/ Portal educacao / Cursos profissionalizantes / A as normas da Abnt ajuda ou atrapalha o alunos no trabalhos academicos

Pesquisa de Normas Copel



Meu vizinho do andar inferior reclamou de vazamento no banheiro o qual pretendo consertar porem preciso quebrar o gesso e ele exige que eu reponha o mesmo, só que não acho certo pois ao colocar gesso ele vedou o acesso a minha tubulação. Todos os moradores colocaram tetos removiveis justamente para evitar esse problema já que a construção é antiga. Ele pode vedar o acesso a tubulação do andar de cima.

Reposicionamento por aplicação das normas transitórias

Em caso de resistência dos mesmos você pode denunciar o assunto junto ao CAU, em caso de arquitetos, ou ao CREA em caso de engenheiros, mas acredito que conversando você terá bons resultados.

Normas ABNT para reformas - Página Principal | CAU/BR

Essas seções, as  normas ABNT não estabelecem como obrigatórias. Caso o aluno deseje apresentar no trabalho: Devem estar listadas todas as ilustrações que aparecem no trabalho. Devem estar listadas todas as tabelas que aparecem no trabalho.  Devem estar listadas todas as abreviações que aparecem no trabalho. Devem estar listadas todos os símbolos que aparecem no trabalho.

Normas Legais

Muito obrigado pela sua resposta ,ja que posso vou ti ligar sim,todo mundo q sabe dessa minha reforma acha um absusdo isso ,pior q fico de mãos atadas com td parado ,ja q meu engenheiro não bastou,alem da falta de respeito comigo ,com todos proprietarios de apto e engenheiros ,a nbr66785 esta colocando os sindicos na frente dos engenheiros ,total falta de respeito ao profissional ,ja q minha sindica não é nada mais q uma perueira escolar ,ainda tem q autorizar o laudo do engenheiro ,rsrs tem q ser no Brasil essa norma absurda ,temos q lembrar a abnt q quem estuda edificaçoes são os engenheiros e não os sindicos.
Vou ti ligar sim.
Um abraço
#Desculpa o desabafo.

eu comprei um apartamanto e estou morando no mesmo a 6 ano e 8 meses , nao costumamos ter muita chuva aqui apenas chuvas passageira , porem neste inverno aqui no cabo de santo agostinho pe , a chuva veio forte e com isso as paredes do quarto de cima esta toda com infiltraçoes , minha duvida e , a construtora nao teria que garantir uma boa impermeabilizaçao destas paredes , se sim ele teria que arcar com o concerto agora ou nao , visto que ja estamos a 6 ano e 8 meses no apartamento. sap apartamento de tereeo e 6 andar , e quase todos do 6 andar esta tendo este problema de infiltraçoes pelas paredes.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas, mais conhecida pela sua sigla ABNT , é uma entidade privada sem fins lucrativos responsável pela normalização técnica de diversos setores no Brasil.

Ocorre que no edificio existe o poço de elevadores, SEM ELEVADOR, o poço está com paredes. Foi emitido o HABITE-SE e ALVARÁ DE BOMBEIRO, inclusive já existe matrícula aberta para cada unidade e, na especificação consta o poço de elevadores. A informação que obtive é que prédio com 59 pavimentos não precisa de elevador, acima disso precisa. Gostaria de sua opinião para requerer da construtora a colocação do elevador, paz, Ronaldo.

E, ao contrário do que muitos pensam, o síndico ou administrador tem sim o poder de embargar. Aliás, não só o sindico, mas qualquer morador da edificação pode fazer o embargo via judicial, ou até mesmo requesitando a presença da polícia e lavrar um para abertura de um . se suspeitar do vizinho arrogante que não observa as normas e leis.

As citações de até 8 linhas não exigem uma formatação especial, devendo ser inseridas no parágrafo em que são referidas e identificadas apenas por aspas, sem alterações no tamanho e estilo da fonte.

É importante conhecer a estrutura do trabalho monográfico. Aqui estão as partes que seu Projeto, Monografia ou Tese deve ter, conforme rege a normatização em vigor.

Comprei um apartamento na planta da construtora MRV, ao receber as chaves retirei o forro PVC que estava no teto do banheiro e coloquei rebaixamento de gesso.

A folha de aprovação deve ser inserida logo após a folha de rosto e ela também deve conter a data de aprovação e assinaturas dos membros componentes da banca examinadora, informações que são adicionadas após a aprovação do trabalho.

Sou Técnico em Construção Civil Edificações formado desde 7557, e minhas experiências são as seguintes: é permitido sim ao técnico realizar reforma e ser responsabilizado por elas sem restrição de tamanho desde que se atenda aos seguintes requisitos nesta obra: não se modifique as estruturas de concreto e/ou metálicas, e que não se faça ampliações. Observem que a norma da ABNT não pode se sobrepor à lei do DECRETO Nº , DE 6 FEV 6985

Moro em uma cobertura desses apartamentos de 7 andares em Santo Andre SP , não fechei ainda com telhado, mais estou tentando negociar com alguns empreiteiros, porém surgiu uma duvida, se poderia fechar com o telhado o recuo que da acesso ao vizinho de baixo.

Segundo as normas ABNT, os resumos devem ser constituídos de uma seqüência de frases concisas e objetivas, não ultrapassando 555 palavras. Portanto, não deve-se fazer uma simples enumeração de tópicos, mas sim redigir um texto introdutório.

Trabalho no conselho de condomínio em auxilio ao síndico e fomos procurados por um novo proprietário que deseja realizar reformas no apartamento que é uma cobertura e deseja abrir uma porta no segundo andar da cobertura para ter acesso ao hall dos corredores em outro andar do edifício. Isso é permitido ? como podemos impedir ?

A estrutura das monografias deve seguir um padrão comum, definido pelas regras ABNT , compostas de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.

As folhas do trabalho devem ser contadas sequencialmente, a partir da folha de rosto que se torna a número 6. Mas a numeração deve ser inserida a partir da primeira folha da parte textual do trabalho, ou seja, na Introdução. Deve ser em algarismos arábicos e no canto superior direito da folha, a 7 cm da margem superior, ficando o último algarismo a 7 cm da margem direita da folha.

Veja como é mais simples do que parece no exemplo:

Cozinha: trocar pia e instalar armários planejados
Banheiro: trocar pia e colocar o box de vidro
Geral: colocar sobrepiso no chão, molduras de gesso e sancas no teto.

A não troca dos fios e disjuntores prejudicará a toda parte elétrica do prédio ? Poderia causar algum dano elétrico a todo o prédio ou somente ao seu apartamento. Creio que a fiação seja independente no que diz respeito a cada apartamento. Não vejo necessidade de solicitar um laudo técnico de um engenheiro eletricista.

SENDO ASSIM PERGUNTO PODE UM ENGENHEIRO COMETER SUPLICIDADE DE ART E TENTAR CONSTRUIR FORA DAS NORMAS?
Sem Atenciosamente,

No caso apresentado entendo que a instalação de vidro no box é uma manutenção, assim como uma troca de torneira ou sifão, nestes casos não é necessário uma ART ou RRT.
A ART ou RRT é necessária em casos onde ocorrerão alterações, quebras, ou seja, reforma ou obra no apartamento.
Desejo tê-lo ajudado!!!
Sem mais,
Atenciosamente,
Eng.ª Valcilene da Franca Cardoso
DLT -Disk Laudos Técnicos

BOM DIA, SOU SÍNDICO DO PRÉDIO QUE MORO, UM DOS MORADORES UE É LOCATÁRIO, INFORMOU-ME QUE IRIA TROCAR O AR CONDICIONADO ANTIGO POR UM SPLIT, PERGUNTOU-ME SE HAVERIA PROBLEMA, MAS NÃO INFORMOU-ME QUE FARIA UM ORIFÍCIO NA PAREDE PRÓXIMO A VIGA DE SUSTENTAÇÃO, E TAMBÉM OMITIU QUE IRIA COLOCAR O EXAUSTOR AFIXADO NA FACHADA DO PRÉDIO O MESMO ALTEROU A ESTÉTICA DA FACHADA, AO QUESTIONÁ-LO DISSE QUE O INSTALADOR INFORMOU QUE NÃO HAVERIA PROBLEMA, E QUE NÃO ESTARIA ERRADO, MAS O PRÉDIO POSSUI UMA AMPLA ÁREA DE SERVIÇO E UE ESTÁ INTERLIGADA A ÁREA DE VENTILAÇÃO, ESTE MORADOR ESTÁ CORRETO?

Tenho certeza que muitos dos colegas já devem estar procurando o download da NBR 66785, pois é consenso aqui no forum que é um absurdo pagar pela norma.
Gostaria que o CAU manifestasse se tem interesse e irá em defender o acesso gratuito dos arquitetos às normas.

O síndico informou que será necessário a troca do barbará, o que demandará a demolição da coluna inteira do meu banheiro para a substituição do barbará.

Boa noite
Comprei um apartamento na planta de 8 dormitórios, porém na ocasião optamos por suprimir um dor dormitórios e ampliar a sala. Agora queremos fechar esse dormitório com drywall e desejo saber se preciso da ART, pois a planta do meu apartamento já havia sido planejada e calculada com essa divisão do terceiro quarto, no caso aprovado desde a construção.
Preciso ter um laudo de algo já aprovado?

Por gentileza,
Moro em casa, ao meu lado tem um imóvel comercial que está em obras de expansão. Na frente do imóvel possui um placa com o número da licença para tal obra, com os dados do arquiteto e tudo mais. A minha residencia é térrea e eles estão construindo um muro muito mais alto que meu imóvel, só que não possui nenhuma barreira de segurança, tanto para os trabalhadores quanto para as pessoas externas. Algumas vezes já cairam itens da obra em cima do telhado da minha garagem, quebrando a telha e eles fizeram o reparo no meu telhado. Porém tem um corredor em minha residência descoberto e fica caindo cimento neste local, podendo cair na cabeça de alguém ou até algum objeto de obra maior e causar um acidente. Não seria o caso dessa obra ter aquelas bandejas e telas de segurança para evitar possíveis acidentes internos e externos? Como posso cobrar isso do proprietário da obra?

Conclusão Esta parte é a finalização de todo o estudo. Aqui o tema tratado é concluído e os resultados são apresentados.

Com esta ABNT temos um vislumbre de se fazer cumprir tal determinação legal, porém questiono igualmente outros leitores do porque a população deve seguir uma norma não oficial do poder publico e ainda tendo que pagar pela mesma.

Acidente O é Utopia, concordo com meu xará Edson, o Pele.
Empresa prestadora serviços pinturas industriais com 675 funcionários, só 6 vida perdi, Milton desaba altura 6 ms, falece no Hospital Mário Gatti. Fui absorvido, recorreu fui absorvido. Capacitá-los (João/Renato)importância do LIVRO de ORDEM na obra (dirija-se até crea, pega um e leia).

Patricia, por favor registre uma denúncia em https:///app/view/sight/?form=CadastrarDenuncia

boa noite, preciso instalar uma escada pre moldada no meu apartamento e preciso saber como adquirir este laudo para reforma, pois no local existia uma escada de ferro caracol e tenho que fazer umas cavas na parede para encaixar os degraus.

Predado Allan, de acordo com a Resolução 76 do CAU/BR, os arquitetos são habilitados a realizar todas as atividades citadas.

Celso, é necessário sim fazer o RRT. Para saber mais, acesse o Guia de Reformas do CAU/RJ, em http:///?p=68677

As monografias devem ser redigidas nas fontes Arial ou Times New Roman, com tamanho 67, espaçamento de 6,5 cm entre linhas e recuo de 6,75 cm no início de parágrafos.

Boa tarde!
Estamos com um obra de reforma do hall de condomínio aprovada e paga por todos os condôminos. Quando feita nova reunião para informar o início da mesma, uma moradora exigiu a contratação de um Engenheiro sendo que, temos uma arquiteta que fez o projeto. A reforma consiste basicamente em troca de piso, pintura, rebaixamento de teto e elevação de meia parede de alvenaria. Como proceder?
Att
Lúcia

No sistema autor-data, as referências devem ser apresentadas em lista ao final do trabalho, organizadas em ordem alfabética, orientadas pelo sobrenome do autor da obra utilizada.

AUTOR DO ARTIGO. Título do artigo. Título da Revista , (abreviado ou não) Local de Publicação, Número do Volume, Número do Fascículo, Páginas inicial-final, mês e ano.

Wellyngton, sugerimos que entre em contato com um arquiteto e urbanista em sua região. Veja a lista completa de arquitetos e urbanistas por cidade, e com seus respectivos currículos e portfolios, com a ferramenta Ache um Arquiteto. Confira em https:///

CAU/BR, entendo que cada profissional, ainda que bem intencionado, puxa brasa para a sua sardinha, mas parece que o objetivo aqui seja de esclarecer. Se a pessoa comprou no contra piso ela não está trocando o piso. Certo? Portanto qual a necessidade/obrigação de contratar um profissional para autorizar a colocação do piso, se não haverá remoção ou sobreposição?

Você sabia? A ABNT também é membro fundador de entidades como a International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização ISO), a Comisión Panamericana de Normas Técnicas (Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas Copant) e a Asociación Mercosur de Normalización (Associação Mercosul de Normalização AMN).

O Código Civil, citado acima por outro leitor, em seu Art. trás os DEVERES do condômino: II não realizar obras que comprometam a segurança da edificação

Dependendo da informação apresentada, os valores de espaçamento são diferentes. Confira nosso artigo completo sobre esses dois assuntos: MARGENS E ESPAÇAMENTO – ABNT.

Acho que deveríamos fazer uma 8775 vaquinha 8776 para comprar essa Norma e distribuir pela internet toda, para acabar com esse 8775 comércio ilegal 8776 da ABNT.

Helenice, bom dia! Não se trata de uma norma da ABNT, mas sim das orientações que constam no MANUAL DO PROPRIETÁRIO entregue pela construtora. É comum não realizarem impermeabilizações nas áreas fora do box, o que significa que em alguns apartamentos não é permitido lavar fora da área do box. Você consultou o MANUAL DO PROPRIETÁRIO do seu apartamento?
Att,
Natália

Bom dia, Patrícia. A irregularidade é evidente. Procure um advogado especialista em direito administrativo, imobiliário ou urbanístico. Certamente poderão te orientar com exatidão.

Ana Paula, tente o sinduscom ou o CREA (engenharia) ou ainda o CAU (Arquitetura).
Realmente não se usa marteletes para reforma em edifícios residenciais!

Caso tenha dúvida sobre a numeração de uma Norma Técnica entre em contato com o Centro de Informação Tecnológica e para Negócios da ABNT ( CIT ).

Bom dia!
Estou morando no meu apartamento a uma semana, mas antes de entrar eu coloquei redes de proteção em todo apartamento exceto no quarto do meu filho de 5 anos que coloquei pantográfica por dentro do quarto.
As redes de proteção foram decididas na reunião de condomínio mas recebi reclamação da pantográfica e estão pedindo para retirar. existe alguma lei de direitos de propriedade ou segurança do meu filho?

Comentário muito pertinente! Gostei das recomendações para se criar Níveis de Reforma. Realmente uma empresa de engenharia para aprovar uma simples pintura, é demais!

  • Qual a importГўncia da compreensГЈo do tempo histГіrico para a construção da concepção de HistГіria como processo.
  • Esquecimento Global: Clima e Aquecimento
  • Poesia sempre JsmГЎlia -alphonsus de Guimaraens
  • Slackline
  • A Administração de condomГ­nio na figura do sГ­ndico
  • Aterro sanitario solução e seus impactos economicos e ambientais
  • Sugestoes metologicas da forca de Atrito no ensino medio
  • Comicidade - Dicio, Dicionário Online de Português
  • A importГўncia do professor na educação infantil
  • Trabalho de conclusГЈo do curso de educador assistente sobre higiene