/ Portal educacao / Cursos livres / O perfil empreendedor dos alunos em administração da UFCG

Você tem perfil empreendedor? Descubra! | Eu Sou Empreendedor



Tudo bem que conhecer as tecnologias que podem ajudar seu negócio no presente é muito bom, mas será que assim você está preparado para as possíveis mudanças em um curto espaço de tempo? Não se esqueça: o empreendedorismo se alimenta de inovação e o mercado digital é famoso também graças a esse aspecto!

Perfil Empreendedor

Para conseguir entrar em toda porta aberta, o empreendedor pode meditar nas seguintes palavras-chave: preparação, planejamento, flexibilidade, foco e otimismo. Ah, não esquecendo que aprender com os erros é natural e o ideal.

Perfil empreendedor: saiba se você tem as características

Essas qualidades ajudam a vencer a competitividade dos tempos modernos. Pela experiência pode-se afirmar que a maioria das pessoas, se estimuladas, podem desenvolver habilidades empreendedoras. Ouve-se e fala-se que o empreendedor precisa ter visão. Visão pessoal. Uma visão que vem de dentro. A maioria das pessoas tem pouca noção da verdadeira visão, dos níveis de significado. Metas e objetivos não são visão. Ser visionário é imaginar cenários futuros, utilizando-se de imagens mentais. Ter visão é perceber possibilidades dentro do que parece ser impossível. É ser alguém que anda, caminha ou viaja para inspirar pensamentos inovadores.

Operfil do Empreendedor Brasileiro - Guia Empreendedor

Apesar da cara de mangá, do corte de cabelo e de sua cor ser RGB 759 767 679, Clico garante que é real, como qualquer outro empreendedor brasileiro. Do mundo da imaginação, em sua opinião, é quem consegue gerir a própria empresa sem conhecimento e ferramentas certas.

Descobrir o perfil empreendedor é um desafio. Não existe uma personalidade ideal. Mas há as características mais marcantes que quem sonha em montar o próprio negócio deve se atentar.

A lição que se aprende com isso é a de que todos os dias novas metas serão traçadas, o objetivo será reavaliado com mais frequência e, com isso, surgirão diversas novas oportunidades de fazer um trabalho de melhor qualidade.

Ter em mente as fraquezas e virtudes é, sem titubear, um aspecto importante para o perfil de quem deseja criar o próprio negócio. Alem disso, lembrar que é  possível melhorar é vital para um bom empreendedor.

O bom empreendedor não pensa apenas em lucro, na razão econômica em si. O pilar do novo perfil empreendedor deve sempre ser: como ser útil à sociedade com meu negócio? Como produzir mais com menos recurso? Como ganhar dinheiro com minha ideia?

Hoje, fala-se do “Capital Intelectual” que nada mais é do que: conhecimento, experiência, especialização. Ferramentas ou estratégias utilizadas para se ter sucesso e ser competitivo. A mão-de-obra passa a ser cabeça-de-obra. É o conhecimento e a capacidade gerando novas idéias. O foco está nas pessoas. Assim, o perfil do profissional de sucesso que lidera suas concepções e suas atitudes está em pessoas que conseguem harmonizar esforços individuais ou coletivos e que criam algo novo e criativo.

Por fim, o empreendedor digital deve estar ciente de que nem tudo é exatamente empolgante no universo web. Cuidar da parte burocrática da empresa, por exemplo, que pode parecer uma tarefa bem maçante, é um aspecto que, se negligenciado, pode levar o sonho do negócio próprio para a ruína.

Essa é mais uma característica que pode ser desenvolvida aos poucos, dia a após dia. Caso seja necessário, procure um coaching específico para melhorar sua capacidade de comunicação! E não se esqueça que a comunicação é uma via de mão dupla. Portanto, também é preciso ouvir o que terceiros têm a falar, seja para dar sugestões ou fazer críticas.

c) o Técnico , que é o executor, adora consertar coisas, vive no presente, fica satisfeito no controle do fluxo de trabalho e é um individualista determinado.

Já que começamos a falar sobre tentativa e erro, vamos aproveitar a deixa para abordar um outro importante aspecto do perfil do empreendedor: a resiliência. Para ser bem-sucedido no meio digital, o empreendedor precisa ser capaz de enfrentar adversidades e lidar com contratempos sem desanimar.

P ara Meredith, Nelson e Nech (apud UFSC /LED 7555 p. 56) “ Empreendedores são pessoas que têm a habilidade de ver e avaliar oportunidades de negócios prover recursos necessários para pô-los em vantagens e iniciar ação apropriada para assegurar o sucesso. São orientadas para a ação, altamente motivados assumem riscos para atingirem seus objetivos”.

Um dos tópicos anteriores trouxe à tona a liderança, característica que exige uma boa capacidade de comunicação com os liderados. Mas, na prática, a interação interpessoal deve estar presente na vida do empreendedor além do escritório. É preciso manter canais de diálogo abertos com fornecedores, ter jogo de cintura para encontrar e convencer investidores e ser capaz de interagir de maneira produtiva com a clientela.

A seguir, vamos mostrar qual deve ser o perfil do empreendedor digital, indicando as características necessárias para a atuação bem-sucedida em um negócio virtual próprio . E não se preocupe, porque você não precisa nascer com um dom! Que tal descobrir como é possível trabalhar para aprimorar sua atuação empreendedora? Confira como a seguir!

Estar antenado com as inovações tecnológicas é sim uma característica essencial para o perfil do empreendedor. Contudo, também é preciso encarar os demais aspectos do seu negócio com os olhos voltados para novas tendências!

Criar valor para o cliente ou seja, assegurar a sequência de compras e relação com o consumidor e assumir riscos são dois dos cuidados importantes para o líder de hoje. Outra dica é: aproveite as oportunidades de crescimento, seja pessoal ou profissional.

Dessa forma, um pai engenheiro desperta no filho o ideal de seguir a mesma carreira, militares, pilotos, esportistas, até pessoas que raramente vão vislumbrar ou ter interesse numa carreira de empreendedor exercem sua influência na formação das pessoas. É de se considerar, porém, que a avaliação mais objetiva do preparo para empreender é a percepção que a pessoa tem de si própria, refletindo na sua autoconfiança. Com o potencial empreendedor também isso acontece. O que se aprende na escola, nas pesquisas, nas observações, vai se acumulando. O preparar-se para ser empreendedor, portanto, inicia-se com o domínio que se tem sobre tarefas que se fazem necessárias, o próprio desenvolvimento da capacidade de gerenciamento. O que falta, na verdade, é motivação para uma tomada de decisão para se tornar um empreendedor.

O atual panorama do empreendedorismo brasileiro é composto por sujeitos com características bastante distintas quanto ao seu jeito de lidar com os negócios e as suas percepções.

A decisão é de cada um. Interagir, refletir, deixar a cada um o momento de uma descoberta e desenvolvendo habilidades específicas para o sucesso da sua escolha é de responsabilidade única e exclusiva. As características comuns que se encontram no empreendedor que fez uma escolha, tanto nas universidades como na sociedade, são difíceis para listar com precisão, porém diferentes autores chegaram a algumas conclusões. Elas dizem respeito às necessidades, conhecimento, habilidades e valores.

g) capacidade de organização e direção.
Traçar metas, atualizar conhecimentos ser inteligente, do ponto de vista emocional, conhecer teorias de administração, de qualidade e gestão, são mudanças decorrentes da globalização e da revolução da informação. O empreendedor deve focalizar o aprendizado nos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, e com isso, ser capaz de tomar a decisão certa frente à concorrência existente. Novas habilidades vêm sendo exigidas dos profissionais para poderem enfrentar a globalização com responsabilidade, competência e autonomia.

O mundo está evoluindo e isso é um fato inegável. O empreendedor que explora novas tecnologias e anda junto à evolução está muito mais preparado para as mudanças do mercado que melhorarão o processo de produção de sua empresa. Não importa a área de atuação, a tecnologia beneficiará seu negócio.

Sobre esse último aspecto, lembre-se de sempre pesquisar por plataformas que garantam a estabilidade do seu e-commerce, que sejam de uso intuitivo para clientes e vendedores, que sejam seguras no fechamento de transações comerciais e, ainda, que tenham um design atraente e funcional.

É simplesmente impossível falar em empreendedorismo digital sem pensar nas tecnologias que fazem esse meio funcionar e se diferenciar do mercado tradicional. Seja no varejo ou na prestação de serviços, é preciso estar atento às soluções para a divulgação da sua marca, onde entram o marketing digital e o uso de redes sociais, por exemplo. A gestão interna do negócio também merece destaque e, para isso, aposte nos softwares de gestão empresarial e de melhoria no relacionamento com clientes, bem como na própria montagem da loja virtual.

Mas atenção: isso não significa ser teimoso e insistir em ações ou estratégias equivocadas, ok? Na verdade, significa usar as dificuldades para gerar oportunidades de crescimento e aprendizagem. Está aí a crise financeira para você já começar se superando! Para isso, é preciso equilibrar a dose certa de convicções, a fim de continuar investindo naquilo que acredita, com a maleabilidade necessária para enxergar a hora certa de mudar.

Para isso, mantenha sua mente aberta para absorver novos conhecimentos, sejam eles ligados diretamente a seu ramo de atuação ou a áreas complementares diversas. Em seguida, corra atrás do risco calculado, usando uma pequena parte do seu capital e do seu tempo para desenvolver e testar soluções novas. Mesmo que elas não funcionem ou não sejam lucrativas de primeira, são essas tentativas que o ajudarão a inovar na próxima oportunidade!

A identidade de uma pessoa é seu cartão de visita. Dessa forma, o autoconhecimento é primordial para se descobrir como um empreendedor.  Neste momento, além de se conhecer, saber o que faz bem e o que mais gosta de fazer, a autoavaliação também é um aspecto importante deste processo.

Agora que você já é capaz de desenvolver seu perfil empreendedor, que tal se preparar melhor para ter o próprio negócio? Veja nossas 5 dicas para entrar no mercado on-line !

Ampliar a visão estratégica do mercado significa estar atento a novas metodologias e práticas de gestão financeira e contábil, não negligenciar as mudanças na legislação fiscal e acompanhar de perto as mudanças nos hábitos de consumo dos clientes. É com esse olhar que você conseguirá encontrar os melhores caminhos para a sustentabilidade e o crescimento do seu negócio.

A maioria dos problemas em uma empresa surge do nada, ninguém sabe de onde saiu, ele está lá e é preciso que alguém resolva. No caso de grandes organizações, há setores de resolução de conflitos, mas na pequena empresa o responsável será você: o dono. Por isso, esta particularidade é importante no perfil do empreendedor. Saber resolver os problemas de forma rápida e efetiva é importante para o empreendedor de sucesso.

Mesmo que hoje haja inovação em sua empresa, amanhã será  necessário haver novamente. Porque o processo de inovação é constante. É  um ciclo que precisa ser movimentado para que dê certo a longo prazo.

Portanto, procure se educar sobre os aspectos legais e fiscais que impactam no seu negócio virtual, invista na gestão financeira equilibrada e nunca deixe de fazer o planejamento orçamentário e estratégico do seu e-commerce baseado em dados reais.

a) o Empreendedor , que transforma a situação mais trivial em uma oportunidade excepcional, é visionário, sonhador o fogo que alimenta o futuro vive no futuro, nunca no passado e raramente no presente nos negócios é o inovador, o grande estrategista, o criador de novos métodos para penetrar nos novos mercados

Oops! Your browser is ancient! :( - Upgrade to a different browser or install Google Chrome Frame to experience this site.

Uma pesquisa realizada este ano pela Endeavor Brasil, com o apoio da Ibope Inteligência, detectou as peculiaridades, ambições e dificuldades dos micro, pequenos e médios empreendedores do Brasil. Foram cerca de 8 mil entrevistados nos mais diversos estágios do empreendedorismo: a amostragem vai desde jovens que não pretendem abrir um negócio próprio até aqueles com experiência de mercado e proprietários de empresas. Confira abaixo alguns dados da pesquisa, com o infográfico da Exame.

Procurando cada vez mais a eficácia, surgiram os grandes pensadores aliados aos interesses dos empresários. Cenários com novas estratégias. Falase em marketing e relações humanas. As idéias de Taylor imperam, porém o consumidor se faz ouvir, surgindo a segmentação do mercado de Sloan: a diversidade, modelos específicos para usuários diferentes. Ela foi colocada em cheque com o mundo da informática, com a nova visão de mundo. Ouviu-se, então, Peter Drucker, considerado o pai da gestão. Colocou-se de lado o mecanicismo e surgiu a preocupação com o indivíduo. Descobriu-se que, para o bom desempenho, auto-estima é vital. Com as tecnologias de informação, o homem passa a ser o centro das atenções.

Decisões tomadas no cotidiano são inúmeras. Os processos de decisão nem sempre são simples, objetivos e eficientes como deveriam ser pois, se a intuição está de um lado a análise racional está do outro.


O Guia Empreendedor é o canal de conteúdo do , onde você encontra tudo aquilo que sempre quis saber sobre como se dar bem com a gestão da sua empresa. São dicas, artigos, e-books e muito mais, além de um espaço para você tirar todas as suas dúvidas sobre o grande desafio que é empreender no Brasil. Queremos te ajudar nessa jornada. Conte com a gente.

A essa altura, você já está a par das novidades tecnológicas disponíveis que impactam no seu negócio e atento às tendências do mercado. Mas você não teria um perfil empreendedor caso se contentasse apenas em seguir as modas do momento, não sendo capaz de criar suas próprias soluções inovadoras! Saiba desde já que, ao contrário do que muita gente pensa, a criatividade não é um dom de privilegiados. É, na verdade, uma característica que pode ser desenvolvida e aprimorada todos os dias!

  • Celulite: sintomas, tratamentos e causas | Minha Vida
  • GERГЉNCIA DE PROJETOS NA ENGENHARIA DE SOFTWARE EM RELAÇÃO ГЂS PRГЃTICAS DO PMBOK
  • A importГўncia da ingestГЈo de carboidratos no PrГ©- Treino
  • Novas Tecnologias no Ensino da Matemática - UFF - CEAD
  • Abordagens tecnolГіgicas utilizadas no des de apps mГіveis
  • Aenfermagem gerontológica: os desafios na prática do
  • Como se formalizar | Secretaria Municipal de
  • Inelegibilidade reflexa para casais homoafetivos
  • Cuidados de enfermagem a pacientes com intoxicações exógenas
  • Sincavidro | Sindicato de Vidro Plano do Rio de Janeiro