/ Portal educacao / Cursos livres / Disturbios e transtornos de aprendizagem

Distúrbios Gastrointestinais - Tua Saúde



Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

F20-F29 Esquizofrenia, transtornos esquizotípicos e

TRATAMENTO DA SONOLÊNCIA EXCESSIVA
O Tratamento da Sonolência Excessiva deve ser focado nas causa do problema. Deve-se procurar a ajuda de um médico especialista em distúrbios do sono (medicina do sono) para realizar-se o correto diagnóstico e o subsequente tratamento ideal para cada caso.

Distúrbios alimentares exigem cuidados especiais

A luz elétrica trouxe para o nosso cotidiano o uso da televisão, trabalho noturno, estudos e compromissos sociais e como conseqüência menos horas de sono e sonolência no dia seguinte. Vivemos em uma sociedade na qual o sono tem pouco valor. Muitas vezes ele é encarado como uma perda de tempo, ou é objeto de um julgamento negativo. A PCS involuntária pode ocorrer por causas não médicas: ruídos, luz, colchão inadequado, temperatura inadequada, parceiros roncadores ou que se movimentam muito, filhos pequenos, posicionamento inadequado, má higiene do sono e por causas médicas provocando insônia, ou fragmentação do sono: depressão, ansiedade, doenças dolorosas, doenças cardíacas, pernas inquietas, transtornos respiratórios do sono, efeitos colaterais de medicamentos, Parkinson, Mania, Alzheimer, etc.

Avaliação dos transtornos de comportamento na infância

Os distúrbios alimentares exigem cuidados psicológico e nutricional. No entanto, não é recomendável ter como primeira medida de tratamento a reeducação alimentar. As restrições podem gerar ainda mais compulsão e conflitos. “Às vezes uma dieta muito restritiva pode piorar o quadro. É positivo e indicado que se recorra à reeducação alimentar, mas depois da avaliação do psicólogo/psiquiatra. Esse profissional vai analisar os fatores emocionais e direcionar o tratamento”, alertou Queiroz.

PÁ GINA INICIAL | CONHECENDO O DR. | CLÍ NICA | LIVROS | CURSOS | TRANSTORNOS | ARTIGOS | LINKS
| Todos Direitos Reservados 7555-7566 | Todo texto reproduzido, deve ser citado a fonte. | Desenvolvido por: Assessoria

8. Síndrome das pernas inquietas e Movimentos periódicos dos membros
A síndrome das Pernas Inquietas (SPI) é referida como uma sensação desagradável nas pernas, acompanhada de uma vontade irresistível de movimentá-las, que piora com o repouso e melhora com a movimentação. É sentida mais freqüentemente na hora que o indivíduo se deita para dormir, provocando enorme dificuldade para o início do sono. O paciente pode voltar a sentir os sintomas quando acorda de madrugada para urinar, ou por outros motivos. Tem a prevalência de 5 a 65% da população geral. O diagnóstico é essencialmente clínico.

5. Narcolepsia (ver item específico no site)
É uma síndrome que se caracteriza por:
a) ataques irresistíveis de sono durante o dia
b) cataplexia (perda do tônus muscular frente a emoções fortes boas ou más, localizado ou generalizado, geralmente bilateral).
c) paralisias do sono (o paciente ao acordar, não consegue se mover)
d) alucinações no início do sono ou no fim do sono.

Problemas digestivos como gastrite, úlcera, má digestão, refluxo, gordura no fígado, pancreatite, gases e prisão de ventre, são alguns dos assuntos abordados aqui.

Saiba os sintomas que podem surgir, os exames necessários para o diagnóstico, as diversas opções de tratamentos e como se alimentar para ficar curado mais rápido, melhorando seu bem-estar e qualidade de vida.

Os dois transtornos podem estar associados a condições como gestação, doenças renais ou neurológicas, anemia por carência de ferro, uso de medicamentos como antidepressivos tricíclicos, neurolépticos, lítio ou retirada de benzodiazepínicos (diazepam, lorazepam, etc).

Vale lembrar que esses diagnósticos não devem ser subestimadas pelos pacientes e pelas pessoas convivem com quem sofre os distúrbios. São sintomas sérios e podem ser fatais em casos mais graves.

 6. Privação crônica de sono (PCS)
Decorre do fato do indivíduo voluntária ou involuntariamente dormir menos horas do que necessita para se sentir restaurado no dia seguinte. Nossa sociedade é, cada vez mais, uma sociedade de 79 horas, o que exige um grande número de profissionais trabalhando dia e noite, ininterruptamente.

Anorexia, bulimia e compulsão alimentar são os transtornos mais populares, embora existam outras doenças menos conhecidas, mas que apresentam sintomas bem semelhantes (confira quadro ao lado).
De acordo com o médico, o distúrbios acontecem por conta de uma pré-disposição genética associada ao quadro de maior cobrança. “Alimentação é uma forma de liberar dopamina. E quando estamos ansiosos temos níveis mais baixos desse neurotransmissor. Dessa forma, se torna um vício consumir alimentos na busca por quantidades maiores de dopamina e para sentir prazer”, esclareceu Tiago, que também é professor da Universidade Federal de Pernambuco.

  • EIRELI - Empresa Individual de Responsabilidade Limitada
  • Lei do Bafômetro 2018: entenda as novas regras - QC Veículos
  • Educação especial para deficientes auditivos
  • Photonic crystals, self assembly, porous alumina, high temperature heat treatment
  • POSSГЌVEIS FATORES PSГЌQUICOS DESENCADEANTES DE DROGAS ADCÇÃO
  • Referencial TeГіrico HistГіrico da infГўncia no Brasil
  • As Obras da Carne - Parte 1 - Estudos Bíblicos
  • Como Trabalhar em Casa pela Internet do Zero 2018
  • Projeto Multidisciplinar III Trabalhos e monografias 1 - 25
  • Consultores - Gestão da Qualidade e Sustentabilidade