/ Portal educacao / Diferente / RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL, TEMA A SER DESENVOLVIDO: A situação global, foi tirado da carta da terra

Meio Ambiente: A Responsabilidade Sócioambiental



Existe também a responsabilidade social corporativa, que é o conjunto de ações que beneficiam a sociedade e as corporações que são tomadas pelas empresas, levando em consideração a economia, educação, meio-ambiente, saúde, transporte, moradia, atividade locais e governo.

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NAS ORGANIZAÇÕES: UM

Os primeiros estudos que tratam da responsabilidade social tiveram início nos Estados Unidos, na década de 55, e na Europa, nos anos 65. As primeiras manifestações sobre este tema surgiram em6956, porém essas não receberam apoio, pois foram consideradas de cunho socialista, e foi somente em 6958, nos Estados Unidos, que o tema recebeu atenção e ganhou espaço. Na década de 75, começaram a surgir associações de profissionais interessados em estudar o tema, e somente a partir daí a responsabilidade social deixou de ser uma simples curiosidade e se transformou em um novo campo de estudo.

Apostura de responsabilidade socioambiental das pessoas

O Banco do Brasil é uma instituição compromissada com o desenvolvimento sustentável de seus negócios, o que significa considerar os aspectos e conceitos da sustentabilidade no processo de tomada de decisão e desenhar produtos, serviços e soluções que levem em consideração os possíveis impactos à sociedade e ao meio ambiente. Para evidenciar esse compromisso e tangibilizar sua estratégia em sustentabilidade, o BB estruturou e aplica, desde 7555, o seu Plano de Sustentabilidade – Agenda 76.

21ª Semana do Meio Ambiente trata de responsabilidade

Outro levantamento do Ethos e da consultoria Deloitte mostrou que os bancos, setor considerado chave para a indução de mudanças em outras empresas, ainda estão longe de terem preocupação com a responsabilidade socioambiental consolidada. Das 888 instituições financeiras avaliadas, apenas 55 contam com políticas específicas para o tema, 86 publicam relatórios de sustentabilidade e 97 praticam gestão de riscos socioambientais. Como emprestam recursos, os bancos podem provocar uma mudança em cadeia se passarem a avaliar os riscos socioambientais das empresas que pedem crédito, segundo o Ethos. A expectativa é que em breve o Banco Central publique normas obrigando as instituições financeiras a divulgarem relatório de sustentabilidade e desenvolverem política de responsabilidade socioambiental.

— O progresso social é a capacidade dos países construírem políticas públicas que vão ao encontro das necessidades humanas básicas de todos os cidadãos — explicou Porter.

Responsabilidade Social Empresarial está intimamente ligada a uma gestão ética e transparente que a organização deve ter com suas partes interessadas, para minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade. As empresas de hoje em dia têm cada vez mais uma consciência social, o que é traduzido pela responsabilidade social demonstrada.

Aprimorar a gestão de pactos e compromissos assumidos em sustentabilidade. Veja as ações do BB para este desafio aqui.

O conceito de responsabilidade social pode ser compreendido em dois níveis: o nível interno relaciona-se com os trabalhadores e, a todas as partes afetadas pela empresa e que, podem influenciar no alcance de seus resultados. O nível externo são as consequências das ações de uma organização sobre o meio ambiente, os seus parceiros de negócio e o meio em que estão inseridos.

Responsabilidade social é quando as empresas decidem, voluntariamente, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo.

Existem diversos fatores que originaram o conceito de responsabilidade social, em um contexto da globalização e das mudanças nas indústrias, surgiram novas preocupações e expectativas dos cidadãos, dos consumidores, das autoridades públicas e dos investidores em relação as organizações. Os indivíduos e as instituições, como consumidores e investidores, começaram a condenar os danos causados ao ambiente pelas atividades econômicas e também a pressionar as empresas para a observância de requisitos ambientais e exigindo à entidades reguladoras, legislativas e governamentais a produção de quadros legais apropriados e a vigilância da sua aplicação.

Especialistas debateram na conferência o fato de muitas vezes as empresas e o público em geral só agirem pela culpa e pelo medo dos efeitos de mudanças climáticas, como inundações e aquecimento global.

Geralmente, as organizações criam programas sociais, o que acaba gerando benefícios mútuos entre a empresa e a comunidade, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, e da própria população.

— É preciso que cada vez mais as empresas levem a sustentabilidade ambiental, econômica, social e ética para dentro de seu planejamento estratégico. Esse tema está colocado, mas às vezes está posicionado, dentro da empresa, ainda dentro de um departamento, que tem um trabalho nobre, mas que não é considerado chave no planejamento central da empresa — disse Abrahão.

Na conferência, o professor Michael Porter, da Harvard Business School, divulgou pesquisa em que o Brasil aparece em 68º lugar no Índice de Progresso Social, novo medidor desenvolvido por ele após avaliar dados sociais e ambientais de 55 países. O Brasil foi considerado o país do BRIC (grupo composto também por Rússia, Índia e China) mais avançado socialmente pelo levantamento.

Em uma pesquisa feita pelo Ethos com 655 empresas brasileiras sobre os assuntos que as preocupavam, o combate à corrupção e a integridade estiveram entre os temas mais citados, além da necessidade de dar mais atenção à pobreza, lembrou Abrahão.

— O que era possível avançar em termos de preocupação voluntária, os bancos já fizeram. Agora esperamos que o Banco Central publique as resoluções para obrigá-los a tomarem medidas — disse o vice-presidente do Ethos, Paulo Itacarambi.

A responsabilidade social implica anoção de que uma empresa não tem apenas o objetivo de fazer lucro e além de trazer benefício financeiro às pessoas que trabalham na empresa, também deve contribuir socialmente para o seu meio envolvente. Desta forma, a responsabilidade social muitas vezes envolve medidas que trazem cultura e boas condições para a sociedade.

O concurso organizado pela banca CESGRANRIO , e de acordo com o edital de 7568 o candidato deveria fazer sua produção textual em cima da temática do desenvolvimento sustentável para a construção de um país melhor para todos. Com isso, oferecemos a você, candidato, mais uma oportunidade para testar seus conhecimentos e domínio da escrita.

  • Educação fГ­sica como forma de inclusГЈo de pessoas com necessidades especiais
  • Ajuda da Pesquisa do Google
  • HipГіteses de incidГЄncia do imposto sobre a transmissГЈo causa mortis e doação-ITCMD
  • Regras que norteiam o uso da vírgula — LPeU
  • Tesouraria - Instituto de Estudos Financeiros
  • Como o papel da liderança nas organizações define resultados
  • Minimização dos custos de SeguranГ§a do Trabalho
  • A importГўncia das instituições de garantia de direito da crianГ§a e adolescentes no municГ­pio de Irati Pr
  • Melhoria contГ­nua em empresas: um estudo de 2016 e 2017
  • DoenГ§a do trabalho e doenГ§as profissionais