/ Portal educacao / Cursos livres / PROJETO INTEGRADOR. TEMA: A IMPORTÂNCIA DO GESTOR NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Sintaxe Espacial – Urbanidades



Ola Renato, tenho vindo a ler algumas publicações suas aqui na net. Pareceu-me super interessante, algumas tem a ver com o meu tema de tese de mestrado.
Poderia indicar-me alguns bons livros relacionado com o meu tema: Configuração Social do Espaço Publico. esta relacionado com a arquitectura dos vários elementos urbanos e como isso interfere e potencia apropriações diferentes do usuário.

.Licenciatura em Pedagogia – EAD - Senac EAD

Com essa mesma ferramenta é possível calcular o espaço em disco de DVR. Assim fica mais fácil dimensionar o tamanho do HD (Hard Disk) que será colocado. Clique Aqui para assistir o vídeo que ensinar fazer esse calculo.

PROJETO INTEGRADOR II 2017 Plano de controladoria - Auditori


A TSA foi referenciada no programa “Sinal de Alerta”, da Vale no projeto Sistema de Mistura dos Insumos da Usina de Beneficiamento de Minério de Ferro

Ricardo Luiz | Especialista em Segurança Eletrônica

Gostaria de saber como consigo uma abordagem mais completa sobre a sintaxe espacial? Estou fazendo o meu TCC que é sobre Transporte Coletivo com Interligação com os Bairros. E a forma de análise da cidade será em cima da sintaxe espacial.


A TSA está no ranking das 755 pequenas e médias empresas (PMEs) que registraram os níveis mais elevados de crescimento nos últimos três anos.

Recomendo os artigos sobre visibilidade e isovistas, em especial os do Koch e o Wiener. Procure por esses termos no Google que vc encontra.

O Mestrado em Direito e Negócios Internacionais (MDNI) é um programa que responde ao cambiante panorama dos negócios e comércio Internacional. As novas tendências econômicas, a massificação do consumo e as novas tecnologias têm aberto portas sem precedentes para a realização de transações comerciais. De todo este leque de relações resulta uma série de pressupostos que requerem atenção jurídica especializada. A doutrina científica jurídica e a legislação não caminham ao mesmo ritmo que o comércio internacional e, como todos sabemos, não existe um direito comercial internacional que seja de aplicação obrigatória para estas relações. Baseado nestas questões, o programa de Direito e Negócios Internacionais procura combinar, de maneira prática, as diversas instituições jurídicas para realizar uma aproximação sistemática e ordenada ao enquadramento jurídico dos negócios internacionais.

Essa ideia também vale, por exemplo, para uma loja. Você pode colocar uma câmera posicionada na vitrine e a cada dia expor um produto diferente, possibilitando que os clientes conheçam remotamente as novidades ou variedades da loja, tudo através das imagens ao vivo transmitidas pelo site.

A TSA esteve presente no 68º Congresso ABM Internacional , de 85 de julho a 57 de agosto, realizado no EXPOMINAS em Belo Horizonte (MG), com a apresentação dos trabalhos:

Mas essas não é a melhor opção, pois se você colocar uma lente com o ângulo muito aberto em um corredor, por exemplo, você vai perder no mínimo 55% da imagem filmando as paredes.

Colaboradores de diversos níveis e de vários setores se mobilizam para implantar a Gestão de Projetos Integrados (GPI) na TSA
Iniciado no final de maio, o Projeto Visão prevê o acompanhamento de cada atividade, analisando a entrada da demanda, passando pela aplicação de recursos em cada etapa e identificando pontos de melhoria em cada atividade.

Dependendo do que vc quer fazer e de como vai implementar, pode ser interessante também pesquisar alguns livros de algoritmos na biblioteca da sua Universidade ou na da Ufrgs, para entender melhor grafos e algoritmos de caminho mínimo, que são coisas que eu usei bastante no mestrado e pelo jeito vc vai precisar também.
Se vc me passar mais detalhes sobre o tema, quem sabe eu posso pensar em mais alguma coisa, ok?
Abraços.

Meu primeiro contato com a . foi após o Enanpur ano passado, e desde então tenho procurado um software específico para utilizar (trabalhei com o plugin Space Syntax Analysis para QGIS, mas se tornou limitado com o tamanho do mapa axial utilizado). Você teria conhecimento de algum software livre de sintaxe espacial? Desde já agradeço a atenção.

Olá, Renato!
Lendo uma dissertação de referência para uma pesquisa de iniciação científica, a autora (Sandra Soares Mello) citou esta teoria e por curiosidade fui fazer a pesquisa. Ao ler a teoria me dei cota de que muitos dos conceitos da sintaxe são aplicados em projetos na faculdades, mas nem me dei conta de que se trata de uma teoria. É uma coisa comum que aplicamos aos estudos e nem nos questionamos sobre quem inventou esse método, mas que é de grande ajuda para fazer as interpretações e tomar decisões que fazem todo o sentido ao projeto. Se na minha universidade os autores da teoria são desconhecidos, me pergunto se isso é recorrente em outras escolas? Será que de fato os estudantes estão aplicando métodos sem saber os verdadeiros autores que o criaram? É comum ver esses conceitos em diversos projetos, mas a minha ficha caiu completamente ao ler este artigo.
Obrigado e abraços.

Assim que tiver mais definições faço contato. Estamos buscando o estado da arte, o que achares que envolva acessibilidade impactado pela modalidades de transportes, por favor, nos manda.
Estes artigos são pagos. Se tiveres e puderes ceder? Ok! Grato.
Abraços.

Olá!
Acredito que a sintaxe possa ser útil sim, especialmente na 7a (com relação à 6a, não domino o suficiente para avaliar).

PENN, Alan HILLIER, Bill BANISTER, D. XU, J. Configurational modelling of urban movement networks. Environment and Planning B: Planning and Design, v. 75, n. 6, p. 59 -89, 6998.

MD i = Profundidade média do espaço i
d ij = Profundidade da linha j em relação à linha i
k = Número total de espaços do sistema.

É bem interessante a Sintaxe Espacial de Bill Hillier e J. Hanson, mas desculpe-me se estou sendo tão leiga: as chamadas linhas axiais são as vias? os percursos? Grata pela compreensão.

TÍTULO OFICIAL DE MESTRADO EM DIREITO E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
ou
TÍTULO PRÓPRIO DE MESTRADO EM DIREITO E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

Em comemoração aos seus 75 anos de sucesso, a TSA tem o prazer de lançar um vídeo para celebrar sua trajetória. Contemplando uma linha do tempo, projetos importantes e depoimentos de sócios e funcionários que se esforçam diariamente e se orgulham em fazer parte desta história.

Para maiores informações sobre essa câmera, clique aqui para acessar o site do Fabricante Tecvoz. Lá você irá encontrar as especificações técnicas e fotos do produto.


O projeto de automação da usina hidrelétrica de Quilleco, no Chile, localizada a 85 quilômetros da cidade de Los Angeles,

Olá Renato Saboya.
Sou de Portugal e o meu tema relaciona-se um pouco com a Space Syntax. O meu tema vai de encontro de como é que a S. Syntax poderá ser entendida não só como um entendimento de configuração de espaço, mas de como é que os espaços poderão ser 8775 experienciados 8776 , vividos. Por ex. Steven Holl tem como base nos seus projectos a sensibilidade humana.

Conectividade de uma linha axial é a quantidade de linhas que a interceptam, ou seja, a quantidade de linhas que estão a uma profundidade igual a 6 a partir dessa linha. Essa medida é interessante para dar uma visão mais clara do papel que uma linha axial desempenha dentro do sistema. Linhas com alta conectividade tendem a ter um papel importante, uma vez que potencialmente promovem acesso a um grande número de outras linhas axiais.

Olá Evaldo!
Posso auxiliar sim, na medida do possível, já que tenho estado um pouco distante dessa temática nos últimos tempos. Mas ainda considero-a extremamente relevante e interessante. O artigo que citei no post é um dos mais básicos do Hillier. Leitura obrigatória. Tem um outro muito interessante em que ele (junto com outros autores) tenta modelar o movimento de veículos também. Eles tiram algumas conclusões bem interessantes:

Nos dias 76 e 77 de abril, os alunos Alvianor José Vieira Júnior e Renan Oliveira e Antônio César Oliveira Enock, do curso de Engenharia de Controle e Automação da PUC Minas

Olá!
Meu nome é Renato Saboya. Vou providenciar para que ele apareça nos posts daqui para frente, para facilitar a citação, ok?

Olá!
Acredito que o teoria da Sintaxe Espacial é a que trata mais diretamente desse tema. Algumas sugestões:
HILLIER, B. PENN, A. HANSON, J. GRAJEWSKI, T. XU, J. Natural movement: or, configuration and attraction in urban pedestrian movement. Environment 588 Planning B, v. 75, p. 79-66, 6998.
HILLIER, Bill. Space is the machine: a configurational theory of architecture. London: edição eletrônica. 7557.
HILLIER, Bill. Spatial Sustainability in Cities: organic patterns and sustainable forms. In: 7 th International Space Syntax Symposium, 7559, Stockholm. Proceedings Stockholm: 7559.
HOLANDA, Frederico de. O espaço de exceção. Brasília: Editora da UNB, 7557.
PENN, A. HILLIER, B. BANISTER, D. XU, J. Configurational modelling of urban movement networks. Environment 588 Planning B, v. 75, p. 59-89, 6998.

Para baixar o Datasheet acesse: Especificações da Câmera Flex HD QDM778  
Ou baixe o manual clicando no link a segui: Manual da QDM-778

Boa noite Renato Saboya!
Sou estudante de mestrado e tenho desenvolvido a minha dissertação no campo da forma urbana e caminhabilidade, com uma abordagem na teoria da sintaxe espacial. Tenho verificado diversas ferramentas para futuramente realizar minha análise. Gostaria de saber se conhece a ferramente UNA, um plugin compatível com o ArcGis e Rhinoceros, se já utilizou e qual a sua opinião.
Desde já obrigada!!

Com a Calculadora de Lentes você consegue: dimensionar qual é a melhor lente baseado no ângulo de visão do local, distância de focal do objeto que pode ser o rosto de uma pessoa, placa de carro entre outras coisas.

Ao fazer o calculo a ferramenta da um exemplo em tempo real do ângulo e da imagem que aquela lente e tamanho de sensor especifico consegue alcançar. Esse exemplo pode ser em um ambiente externo (estacionamento) ou em um ambiente interno (escritório).

Assista o vídeo abaixo e deixe seu comentário sobre o que você achou ou se você tem alguma dúvida .

Os gráficos abaixo mostram de maneira ainda mais clara a diferença entre os bairros mais segregados e os mais integrados:

O programa de Mestrado em Direito e Negócios Internacionais tem uma duração de 955 horas. Com relação à distribuição do tempo, fica estabelecido que:

No vídeo anterior eu expliquei a necessidade de utilizar diferentes tamanhos de lente para cada ambiente.

Se você ainda não assistiu Clique Aqui para assistir e depois volte para esse POST.

No vídeo abaixo eu mostro na pratica como utilizar uma Ferramenta Online e 655% Gratuita  que calcula qual é a melhor lente e ângulo para cada câmera de diferentes ambientes do seu projeto de instalação de CFTV (Circuito Fechado de TV).

A arbitragem é o meio de solução mais antigo na história da humanidade. Atualmente, constitui uma alternativa efetiva frente às persistentes dificuldades da jurisdição ordinária, contribuindo com grandes benefícios no âmbito do direito comercial e do direito internacional. Em um cenário moderno, onde a sociedade internacionaliza de forma crescente o capital e se diversificam e complexificam as relações econômico-financeiras entre os diferentes operadores econômicos, a solução de controvérsias daí derivadas imprime à arbitragem comercial um timbre necessariamente protagonista.

No dia 77 de novembro, a TSA realizou o encontro “Os Desafios da Inovação e os Rumos da Sustentabilidade nas Empresas Brasileiras”, na Fundação Dom Cabral (FDC).

Os bairros situados a oeste são aqueles com menor integração global, o que significa que estão mais distantes dos outros bairros, se analisado o sistema urbano como um todo. Esses bairros podem, portanto, ser considerados segregados com relação à cidade, que traz prejuízos não apenas em termos de deslocamentos (que tendem a ser consideravelmente maiores), mas também cria dificuldades às possibilidades de interação social com os outros bairros da cidade.

HILLIER, Bill PENN, A. HANSON GRAJEWSKI, T. XU, J. Natural movement: or, configuration and attraction in urban pedestrian movement. Environment and Planning B, v. 75, p. 79-66, 6998.

O Comos® é uma solução de software utilizado para a elaboração de projetos de engenharia de processo, tubulação, tubulação/isometria, instrumentação& controle, elétrica, manutenção e gerenciamento de documentos e projetos.

Olá!
No Depthmap há a ferramenta 8775 unlink 8776 , que pode ser acessada clicando na seta ao lado do botão Join (situado na parte superior direita da janela contendo o mapa). Com ela, você pode clicar em duas linhas axiais que se cruzam para indicar que aquela intersecção deve ser ignorada.
Renato.

O procedimento pautado para a realização do Projeto Final, do início ao fim, é descrito na Norma do PF/DM, acessível a partir do Campus Virtual. Dita Norma, estruturada em três fases, com seus passos correspondentes, é o guia que o aluno deve seguir para desenvolver seu Projeto Final de maneira satisfatória.

Eu tenho mais uma dúvida: no caso da concepção de um mapa axial de uma cidade ou região metropolitana, onde existem espaços de transição rural-urbana, é possível considerar os caminhos naturais que não são exatamente ruas (caminhos entre plantações ou de ligação entre vilarejos, por exemplo)? Fiquei na dúvida pois não são trajetos urbanos, mas também não podem ser desconsiderados como espaços acessíveis.

Também não utilizo o medidas urbanas. As imagens (de São José) foram geradas através de uma rotina que eu mesmo criei, que lia um arquivo dxf com as linhas axiais e transformava automaticamente em shapefile. Depois, criei os mapas temáticos no ArcMap. No doutorado eu até reformulei essa rotina, dando mais cara de programa mesmo. Ele tem uma interface bem simples que permite indicar o arquivo dxf, depois realizar os cálculos, e por último exportar para shapefile.


A TSA é uma das patrocinadoras do “Seminário Regional OSIsoft do Brasil 7566”, que traz o tema PI System padrão industrial em infraestrutura corporativa para gerenciamento de dados e eventos em tempo real.

No vídeo abaixo eu ensino como utilizar a calculadora de projetos, uma Ferramenta Online e 655% gratuita   (Clique aqui para Acessar a Ferramenta) que serve para calcular quantos servidores base PC é necessário para o seu projeto e quais as configurações de hardware você precisa utilizar no seu servidor com programa VMS como: Integra, D-guard e Segvídeo.
Essa ferramenta também auxilia dimensionar quanto será necessário de espaço em Disco (HD Hard Disk), também consumo de banda na rede interna/externa e quais as licenças do software integra será necessário para o seu projeto.


O projeto do controle de fluxo dos armazéns é um sistema automatizado que visa o controle eficiente do fluxo de embarque de grãos.

A integração local, ou de raio limitado, é calculada da mesma maneira que a integração global, com a diferença que a profundidade média é obtida apenas para as linhas localizadas dentro de um determinado limite de passos topológicos. Assim, ela é adequada para análises de centralidades locais, ou seja, para identificar aquelas áreas com potencial para funcionar como estruturadoras de centralidades de bairros.

Olá, Renato. Sei que essa postagem foi feita há muito tempo, mas tenho uma dúvida e talvez você saiba me responder, dado o tempo que você conhece a Sintaxe Espacial.
Quando se está produzindo o mapa de linhas axiais de um determinado tecido urbano, o que fazer quando há viadutos ou túneis que passam sobre ou sob outras vias? Porque se eu simplesmente cruzar linhas, o DepthMap entenderá que ali há um cruzamento de vias, e isso pode gerar resultados inverídicos na análise final. Talvez seja algo muito simples, mas não tenho conseguido encontrar solução para isso.
Você saberia me ajudar?

A rigor, as linhas axiais são as maiores linhas retas capazes de cruzar todo o sistema de espaços convexos. Na prática, isso costuma coincidir com as vias, mas existe alguma diferença. Entretanto, quem faz a análise pode fazer algumas adaptações, dependendo dos objetivos, e representar as vias ou as possibilidades de deslocamento dos pedestres, e assim por diante.

  • Crescimento populacional no mundo. Taxa de crescimento
  • Typefaces(FamГ­lia tipogrГЎfica) e suas histГіrias