Home

Impacto motivacional empresa varejista caso cacai show

O RH é o grande protagonista do processo de mudanças em uma empresa. As tendências que listamos no tópico anterior devem ser encaradas pelas organizações como parte dos desafios que surgem e as obrigam a se reinventar para garantir seu espaço no mercado. Isso é refletido no desempenho dos profissionais.

Notícias / - Cooperativa Agroindustrial

Se uma ação de marketing como a do Itaú está trazendo novos clientes, e se está fazendo os clientes atuais adquirirem mais produtos do Banco, por mais simples e barata que seja para um banco desse porte, podemos dizer que é uma grande inovação em marketing.

5tipos de inovação que uma empresa pode e deve adotar

A flexibilidade no horário e local de trabalho oferece ao colaborador mais liberdade na definição do próprio expediente — o que, de certa forma, é um modo de incentivar a autogestão. Essa iniciativa determina a quantidade de horas que devem ser trabalhadas, mas sem especificar horário e lugar.

As 8 principais tendências de RH para 2018: fique de olho

Quando o RH trabalha focado na gestão de pessoas, ele consegue criar uma cultura diferenciada na organização, transformando-a em um lugar onde os profissionais desejam trabalhar. Isso muda a forma como a empresa é vista no mercado e percebida pelas pessoas — inclusive as que já trabalham para ela.

Se pensarmos bem, empresas como o Cirque Du Soleil, Casas Bahia, Netflix, Warby Parker (Empresa que vende óculos “descolados” pela internet e doa um óculos de receituário para uma pessoa carente a cada venda) são todas alvos de inovação no modelo de negócio.

Mais um interessante foco da inovação é o marketing, que por sinal tem passado por uma verdadeira revolução nos últimos anos.

Essa realidade põe as organizações em disputa para atrair e reter talentos. Para evitar a fuga deles, por causa do assédio das outras companhias, elas se desdobram para oferecer as condições ideais que fazem a diferença. Isso, em tempos em que a qualidade de vida é um conceito difundido na sociedade, é o que garante a permanência dos profissionais.

Essencialmente as Casas Bahia não trouxeram qualquer invenção nos produtos, que eram basicamente os mesmos móveis e eletrodomésticos encontrados em qualquer outra loja.

Seja pelo ganho na velocidade ou em redução do tempo e do custo, a “industrial” inovação em processos , hoje ganha destaque em outros contextos e mercados, até mesmo no mercado de serviços.

E a inovação passará a ser a estrela cultural, que “em boa hora” substituirá o medo, o amadorismo e a burocracia que assombra muitas das empresas e instituições brasileiras.

Outra das tendências de RH para 7568 é o fortalecimento da transparência nas relações entre as empresas e os seus colaboradores. Isso é possível por meio do comprometimento organizacional, uma ligação motivacional que faz os profissionais terem o desejo de fazer parte da empresa, bem como do seu crescimento e objetivos.

Logo, o que pretendo que todos compreendam é que é preciso descomplicar e focar no resultado desejado, de preferência usando recursos baratos.

As transformações, que acontecem a todo instante, criam um cenário que demanda do profissional de RH algumas competências. Entre elas, podemos citar a visão de futuro, a capacidade de administrar as particularidades e necessidades dos colaboradores, a inovação para lidar com as novidades e o empenho para recrutar e reter talentos.

A criação do plano vem na sequência. Realize todos os testes necessários com grupos menores antes de expandir a gamificação para toda a empresa. Nesse processo é interessante contar com o apoio de uma empresa ou consultoria especializada em gamificação, afinal, ela terá a expertise necessária para ajudar.

O maior benefício disso tudo é a garantia da vantagem competitiva para o negócio. Cabe ao RH garantir os subsídios para a criação de uma cultura de olho na melhoria dos resultados, sem que sejam deixadas de lado as necessidades dos seus membros. Quando as mudanças são aplicadas da forma correta, elas permitem que as tomadas de decisão sejam feitas com mais responsabilidade e precisão.

Em uma de minhas palestras pelo Brasil abordei esse singular fato e muitos empreendedores mostraram uma crença que costumo chamar de “complicação da inovação”, por pensar que inovação tem sempre que envolver tecnologia e que inovar em marketing é mais difícil do que parece.

O Administradores Premium é o lugar de quem deseja cada vez mais pra sua carreira. Além do melhor conteúdo sobre Administração e Negócios, o Administradores Premium oferece vantagens exclusivas para quem é assinante.

A tecnologia também deve ser usada na automação dos processos executados pela gestão de RH. Muitas empresas já automatizam os seus processos em diversos setores, mas se esquecem da área de Recursos Humanos — uma das mais estratégicas da companhia.

Esta é a forma mais realista de medir se uma suposta boa ideia se tornou ou não uma inovação sob o ponto de vista da empresa.

Mas fizeram uma revolução no modelo de negócio para atender às necessidades de quem precisava ter acesso a tudo o que todo mundo já tinha pagando prestações com uma flexibilidade jamais vista.

Não existe mais espaço nas empresas para que os gastos sejam descontrolados. O mercado está cada vez mais competitivo e, ao somar cada real mal gasto, as empresas perdem poder de atuação. No caso do RH, isso pode ser feito por meio de melhorias no processo de recrutamento e seleção de profissionais.

Quem trabalha com RH deve enxergar além. A concessão de prêmios, a flexibilidade de horários para cumprimento da jornada de trabalho, os programas de incentivo e até sessões de coaching são recursos que já vêm se destacando entre os diferenciais oferecidos para atrair e reter talentos. Por isso, é fundamental conhecer os profissionais que fazem parte da organização.

O simples fato de adotar uma nova mídia que resulte em negócios fechados pode ser considerado uma inovação em marketing.

Realizar pesquisas de clima e satisfação é o primeiro passo para saber mais sobre as pessoas com quem você trabalha. Elas ajudam a identificar as reais necessidades das pessoas, possibilitando a criação de um plano adequado aos desejos dos profissionais e, obviamente, à realidade da companhia.

Mas apesar de figurar como inovação somente para os usuários até o momento, sabemos que o garoto prodígio da rede social mais popular do mundo “não dá ponto sem nó”.

Um clássico exemplo de inovação em produto é o smartphone, que no momento em que escrevo esse artigo (Janeiro de 7568), está nas mãos de praticamente todo adulto e todo jovem.

Um fato que nos coloca para refletir é que muito da produção científica do Brasil, acaba sendo utilizada por inovadores estrangeiros que colocam em prática o que se descobriu aqui para criar produtos inovadores lá fora.

É imprescindível para o RH motivar os colaboradores , um desafio que se renova anualmente e que enfrenta as mudanças de pensamento e comportamento da sociedade. Sendo assim, os profissionais que fazem parte desse departamento devem se preparar para as novas exigências que vêm de todos os lados: colaboradores, empresa, mercado e de dentro da própria área.

Outro caso brasileiro que vale à pena citar é a Gol Linhas Aéreas, que hoje está em situação contextual diferente no mercado, mas quando iniciou suas atividades fez uma grande revolução, trazendo para nosso país o modelo de baixo custo e nenhum luxo, que quebrou todos os paradigmas do glamour e das restrições de público da aviação.

Devem ser considerados todos os fatores que envolvem a satisfação, o engajamento e o bem-estar dos profissionais, sem deixar de lado o alinhamento entre eles e os princípios éticos da organização. Lembre-se de que os resultados da empresa dependem unicamente da capacidade do capital intelectual que ela tem.

Processos automatizados criam o alinhamento necessário entre todos, oferecendo eficácia e agilidade na execução das atividades. Isso ocorre com base em ferramentas que gerenciam e monitoram os processos, permitindo visibilidade em relação ao futuro por meio de dados que, analisados, se transformam em tendências.

Ele foi idealizado por Roberto Pierre Rigaud e tem o objetivo de promover a flexibilidade entre os cargos que são oferecidos pela companhia. Em vez de seguir o modelo Y, em que o colaborador que atinge o teto da própria profissão deve decidir se segue uma carreira ou outra, no planejamento em W ele encontra a oportunidade de atuar de forma versátil e dinâmica em outros cargos.

Igualmente podemos citar o Project Model Canvas , metodologia inovadora de gestão de projetos criada pelo Professor José Finochio, que amplia a visão do gerente de projeto desde o princípio, revolucionando a forma como planejamento e execução são realizados.

“Garantir alimentos seguros e próprios para o consumo humano através do Programa de BPF (Boas Práticas de Fabricação) e da implantação do APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) para o processo de industrialização do arroz.”

Por exemplo as Casas Bahia, que tiveram uma época de ouro no passado, é um negócio de sucesso que nasceu apenas mudando o modelo de negócio.

Em momentos de crise, por exemplo, a transparência deve prevalecer nas relações. Todos devem ficar cientes sobre a situação da empresa diante de um mercado incerto, pois isso pode gerar a motivação necessária para que todos se engajem mais rumo à superação de um momento difícil. Assim como é importante que saibam que cortes podem acontecer.

Costumo dizer para os alunos do meu Método de Desenvolvimento Pessoal que não adianta ler um livro e não fazer algo com o conhecimento aprendido.

A prova disso é o surgimento de muitos métodos interessantes, visuais, sistêmicos, além dos softwares de gestão integrada e novos modelos de gestão comercial.

Além destas duas primeiras explicações que justificam a estagnação do Brasil em inovação, há outros porquês do dia-a-dia que merecem ser citados.

O mesmo vale para o bem-estar dos colaboradores fora da organização. A empresa precisa estabelecer com clareza o expediente de trabalho para que todos consigam se organizar, mesmo que a distância. Isso possibilita o tão sonhado equilíbrio entre vida pessoal e profissional, permitindo ser feliz em todas as esferas.

Esse processo envolve a adoção de estratégias que possibilitam captar, desde o início, os melhores candidatos para as vagas que estão em aberto na empresa onde trabalha — sem deixar de considerar habilidades, competências, perfis e compatibilidade com os valores da organização. Como todas as etapas são inter-relacionadas, devemos enxergar o todo.

Os altos salários que outrora atraíam os candidatos já não têm mais tanto apelo, pois aspectos como o plano de carreira e o bom ambiente profissional conseguem dizer mais sobre a rotina da companhia. Já os benefícios como vale-alimentação , vale-refeição , vale-combustível e plano de saúde despontam como grandes diferenciais.

Missão : Produzir alimentos com qualidade, satisfazendo clientes, colaboradores e fornecedores, preservando o meio ambiente, promovendo o desenvolvimento da região e buscando máximo de rentabilidade.

Para fazer inovação no modelo de negócio você precisa utilizar a ferramenta Business Model Canvas (Tela do Modelo de Negócios).

O RH já deixa de se preocupar com as necessidades da geração de millenials e passa a olhar com cautela para a Z, que está dando os seus primeiros passos nas empresas. Esses profissionais ocupam cargos como estagiários, assistentes e analistas. Descobrir como eles percebem o ambiente em que estão é um dos desafios do RH.

Uma delas é a realização de treinamentos. Entenda os pontos fracos, identificando todos os aspectos que prejudicam o desenvolvimento da empresa. As respostas obtidas serão essenciais para começar o processo de gamificação. A partir delas, estabeleça os objetivos que farão parte do plano para superá-los.

O “outro lado da moeda” é o fato de que apesar desse ranking, inovações pontuais e interessantes surgiram, e curiosamente, algumas delas foram realizadas por pessoas comuns , startups ou mesmo por pequenas empresas.

O que eles mudaram foi essencialmente o público alvo (baixa renda desprezada pelas lojas famosas que sempre burocratizavam o financiamento) e a forma como faziam negócio com este público, com um sistema muito mais flexível e humano para trabalhar com o crediário.

Essa geração chegou ao mercado muito preocupada com aspectos como as oportunidades de trabalho, os treinamentos e a chance de se desenvolver. Isso exige das empresas uma atualização das suas práticas e discursos, que devem caminhar em sinergia. A forma como as empresas são percebidas pelos próprios colaboradores e mercado afeta aspectos importantes, como o diferencial competitivo delas.

Visão profissional não se refere apenas a tarefas de trabalho, mas a um modo dedicado de ver a vida, a aprendizagem e as oportunidades.