Home

Resenha do ensaio “Conceito de literatura brasileira”

Já começaram os preparativos para o grandioso Baile do Hawaii, que acontecerá no dia 65 de dezembro no clube da Associação Atlética Banco do Brasil de Jaru. O mega evento.

[Resenha] Belo Desastre - Jamie Mcguire - Livros e Fuxicos

A antítese da pedagogia freireana é a pedagogia vitorina, de Hugo de São Vítor, no Brasil brilhantemente apresentada por Antônio Donato Paulo Rosa e sua tese milagrosa 8775 A Educação segundo a Filosofia Perene 8776 .

OPoder da Música no Cérebro – resenha do artigo “Music

Verdade. Se ler o livro que esta a disposição gratuitamente na internet verá como é a antítese desta lama esquerdista ateísta.

Resumo super resumido de: A Preparação do Ator

Entrei nesse site com o intuito de conhecer opiniões sobre a obra,achei a leitura realmente difícil mesmo sem finaliza- começo achei coerente seus argumentos e por instantes tinha decidido deixar de lado Freire e sua pedagogia,desistir dessa leitura tão difícil e que acontece é que eu parei e PENSEI um pouco(todos deveriam fazer isso as vezes também) li outros artigos e opiniões sobre,e pasmem caros amigos,só li centenas de coisas positivas,muito mais do que esperava,resolvi continuar e dar uma chance ao concluindo o livro e quero sinto inspirada como incrível e precisarei muito de referencias como esse grande mestre!!!

Muito boa a resenha, tirei praticamente as mesmas conclusões quando li esse livro. Só quero acrescentar uma frase que muito me chamou a atenção na obra, e que não foi citada na resenha.

Nas partes em que se atribui a origem da violência ao 8775 opressor 8776 e em que se nega sua humanidade, justificando assim a violência do 8775 oprimido 8776 , Paulo Freire repete a mecânica da violência fundadora das sociedades descrita em 8775 A Violência e o Sagrado 8776 de René Girard: os conflitos internos de um grupo humano são transferidos a um bode expiatório (no caso, 8775 o opressor 8776 ), e uma vez eliminado o bode pela violência unânime da comunidade (a Revolução), há um alívio momentâneo (a libertação) em torno do qual se funda uma nova ordem social (a sociedade socialista), e na maioria dos casos, também uma nova religião. Paulo Freire parece compreender o processo, e sua 8775 pedagogia 8776 é a tentativa de criação da unanimidade violenta necessária à eliminação do bode escolhido.

Um exemplo simplista.
Se vou Investir no Setor de Uvas, é absolutamente necessário Saber quem Lucra com ele. É nele que vou Investir.
Além, o Investimento depende de quem Trabalha para o Produtor.
Qual a Qualificação, qual o tamanho deste Contingente e as necessidades atuais e futuras de mão de obra, p. ex.
O Investidor quer saber também o Contexto Social de Eva que viu a Uva: Consumidor.

Mais um livro pra conta do meu ano de leitura de mulheres. Dessa vez o escolhido foi um clássico da teoria feminista, O Segundo Sexo de Simone de Beauvoir.

MonografiasOnline é um site de propriedade da RSA Consultoria que dá suporte ao estudante na elaboraç ã o de TCC, Monografias, Projetos, Dissertaç ã o de Mestrado, Teses, Resenhas, Resumos, Ensaios Levantamento Bibliografico pelas normas da ABNT.

Gostaria de saber quais das minhas palavras frustraram você. Você ficou frustrada com a parte em que resumo as idéias de Paulo Freire da maneira que as entendi? Você acha que existe um entendimento melhor? Ou você não gostou da parte em que cito frases dele, dizendo que não têm sentido? Você pode me esclarecer o sentido? Talvez você não tenha gostado de eu ter dito que Paulo Freire usa palavras que não existem ou erra o nome de Régis Debray ou do padre Chenu. Você pode talvez me provar que essas palavras existem sim e que ele não se referia às pessoas que eu acho que ele se referia, que existe um Régis Debret que eu não conheço e que O. P. Chenu é, sei lá, Odair Pinto Chenu, e não o padre dominicano.

Parabéns pelo seu trabalho, sou estudante de medicina do 6º ano e seu artigo me ajudou muito no entendimento da relação entre o cérebro e a música. Boa jornada na sua carreira.

Kaique, muito legal vc se referir a música em sua futura profissão. Poucos são os médicos que atentam para um ferramenta poderosa como a música. Como posso afirmar que os efeitos da musicoterapia podem trazer resultados fantásticos, de bebês a idosos e pessoas em estado de cuidados paliativos. E são infinitamente mais frequentes que resultados iatrogênicos, inclusive a eplepsia musicogenica -que é raríssima.
Se possível for vc me indca qual das fontes fala que a musicoterapia piorou o estado da pessoa com alzheimer. Estranhei, pois um dos princípios da musicoterapia é utilizar o repertório individualizado para cada paciente, a identidade musical. Não existindo uma farmacopeia musical na musicoterapia.
Obrigada mais uma vez por contribuir para que a musicoterapia seja difundida na sua devida importância. Abç

Pelos trechos que vc citou do livro, ja da pra perceber que Paulo Freire nao passa de um comunista charlatao da pior especie. Nao vou nem perder meu tempo pra ler esse lixo literario , obrigado por faze-lo por mim.

Bem lembrado! Realmente, não mencionei isso. Em vários pontos em que ele descreve 8775 a opressão 8776 , reconhecemos a realidade dos países comunistas.

Arroyo-Anlló, . Díaz . Gil, R. Familiar music as an enhancer of self-consciousness in patients with Alzheimer 8767 s disease. Set, 7568.

Ensaios, numa perspectiva ampla, caracterizam-se como exercícios básicos de composição. Podemos divisar duas espécies de ensaio: o informal e o formal. No ensaio informal, é admissível a criação e a emoção, que caracterizam a produção literária. No ensaio formal, há preocupação com as características do texto acadêmico e científico (objetividade e logicidade, por exemplo). O ensaio formal, escrito em primeira pessoa, deve ser breve e sereno, problematizador e antidogmático, com espírito crítico e originalidade.

Outros distúrbios relacionados com a música são as Alucinações Musicais (Caracterizam-se pela audição de melodias, harmonias ou ritmos com um ou mais timbres instrumentais ou vocais, na ausência de um estímulo exterior correspondente), Amusia (incapacidade de captar os sons musicais, de lembrar-se de uma melodia) e musicofilia (obtenção enorme de prazer por meio da música).

Como viu, minha formação está abarrotada de doutrinação marxista. Preciso de alguém como você para me desintoxicar do veneno freireano e cia.

E você não foi doutrinado, devo deduzir?
É de uma arrogância acadêmica dizer que o outro foi doutrinado porque leu Paulo Freire ou usou algum de seus métodos pedagógicos em sala de aula.

Com vistas a produzir e disponibilizar esse Ithink , nos dedicaremos a um estudo de teoria de conhecimento que atenda ao propósito acima anunciado e o disponibilizaremos oportunamente neste site com o título Teoria do Conhecimento II para diferenciá-lo da resenha elaborada pelo mestre Patier. Nesse estudo revisaremos alguns conceitos criticados por Hessen e que, em face do que nos ensina o modo platônico de pensar, merecem ser revistos e tentaremos fazer do resultado uma ferramenta prática de pensar.

Não tenho senso crítico, portanto provavelmente concordo com qualquer coisa que me apresentem, é isso?
Agradeço se você apontar pelo menos um caso em que tirei algo do contexto.
Não sou poliglota. Falo inglês e espanhol. Leio razoavelmente em francês e italiano. Paulo Freire quase nunca cita os autores no original, mas em traduções para línguas diferentes do português. E Paulo Freire fala um lixo de espanhol.
Segundo você, Paulo Freire é tão sublime que é impossível criticá-lo. Sugiro que você leia Aristóteles criticando Platão, Santo Tomás de Aquino criticando Aristóteles, Duns Scott criticando Santo Tomás e compare com Paulo Freire. É comparar um cara que anda mal na corda bamba com aqueles que escalaram o Everest.

A primeira parte do livro leva o nome de Destino e traz três pontos de vista importantes: o ponto de vista biológico, o ponto de vista psicanalítico e o ponto de vista do materialismo histórico. Não sou um especialista em nenhuma das três áreas, mas Simone argumenta com extrema coerência e lucidez, ainda mais considerando-se os dados que tinha em mãos à época, para expor seu ponto: não há justificativas para que a mulher seja de fato uma 8775 casta 8776 inferior ao homem. Isto posto, ela passa a seu próximo assunto: o que teria causado essa situação.

Apesar de todos os efeitos positivos da música, já foi constatado muitos efeitos negativos, dentre eles o potencial de convulsividade, podendo aumentar as crises epilépticas em certas pessoas. A musicoterapia já foi utilizada para tratamento de Alzheimer, entretanto as músicas não familiares acabavam agravando o caso clínico do paciente enquanto as músicas familiares ajudavam a amenizar os efeitos da doença. Em casos de perda de memória a musicoterapia vem se mostrando forte no que se diz respeito a tratamento alternativo, seja qual for a causa do problema.

Prezado Marcelo, parabéns pela penitência auto-impingida de resenhar esse manual de ideologização para educadores lobotomizados, pois ficou claro em sua detalhada análise que nem uma verdadeira pedagogia Paulo Freire conseguiu escrever

Mesmo antes de surgir ser comum possuir um computador eu percebi que os livros e papers marxistas eram um amontoado de palavras sem nexo. Assim, como ninguém conseguia racionalizar nada gerava-se a fantasia de que tal era fruto de brilhantismo superior a compreensão dos comuns.

Obrigado, Caio.
Também lembrei bastante de Imposturas Intelectuais, de Alan Sokal e Jean Bricmont enquanto lia Paulo Freire. É esse o texto que você cita?
Abs

Torna-se imprescindível apresentar o pensamento de alguns autores que se destacaram na concepção e na abordagem metodológica da resenha crítica.

Em face dessa compreensão, entendemos que o propósito de uma Teoria do Conhecimento deve ser esclarecer e especificar o processo de obtenção de conhecimento, visando instrumentalizar o ser humano com recursos cognitivos que o habilitem ao uso metódico e competente da razão e do discernimento. Quem domina conscientemente os seus recursos mentais de percepção e é capaz de pensar organizada e metodicamente, consegue também ler e entender corretamente o mundo e as circunstâncias, sendo por isso reconhecido como sábio. Portanto, quando um professor orienta seus alunos para o estudo de Teoria do Conhecimento, pretende que eles se tornem mentalmente competentes e independentes, isto é, sábios, o que não se confunde com eruditos, que são pessoas que leram muito e por isso sabem muitas coisas. Não se trata então, de erudição, mas de sabedoria.

É certo que Freire falava em Educação do Oprimido contra o Opressor.
Quem é o Opressor que ele fala?
P. ex., o Castrismo em Cuba, que só permite a Educação Oficial dele.
ou Capitalistas Periféricos, em geral Latinos, representantes de um Capitalismo menor, dependente por inteiro do Estado, diferente do grande Capital Produtivo.

Hehehe. Os 8775 opressores 8776 não só sabemos fazer humor, também sabemos muito bem do que estamos falando. Parabéns, abraço e obrigado!

Parabéns pela resenha. Já atuei como professor em cursos superiores de curta duração e pretendo cursar pedagogia como segunda graduação este ano. Vejo com maus olhos esse Paulo Freire, que é tão contrário à transmissão de conhecimentos como atividade do professor.

Também me interesso por psicologia. Li A Interpretação dos Sonhos , de Freud, e Memórias, Sonhos e Reflexões , de Jung, há mais de 75 anos. Divulgue o que você quiser e eu divulgo o que eu quiser.

Provavelmente, os seus objetivos na educação são diferentes dos meus. Como disse, “Se você, meu leitor, é professor e acha que essa é a sua função, talvez encontre conhecimentos úteis no livro. Caso contrário, não há mais nada nele.”

Boa Pedro! Quem costuma usar essa tática da dialética do lero-lero pra impressionar as pessoas é o Caetano Veloso (mais por vaidade do que por outra coisa) e a nossa presidAnta, mas essa faz por ofício mesmo! ela balbucia palavras desconexas em seus discursos de enrolação que mais parece alguém tendo um ataque epilético.

Este é um site dedicado à humanidade, integrado por pensadores dedicados à razão e ao discernimento, que estão convencidos de que a espécie humana constitui um projeto da natureza cuja realização plena somente pode dar-se no rumo da evolução mental. Se existe salvação para a humanidade e para cada um dos seres humanos individualmente, há de ser pela via do conhecimento, pela superação da ignorância e pela universalização de um saber que, em resumo, torne os homens sábios. Uma sociedade de homens sábios produzirá, com certeza, uma civilização superior, em conforto, dignidade e bem estar para todos.

8775 História 8776 é o nome da segunda parte, e aqui vemos mais um trabalho de pesquisa extenso e de qualidade feito pela autora. Desde a Antiguidade, passando pela Idade Média e chegando aos tempos em que viveu, ela passa por todos os aspectos relevantes e necessários para entender como a mulher ocupou uma posição tão diferente da do homem na sociedade.

Conheci uma professora que foi das primeiras a trabalhar com esse traste Paulo Freire. Já é uma senhorinha, mas me disse: 8775 ele nunca pensou em ensinar, só em fazer a revolução comunista 8776 . Sábias palavras de alguém que conheceu esse porco velho de perto.

Essa crítica ao livro da queridíssima Beauvoir foi formidável. Obrigada por compartilhar seu conhecimento enriquecedor sobre o livro.

Sobre os discípulos que vêm aqui criticar, é exatamente isso. Não se vê um argumento. Consigo defender Paulo Freire com mais propriedade que eles ( http:///colunas/marcelocentenaro/uma-resposta-as-criticas-contra-pedagogia-do-oprimido/ e http:///colunas/marcelocentenaro/6o-de-abril/ ).

Podemos começar discutindo sobre as implicações da dialética comunicacional habermasiana no positivismo liberal de Kelsen. Você disse que estuda ética. Neste caso, como estamos falando sobre o sistema educacional, bem que você poderia me ensinar um pouco sobre a educação instrumental em kant, dialogando com a ética em Spinoza. Quando começamos?

Esqueci de finalizar,
.
Um
Forte
Abraço
Pra
Você
Também
.
Nossa mas tem cada um

Tive a oportunidade de frequentar a universidade no final dos anos 95 e após anos morando no exterior, decidi fazer uma segunda graduação. Não tenho palavras para expressar minha ojeriza às atuais táticas extremistas da esquerda brasileira. Minha professora de didática tem um discurso repetitivo e histérico sobre o 8775 papel revolucionário do professor 8776 . gostaria de primeiramente agradecer pelo seu ótimo texto, e pedir que você me responda uma coisa: o que (ou quem) poderia ser considerado a antítese da doutrina Freiriana?? Gostaria muito de traçar um paralelo entre os extremos e apresentar à minha professora um quadro mais coerente do que eu acho que a verdadeira didática deveria ser.

Eheheh
Marat esta foi a melhor que eu li até agora.
Se paulo freire é o patrono da educação da pátria educadora, nossa presidanta é a 8775 patrona 8776 com todos os méritos. É o exemplo perfeito de como esta pedagogia para imbecilização é na prática.
Li uns comentários de alguns especialistas professores ou pedagogos a favor deste deseducador. Só um comentário: não tem raciocínio lógico para ligar uma coisa com outra. Se entendessem um pouco de início-meio-fim veriam que o resultado da aplicação desta porcaria de pedagogia é o que está aí nas escolas e faculdades.
Por fim, Marcelo, parabéns.

.
Diego se vc soubesse português, que não sabe pois Paulo Freire te insinou que na escola não se transmite informações, vc saberia que o nós do comentário do Maurício engloba a todos, vc inclusive..
.
Pergunta vc sabe o que é reacionário? Por exemplo, vc sabe que reacionários combateram o fascismo italiano? Ou o Nazismo? Ou o Comunismo?
.
Não né?
.

PS.: Por falar em opressor e oprimido, alguém que se julga detentor de uma verdade absoluta e portador de uma missão inquestionável, ao ponto de arrogar-se o direito de arrebanhar mentes inermes de pessoas ignorantes (mormente crianças), para um empreendimento revolucionário, sem seu prévio conhecimento nem consentimento, não seria um 8775 Opressor 8776 ?

SE INFORME MELHOR QUERIDA, ACREDITO QUE OS LIVROS DO MEC NÃO LHE AJUDARÃO MUITO E QUE SEUS 65 ANOS DE PROFISSÃO CONTRIBUIRÃO APENAS PARA DESTRUIR MENTES

Depois de quarenta anos dedicados ao estudo do discernimento e da razão, entendemos o conhecimento como um saber útil, que possibilita um agir adequado, na medida em que corresponde à realidade. Não deve ser confundido com informação que é um saber transmitido intencionalmente por um meio de comunicação, com o propósito de orientar ou influenciar comportamentos humanos e que não tem necessariamente, compromisso com a verdade. Na prática o conhecimento manifesta-se na mente humana, como um saber agir de modo adequado nas diferentes circunstâncias e, nas atitudes humanas, como uma ação adequada. A utilidade do conhecimento é a compreensão correta do mundo, de sorte a possibilitar que o homem aperfeiçoe sua experiência de vida e seu desfrute do percurso existencial.

sou Doutorando em Psicologia Social com projeto : A dança de salão como Instrumento de Inserção Social e tenho que trabalhar a musicalidade. Gostei muito do Artigo.

6) Dilma Rousseff
7) Travou o Nintendo aqui
8) VC FOI HACKED
9) Sujeito oculto
5 e 6) Num deu
7) Toda a história?

Respostas:
6) a 7) Coisas do PT et caterva, mas é claro q vão falsificar a História e culpar FHC e sua herança maldita !
OBS: Troco o pão com mortadela por uma bela macarronada de domingo!