Home

Cachoeiras: Potencial Turistico e de Educação Ambiental

Pelo que estou vendo todos querem criticar a pesquisa por conta de alguma cidade. Ohh povinho insatisfeito com tudo.
O nosso problema é isso reclamar demais e agir de menos.

As 10 melhores cidades turísticas de Goiás segundo os

O autor deste texto deve estar muito mal resolvido, mal amado e talvez bem amargurado. Gramado é otimo e Canelo um sonho nao sou muito viajada como ele, mas todos os lugares que ja fui no Brasil deixam a dejejar em organizaçao para o turismo.

Aiuruoca - O Paraíso do Ecoturismo

Nossa ,o que pensar deste jornalista .tenho pena , é um doente , precisa de ajuda urgente kkkk
Mal humorado ,ácido ,azedo enfim um infeliz ,deveria ficar em casa trancado, não contaminar ninguém com teu desconhecimento e arrogâ lugar do mundo precisa da tua visita, muito menos Gramado,espero que Nunca mais ponha teus pés e mente imunda aqui no sul.

Fundação CEPERJ - Centro Estadual de Estatísticas

Parabéns (e obrigada!) pelo post!! Estou planejando sair de São Paulo em direcao a Curitiba de carro, sozinha e com calma para explorar os lugares entre as duas cidades. E me deparei com seu blog, que amei (acabei lendo outros artigos tambem) e inclui algumas das cidades no meu roteiro durante minha estadia em Curitiba 🙂 Só senti falta de um mapinha com todas estas cidades, para eu ter ideia da localização para ver se poderia incluir umas pernoites no caminho Sampa-Curitiba. Mas isso é irrelevante pois seu blog já é muito rico em informações e dicas 🙂

A Gramado dos turistas é como um shopping center à céu aberto, tudo lindo só que apenas lojas caŕíssimas. Como se vê nestes comentários, para muitos brasilereiros é inadmissível falar mal deste shopping. A verdadeira Gramado fica escondida num vale atrás deste shopping. Lá vivem milhares de gramadenses em casinhas pequenas e com os baixos salários que recebem a maioria dos brasileiros. Sim, a Gramado dos turistas é igual à uma cidade cenográfica.

Mas pagar quase R$695 por pessoa para comer uma sequência de fondue em ambientes escuros que tentam dar clima romântico, com trilha sonora tirada de elevador, é uma das maiores roubadas do destino.

Esse sujeito deve ter dormido mal e sonhado com. O trânsito intenso infernal de SP deve tomar chocolate em feiras de rua nunca foi à Europa pois se tivesse ido veria que todos ou quase todosempre cobram para visitação. É bom sempre repensar antes de escrever. Estive em Gramado por diversas vezes e em nenhuma delas vi isso que esse sujeito escreveu. PARABÉNS GRAMADO!!!

Entendi as críticas do autor e dos comentaristas aqui, mas antes quero afirmar o quanto foi incrível ir até este lugar. Como disseram, eu também duvido que as reclamações (de algumas atrações) vieram de pessoas que entenderam a HISTÓRIA de sua existência (ex: Mini Mundo).

Olá Liana! Dica Anotada! Pode deixar que vamos providenciar um mapinnha para este post! Ficamos felizes que tenha gostado. Tenha uma boa viagem e seja bem vinda ao Paraná! Um abraço!

Fui a gramado e achei maravilhoso, tudo q vc disse foi perfeito, se vc não quer ver culturas diferentes e um turismo de primeira qualidade ou não tem condições de pagar um pouco mais para uma cidade turística que tem sua renda dependendo dos turista. Não fale de uma cidade espetacular daquela

Meu projeto 8775 Expresso 66 Anos 8776 .
Viajando só de ônibus e trem pelo Brasil.
Sempre partindo de uma capital e conhecendo seus arredores.

A mineração é a maior fonte geradora de divisas, dando sustentação econômica para o município, que conta com empresas de grande porte – a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), que explora o ferro-nióbio e Vale Fertilizantes, que se dedica em Araxá à exploração de rocha fosfáltica e fertilizantes fosfatados. A partir da instalação dessas empresas, surgiram novas indústrias com o consequente fluxo imigratório. A agropecuária, a indústria, o comércio, o turismo e a prestação de serviços de outros setores também são importantes fontes geradoras de recursos.

Olá, tudo bem?
Moro em Belo Horizonte e juntamente com alguns amigos, pretendemos ir à Tabuleiro no Carnaval, com data prevista para chegada no dia 67/57/7567. Como vamos com uma grande turma, pretendemos alugar uma van, gostaria então de saber se o caminho é acessível para tal veículo, uma vez que se tiver alguma estrada de terra teremos de arrumar algum outro meio de transporte. Gostaria de saber também se você tem o contato de algum outro camping que não seja o EcoHostel, pois o mesmo deve cobrar muito caro nesta temporada de carnaval. abraços!

Palmas pra Amanda do outro comentário! Concordo plenamente. Gramado é a cidade mais bonita, limpa e organizada que eu conheço no Brasil.
Gramado é uma graça.

Sou morador de Canela e concordo totalmente, chocolates sem o menor controle de qualidade e abuso nos preços desses 8775 museus 8776 , e Canela tem muitos lugares ainda inexplorados com vistas lindas e natureza exuberante!

Não que a cidade precise ser riscada da sua lista de viagens, mas ver um grupo de brasileiros carentes de neve, entocados numa construção fechada que imita uma estação de esqui, com um sol a pino do lado de fora, em pleno mês de março, foi uma das experiências mais deprimentes que senti em viagens.

Gostaria de saber se é cobrado alguma taxa para visitantes da cachoeira e qual é o valor, pois pretendo visitá-la nos próximos dias.

A respeito dos motoristas pararem para os pedestres atravessarem a rua é bem interessante: a maioria dos turistas são de outras cidades, por exemplo, Porto Alegre. Em Porto Alegre, esses mesmos motoristas não param para os pedestres atravessarem a rua, mas quando chegam em Gramado, mudam o comportamento Querem fazer de conta que estão em um país mais civilizado. Como o restante da cidade, tudo é fake por lá.

Tive que ler isso, pois não acreditei no que me falaram. Estou ainda ridicularizado como existe pessoas que deveriam sim, ao invés de blogueiros, ser animadores de velório. Texto Ridículo, sem embasamento nenhum, lhe falta um pouco de estudos meu amigo, todos sabem que em março no Brasil é verão, e que neve é coisa de inverno, até as crianças de 6 anos acho que você pensou que a hospitalidade seria como na casa da sua vó, que não precisava pagar nada tenha paciência e, se quer ser alguém admirado na vida, não precisa falar bem de nada e de ninguém, apenas fale a verdade e com bom senso, ou sera que os milhares de turistas que retornam a Gramado estão errados e so você certo?????

Já estive em Granado duas vezes, uma no verão e outra no inverno é simplesmente amei. E vou voltar agora em maio de novo. Com certeza vc não estava com o coração ❤️ bom, pois as pessoas são educadíssimas , tanto no trânsito quanto nos comércios, agora se achou tão caro as programações e comidas, poderia ter saído do centro que com certeza acharia tudo bem mais em conta e com a mesma qualidade ( foi o que fiz) e não fica devendo em nada.
Canela, Gramado e Bento Gonçalves é um paraíso no sul do nosso país.

Que lugares fofíssimos! Amei o post, você mostrou lugares que eu nunca tinha ouvido falar. Favoritado para uma futura viagem a Curitiba!

A elaboração do diagnóstico foi concluída e cerca de 655 planos de informação (geologia, solos, geomorfologia, declividades, etc) foram gerados. Todas essas informações foram organizadas em um banco de dados espacial  georreferenciado. Para a validação destas informações mais de horas de trabalho de campo foram realizadas além do mapeamento de mais de 55 mil hectares com uso de imagens de satélite de alta resolução. Com base destas informações um mapa de fragilidades foi gerado para auxiliar no zoneamento do PEC.

Oi! Realmente o blog ficou muito bom, com informações importantes e claras.
É legal tmb ter o comentário de quem foi até o local e o que viu, isso prepara quem está pensando em ir.
Tmb tenho interesse em passar o carnaval por ai, gostaria de saber se carro de passeio comum chega na cachoeira ou se tenho q deixar o carro em algum lugar e seguir a ´pé. Obridaga!

Por essas e outras que nao da pra confiar 655% em avaliaçoes da internet. Com toda certeza vc foi em outro lugar chamado Gramado. Ja viajei p muitas lugares e o unico que eu voltaria uma vez por ano seria Gramado!

Fui a Gramado em agosto deste ano e não me arrependo de forma alguma, lógico que não fui nos museus super caros que existem, mas não dá para dar tanta 8775 nota 8776 baixa assim como você deu, talvez você foi em lugares ruins.
Gramado e Canela realmente vale a pena conhecer.
E não achei nenhum absurdo os valores para alimentação também, existe lugares caros e lugares bem acessível.

A cachoeira do Tabuleiro fica no distrito de mesmo nome, pertencente à cidade mineira de Conceição do Mato Dentro a cerca de 685 km de Belo Horizonte. É a terceira maior cachoeira do Brasil com 778 metros de queda livre, em meio a um paredão de pedras.

Vista da Cachoeira do tabuleiro na trilha

Vá para Gramado/Canela e procure por história, HISTÓRIA! Não museu de super carros.
Vá para o Castelinho Caracol, conheça essa HISTÓRIA. Vá para o Mini Mundo e conheça o porque de sua existência. Ande nas ruas e converse pergunte sobre suas HISTÓRIAS. Saiba que alemães começaram coisas e dividiram com seus vizinhos, saiba que um dia o Lago Negro foi restaurado para ser popularizado, sem custos de entrada.

8 A outra parte das atrações sem um passado admirador são de grupos de investidores que querem lucrar por lá (como esse tal passaporte citado pelo autor). Grupo que domina redes de hotéis, atrações, aluguéis, restaurantes e etc.

Equem este imbecil se acha, um pulia desses, que deve ter vindo para o Sul com meia duzia de patacas e quer entar em atrações que seu parco dinheiro não permitem. Mas que vá para ponte de PARIS, para não ser grosso. Em Dubai tem uma atração como a Snowland. Imagina se vai poder ir. Nem as fotos do seu desatroso comentário foi ele que tirou copiou do Flickr, fotos ilustrativas, o que me levou a pensar se veio para Gramado, será que teria condições de pagar uma passagem. Deve ser turista de internet. Procura os destinos na grande rede e sai detonando. Mas vai te catar.

Os chocolates dali são lindos e tem até uns em forma de Kikito do Festival de Cinema de Gramado. Mas a experiência é desastrosa: um pedaço pesado e açucarado que se esconde sob embrulhos caprichados com lacinhos e filme plástico (!).

Ola Andre, mais uma vez obrigado pelas informações. quero is na semana santa e tentar aproveitar o máximo. Vc acha necessário reservar camping e entrada?
Ah, te passar também, montei um pequeno grupo de trilhas e estamos iniciando nossos caminhos, temos um rkut chamdo Atoxanos Team adventure, lá tem algo que ja fizemos, se puder trocarmos informações sempre, seremos muito gratos.
valeu e sucesso sempre.
garnde abraço e mais uma vez obrigado!

As obras de R$ 655 milhões deverão ser iniciadas entre os meses de abril e maio e a conclusão total está prevista para os próximos dois anos

O turismo é ainda responsável por 65% do PIB paulista, e gera, em todo o estado, 6 milhão de empregos diretos e 7 milhões de empregos indiretos. Todos os anos, São Paulo recebe mais de 55 milhões de turistas.

Hj Em dia a cachoeira do tabuleiro é um parque, tem uma portaria, banheiro, bebedor, logo na entrada e estacionamento gratis, pra deixar o carro. Camping eu vi alguns da ultima vez q fui ali perto da ponte, mas não sei lhe falar muito, lembro que tem uma pousada que também tem camping ali no tabuleiro.

Com todo o respeito devido à pesquisa, que teve seus critérios, e reconhecendo que tais cidades possam ser mesmo de boa qualidade de vida, digo que, ainda assim, não dá para trocar minha querida Carangola por elas. Na minha pesquisa, Carangola está entre as melhores.

Lamentável! Seu artigo sobre Gramado não retrata em nada o que realmente é Gramado. Você deve ter visitado Gramado em alguma excursão de farofeiros, com pouca grana, e devia estar de mal com o mundo. Em primeiro lugar, quem vai para Gramado sabe que tem levar dinheiro, e muito dinheiro, senão nem vá! Você deve ter visitado restaurantes populares e comprado chocolates em lojas que anunciavam promoção! Você não conhece Gramado! Gramado tem restaurantes excelentes, atendimento primoroso, hotéis charmosos e aconchegantes e chocolates de primeiro mundo! Mas claro, tudo tem seu preço. Se você procurar pelo mais barato, vai receber o que comprou. Outro detalhe, se você não quer compartilhar os lugares com turistas, não vá em lugares turísticos, visite o deserto do Saara. Gramado foi criada para os turistas, com lugares lindos e feitos para encantar. Definitivamente, você não conhece Gramado. Ah! Por favor, não volte à Gramado, a cidade não precisa de pessoas como você.

E se forem buscando a história e ainda assim não amar aquele local, enterre-se junto com o Kikito e os propósitos de sua existência, grupos de marketing e captação financeira dos 8775 donos de tudo 8776 .

O post mais mentiroso que já li. Se gastou 695,55 num fondue desse aí é porque foi burro e não soube pesquisar. Comemos um fondue ótimo, com excelente atendimento, comida até sobrou: por 95,55 cada!
Fomos a Gramado na época do Natal Luz, e não existem sosa pra temporada que está, o trânsito de Gramado era maravilhoso e não se comparava nem ao Rio de Janeiro, quem dirá São Paulo! Quanta mentira li num post só.
Agora se você não soube viajar e aproveitar a viagem e fazer boas escolhas, só lamento.
Gramado é excelente com atendimentos e atrações excelentes.

A paisagem vista a partir do pico, durante o dia, é um 8775 mar de morros 8776 e à noite é possível avistar as luzes de várias cidades vizinhas.

Sua reproduç ã o, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorizaç ã o expressa e formalizada do veí culo.

Obrigado pelas informações Roza.
Quanto a trilha acho que está tranquilo, eu vi uns 9 vídeos no youtube inclusive um explicando toda a trilha e os lugares mais difíceis incluindo essa descida longa. Acho que está tudo bem com a trilha. Sobre o horário para voltar eu formulei errado minha pergunta, gostaria de saber se tem horário limite para sair do parque por questões de segurança ou outros.
E adiamos para este sábado agora, pois o ultimo estava com tempo de chuva hehe.
Abraços.

pelo jeito vc não tem opinião mesmo seguir as dicas???quais dicas? Não deu nenhuma!Só críticas infundadas! Vc não gosta de gramado mas é melhor que campos do jordão? Não gosta de gramado mas vai só porque é mais barato que Europa? Que forma inteligente de gastar seu dinheiro: ir para onde não gosta só porque cabe no bolso!

Está em Curitiba e bateu aquela vontade de viajar e conhecer algo novo? Neste post nós selecionamos algumas  cidades pra você conhecer nas proximidades de  Curitiba . São ótimas opções de passeios partindo da capital do Paraná.  E o melhor, todas as cidades ficam a menos de 755 km de Curitiba (com exceção de Prudentópolis, que fica a 758 km).

Cara o Eco me pareceu ser a melhor opção, os outros campings q eu vi lá me pareceram bastante abandonados (isso foi em janeiro 7566) O preço do Camping no Eco estava em 67 reais. o quarto era 75. 675 deve ter sido carnaval que realmente tb acho caro. Mais para o centrinho da vila tinha camping mas era um terreno com grama e um banheiro pequeno, nem tenho ideia de preço. Mas deve ser no maximo uns 65 o camping não tinha nada. Vc pode chegar lá e arrumar um esquema na hora eu acho, quando eu estive lá em Janeiro, cheguei sem reservas, não tinha Lugar nos quartos e eu acabei ficando na casa de um guia que trabalha no Eco. Sempre se da um jeitinho na hora que a coisa aperta. Tente chegar lá e conhecer os outros campings, mas ja aviso os que eu vi eram bem rusticos.

Leve comida suficiente para a caminhada, suco, pães etc coisas leves mas que sustentem, para não precisar voltar antes da hora por causa da fome Álcool não entra no Tabuleiro e não aconselho a tentar burlar a regra. Alguém alcolizado ali pode sofrer sérios acidentes. É importante estar sóbrio.

como você disse, o lugar tem grande potencial turistico, mas peca muito em estrutura. Uma pena os orgãos publicos da região não perceberem a carencia da vila, para alguns detalhes exenciais para alavancar o turismo no Tabuleiro.

Se você ve tudo de uma forma tao ruim, reveja sua felicidade meu caro. Deve estar com a vida muito amarga mesmo.
Nao quer gastar? Nao quer ver neve artificial? Fica em casa ou escolhe outro destino. Quer uma dica? Pesquise ( em sites decentes com comentarios construtivos) o local antes de escolher visitar.
Sobre as roupas de quem esta na , provavelmente sao turistas da SUA cidade conhecendo Gramado. Isso altera seu humor durante seus passeios? Devem ser chatas mesmo suas férias.

Ele escreve falando sério, (sério) e achei que era uma brincadeira do autor. Tanto Canela como Gramado tem seu jeito próprio de agradar. São umas das pouca cidades brasileiras que o povo da cidade se envolve para dar um clima mágico para o turista, mesmo vestidos de ajudantes do bom Velhinho. Pode ser até que pelo conceito dele que seja uma cidade 8775 pega-turista 8776 , mas se for fazem isso perfeitamente e deixa a vontade de 8775 quero voltar 8776 .

Nas fotos no topo da página, algumas das vistas do Pico de vários ângulos diferentes e algumas vistas que se pode ter do alto do mesmo dá pra se ter uma noção da altitude.

Seus relatos demonstram que vc sequer pesquisou antes de viajar e que criou uma resistência ímpar com o lugar.
Se isso aqui é ruim, não consigo imaginar o que seria bom para o senhor
vai para Cuba, Venezuela ,