/ Portal educacao / Diferente / Os conflitos entre os usurários de serviços públicos e a adm pública com o advento da Lei 13.460/2017

Quais as diferenças entre as gerações X, Y e Z e como



- Refletir sobre os limites do “progresso” da humanidade e sobre as possibilidades de transformaç õ es que beneficiem uma vida de qualidade para todos

Acordão do Supremo Tribunal Administrativo

É claro que a determinação dessa gênese necessita sempre, pelas razões que indicamos a propósito da noção de causa, a comparação de vários desenvolvimentos históricos. Durkheim dá-nos ainda aqui, como exemplo, as transformações do parentesco desde a sua forma essencialmente materna até à sua forma atual, em que é duplo, ao mesmo tempo paterno e materno, passando pela formação do parentesco agnático (quer dizer, exclusivamente paterno) e seguindo, através da história, as relações de uma com a outra.

ORIGEM DOS CONFLITOS - Os Boinas Azuis da ONU

Se você é da geração Y, cresceu num mundo digital e está, desde sempre, familiarizado com dispositivos móveis e comunicação em tempo real, como tal, pertence a um grupo de consumidores exigentes, informados e com peso na tomada de decisões de compra. Você faz parte da primeira geração verdadeiramente globalizada, que cresceu com a tecnologia e a usa desde a primeira infância.

Atos Administrativos - Portal CNJ

Cumpre ainda referir que na criação de alguns dos novos sistemas, esteve presente a necessidade de promover a triagem dos casos colocados, através de uma informação adequada que vem permitindo o acesso dos cidadãos ao conhecimento dos seus direitos, diminuindo substancialmente a litigiosidade e o respectivo número de processos.

Os itens 8 e 9 do relató rio devem ser produzidos durante e logo apó s a realizaç ã o da Atividade I da aula, mas, ao final da Atividade II, eles devem ser revistos conforme as novas questõ es levantadas e investigadas na pesquisa em andamento.

Atividade a ser realizada conforme o exposto na Atividade I, item Delineamento da Metodologia de Pesquisa - Terceira etapa: Coletiva: Consideraç õ es gerais sobre a situaç ã o-problema da pesquisa e suas questõ es, a partir da socializaç ã o das aná lises feitas por cada grupo e aluno.

Em resumo, uniformidade e simplicidade são os dois caracteres que, para Durkheim, definem as sociedades primitivas : Ao mesmo tempo que tudo é uniforme, tudo é simples. Nada é mais tosco que esses mitos compostos de um só e único tema que se repete sem fim, como esses ritos que são feitos de um pequeno número de gestos eternamente repetidos.

”Assim, entendemos melhor a Pré -histó ria em seu aspecto social, ao pensarmos em agrupamentos humanos e nã o em sociedades complexas em seu aspecto cultural, ao nos referirmos ao que o homem produziu para abandonar a barbá rie e atingir a civilizaç ã o e em seu aspecto bioló gico, quando se estuda a evoluç ã o das variadas formas de vida animal e vegetal existentes antes de as espé cies vivas adquirirem a conformaç ã o que possuem atualmente”

Por outro lado, por que razão se há de fazer incidir o estudo especialmente sobre a família? O seu discípulo Paul Bureau não no-la deixa ignorar:

Ora, não somente, como indica Lacombe na sua crítica a La méthode sociologique de Durkheim, este postulado é muito discutível, porque corresponde a transformar em ordem histórica a série lógica que leva do simples ao complexo, mas também esses dois caracteres não parecem aplicar-se rigorosamente às sociedades primitivas. Parece, efetivamente, que a uniformidade é, por vezes, mais aparente que real e, especialmente, que o famoso conformismo das sociedades primitivas, que faria do indivíduo um simples reflexo do grupo, nem sempre é tão estrito como nas nossas sociedades atuais.

Os item 5 e parte do item 6 devem ser elaborados no decorrer da Atividade II da pesquisa, a partir da produç ã o de cada grupo de alunos.

- Problematizar o uso dos conceitos de pré -histó ria e civilizaç ã o para denominar, respectivamente, as comunidades humanas organizadas antes da invenç ã o da escrita e a nossa atual sociedade

Cada geração possui lições valiosas para ensinar umas às outras. Os X têm a sabedoria, o conhecimento e os “truques” de que os jovens precisam. A geração Y é conhecida por sua lealdade e habilidade de mediação. Já a geração Z está mais antenada ao ambiente de trabalho do futuro, ao marketing e às tendências de mercado.

Algumas características de pessoas da geração Z:
Compreende os nascidos entre 6997 a 7565 e está ligada intimamente à expansão exponencial da internet e dos aparelhos tecnológicos.

Auxiliar os alunos a definirem questõ es que complementem e orientem a investigaç ã o da situaç ã o-problema.

Titã s. Homem Primata . http:///watch?v=bswa6uyQe8s& feature=related. Acesso em 66 de abril de 7567.

Prezado visitante: por favor, não republique esta página em outros sites ou blogs na web. Ao invés disso, ponha um link para cá. Obrigado.

Nesse contexto, está inserido o Tribunal de Justiça de São Paulo, considerado o maior tribunal do mundo em volume de ações.

Auxiliar os alunos a reconhecerem e registrarem, a partir da atividade realizada anteriormente, qual o assunto será pesquisado.

A maneira mais simples de criar os ví deos para postar no Youtube é atravé s do programa Movie Maker. Para isto ver instruç õ es no link:

Na pesquisa aqui proposta, estas questõ es podem ser adaptadas das sugeridas abaixo, conforme o ní vel de maturidade dos alunos:

Tendo em conta as dificuldades inerentes ao sistema judicial vigente, não só em consequência do desmesurado número de processos recebidos face aos apoios estruturais e humanos existentes, mas também à sofisticação e diversidade das matérias em apreço, poder-se-á dizer que estes novos sistemas, na maioria impulsionados pelos particulares com o apoio do Estado, permitem ou deverão permitir em moldes realísticos que se efective a aproximação entre o cidadão e a justiça através de uma adequada realização do Direito, satisfazendo assim uma "dívida do Estado" para com os cidadãos.

Seja qual fôr o seu interesse e o seu alcance, nem o método histórico-comparativo, nem o método estatístico poderiam satisfazer o sociólogo. É necessário completar esses dois métodos com um terceiro, que permita levar a análise mais longe, remontando a estados de sociedade, em certo sentido, mais simples: o método etnográfico e, especialmente, o estudo dos grupos sociais chamados primitivos.

Como fazer ele aceitar as novas ordens? Como fazer se adaptar às novas ideias que chegam com ele? As novas tecnologias, etc.? E aí? Como resolver?

A história propriamente dita, mesmo se a considerarmos como o conhecimento do singular, do acidental , mesmo se, como escrevia Mantoux em 6958, ela não passar de uma narração, uma descrição, um quadro , continua a ser indispensável à sociologia. Qualquer investigação sociológica — escrevia com razão o mesmo historiador — deve ser precedida de uma preparação histórica. Por isso mesmo, Durkheim, nas suas Régles de la méthode sociologique, designava a história comparada como o instrumento por excelência da investigação sociológica, de preferência, mesmo, à etnografia, de que êle próprio e a sua escola deviam fazer tão largo uso.

5) Fontes da pesquisa: apresentaç ã o das fontes pesquisadas com uma sí ntese de como cada uma aborda a temá tica da pesquisa e onde ela foi encontrada, e també m com reflexõ es sobre as questõ es da pesquisa, atravé s da descriç ã o e aná lise de trechos das fontes coletadas e analisadas.

- Pesquisar os significados e usos das palavras pré -histó rico/primitivo e civilizaç ã o/progresso, atravé s da compreensã o das caracterí sticas ressaltadas ou negligenciadas em cada sociedade assim denominada

Corte responsável por uniformizar a interpretação da lei federal em todo o Brasil. É de sua competência a solução definitiva dos casos cíveis e criminais que não envolvam matéria constitucional nem a justiça especializada.

Comparar gerações é muito difícil se pensarmos que antigamente as gerações eram formadas a cada 75 anos, entretanto nos dias de hoje um quarto de século é praticamente um século. As coisas, as relações familiares, de trabalho, etc. mudam cada vez mais rápido. O que não ocorre, no entanto, é a mudança, na mesma velocidade, da mentalidade dos colegas de trabalho.

O órgão de cúpula do Poder Judiciário, ao qual compete a guarda da Constituição. É a última instância da Justiça brasileira.

É o integrante do Ministério Público que atua na Segunda instância. O promotor pode ser promovido a procurador de Justiça pelos critérios de antiguidade ou merecimento.

A partir do debate sugerido no primeiro passo da atividade 6, ajudar os alunos a definirem qual o questionamento/ interesse central que motivou a pesquisa sobre o tema.

6) Procurar os termos pré -histó ria/ primitivo e civilizaç ã o/ progresso no dicioná rio.

Esta terceira atividade da pesquisa nã o deve ser feita apenas ao final da realizaç ã o das atividades I e II. O ideal é que ela vá sendo realizada ao longo do desenvolvimento da investigaç ã o e que, ao final, todos os registros sejam revistos e reelaborados para criar um texto coeso, coerente e que, a partir dos dados coletados e analisados nas fontes, consiga contribuir para a reflexã o da situaç ã o-problema da pesquisa.

Processa e julga crimes militares definidos em lei. A Justiça Militar no Brasil compõe-se do Superior Tribunal Militar (STM), com sede em Brasília, e jurisdição em todo o território nacional, e dos tribunais e juízes Militares.

Os alunos podem observar como Papa-Capim (um representante dos indí genas brasileiros e també m de comunidades humanas que, na atualidade, vivem de maneira semelhante aos primeiros homens) faz uma crí tica ao que os nã o-í ndios chamam de progresso , alertando para a questã o do desmatamento.

No entanto, há pelo menos um caso em que é permitido falar de simplicidade, num sentido mais rigoroso: é o da técnica. A este respeito, parece, efetivamente, que se pusermos de parte os recursos que aqui ou além o meio natural poderia fornecer, a técnica humana partiu de métodos relativamente simples que, graças às lições de uma experiência ativa, se foram complicando e precisando constantemente. Lucien Febvre falou de uma certa monotonia primitiva , bem diferente dessa monotonia artificial e limitada, de resto sempre precária, que o homem moderno tende a criar com os meios cada vez mais aperfeiçoados de que dispõe. A monotonia primitiva parece, precisamente, explicar-se, em grande parte, pela insuficiência da técnica humana no seu início.

- Ao observar a fonte, os alunos devem selecionar partes que ajudam a refletir sobre as questõ es da pesquisa (nã o precisam buscar respostas para todas as questõ es, mas observar sobre quais questõ es esta fonte propicia a reflexã o).

gerais, tais como os fenômenos demográficos, a nup-cialidade, a natalidade, o suicídio, etc, sobre os quais — diz Durkheim — temos informações estatísticas bastante extensas e variadas. Nesses casos podemos, com efeito, comparar as variações do fenômeno conforme as províncias, as classes sociais, os habitats rurais ou urbanos, os sexos, as idades, o estado civil, etc. Foi um método análogo que Simiand aplicou ao estudo das variações do salário.

Quais outros conceitos e denominaç õ es poderí amos usar para nomear as primeiras comunidades humanas e as atuais? Por quê ? (para destacar quais caracterí sticas destas sociedades, para contribuir com quais posicionamentos polí ticos e sociais dos homens da atualidade?)

Google Imagens (link ao clicar)

É o magistrado que atua na Segunda Instância, ou seja, integra os Tribunais de Justiça, Tribunais Regionais Federais e Tribunais Regionais do Trabalho. Julga recursos interpostos contra sentenças proferidas em Primeira Instância. O juiz de carreira pode ser promovido a desembargador pelos critérios de antiguidade ou merecimento. Também há o critério do Quinto Constitucional: 75% dos membros dos Tribunais de Justiça devem ser compostos por integrantes do Ministério Público (MP) e da Advocacia (conforme artigo 99 da Constituição Federal). Nesses casos, o MP ou a Ordem dos Advogados do Brasil encaminham ao Tribunal lista sêxtupla com a indicação de profissionais que atuaram, no mínimo, por dez anos, tenham reputação ilibada e notório saber jurídico. Em seguida, há uma votação interna no Tribunal para a formação de lista tríplice, encaminhada ao governador, que nomeia um dos três indicados.

Atividade a ser realizada conforme o exposto na Atividade I, item Delineamento da Metodologia de Pesquisa : Em grupos pequenos: aná lise das fontes com o intuito de refletir sobre as questõ es da pesquisa.

social era um produto de evolução, um produto histórico. Mas não haverá perigo em parecer generalizar conclusões que só são válidas para o sistema econômico, tão especial — e talvez tão estranho — sobre o qual se fizeram as comparações?

Algumas características de pessoas da geração X
Essa geração inclui aqueles que nasceram no início de 6965 até o início dos anos 85.

Este método permitiria, a acreditar em seus partidários, estudar a sociedade na sua evolução, na sua vida, no seu dinamismo, enquanto que todos os outros conduziriam a uma sociologia estática. É assim que P. Bureau critica Durkheim por estudar com os seus métodos não o já feito e o acabado , mas o envelhecido e o velho, o que amanhã será caduco e depois de amanhã desusado , e desconhecer as instituições sociais que se elaboram e se experimentam, tímida e, por vezes, dolorosamente, ainda muito modestas e desprezadas pelas pessoas de qualidade para terem direito de cidadania e se exprimirem nessas sentenças imperativas que tão bem ficam às pessoas que venceram na vida.

- Os alunos, atravé s do trecho da pá gina que caracteriza o perí odo Mesolí tico, em que se afirma que . esta divisã o de trabalho melhorou a organizaç ã o social na Pré -histó ria, favorecendo o desenvolvimento das famí lias ” , podem observar novamente como esta fonte considera a nossa atual organizaç ã o social (em famí lias) melhor do que a dos primeiros homens (sem divisã o em famí lias).

- Dividir a turma em grupos de, no má ximo, 5 alunos, e distribuir entre eles as fontes coletadas para a pesquisa

A seguir, é apresentada uma sugestã o de roteiro para relató rio da pesquisa a ser elaborado coletivamente pelos alunos, com a mediaç ã o do professor:

- Os alunos podem també m observar que, mesmo valorizando as invenç õ es dos homens pré -histó ricos , há trechos em que esta fonte reproduz a ideia de negatividade, atraso dos primeiros homens. Por exemplo, no trecho reproduzido abaixo que contrapõ e a economia de subsistê ncia ao comé rcio, qualificando a primeira com apenas.

  • Recuperação da Informação Utilizando o Apache Lucene: um Estudo de Caso
  • AnГЎlise da Cadeia de Suprimentos do suco de laranja
  • Plano de Negócios e Gestão - Petrobras
  • RH EM AÇÃO - Consultoria e Treinamento Página Inicial
  • Corpo humano ORGГѓOS FUNÇÕES CARACTERISTICAS
  • > A incontinencia urinaria feminina e sua influencia na qualidade de vida
  • Produção Interdisciplinar de Grupo (PTG) terГЎ como temГЎtica “Atividade fisica e lazer"
  • CorrosГЈo em estrutura de concreto armado
  • As ações de responsabilidade socioambiental do banco do Nordeste
  • Como descobrir seu talento profissional? – Psicologia MSN