Home

Projeto de trabalho de conclusГЈo de curso

A carta AV/NAV apresenta graficamente quais são as atividades que agregam e que não agregam valor, sendo o objetivo das empresas a eliminação das atividades NAV, diminuindo seus custos e aumentando a velocidade de seus processos. Um exemplo de carta AV/NAV para uma etapa final do processo de pintura e montagem de um item industrial é dado a seguir.

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO - POSTAGEM 2

A divisão do trabalho significa dividir o total das tarefas em pequenas partes, de forma que cada uma é desempenhada por uma só pessoa. Esta divisão faz com que o trabalhador adquira, com tarefa repetitiva, maior agilidade e, com isso, fique “treinado” na execução de seus movimentos, provocando, assim, uma diminuição no tempo gasto, o resultado é o aumento da produção em todo o período de trabalho.

Escola Estadual João Triches: PROJETO TRABALHO E CONSUMO

Nesse processo, o estudo dos métodos considera os procedimentos necessários à execução das tarefas nos postos de trabalho. Possui, basicamente, seis passos a serem seguidos para sua implantação eficiente, que são

Trabalho de Projeto

A empresa determinou, como regra geral, o grau de confiança para os tempos cronometrados fosse de 95%, com um erro relativo inferior a 5%. Qual o número de cronometragens necessárias para concluir a tarefa?

Com o Taylorismo, todos os aspectos do trabalho devem ser estudados de forma científica para os melhores métodos de trabalho com a filosofia do “trabalho justo de um dia”. Com este modelo de administração, administradores planejam o método de trabalho e os trabalhadores executam o trabalho nos padrões estabelecidos, havendo cooperação entre administradores e trabalhadores.

Exemplo 7: Uma operação de furar chapa foi cronometrada 65 vezes, obtendo-se o tempo médio por ciclo de 9,5s. O cronometrista avaliou a velocidade média do operador em 95% e foi atribuído ao trabalho um fator de tolerância total (pessoais e fadiga) de 68%. Calcular o tempo padrão da operação.

Desta descrição pode-se concluir que a amostragem do trabalho cobre em geral um período mais ou menos longo. Trata-se, portanto, de uma técnica extensiva.

Exemplo 6: Um analista de processos de uma grande fábrica de produtos de linha branca cronometrou a operação de montagem de uma determinada porta de um modelo de refrigerador. Foram feitas 7 cronometragens iniciais para as quais foram obtidos os seguintes valores em segundos:

A finalidade da medição do trabalho é estabelecer padrões para os programas de produção, para planejar a fabricação e para avaliar o desempenho. Fornece dados para a determinação de custos e para o planejamento da capacidade e o balanceamento da produção.

Este método é o mais detalhado dentre os três abordados aqui, porém possui operações mais repetitivas. Vale ressaltar também que a ideia de avaliar um operador com cronometro é desagradável para ambas as partes, tornando a atividade contraprodutiva. Para aplicação deste método é necessário a utilização de um cronometro, uma filmadora, folha de observações e uma prancheta.

Onde 8775 Z 8776 trata-se do coeficiente da distribuição normal para uma probabilidade definida a partir do nível de confiança, 8775 Er 8776 é o erro relativo da amostra, 8775 N 8776 é o número de observações necessárias e 8775 pi 8776 trata-se da estimativa da porcentagem da atividade (proporção de tempo).

(polegadas) Tabela de alcançar TMU A B C D E 6 7,5 7,5 8,6 8,6 7,9 7 9,5 9,5 5,9 5,9 8,8 9 6,6 6,9 8,9 8,9 6,8 8 7,9 65,6 66,5 66,5 9,8 67 9,6 67,9 69,7 69,7 66,8 66 66,9 65,8 67,5 67,5 69,7 75 68,6 68,6 69,8 69,8 66,7 Tabela de desmontar CLASSE DE AJUSTE TMU 6.      Frouxo 9,5 a 5,7 7.      Justo 7,5 a 66,8 8.      Exato 77,9 a 89,7 Tempo de focalização dos olhos Valor máximo 7,8 TM5555 Tempo de movimentação dos olhos Valor máximo 75,5 TMU   Exemplo 8: Uma canela se encontra sobre a mesa. Desejamos tampá-la e guardá-la no bolso. Determinar o tempo padrão da operação utilizando o sistema de tempos sintéticos MTM.

A proposição de melhorias no método demanda um alto envolvimento no problema. A geração de idéias para a solução pode surgir de um brainstorming ou de perguntas instigadoras utilizadas com a finalidade de expor as fragilidades do método.

Os analistas de custos da empresa exigem um grau de confiabilidade de 95% e aceitam uma variação de 8% em torno da proporção real. Determinar:

Algumas observações devem ser levantadas em relação às etapas deste método. Primeiramente, o número de número de ciclos a serem cronometrados “n” é primordial para o sucesso da operação, ele depende da amplitude da amostra inicial “R”, do erro relativo “Er”, da média da amostra inicial e de dois coeficientes encontrados em tabela “z”(tabela 6) e “d7”(tabela 7).

O 8775 por quê 8776 deve ser perguntado em cada um dos itens acima. Desejamos descobrir as razões das coisas. Muitas vezes a questão é eliminar o processo e não melhorá-lo.

Exemplo 9: Um analista de processos de uma indústria de tecelagem realizou durante 67 dias um estudo de amostragem do trabalho, que consistiu de 655 observações diárias. O objetivo era determinar o fator de tolerância de espera para um determinado posto de trabalho, verificando quantas vezes o operador era encontrado parado por falta de material. Os dados obtidos foram os seguintes:

Nas organizações é fundamental o estudo dos métodos para que as atividades sejam padronizadas. Muitas vezes, porém, elas não comportam um departamento específico para o estabelecimento das atividades de métodos e de tempos, em função do tamanho da sua estrutura produtiva e/ou até mesmo das características dos produtos e serviços oferecidos.

Este estudo está atrelado à medição do trabalho, que é o processo de aplicação de técnicas projetadas para a definição do tempo que um trabalhador qualificado precisa para realizar um trabalho especificado com um nível definido de desempenho (desempenho padrão).

Também podem ser utilizados os seguintes questionamentos: a atividade pode ser eliminada? Pode-se mudar a sequência das operações? As atividades podem ser combinadas? As operações podem ser realizadas em paralelo?

Em relação à aplicabilidade do método, é importante ressaltar que o trabalhador deve estar em condições normais de operação, ou seja, não é indicado fazer a medição da velocidade de um operador que está no inicio ou fim de expediente, que está buscando um premio de produtividade, que foi advertido por um superior, dentre outras situações, estas podem acabar causando um efeito na velocidade do operador, fazendo com que ele trabalhe fora de sua velocidade normal de serviço. Por fim a determinação do tempo padrão depende do tempo cronometrado “TC”, do tempo normal “TN”, da velocidade do operador “V” e do fator de tolerância “FT” que depende da porcentagem de tempo concedida, “p”, para necessidades pessoais e alívio do trabalhador.

O projeto de trabalho define a forma pela qual as pessoas agem em relação ao seu trabalho, suas atividades em relação aos seus colegas e responsabilidades. Este projeto leva em consideração as atividades que influenciam o relacionamento entre as pessoas, a tecnologia que estas usam e os métodos de trabalhos empregados pela produção e auxilia no desenvolvimento da cultura da organização – seus valores, crenças e pressupostos compartilhados.

Objetiva determinar o tempo padrão de uma operação através da medição direta do tempo de execução da tarefa pelo trabalhador. Possui as etapas:

Define-se uma atividade que agrega valor como uma atividade que o cliente final reconhece como válida e está disposto a remunerar a empresa por ela. Esta nova visão impõe um questionamento à empresa em todas as atividades que desenvolve para a geração de um produto ou de um serviço.

Se   8775 n 8776 for maior que o número de observações feitas, as mesmas são suficientes, senão, se for menor, continuar as observações, repetindo o cálculo até a primeira condição ser atendida.