Home

Indisciplina do aluno do 6 ano em sala de aula

Oi boa noite, meu filho estuda em um colegio publico, ano passado ele estudou no periodo da tarde e esse ano a diretora nao comunicou os pais e colocou meu filho na parte da manha, eu trabalho dia todo e minha mae que fica com ele trabalha na parte da tarde, ai sobraram vagas para tarde a diretora sem comunicar os pais criou um criterio que os que tivesse obtido a melhor nota ano passado iria para tarde. Ela pode mudar meu filho de periodo sem me avisar? E esse criterio tomado por nota é discriminaçao?

Abolida a retenção nos primeiros três anos do Ensino

Deve ser isso. A última aula não tem 55 minutos, mas 85 minutos, no entanto, no computo geral dará as 855 horas mínimas exigidas por lei.

Atividades lúdicas como um diferencial contra

Por lei, a escola , cada uma delas, é autônoma para adotar o sistema de avaliação que expressa o modo como entende o mundo , a educação e a sociedade.

Entrevista à Diretora Ana Gralheiro, do Agrupamento de

Mas não há que eu saiba nenhuma lei que a obrigue receber os alunos. Ela deveria por um compromisso com os alunos e com a educação, mas como dá mais trabalho, ela não faz. Então, só pressionando.

Olá Professora Sônia, bom dia. Minha dúvida é a seguinte: caso o aluno esteja sem o professor na última aula ele pode ser dispensado?
Aqui é uma cidade pequena e a falta de substituto é muito grande. Então a direção acaba pedindo para eles ficarem na quadra com os Agentes de Organização Escolar, quando esta está disponível.
Caso a resposta seja positiva, o mesmo se repete para as penúltimas e antepenúltimas aulas? Às vezes acontece do professor ter as três últimas aulas ou as duas.
Pergunto, pois a falta dos professores e substitutos tem se intensificado nos últimos dias, e acaba que duas salas ficam dividindo a quadra Aquele transtorno!

Faço 68 anos no mês de maio, estou cursando o 8° ano do ensino Médio, vou tirar meu CNH ( Carteira de Motorista ).
No Colégio em que estudo a Direção diz que não abonam as faltas dos dias em que vou precisar ir para a auto escola.
OBS: Estudo no período Noturno e Trabalho na Parte da Manhã e Tarde.
Desde já Agradeço
Obrigado.

Mávila, não, a escola não pode impedi-la desde que um responsável seu autorize a sua saída. Se você for maior de idade , isto é, tem 68 anos ou mais , daí não é necessário autorização de ninguém.

Rejane, ilegal não é O que seria ilegal ? O que não cumpre a lei. Porém, não há lei que diga que não possa marcar várias avaliações em um só dia.

Verifique também como é que está a situação real situação junto a secretaria. Se for menor de idade peça para um responsável legal fazer isso por você, ok?

A escola tem o direito, por lei, de recusar matrícula de inadimplente, mesmo que a dívida tenha sido quitada. Vai depender da escola, mas eles podem fazer isso.

Leonardo a frequência é uma exigência da lei federal /96 e de fato a escola não precisa aceitar exceto atestado médico.

8) A escola não pode cobrar nenhum extra fora a anuidade escolar se for particular. E se for pública não pode cobrar nada. De modo que o passeio, estudo do meio, viagens pedagógicas tem caráter facultativo, isto é, vai quem puder ir e não pode punir os que não forem.

Não há nenhuma restrição para ingressar na escola no 7o semestre. No entanto, terá que verificar com as escolas como farão se ela não tem nota de 6o trimestre (se a escola for trimestral) ou nos 6o e 7os bimestres( se a escola for bimestral).

ola!
minha filhar precisou faer ums exames medicos e no dia dos exames de sangues ela precisou falta a au e a uma prova. ( salientando que exames so podem ser feitos pela manha e em jejum), ela foaltou a uma prova da qual recebir do medico um atestado justificando, a escola eceitou o atestado mas so faz a prova mediante ao pagamento de segunda chamada, ele esta no sexto ano do ensino fundamental em uma escola particular e tem 66 anos. a escola alega que e lei pagar. gostaria de saber em que decreto esta lei esta e se de fato ele existe e se o aluno não tenha alguma lei que o isente de tal pagamento com o atestado medico. grata aguardo resposta.

Milenny, não há nenhum ato normativo que obrigue a escola a acolher os alunos em suas dependências no contra-turno para elaborarem trabalhos escolares, ok?

Também, como você, acho horrível pessoas sem ética. E aí a falta dela resvala em todos: na professora, na mui amiga colega que dedurou vocês e de vocês próprios de terem falado da professora.

Por exemplo: período integral das 7h e termina 65 h 8 horas/aula/dia x 5 = 95 horas/semana x 95 semanas/ano = horas.

) O fato ocorreu dentro da escola e isso é responsabilidade da escola.
) A aluna é menor de idade, então, os responsáveis legais são responsáveis por ser ela incapaz
) É preciso verificar com o advogado se cabe perdas e danos da escola ou dos responsáveis legais da aluna.

Critério avaliativo - a lei federal /95, artigo 58, inciso III diz que o aluno tem direito a contestar os critérios avaliativos em instâncias superiores. De modo que eu recomendo que você, responsável legal de sua filha, faça isso. Documento formal, endereçado para a direção, indicando a lei e solicitando esclarecimento do critério avaliativo utilizado pela professora.

Se a direção não tomar as providências cabíveis escreva documento para a Secretaria de Educação relatando o ocorrido, ok?

O meu cunhado está tentando transferir o filho dele de um colégio particular para um público e a diretora não estar deixando. Ela tem algum direito para fazer isso?

No seu caso manter os seus filhos nesta escola só se esta professora não for mais de seus filhos, mas mesmo assim a direção não soube conduzir o processo de forma adequada então.. é preciso pensar bem :

Se a direção mantiver esta decisão, o jeito será apelar para a Ouvidoria da Secretaria de Educação ou mesmo para o Conselho Tutelar.

TASSONI, Elvira Cristina Martins. Afetividade e aprendizagem : a relação professor-aluno. Disponível em: /reunioes/78/textos/. Acesso em 86 de out. de 7565.

Olá boa noite estou em uma situação meia complicada com meu filho porque ele quando fica nervoso ele não consegue se controlar tem uma força enorme e passa com psicologia e psiquiatra e tomas remedios carbamazepina, rivotril e sertralina se algum amigo fala algo que ele não gosta ele sai do sério sempre quem so leva a culpa é ele.
Ele não é certo pois sei o filho que tenho.
Sempre faz terapia com a psicóloga e psiquiatra mais a escola não ajuda nem um pouco e agora que r transferir ele para outra escola mais se acontecer isso ele vai ficar sem estudar porque não tenho condições de pagar uma topique ou levar ele até outra escola queria uma orientação o que eu faço

A professora diante do questionamento pegou a prova do meu filho , um documento oficial da escola e legal,
rasgou o documento diante de toda a classe, jogando-o no lixo.

E que você precisa que as faltas sejam abanadas e que os trabalhos e avaliações sejam conduzidas para que você não perca o ano.

8) Se a escola insistir busquem o Conselho Tutelar para mediar a situação , se não tiver constituam um advogado enfim é um absurdo a escola não entender o momento que o país atravessa.

Amanda, vocês alunos e pais de alunos façam uma denúncia coletiva junto ao ´Ministério Público do seu Estado informando que a Secretaria de Educação não providenciou professor de matemática , que ficaram sem aula descumprindo a lei federal /96 na carga horária e dias letivos, e que será aplicado uma avaliação sem ter havido aula para que os alunos não fiquem sem nota, mascarando assim o problema de contratação de professores, supondo que a escola seja pública.

Bom, eu estava fazendo um trabalho de aula e a colega do lado pediu informações sobre uma questão que a mesma não havia entendido, então o professor viu e pensou que a gente estava colando e simplesmente tomou nossos trabalhos. Ele reagiu certo? Tem alguma coisa que eu possa fazer?

Boa tarde, minha filha tem 66 anos está no 6°ano e a escola fica marcando reunioes e trabalhos na casa de colegas, sendo q estas reuniões não passam de uma grande bagunça sem nenhum adulto por perto, eles ameaçam os alunos de quem não comparecer as reuniões irá perder pontos. A escola tem 8 horas livres por semana q daria p esses alunos se reunirem na escola mesmo p tais reunioes. Gostaria de saber se a escola pode ameaçar e tirar pontos do aluno q não for na casa do colega

Faça um Pedido de atendimento domiciliar para a escola, se a escola não quiser entre em contato com o Ministério Público e diga que a sua filha está finalizar a escola porque a escola não quer atender a sua filha apesar da legislação pertinente, ok?

7) Neste documento para a direção da escola deixar claro que se ocorrer qualquer outra coisa com o seu filho você irá denunciá-la junto ao Ministério Público porque daí fica caracterizado bullying e há lei de combate ao bullying. Leia o que eu já escrevi a respeito:

Peça intervenção da Diretoria Regional de Ensino, dizendo que vc fez um pedido formal de transferência de turma mas a escola se recusa a cumprir , explique a motivação do pedido e peça que a Dirigente de Ensino faça uma intervenção solicitando a transferência.

Se for menor de idade poderá usar esta lei. E se for menor um responsável seu poderá elaborar documento para a direção fundamentado nesta lei reivindicando que possa fazer a avaliação.

boa noite ,esqueci de falar ele tem 7 anos estuda em colegio particular ,a serie e segundo ano ensino fundamental,rio de janeiro

Podemos iniciar o questionamento se fossem 65% ou 75% da classe com baixo desempenho. Mas metade foi bem.. e aí como fica?

Agora, se prestar o ENEM e suas notas forem acima de 955 pontos em todas as áreas e 555 em redação e passar no vestibular você poderá tentar um mandado de segurança. Se não tiver condições financeiras para constituir um advogado, poderá buscar a Defensoria Pública que é gratuita.

O que está fora do lugar é a civilidade e a democracia que deve ser construida a partir da LEI e não da minha vontade ou da vontade do dono da escola, ou da do juiz , ou da do Ministro.. enfim..

Olá! Boa noite, me chamo Alessandro Dias Vieira, estudante em período integral na escola Cecília Meireles(GO), neste ano farei o 7ano no ensino médio, mas fiquei decepcionado com a turma que fiquei, pq o sistema separa todos os alunos de uma sala que distribui para outras turmas, mas a minha sala não consegui me adaptar, pois a turma não demonstra interesse em aprendizagem, e são muito distraídos, assim atrapalha o interesse dos outros alunos, então recorri a secretaria da escola, mas eles negaram meu pedido de transferência de classe, o que posso fazer, eu estou no meu direito, deste então obrigado!

na minha escola no inicio do ano pede duas resmas de folha de oficio, ai hoje fomos pedir pra tirar 65 xerox e simplesmente disseram que não podiam tirar, temos algum direito??

O assunto é tão polêmico que na Alemanha, ao contrário daqui, os homens não podem fazer xixi em pé, só sentados e são alertados por isso em banheiros públicos, por exemplo, e um Tribunal de uma região acabou que concedeu o direito de fazerem xixi em pé.

Mas o melhor mesmo é documento escrito de modo formal. Nada de escrever à mão. Use um editor de texto de computador para ficar legível e bem apurado.

Então, respondendo a sua pergunta: Eles tem o dever de aceitar minhas atividades e pontuarem elas ? Não, eles não tem dever algum de flexibilizar regras estabelecidas no início do ano letivo.

Olá, acabei de chegar no Amazonas (antes morava no Pará) e cheguei em um período em que as matrículas acabaram no colégio que eu quero. Quando eu tinha chegado em São Paulo (em cima da hora também) a diretora de lá, havia dito para os meus responsáveis que é dever de toda escola acolher um aluno que chegou de outro estado, e que existe até uma lei se referindo a isso. Logo, gostaria de saber se eu também poderia conseguir essa vaga, nessa escola que eu desejo, através dessa lei. E qual é essa lei. Preciso urgentemente da sua resposta, estarei aguardando ansiosa, obrigada.

Peça que a Secretaria intervenha na escola para que a lei federal /96 seja cumprida assim como a Matriz Curricular. Porque o número de horas/aulas previstas tem que ser cumprida e se vocês não tem todas as aulas ficará faltando.

Nada a ser feito,ok? A Universidade é que tem que esperar porque eles sabem que a expedição de um certificado e histórico escolar.

Denise, você consegue identificar o motivo desta diferença no tratamento? Diz respeito a racismo? Diz respeito a classe social? Qual motivo você atribui este tratamento desigual? Identificar o motivo é importante para primeiro esclarecer dentro da escola e dependendo do que for , por exemplo, racismo, dá para seguir adiante com uma denúncia ok?

Boa noite!Por favor, tenho uma grande duvida sobre essa lei dos três primeiros anos. o aluno também sera promovido automaticamente do 8º para o 9º ano? pois leio e acho que não está bem claro e já ouvi interpretações diferentes
aguardo resposta
obrigada pela atenção

Código de Defesa do Consumidor (CDC) define as escolas como estabelecimentos de ensino fornecedoras do serviço educação , há , portanto, uma relação de consumo entre escola e aluno.