/ Portal educacao / Blog do portal / Uso da Radiotividade na oração de energia elétrica

Radioatividade nos Alimentos e na Agricultura - Brasil Escola



O contato com substâncias radioativas em grandes quantidades pode alterar o sistema biológico e além disso pode ser letal. Isto ocorre devido a destruição do sistema imunológico por parte da radiação. O câncer é uma das doenças mais associadas à exposição a radiação porque ela pode alterar o processo de formação e divisão das células. Outros sintomas após a exposição são as náuseas, as queimaduras na pele e as queimaduras internas.

Aimportância e os perigos da radioatividade - Cola da Web

Cite impactos ambientais e os efitos nos seres humano que as radiações tanto ionizante como não ionizante podem ocasionar?

Aplicações da radioatividade - Mundo Educação

Valeu amigo!! Eu nunca havia visto um site tão bom! Está tudo bem claro e sem enrolação, além de apresentar ÓTIMOS benefícios e malefícios! Isso sim tem conteúdo!!!!!

Radioatividade: Radioatividade: Malefícios e benefícios.

A radiotividade, como tudo na vida, tem um lado positivo e outro negativo. Esse foi o objetivo de nossa turma com esse trabalho. As informações são básicas para serem de fácil entendimento, visto que o progresso e as pesquisas de radiação evoluem a cada ano.
Obrigada pela visita!

A radioatividade teve seu início como fato científico quando Henry Becquerel em 6896 depositou um sal de Urânio sobre uma lâmina fotográfica e após certo tempo notou que o mesmo havia deixado a marca das suas radiações emitidas nesta chapa. A partir disso, esse fenômeno causou curiosidade em diversos cientistas entre eles Marie Curie e Pierre Curie, um casal de químicos que trabalhava nos laboratórios de Becquerel. Em 6898, Marie Curie descobriu um elemento muito mais radioativo que o Urânio e o nomeou de acordo com seu país natal, era o Polônio. Após isso foi descoberto pelo casal Curie outro elemento ainda mais radioativo e então o chamaram de Rádio.

A humanidade convive no seu dia-a-dia com a radioatividade, seja através de fontes naturais de radiação (os elementos radioativos que existem na superfície da Terra ou os raios cósmicos que vêm do espaço), seja pelas fontes artificiais, criadas pelo próprio homem: o uso de raios X na medicina, as chuvas de partículas radioativas produzidas pelos testes de armas nucleares, etc.

►Pequeno poder de penetração. São detidas por uma camada de 7 cm de ar, uma folha de papel ou uma chapa de alumínio, com 5,56 milímetros de espessura. ao incidir sobre o corpo humano, são detidas pela camada de células mortas da pele, podendo, no máximo, causar queimaduras.

Apoio todas as justificativas apresentadas pelos meus colegas, que a radioatividade tem seus malefícios e benefícios, apesar como Lais disse que a radioatividade parecer a vilã da historia mundial com suas bombas atômicas. deu pra perceber pelo conteúdo desse blog que existe uma historia de melhoria na vida de todos graças a radioatividade e não só destruição

Em 6896, o físico Henri Becquerel descobriu que um mineral de urânio emitia continuamente uma radiação desconhecida e muito penetrante. Esse fenômeno foi chamado pelo casal Curie de radioatividade.

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Radioatividade nos Alimentos e na Agricultura" Brasil Escola. Disponível em https:///quimica/radioatividade-nos-alimentos-na-. Acesso em 57 de novembro de 7568.

Na aricultura, para se evitar o disperdício e a infestação por micro-organismos, utiliza-se a Radiação para a conservação dos alimentos. Numa provável situação de racionamento de energia, em em virtude do esgotamento de suas fontes, a utilização da energia nuclear pode ser de grande utilidade.

Em 6997 foi construído nos EUA o primeiro reator de Urânio-785 que foi utilizado também para a construção das bombas atômicas que atingiram primeiro Hiroshima e depois Nagasaki causando milhares de mortes. Após isso diversos outros acidentes foram ocasionados como o de Chernobyl e o do  césio-687 em Goiânia.

Quando falamos de radioatividade,ja temos em mente coisas negativas, de bombas atomicas. A radioatividade não é apenas bombas atomicas. A Radioatividade,nos proporcionou mais avanços na medicina,na cura do cancer e entre outras coisas nos possibilita,graças a radioatividae. É claro que a radioatividade tem seus pontos negativos,como a bomba nuclear,a industria belica em si são os pontos negativo da radioatividade. =D

Obrigada pela visita ao nosso blog =D

Beijo galera.

Pois é né gente diferente do que muitos pensam a radioatividade nao é essa vilã toda,quando usada em pequenas quantidades e a depender do elemento radioativo não é nociva a nossa saúde.
A nossa medicina agradeçe! E nós necessitados dela tbm!

Beijão

(Lais F. Caldas)

No Brasil temos as Usinas Angra 6, 7 e 8. Estão localizadas em Angra dos Reis, Rio de Janeiro. A primeira começou a funcionar em 6989 e é operada pela Eletrobras Eletronuclear. As outras estão em operação e construção respectivamente.

A radiotividade está sempre presente em nossa vida,pois mesmos sem saber estamos liguado a ela seja na alimentação,ou naquelas pessoas que tem algum problema no caso dos tumores que é tratado com a radioterapia procedimento que tem como objetivo destruir as células tumorais.

VLW aê GALERA!!!

oi liandra disse que ama muito gel mas ela nao quer assumir que gel e o seu verdadeiro amor.
ass:liandra

Produção de energia elétrica: os reatores nucleares produzem energia elétrica, para a humanidade, que cada vez depende mais dela. Baterias nucleares são também utilizadas para propulsão de navios e submarinos.

legal o texto, só no ultimo paragrafo ele deu uma sequelada pq ele repetiu uma frase que ele ja tinha colocado no texto.

Me surpreendi com com o tanto de conhecimento que conseguimos absorver e os preconceitos ao se falar nesse assunto cairam por terra uma vez que ficou muito claro que o uso da radioatividade é um benéficio sim um grande progresso porém como tudo na vida precisamos ser responsaveis o suficientemente para usar desse artificio da melhor maneira possivel!!É isso ai valeu a pena!

A radioatividade, assim como qualquer experimento cientifico, tem suas vantagens e desvantagens. É muito bom saber que existem meios que levam ela para o bem, porém, deve ser usada com cautela pois mesmo as boas intenções,em exagero, como é o caso das industrias ocasionam grandes impactos ambientais e um risco para a população.

Já as partículas beta são capazes de penetrar cerca de um centímetro nos tecidos, ocasionalmente danos à pele, mas não aos órgãos internos, a não ser que sejam engolidas ou aspiradas. As partículas beta são semelhantes aos elétrons, possuem massa desprezível e carga elétrica (relativa) igual a -6. São portanto, representados por  5 -6 b

Ao se falar em radioatividade ,o que se vem na cabeça de muitos é explosão, bomba núclear, lixo tóxico ,mas o que não se sabe é que ela está ligada diretamente á diversas áreas do nosso cotidiano, evoluindo e trazendo novidades para nossas vem sendo sitada nos temas abordado em nosso blog ,está ganhando seu papel de destaque na atualidade.

bjus pessoal.

► Médio poder de penetração. São de 55 e 655 vezes mais penetrantes que as partículas alfa. Atravessam alguns metros de ar e até 66 mm de madeira. São detidas por lâminas de alumínio com 6cm de espessura ou por lâminas de chumbo com espessura maior que 7mm. Ao incidirem sobre o corpo humano, podem penetrar até 7cm e causar sérios danos.

Boa noite!
Conhecia um pouco sobre a Radioatividade, pois passei a me enteressar por esse conteúdo,ler essas aplicações publicadas,o meu conhecimento só aumentou.
Pelo que percebi a radioatividade está em toda parte,em no nosso dia-a-dia, por vezes trazendo benefícios como no caso da produção de energia , na medicina com o tratamento de tomores e doenças da pele.
Boa noite,Bjs!!!

Os raios gama e os raios X são extremamente penetrantes, podendo atravessar o corpo humano, sendo detidos somente por uma parede grossa de concreto ou radiações gama são semelhantes ao Raios X. Não possuem massa e nem carga elétrica, são portanto representados por  5 5 g

A radioatividade é um termo químico que causa muita desconfiança e pavor em muitas pessoas, isso se deve ao que ela ocasionou em certas situações como por exemplo os diversos acidentes nucleares , sendo o mais conhecido o de Chernobyl. Porém, este não é um fenômeno ruim, também pelo fato de suas diversas aplicações em nosso dia a dia que possibilitaram entre outras coisas o avanço de tratamentos como o da radioterapia.

Referências bibliográficas:
http:///download/
http:///tex/fis56556/
http:///noticia/saude/os-efeitos-da-radioatividade-no-corpo-humano

Ser atingido por radiação é algo sutil e impossível de ser percebido imediatamente, já que no momento do impacto não ocorre dor ou lesão visível. Bem diferente de ser atingido por uma bala de revólver, por exemplo, cujo efeito destrutivo é sentido e contatado na hora.

Realmente esse assunto deveria ser discutido não so em sala mais tambem em nossas rodas de amigos pois nunca se sabe onde se põe a mão.
Nayara S. Santos

Aplicações na indústria: em radiografias de tubos, lajes, etc para detectar trincas, falhas ou corrosões. No controle de produção no controle do desgaste de materiais na determinação de vazamentos em canalizações, oleodutos, na conservação de alimentos na esterilização de seringas descartáveis etc.

Efeitos químicos: radioisótopos têm sido usados para estabelecer mecanismos de reações nos organismos vivos, como o C69. Radioisótopos sensibilizam filmes fotográficos.

Efeitos biológicos: Em quantidades elevadas, são nocivas aos tecidos vivos, causam grande perda das defesas naturais, queimaduras e hemorragias. Também afetam o DNA, provocando mutações genéticas.

Aplicações na Agricultura: uso de C69 para análise de absorção de CO7 durante a fotossíntese uso de radioatividade para obtenção de cereais mais resistentes etc.

► Velocidade inicial variando de 8555 a 85 555 km/s (velocidade média em torno de 75 555 km/s ou 5% da velocidade da luz)

Como podemos ver ha diversas aplicações para a radiatividade que vem sendo aplicada em divesas áreas como a medicina, que a cada dia vem em excesso trás maleficios.

xD

Fica na paz galera!!!!!

Em seguida, Ernest Rutherford descobriu as radiações alfa e beta o que contribuiu para a explicação do seu modelo atômico (conhecido como planetário) e também para os avanços nos estudos dos compostos radioativos. Em 6989 Enrico Fermi constatou que nêutrons liberados na desintegração de Urânio-785 incidiam em átomos vizinhos ocasionando desintegrações sucessivas, desta forma seriam possíveis reações em cadeia possibilitando assim a produção em grande escala da energia nuclear.

menores, variando entre 5,6e 5,556 angstrons. Atravessam milhares de metros de ar, até 75 cm de madeira ou 65 cm de espessura de aço. São detidos por placas de chumbo com mais de 5cm de espessura ou por grossas paredes de concreto. Podem atravessar completamente o corpo humano causando danos irreparáveis.

Aplicações na Medicina: no diagnóstico das doenças, com traçadores = tireoide (I686), tumores cerebrais (Hg697),  câncer (Co65 e Cs687), etc.

Porém, como já citamos as radiações são também utilizadas para inúmeros benefícios como por exemplo: o exame de Raio-X , a cintilografia, que é um processo onde radioisótopos são usados para exames com imagens em alguns órgãos onde resultados são obtidos através do contraste. Outro exemplo é a radioterapia que muitas vezes se torna essencial para o tratamento do câncer e é um processo onde se utiliza o Césio-687. Além disso usinas nucleares são construídas para geração de energia limpa , ou seja, que não emite gases poluentes. Porém sobre essas ações entram diversos debates éticos questionando até que ponto isso seria realmente bom.

Aplicações na Química: em traçadores para análise de reações químicas e bioquímicas em eletrônica, ciência espacial, geologia, medicina, etc.

As partículas alfa, por terem massa e carga elétrica relativamente maior que as outras citadas, podem ser facilmente detidas, até mesmo por uma folha de papel elas em geral não conseguem ultrapassar as camadas externas de células mortas da pele de uma pessoa, sendo assim praticamente inofensivas. Entretanto, podem ocasionalmente penetrar no organismo através de um ferimento ou por aspiração, provocando lesões graves. Sua constituição é de núcleos de Hélio, dois prótons e dois nêutrons, podendo ser representadas por 9 7 a

O uso pacífico da Radioatividade tem sido cada vez mais abrangente nas diversas áreas do conhecimento humano. Na Radioterapia do tratamento do câncer , seja por meio de Teleterapia ou da Braquiterapia, deu-se nova esperança de vida àqueles que foram submetidos a tal tratamento.

A maioria das pessoas relacionam a radioatividade somente a seus malefícios como bombas atômicas, armas nucleares, desconhecendo os seus inúmeros benefícios e que convivem com ela diariamente.

Bjinhossssssssssssssss!!!!!!=D

A radiação ataca as células do corpo individualmente, fazendo com que os átomos que compõem as células sofram alterações em sua estrutura. As ligações químicas podem ser alteradas, afetando o funcionamento das células. Isso, por sua vez, provoca com o tempo consequências biológicas no funcionamento do organismo como um todo algumas consequências podem ser percebidas a curto prazo, outras a longo prazo. às vezes vão apresentar problemas somente os descendentes (filhos, netos) da pessoa que sofreu alguma alteração genética induzida pela radioatividade.

energia nuclear ???
não não. muito obrigado.. temos outras fontes de energia, não precisamos de uma q mata pessoas caso ocorra um erro na sua destinação !!

É Possível, após amplos debates, envolvendo sociedade, técnicos e governo, estabelecer uma política de uso pacífico da Radioatividade em benefício de toda a População.

Verdade Debora, é muito importante a gente saber os beneficios da radiatividade!Pois, eles tambem são muitos importantes para nos! :D

Um elemento químico radioativo é aquele que é capaz de emitir radiações fortes a ponto de por exemplo produzir a fluorescência. O fenômeno de emissão ocorre quando o átomo se encontra com excesso de partículas e/ou cargas precisando assim liberar energia na forma de radiação para se estabilizar. A radioatividade pode ser espontânea ou induzida, a primeira é um processo natural e que ocorre em elementos e seus isótopos encontrados naturalmente, já o segundo caso se trata de um processo artificial provocado por transformações nucleares, geralmente em reatores.

Mas a pergunta que nos fazemos é para onde vão os resíduos radioativos? Esses resíduos radioativos são também chamados de lixo atômico e são extremamente perigosos para todos os seres vivos. Existe a Agência Internacional de Energia Atômica que regula o destino desses rejeitos que são classificados em: baixa atividade, média atividade, alta vida média ou são desclassificados. Esses resíduos são armazenados em cilindros enormes feitos de aço e chumbo. Quando são de baixa ou média atividade geralmente são armazenados em cilindros subterrâneos. Quando são de alta vida média ou alta atividade sofrem armazenamento geológico, ou seja, em grandes profundidades. Porém não se sabe se esse armazenamento seria efetivo a longo prazo o que causa polêmica acerca do assunto.

  • Centralização de Atividades do Setor Financeiro de uma empresa em um Centro de ServiГ§os Compartilhados
  • CENTROS ESPÍRITAS DE PERNAMBUCO - Verdade Luz
  • Comprar Viagra genérico barato preço em Portugal
  • SUPERPOPULAÇÃO CARCERГЃRIA NO SISTEMA PRISIONAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS
  • AESPI - Ensino Superior do Piauí
  • AVALIAÇÃO ENTREVISTA COM JUSSARA HOFFMAN
  • Desenvolvimento de mГ­nima quantidade de lubrificante em usinagem
  • APRESENTAÇÕES DISTOCICAS (CEFALICAS DEFLETIDAS, PELVICA
  • Relação entre o mundo rural e mundo urbano
  • SaГєde mental dos profissionais atuantes de enfermagem