/ Portal educacao / Diferente / Maturidade em projetos ГЃgeis: Pequenas entregas com Alto Valor

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DE MATURIDADE



As opiniões expressas nos artigos / posts publicados não representam, necessariamente, a opinião dos organizadores desse blog.

Como medir a Maturidade em Gerenciamento de Projetos

A gestão organizacional de projetos consiste na gestão sistemática dos projetos, programas e portfólio alinhada com a continuação dos objetivos estratégicos da organização, de acordo com o PMI. Permite que a organização meça seu nível de maturidade a partir das boas práticas reconhecidas que estão sendo aplicadas na organização. O modelo pode ser comparado a um globo, onde a organização pode se deslocar para um ponto qualquer do globo sem que tenha que atravessá-lo por completo. Para isto, basta à organização definir os seguintes aspectos:

Maturidade Gerenciamento de Projetos

Esse é um modelo desenvolvido por Kezner, que propõe cinco níveis de desenvolvimento de competências para que as empresas alcancem sua expertise. São os seguintes:

Max Projetos: MATURIDADE DE GESTÃO DE PROJETOS VOLTADOS À

Após um longo período sem posts, espero este ano voltar a oferecer planilhas que auxiliem os Gerentes de Projetos e PMOs na difícil tarefa de gerenciamento de projetos e portfólios, hoje falando de Maturidade. Outras novidades é que, a partir deste ano passarei a disponibilizar planilhas para quem utiliza a metodologia Ágil e a possibilidade da criação de um curso para quem gostaria de criar planilhas como as que produzimos e disponibilizamos aqui no Blog.

Desde o seu lançamento em 7558, o  Modelo de Maturidade Organizacional em Gerenciamento de Projetos  ( OPM8 ® ) tem sido usado por diversas organizações para aperfeiçoar suas capacidades.  Dentre os benefícios do método podemos listar:

Gerir projetos é considerado por muitos uma arte e, portanto, exige técnica. Os fatores envolvidos e os diversos ajustes necessários no decorrer de um desenvolvimento são capazes de fazer com que os critérios de sucesso sejam alcançados. Clientes satisfeitos com o resultado, prazos efetivamente cumpridos como acordado, ausência de desvios no orçamento, produtos dentro das especificações técnicas são alguns dos pontos que definem o êxito de um projeto. É importante ainda ressaltar que tais parâmetros estarão sujeitos a variações no ambiente e riscos que podem não ser previstos.

O modelo OPM8 é reconhecido mundialmente e emprega boas práticas referentes aos processos organizacionais da gestão de Portfólio, Projetos e Programas (PPP). Essa ferramenta pode ser aplicada em organizações de diversos ramos de atuação, negócios e porte.

Esta representação se concentra nas melhores práticas que a sua organização pode utilizar para melhorar os processos nas áreas de processos que pertencem ao nível de maturidade que se deseja atingir.

O OPM8 disponibiliza conhecimento metodológico sobre gestão organizacional de projetos e maturidade, permitindo às organizações, compreender e avaliar o estado atual dos seus processos de gestão de projetos à escala organizacional, e ajudando a planejar o caminho de melhoria, no sentido de atingir um maior grau de maturidade.

Logo, você poderá utilizar alguns dos modelos descritos nesse texto, que auxiliam no alcance dos objetivos da organização ou, também, contratar serviços de consultoria especializadas no assunto.

As empresas estão cada vez mais utilizando o gerenciamento de projetos como estratégia de crescimento e melhoria contínua. E para alcançar resultados satisfatórios, elas estão buscando, na maturidade em gestão de projetos, o sucesso total de seus empreendimentos, mesmo que para alcançar esse objetivo elas tenham de investir em estruturas, normas e contratação de profissionais especializados, entre outros.

As informações contidas no material publicado são declaradas originais por seus respectivos autores e, quando de outra fonte, são expressamente sinalizadas no texto. Desta forma, os textos assinados são de responsabilidade única e exclusiva do autor do material.

Você pode também definir pesos para as áreas e os processos do projeto e criar critérios de pontuação para cada nível avaliado.

O objetivo do nosso post hoje é mostrar quais fatores devem ser avaliados para entender o nível de maturidade na gestão de projetos da sua empresa. Vamos, também, apresentar algumas dicas para otimizar esse indicador. Interessado em saber mais sobre o assunto? Então, continue com a gente até o fim!

Nível 9 Benchmarking    permite que a empresa compare seus processos com os da concorrência com o objetivo de melhorar seu desempenho frente a elas

Em si, qual o formato das questões do modelo? Se são abertas, fechadas, usam escala Likert ou outros formatos. A ideia é entender qual se adequa mais a sua estrutura de gestão.

Neste post iremos falar um pouco mais sobre as características dos modelos de maturidade e como eles podem ajudar a sua organização. Confira agora mesmo!

Atualmente o número de empresas que utilizam o gerenciamento de projetos a fim de atingir seus objetivos estratégicos está aumentando significativamente. Com isso existe também a preocupação com o grau com que esse gerenciamento de projetos está sendo aplicado. Ao aplicar o modelo de maturidade de gerenciamento de projetos (OMP8) as organizações podem entender, utilizar e aperfeiçoar as habilidades e potencialidades para assim, implementar com sucesso seus planos estratégicos através do gerenciamento de projetos, programas e portfólios.

Este post descreve o modelo de maturidade em gerenciamento de projetos criado pelo PMI, o Organizational Project Management Maturity Model (OPM8). Este modelo ajuda as empresas na avaliação e melhoria do grau de maturidade que as técnicas e ferramentas de gerenciamento de projetos estão sendo aplicadas.

Aqui os modelos de maturidade recebem um valor numérico. É criado um modelo matemático, considerando todos os seus componentes de  desempenho. Se estas fórmulas não fizerem sentido dentro da sua organização ou não forem úteis para seu trabalho, então é melhor repensar este passo antes de implementar o modelo.

Por isso, após identificar seu nível de maturidade e implementar um modelo, você deve ter planos para utilizá-lo como ponto de partida em futuras mudanças.

É por meio de um diagnóstico empresarial que você obterá notas de como anda o nível de maturidade de sua organização. Esse trabalho pode ser feito pela própria empresa ou por serviços de consultoria.

Com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas têm se desdobrado para manter a eficiência na gestão de projetos e também a qualidade de seus produtos e serviços.

A qual avalia se o modelo de maturidade se encaixa, adequadamente ou não fazendo os devidos ajustes ao planejamento organizacional estratégico e mesmo operacional.

Gostou do nosso post sobre como medir o nível de maturidade em gestão de projetos de sua empresa? Ainda tem alguma dúvida? Então não deixe de entrar em contato com a gente para que possamos ajudá-lo.

David é um profissional diferenciado, de senso crítico e grande visão. Seu perfil compreende desde a análise detalhada de processos, procedimentos e oportunidades de melhoria até a excelência no relacionamento interpessoal com os mais variados níveis hierárquicos entre todos os stakeholders.

Nos últimos anos foram desenvolvidos vários métodos para ajudar a alcançar um alto nível de maturidade na gestão de projetos e conquistar os objetivos estratégicos. Maturidade essa que pode ser definida como o grau com que o gerenciamento de projetos é aplicado dentro de uma organização.

Desta vez estou disponibilizando 7 planilhas, uma que deve ser enviada para que as pessoas que responderão a pesquisa e outra planilha para consolidar os resultados e gerar o dashboard. As instruções estão nas próprias planilhas.

Cristiane é uma profissional compromissada, competente e com ampla visão na Gestão de Projetos. Seu trabalho na Ciabrasil, consolidou nosso foco em controle de custos e prazos, estruturando muito bem nossa cadeia de suprimentos!


Claramente os indicadores acima refletem na performance dos projetos da empresa e a taxa de sucesso (ou a percepção de sucesso) dos projetos se altera na mesma proporção. Portanto, vale atentar para as dicas do modelo e vale consumir o conteúdo do site do Darci Prado.

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um guia do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos: guia PMBOK. . Newton Square: PMI, c7559

Existem barreiras para que os projetos não atinjam um resultado pleno. Porém, não só problemas externos surgem. Outras dificuldades frequentes e referentes à própria gestão do projeto devem ser foco de atenção como:

Assim o OPM8 pretende ser uma metodologia global, no sentido de permitir às organizações selecionarem e gerirem os seus projetos, individual e coletivamente, para que os mesmos suportem a continuação dos objetivos estratégicos da organização.

O OPM8 ( Organizational Project Management Maturity Model ) é uma metodologia do PMI para a avaliação da maturidade organizacional em gestão de projetos. É um standard publicado pelo Project Management Institute (PMI®) que ajuda as organizações a desenvolverem o plano que devem seguir para melhorar o seu desempenho.

Corresponde à forma como o modelo é, efetivamente, disponibilizado. Basicamente, é como o material necessário para implementação é obtido.

Basicamente, um modelo de maturidade é uma forma para avaliar o quão hábil é uma organização para gerenciar seus projetos. Isso significa que ele possibilita que seja identificado em que nível está a maturidade em gestão de projetos e, assim, ajuda o gestor a definir o melhor caminho para que o sucesso pleno seja alcançado. Dessa forma, encontram-se caminhos para elevar a produtividade geral e o nível de satisfação dos envolvidos.

Maturidade em gerenciamento (ou gestão de projetos) é um assunto recorrente em minhas consultorias. Embora o conceito de maturidade em gerenciamento de projetos seja intuítivo, nem sempre é fácil lembrar a definição.  Quando falamos disso, estamos nos referindo ao grau de eficiência na gestão de projetos. Quanto maior o grau de maturidade, mais previsíveis são os resultados dos projetos realizados pela organização.

Existem vários modelos de maturidade em gerenciamento de projetos. Um dos mais citados é o OPM8 (Organizational Project Matuity Model) do PMI (Project Management Institute). Trata-se de um “framework” que fornece uma visão integrada do gerenciamento do portfólio, dos programas e dos projetos de forma a suportar o alcance de melhores práticas  em cada um desses domínios.

A partir desse reconhecimento, você deverá aplicar métodos de controle dos processos para mantê-los em um ciclo de organização e melhoramento continuado. Você pode digitalizar seus procedimentos para não perder informações importantes, medir resultados obtidos, mapear e atualizar processos, definir responsabilidades e propor alterações quando necessário.

O OPM8 consiste em um conjunto de softwares que permite aos prestadores de serviços e consultores utilizar diversos materiais de diagnóstico e melhoria contínua. Ele pode oferecer questionários com tabulações e emissões de gráficos ou pode ser aplicado por um profissional certificado.

Caso tenha uma referê ncia melhor sobre o tema, peç o que inclua na seç ã o comentá rios e teremos prazer em compartilhá -la com nossa comunidade de gerentes de projetos.

A ú nica forma de conseguir isso de forma consistente é aumentando seu ní vel de maturidade em gestã o de projetos que passa impreterivelmente pela criaç ã o de um Escritó rio de projetos de acordo que a maturidade vai aumentando.

Nível 8  Metodologia Singular  viabiliza a integração entre vários processos em um único, tendo como pilar o gerenciamento de projetos

Nível 7  Processos comuns  visa a estabelecer processos comuns dentro da instituição. Os processos de sucesso podem ser reaproveitados em projetos subsequentes

Desse modo, é preciso que as organizações alcancem a maturidade em gestão de projetos, a fim de obterem cada vez mais sucesso em seus resultados, aumentando os benefícios e o valor agregado do negócio.

• Center For Business Practices
• Harold Kerzner PMMMM
• Modelo de Berkeley
• ESI International
• SEI: CMM e CMM-I
• PMI: OPM8
• Prado: MMGP

O CMM, modelo desenvolvido na década de 85 pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos para avaliar o risco no processo de contratação de software , é eficaz na identificação da previsibilidade da qualidade, custos e prazos nos projetos contratados.

Se você identificar qualquer irregularidade, plágio ou erro, por favor entre em contato (clique aqui!) para, imediatamente, corrigirmos a questão.

Existem alguns modelos que ajudam as instituições a avaliar o nível de maturidade em seus projetos. Mas, antes de conhecê-los, é preciso saber exatamente como ele deve ser avaliado.

Com a aplicação dos três elementos do OPM8 – conhecimento, avaliação e melhoria, é possível verificar a descrição do modelo de gerência de projeto e maturidade organizacional, em que explica porque são importantes e descreve como a maturidade da gerência de projeto pode ser reconhecida com suas potencialidades, e os resultados correspondentes que necessitam ser atingidos verificar o procedimento pelo qual a organização pode se visualizar em relação à descrição da maturidade no elemento do conhecimento, com a finalidade de calibrar sua gerência de projeto organizacional e sua maturidade fornecer a informação para ajudar a organização a determinar e selecionar os caminhos para sair de seu estado atual de maturidade para um estado mais desejado, caso a organização escolha melhorar seu estado atual.

  • A importГўncia do prГ©-natal e assistГЄncia de enfermagem
  • Alinhamento estratГ©gico em micro empresas