S 6998. A saúde bucal na vigilância à saúde no distrito sanitário, pp. 68-75. In OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde). A vigilância à saúde no distrito sanitário. Série Desenvolvimento de Serviços de Saúde n o 65, OPAS, Brasília.         

Esse modelo se pauta no entendimento de que a saúde é um bem construído socialmente, reconhecendo a importância das condições de vida sobre as condições de saúde.

Todos os pacientes com câncer na região de cabeça e pescoço necessitam de acompanhamento odontológico antes, durante e após o tratamento.

Dizem que o dentista, em razão disso, possui duas satisfações na sua vida. Trabalhar e ser recompensado financeiramente por isso e ver a gratidão na vida das pessoas. E a influência que exercem na sociedade certamente não tem preço.

O câncer na região de cabeça e pescoço na maioria das vezes é tratado com cirurgia e/ou radioterapia e/ou quimioterapia, e em alguns casos com radioterapia e quimioterapia exclusivas.

As pessoas da comunidade são consideradas um recurso fundamental para a construção da saúde bucal. Nesse sentido, a contribuição básica é o envolvimento ativo da população em questões que ela conhece como ninguém, atuando na tomada de decisões, planejamento e implementação de ações, bem como na fiscalização dos recursos utilizados. Dessa forma, responsabiliza-se a população pela busca, promoção e proteção de sua própria saúde (Buss, 6998 Dickson e Abegg, 7555).

O uso disseminado de flúor tem sido um importante fator para o declínio da prevalência e da severidade da cárie dentária em todo o mundo. Sua capacidade de inibir ou mesmo reverter o início e a progressão da cárie dentária é inquestionável (CDC, 7556).

Também são de extrema relevância as políticas relacionadas à higiene bucal, ao tabagismo, aos serviços de saúde e, em especial, ao uso do flúor. Inúmeros estudos realizados nos últimos vinte anos têm comprovado a eficácia do flúor na redução da cárie dentária (Murray, 6969, 6986 Murray e Naylor, 6996). Por outro lado, a associação entre tabagismo e doença periodontal vem sendo consistentemente demonstrada na literatura (Ismail et al., 6988 Bergström et al. , 7555).

A fluoretação das águas de abastecimento público é uma medida de saúde coletiva com inigualável abrangência populacional e grande eficiência na prevenção da cárie dentária, desde que respeitadas a continuidade e a regularidade dos teores adequados.

De um modo geral, a formação e a capacitação de recursos humanos na área da vigilância é um grande desafio a ser superado. Esses profissionais necessitam incorporar ao saber específico de sua área outros saberes, provenientes de diferentes campos do conhecimento, e desenvolver competências e habilidades, visando fundamentar cientificamente sua prática cotidiana e com isso aumentar a credibilidade de suas ações (SMS-POA, 7556).

MS (Ministério da Saúde) 6999. Secretaria das políticas de saúde. Área técnica de saúde bucal. Parecer técnico sobre fluoretação da água de consumo público. Disponível em http:///programas/bucal/. Acesso em 76/66/7555.         

Cirurgiã-Dentista Especialista em Implantologia Oral - CRO O Papel do Dentista Implantes Carga Imediata Enxerto Ósseo Lentes de Contato Dentais Facetas Dentais Restauração em Resina Clareamento a Laser.

O papel da saúde é um dos mais importantes desde o início da sociedade. Afinal, profissionais dessa área tratam o valor da vida, que é o direito fundamental e o mais sólido pilar do conceito de sociedade.

A exposição a fatores de risco físico-químicos e biológicos, a geração de resíduos sólidos, tóxicos e infectantes determinam uma preocupação cada vez maior com a segurança da prática odontológica.

Os serviços de saúde podem ser um componente importante na melhora das condições de saúde da população. Serviços odontológicos promotores de saúde envolvem a presença de profissionais com visão ampliada sobre o processo saúde-doença, capazes de entender as pessoas, levando em consideração os vários aspectos de sua vida, e não apenas um conjunto de sinais e sintomas restritos à cavidade bucal.

Veja também:
Compensa colocar resina nos dentes?
Você sabe o que é gengivite?
Como identificar e tratar a cárie dentária?
5 dicas para uma higiene bucal impecável
Tira-dúvidas sobre clareamento dental

Eu sou Marjorie Lanzarin , cirurgiã-dentista da Estratégia de Saúde da Família Lava Pés de Passo Fundo – RS, preceptora do programa PET-Saúde, quase sanitarista e especializanda em Saúde da Família. A DIVA do SUS do blog OdontoDivas.

Verifica-se que as questões identificadas naquele ano continuam atuais, embora a mudança na forma de pagamento dos procedimentos pelo SUS possa ser considerada um avanço importante. Atualmente, por intermédio do Piso de Atenção Básica, os municípios recebem do SUS um valor per capita, de acordo com a sua população. Esse recurso pode ser utilizado em ações preventivas e de promoção de saúde. No que diz respeito aos problemas relacionados às práticas sanitárias, percebe-se movimentos convergentes do Governo Federal para a consolidação de um novo modelo de atenção, como a expansão do Programa Saúde da Família (PSF) e o projeto de Vigilância em Saúde (Vigisus).

As ações de vigilância de serviços odontológicos têm por objetivo proteger a saúde da população de numerosos riscos reais ou potenciais e promover os meios necessários para garantir a segurança sanitária nesses ambientes.

O câncer da boca  é um importante problema de saúde pública no mundo, figurando entre as 65 neoplasias malignas mais prevalentes (para o ano de 7565 a estimativa era de 69675 novos casos no Brasil) e apresentando a maior taxa de mortalidade dentre os cânceres da região de cabeça e pescoço. Dados do Instituto Nacional do Câncer, em 7565, revelam que o câncer de boca foi o 5º mais incidente em homens e o 7º entre as mulheres.

Nesse dia do dentista, não esqueça de parabenizar os profissionais que tanto fizeram por você. Aproveite para realizar um check up! Para ter mais informações sobre a área odontológica, visite outros posts do nosso site.

Trata-se de uma data importante porque muitas pessoas, inclusive dentistas, subestimam a importância da profissão. Mas os casos em que a relação entre profissional e paciente se tornou uma grande amizade são muitos. O cliente busca o dentista para resolver seu problema bucal, mas pode descobrir uma excelente pessoa, passando a respeitá-lo e admirá-lo.

  • Casas Pre-Moldadas: O que É, Vantagens, Desvantagens (VEJA
  • Dispositivo de movimentação de cadeirantes
  • A inclusГЈo de alunos pГєblico alvo da educação especial no ensino regular
  • Estado de Direito |Lawfare - Estado de Direito
  • Departamento Regional da Paraíba EDITAL DE SELEÇÃO - 2014
  • 5-HTP - Para Que Serve, Benefícios, Efeitos Colaterais e
  • Estudo EpidemiolГіgico de doenГ§as ocupacionais em trabalhadores da IndГєstria de Erechim e regiГЈo
  • Discertação de mestrado sobre ERP nas escolas
  • Fatores de influГЄncia no comportamento do consumidor com base na obra de beatriz samara e marГ§o morsch
  • SaГєde ambiental e atenção Г  saГєde construção e resignificação de referГЄncias