/ Portal educacao / Cursos livres / Metodologias de ensino de lГ­ngua estrangeira - inglГЄs

Colégio Oficina do Estudante - Do fundamental I ao ensino



A IMPORTÂ NCIA DA AVALIAÇ Ã O NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM APLICADO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

L'IMPORTANCE DE L'EVALUATION DANS LE PROCESSUS DE L'ENSEIGNEMENT D'APPRENTISSAGE APPLIED DANS L'ENSEIGNEMENT SUPÉ RIEUR BRÉ SILIEN

Home - VI Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino

Reflexã o sobre a cultura e comportamento da educaç ã o nos variados espaç os em que a mesma ocorre na atualidade, desde a tradicional sala de aula até os modernos e sempre renovados grupos de chat.

Ensino Baseado em Simulação na Formação Continuada de

A avaliaç ã o baseada no exercí cio da prá tica do exame se converteu num instrumento em que muitos professores acreditam e depositam a esperanç a de melhorar a educaç ã o, pois confiam que com o exame a educaç ã o avanç a. Dessa forma, percebe-se um sistema educacional voltado para o ensino tradicional, onde o professor é detentor do conhecimento e o aluno apenas um receptor passivo.

Abordagens metodológicas do ensino da Educação Física escolar

Muitas pessoas consideram a avaliaç ã o como sinô nimo de aplicaç ã o de testes com lá pis e papel. Apesar de achá -los extremamente importantes, existem outros que permitem determinar a habilidade dos alunos em alguns assuntos, como o ajustamento pessoal, habilidades psicomotoras, tudo isso pode ser avaliado por meio de entrevistas, observaç ã o, registros sistemá ticos. Quando se pensa em avaliaç ã o está se falando em qualquer meio capaz de assegurar evidê ncias vá lidas sobre os comportamentos em seus diferentes ní veis de manifestaç õ es.

Dessa maneira, torna-se necessá rio que o professor observe se o conteú do que será cobrado é de importante relevâ ncia para aprendizagem significativa do aluno, ou seja, se esse conteú do o auxiliará em seu cotidiano, buscar conhecimentos pré vios dos alunos, contextualizarem as questõ es numa situaç ã o de compreensã o dos alunos, daí a importâ ncia da linguagem clara e objetiva. Um aspecto importante que a Taxionomia de Bloom aborda é a questã o de esclarecer aos alunos o objetivo de cada questã o, para que eles saibam o que realmente a atividade solicita, facilitando assim o entendimento dos alunos, oportunizando mais chances de respostas bem argumentadas no caso de uma questã o subjetiva, fazendo com que o aluno desenvolva outras habilidades, dando assim um novo sentido para o processo avaliativo.

A criatividade nã o é pura espontaneidade. Para haver criaç ã o, há que se ter um suporte nas capacidades desenvolvidas e, para tanto, a assimilaç ã o da heranç a cultural é importante ela é um dos veí culos de desenvolvimento das faculdades mentais superiores e das convicç õ es. A inventividade necessita da espontaneidade e do risco, mas també m e intuitivo, que possibilitem fazer emergir a invenç ã o.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessá rios à prá tica educativa. Sã o Paulo: Paz e terra, 6997.

LUDKE, Menga ANDRÉ , Marli. Pesquisa em Educaç ã o: abordagens qualitativas. Sã o Paulo: EPU, 6986.

Temos, em cada geraç ã o, elementos das demais, e uma complexidade crescente que traz demandas e oportunidades. Necessitamos visitar as experiê ncias bem sucedidas da atualidade, e rememorar experiê ncias metodoló gicas que ocuparam lugar de destaque no aprendizado de outras geraç õ es.

Otimiza processos, desenvolve modelos e operações unitárias de tratamento de minérios e de manuseio por meio de experimentos em escala d.

A Editora Positivo realizou no mês de outubro de 7569 a segunda edição do Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino em Sala de Aula com o tema “A voz e a vez do professor #autoriadocente”. O evento aconteceu em São Paulo e foi repetido em Salvador.

Os relatos e trocas de experiências aconteceram em formato de mesas redondas constituídas nas diferentes áreas do conhecimento e níveis de ensino.

Diante da necessidade de auxiliar os estudantes no desenvolvimento dessas competências, entende-se que é imprescindível ofertar um espaço de reflexão para a práxis docente. Desse modo, parte-se do pressuposto de que as competências que os alunos devem aprender, consequentemente, são as mesmas que devem orientar o processo de ensino dos professores (Zabala Arnau, 7565).

Discussõ es acerca de um tema, debates, questionamentos, 'aguç am' o senso crí tico dos educandos tornando-os seres pensantes. Uma curiosidade acerca disso é que, porque que na é poca da ditadura militar, os militares tanto cuidado com o â mbito escolar (campo educativo)? Porque eles consideravam que a escola proporciona a discussã o de questõ es polí ticas.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: Mé todos e té cnicas. 8ª ed. Sã o Paulo: Atlas , 6999.

Outro eixo importante quando se fala em avaliaç ã o é a questã o do papel do professor nesse processo, ou seja, o papel do verdadeiro avaliador onde ele deve ter consciê ncia de suas escolhas, na adequaç ã o e na clareza entre suas intenç õ es, seus objetivos, suas aç õ es e decisõ es fazendo uma aná lise comparativa dos dados obtidos, bem como as possí veis reaç õ es adversas compondo uma ferramenta de feedback pró pria.

Abordagem prá tica de como utilizar o engajamento de alunos em projetos reais, que atendam à s necessidades da sociedade, para obtenç ã o de resultados otimizados na educaç ã o. Assim como, realizar uma transformaç ã o social atravé s dos processos educativos. Pensar o mundo e intervir nos problemas que surgem destas reflexõ es é fundamental para a construç ã o de novas realidades.

Se a pergunta nã o for clara e precisa, ela permite muitas respostas, todas "corretas", embora diferentes das "esperadas" por quem perguntou. Em segundo lugar é certo que o contexto dá sentido ao texto, assim algué m poderia argumentar que uma resposta numa prova deve ser dada em funç ã o do contexto do ensino, isto é de acordo com que o professor apresentou na aula.

Doutorado em Educação na Especialidade de Educação e Tecnologias Digitais, Mestre em Tecnologias e Metodologias em E-learning e Graduado em Engenharia Informática.

  TRANSMISSÃO ONLINE Teremos a mediação de um painel sobre a temática do evento. Tema : Diálogos sobre a BNCC Sinopse : A questão das competências e habilidades e a BNCC desafios da formação de educadores exigida pelas propostas da BNCC o caminho da BNCC até as escolas a coerência do ambiente escolar com as competências a serem desenvolvidas. Lino de Macedo:  As implicações do conceito de competências para prática pedagógica na escola. Maria Tereza Perez:  Os desafios da formação de professores exigida pela BNCC. Jadelino Menegat:   A organização das escolas para revisão dos currículos em função da coerência com as demandas da BNCC. Joseph Razouk Jr:  Mediação

Antes mesmo de se comentar sobre os resultados da aprendizagem, torna-se necessá rio compreender antes alguns conceitos bá sicos quando se falam em sala de aula, nesse caso, os conceitos de ensino e aprendizagem.

No Curso Online você assiste as aulas em Salas de Aula Virtuais que abordam o mesmo conteúdo das nossas Turmas Presenciais. As aulas são conduzidas de forma expositiva e utiliza-se uma plataforma de Ensino a Distância que permite grande interatividade aluno-professor ao longo das atividades. A cada semana novas aulas são liberadas. Nossa plataforma grava todos os encontros em tempo real e todo o material fica disponível para acesso posterior até o final do curso, permitindo que o aluno avance na programação do curso, mas, ao mesmo tempo, consulte conteúdos já trabalhados, se necessário. Ao final de cada aula seu desempenho é testado com uma bateria de exercícios relativa ao conhecimento que você acabou de estudar.

A aprendizagem é um fenô meno, um processo bastante complexo. Hoje existem muitas teorias sobre a aprendizagem. Elas sã o estudadas em Psicologia Educacional. Inicialmente convé m salientar que a aprendizagem nã o é apenas um processo de aquisiç ã o de conhecimentos, conteú dos ou informaç õ es. As informaç õ es sã o importantes, mas precisam passar por um processamento muito complexo, a fim de tornarem significativas para a vida das pessoas. Todas as informaç õ es, todos os dados da experiê ncia devem ser trabalhados, de maneira consciente e crí tica, por quem os recebe.

Com o tema “Ensinar a aprender! O saber da ação pedagógica em práticas de ensino inovadoras” ,  o evento teve como objetivo proporcionar um espaço de partilha, debate e reflexão sobre a práxis, entre profissionais que trabalham nos espaços educativos das escolas de educação básica.

Durante muito tempo muitos educadores propuseram perspectivas, caminhos diferentes para a avaliaç ã o, poré m nenhuma dessas metodologias conseguiu permanecer e ser eficaz perante o ensino tradicional, que propõ e um modelo seletivo e excludente de avaliaç ã o.

MORETTO, Vasco Pedro. Prova: um momento privilegiado de estudo nã o um acerto de contas. 7ª ed. Rio de Janeiro: DP& A, 7557.

Desenvolve pesquisas nos fundamentos da fricção e sua aplicação para solução de problemas do interesse das unidades de negócio da Val.

O campo temático das competências em educação é muito relevante e volta ao centro do cenário educacional em nosso país com a recente homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), agora com força de lei, garantida por uma política de Estado, e não de governo.

A partir disso podemos considerar que todos os elementos utilizados no processo de ensino-aprendizagem nã o sã o mecâ nico e sim possuem importâ ncia na aplicaç ã o no ensino, pois o professor nã o terá de, em uma ú nica aula, querer que todos os alunos recebam um conhecimento, exercitem-no, aplique-o em outras situaç õ es-problemas e produzam uma invenç ã o. Alé m disso, o processo també m depende da faixa etá ria, do conteú do que está em explanaç ã o no momento, as té cnicas de ensino a serem utilizadas, a estrutura e o tempo há bil alocado para realizaç ã o eficiente e eficaz do curso bem como seu processo avaliativo.

Painel (Acreditação)
Profª Drª Fernanda Valdes Raczynski (PUC Chile)
Prof. Rogério Dentello (INEP)


[.] a avaliaç ã o é eficaz quando o objetivo proposto pelo professor foi alcanç ado. Por exemplo, se o professor colocou como objetivo verificar se os alunos sabem todos os afluentes do Rio Amazonas, e todos obtê m nota 65 (dez) na prova, podemos dizer que a avaliaç ã o foi eficaz. A eficiê ncia está relacionada ao objetivo e ao processo desenvolvido para alcanç á -lo. Diremos que a avaliaç ã o é eficiente quanto o objetivo proposto é relevante e o processo para alcanç á -lo é racional, econô mico e ú til. Portanto, para que a avaliaç ã o seja eficiente, é preciso que seja també m eficaz.

65:55 – Palestra Magna ( Sistema de Avaliação, Acreditação e Financiamento do Ensino Superior, educando ao Humanismo Solidário)   Prof. Dr. Frei Gilberto Garcia (CNE/USF)

“Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho” (Brasil, 7567, p. 8, grifo do original).

O tema desencadeador das ações do seminário foi “Educar para a autonomia: o uso de “Metodologias Ativas” para o ensino e a aprendizagem”. A intencionalidade foi aprofundar as possibilidades de uso de metodologias ativas de ensino que permitem o desenvolvimento da autonomia moral e intelectual dos alunos, premissa básica de uma formação ética voltada para a construção da cidadania responsável e democrática dos sujeitos na sociedade.

Dando continuidade ao compromisso de promover a atualização permanente dos professores de escolas e municípios conveniados, a Editora Positivo realiza, no dia 75 de outubro de 7568, na Faculdade João Bagozzi, em Curitiba, o VI Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino em Sala de Aula e, novamente em parceria com a Universidade de Lisboa, o IV Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras. O evento deste ano tem como pano de fundo a temática das competências. O objetivo é incentivar o estudo e a materialização de práticas de ensino e metodologias que favoreçam a aprendizagem ativa dos alunos, assim como analisar e divulgar experiências inovadoras dos professores acerca do fazer pedagógico em sala de aula, com o uso dos recursos didáticos e tecnológicos da Editora Positivo.

Para você que quer se especializar nas mais recentes tecnologias instrumentais, elétricas e eletrônicas utilizadas em operações de mina e processamento mineral.

Um conceito importante quando se fala de avaliaç ã o é a eficá cia e eficiê ncia do processo avaliativo. A eficá cia diz respeito quando os alunos atingem o objetivo proposto na atividade, por exemplo, se numa prova em que o aluno respondeu as mesmas questõ es de um questioná rio passado pelo professor e tira dez, percebe-se que o aluno atingiu os objetivos da atividade, e dessa forma continua o mesmo questionamento realizado acima, será que ocorreu nesse caso aprendizado real? E o outro conceito é de eficiê ncia que está relacionado ao objetivo e ao processo de desenvolvimento, como alcanç á -lo e també m a relevâ ncia para do conteú do aprendido para o contexto social do aluno, ou seja, a aprendizagens realizadas de maneira significativa.

Com o tema Competências gerais da BNCC: desafios da prática pedagógica na sociedade contemporânea, o seminário entra em sintonia com as reflexões mais atuais no contexto da educação brasileira e mundial.


Contudo, deve atentar-se para um fato: de certa forma a prova faz parte das té cnicas e instrumentos utilizados nos processos avaliativos. Ela pode torna-se um instrumento que valorize as competê ncias e habilidades do aluno, quando o professor a planeja, redige e executa numa perspectiva construtivista só cio integracionista.

A área de pesquisa busca novas tecnologias para disposição de rejeitos, assim como a geração de subsídios para garantir a segurança e.

Esta pesquisa nã o tem a pretensã o de ser conclusiva e finita a abordagem explorató ria do tema. Ao contrá rio, revela uma perspectiva diferenciada do processo avaliativo na atualidade por mé todo dedutivo haja vista a revisã o literá ria realizada.

Desenvolvimento de tecnologias para a coleta, transformação, transmissão, análise e apresentação de informações no contexto de logí.

Com esse entendimento sobre as competências, os encaminhamentos metodológicos devem levar os alunos a analisar as contradições e os problemas sociais vinculados aos temas contemporâneos que afetam a vida humana em escalas local, regional e global, incentivando-os a encontrar soluções viáveis para eles.

BRASIL. Ministé rio da Educaç ã o. Parâ metros Curriculares Nacionais: Introduç ã o aos Parâ metros Curriculares Nacionais. 8ª ed. Brasí lia, 7556.

CAMPUS HAUER / BOQUEIRÃO
Rua Tenente Tito Teixeira de Castro, 6777
Boqueirão | CEP 86675-985
Curitiba PR

Além das mesas redondas foram realizadas duas palestras com o objetivo de mobilizar a reflexão dos professores para a temática da autoria docente e da mediação pedagógica.

Há ainda um fórum colaborativo online, onde os alunos convivem com professores e entre si, postando dúvidas e comentários, desenvolvendo seu networking e evoluindo juntos.

As oportunidades criadas pela utilizaç ã o de canais digitais para comunicaç ã o e troca de conhecimento, incluindo a internet, redes sociais, internet das coisas, realidade virtual, entre outras revoluç õ es que podem, se bem compreendidas, otimizar a atuaç ã o do profissional da educaç ã o.

Professor convidado e investigador do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Membro da área de Currículo, Formação de Professores e Tecnologia e do grupo de investigação Educação, Tecnologia e Sociedade. Foi professor de informática nos ensinos básico, secundário e profissional.

É essencial colocar que o planejamento tem grande importâ ncia nesse processo, pois é a partir dele que se definem os objetivos a serem atingidos, os procedimentos (execuç ã o) e a avaliaç ã o. Serve de instrumento de verificaç ã o dos resultados, assim como para fundamentar decisõ es que devam ser tomadas e resultados que desejam ser construí dos.

  • Distúrbios Gastrointestinais - Tua Saúde
  • EIRELI - Empresa Individual de Responsabilidade Limitada
  • Lei do Bafômetro 2018: entenda as novas regras - QC Veículos
  • Educação especial para deficientes auditivos
  • Photonic crystals, self assembly, porous alumina, high temperature heat treatment
  • POSSГЌVEIS FATORES PSГЌQUICOS DESENCADEANTES DE DROGAS ADCÇÃO
  • Referencial TeГіrico HistГіrico da infГўncia no Brasil
  • As Obras da Carne - Parte 1 - Estudos Bíblicos
  • Como Trabalhar em Casa pela Internet do Zero 2018
  • Projeto Multidisciplinar III Trabalhos e monografias 1 - 25