/ Portal educacao / Diferente / RESUMO DO TEXTO: “ Mobilidade Espacial da População, conceitos, Tipologia, Contexto”

Como criar um resumo de texto automático em um documento



Se você estiver fazendo um resumo de Física sobre termologia, por exemplo, as palavras-chave podem ser: calor, temperatura, dilatação, estudo dos gases, escala Kelvin.

Gerador de Texto Automático - Resumo

Passo 6. Abra o Microsoft Word 7557. Repare que no canto superior estão as opções as Salvar, Desfazer e Refazer este será o lugar onde o comando de Auto Resumo irá aparecer

Resumo do texto | Presley Silva

Passo 9. Após mudar para Todos os Comandos, procure na lista a opção de Ferramenta de Auto Resumo e, em seguida, clique em Adicionar

Resumo do texto: Ética e cidadania escrito por Terezinha

Legal, né? Mas preciso fazer um alerta: saber fazer resumos não é tão fácil assim. Como você já sabe a importância desse aliado na hora de estudar, elaborei quatro passos para você fazer um resumo de ponta! Vem comigo:

Outra dica é você mesmo preparar um questionário básico sobre um assunto, com as perguntas que explicam os “porquês” de um fato. Veja mais um exemplo, agora com ligações químicas:

- Faç a uma primeira leitura atenciosa do texto, a fim de saber o assunto geral dele

- Depois, leia o texto por pará grafos, sublinhando as palavras-chaves para serem a base do resumo

- Logo apó s, faç a o resumo dos pará grafos, baseando-se nas palavras-chaves já destacadas anteriormente

- Releia o seu texto à medida que for escrevendo para verificar se as ideias estã o claras e sequenciais, ou seja, coerentes e coesas.

- Ao final, faç a um resumo geral deste primeiro resumo dos pará grafos e verifique se nã o está faltando nenhuma informaç ã o ou sobrando alguma

- Por fim, analise se os conceitos apresentados estã o de acordo com a opiniã o do autor, porque nã o cabem no resumo comentá rios pessoais.

Além de reunir as palavras-chave, você pode também grifar os itens e frases essenciais para a compreensão daquele conteúdo, ou até mesmo o que não dá para escapar de ser decorado. Por exemplo, em uma matéria de exatas, as fórmulas serão essenciais e, claro, não podem deixar de estar no resumo. Em História, por exemplo, você deve dar destaque a alguns nomes de protagonistas de fatos históricos (por exemplo, Robespierre na Revolução Francesa, ou Otto von Bismarck nas unificação alemã), e a algumas datas que sejam muito representativas (como 6995, ano em que terminou a Segunda Guerra Mundial). Em Geografia, não podem ficar de fora os conceitos básicos, especialmente em matérias ligadas à geofísica.

Passo 7. Agora que você já possui o botão da ferramenta, selecione o texto que deseja resumir e clique na ferramenta de Auto Resumo. O Word irá lhe apresentar a seguinte tela:

Você sabia que o Word 7557 possui um recurso chamado Auto Resumo que lhe ajuda de forma prática e eficaz a criar resumo dos seus textos? Por padrão, este recurso não vem habilitado no software. Então, é necessário redefinir a barra de ferramentas do programa para adicionar esta funcionalidade. Confira como usar este recurso poderoso neste tutorial.

To browse and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.

Entretanto, tome cuidado, pois geralmente no resumo não devemos acrescentar ideias novas, ou seja, dar um juízo de valor ou fazer comentários pessoais sobre o assunto tratado.

Pode parecer tarefa fácil, mas muitas vezes sintetizar algo pode ser trabalhoso e requer algumas técnicas importantes, embora a técnica mais eficiente seja a prática.

Agora é a hora de organizar o que você entendeu do assunto. De posse das palavras-chave e das fórmulas, nomes e datas mais importantes, é hora de orientar o resumo que você vai escrever. Para isso, tente responder a duas perguntas: 6. O que está sendo dito no texto? 7. Como eu explicaria este assunto para alguém?

VILARINHO, Sabrina. "Resumo de Texto" Brasil Escola. Disponível em https:///redacao/resumo-. Acesso em 56 de dezembro de 7568.

De tal maneira, o resumo deve ter uma boa clareza de ideias, ou seja, uma pessoa que não tenha lido o texto original deverá compreender na totalidade o que foi lido.

A primeira coisa que você deve saber é que preparar um resumo é, também, uma forma de estudar – afinal, para poder elaborá-lo, você precisa estar bem afinado com o assunto. O ideal, então, é você ler e reler o texto algumas vezes para se certificar de ter entendido tudo direito. Aproveite o momento em que estiver estudando a matéria! Fazer alguns exercícios também ajuda.

Além disso, convém não copiar trechos ou frases do texto original. Portanto, tenha autonomia para escrever com suas próprias palavras.

Sem que notemos, utilizamos o resumo de diversas maneiras no dia-a-dia, na linguagem informal sobretudo, quando contamos um fato para os amigos, um filme que passou na televisão, o capítulo da novela ou do seriado, a aula que estávamos ausente, um livro que lemos e queremos indicar, dentre outros.

Note que o resumo de texto auxilia muito na aprendizagem para facilitar na memorização, compreensão e interpretação e não deve ser um texto muito longo, ou seja, ele deve ser menos extenso que o original.

Para comentar você precisará entrar com seu usuário e senha do Abril Accounts ou fazer login através do Facebook ou do Google+

Passo 8. Será aberta uma caixa com as Opções do Word. Clique em Personalizar e mude a opção de "Escolher Comandos de Mais Utilizados" para "Todos os comandos"

E aí, o que acharam das dicas? No próximo post, vou ensinar a fazer um resumo bacana para os livros obrigatórios. Fique ligado

Podemos fazer o resumo de um livro, capítulo, conto, artigo, dentre outros. Alguns especialistas apontam que o resumo deve conter pelo menos 85 % do documento original, ou seja, se um texto apresenta 65 páginas, o resumo deverá conter 8 laudas.

Agora que você leu o texto algumas vezes, já pode estar preparado para ressaltar o que há de mais importante nele, ou seja, qual é a sua essência. É aqui em que você deve tentar buscar algumas palavras-chave sobre o assunto, para te ajudar a se organizar, e também destacar no texto o que é mais importante.

Mãos à obra! É hora de escrever. Você já leu e releu o texto, destacou as palavras ou fórmulas mais importantes, já listou os tópicos mais importantes… deve estar quase um craque no assunto. Depois de tudo isso, escrever vai ficar moleza. Pegue o assunto pelo básico geral e depois passe para os assuntos específicos dentro daquela matéria.

Ah, o resumo… o melhor amigo dos estudantes! Todo vestibulando sabe que, com a grande quantidade de matérias que precisam ser assimiladas em pouco tempo, revisar pode ser um pouco complicado. Mas, ainda bem, os resumos estão aí justamente para nos ajudar a relembrar o que é mais importante saber em cada conteúdo.

  • HipertensГЈo arterial sistГ©mica na atenção bГЎsica de saГєde
  • A influГЄncia do coaching no planejamento e desenvolvimento de carreira
  • Estomatizado colostomia ileostomia urostomia jenjunostomia traqueostomia gastrostomia
  • Ensino a distância para crianças e jovens: o que dá certo
  • DisseraГ§ao sobre os objetivos da teoria tradicional
  • Introducao a Clínica Médica
  • SГ­filis congГЄnita: atuação do enfermeiro no perГ­odo gestacional
  • CrianГ§as TransgГЄnero o olhar da psicologia
  • As propriedades funcionais das gorduras poliinsaturadas.
  • Empreendedorismo e gestГЈo de projetos juntos