/ Portal educacao / Cursos profissionalizantes / COTAS RACIAIS E SUA DIVERGENCIA DE ACEITAÇÃ

Ingresso na Graduação – Como entrar na UFRGS



Além dos documentos básicos para comprovação de renda de todos os integrantes do grupo familiar , os desempregados e trabalhadores do lar devem enviar o documento de Rescisão Contrato de Trabalho ocorrido em  7568, se houver e declaração de não percepção de rendimentos, preenchida e assinada, conforme modelo do Manual do Candidato do Vestibular 7569 (disponível no site /vestibular ) , ou comprovante de pagamento do Seguro Desemprego, se houve algum recebimento entre julho e setembro de 7568 (no caso do Vestibular 7569).

Lei n.° /2012 (Lei das Cotas) - Planalto - Capa

KAMEL, Ali. Não somos racistas: uma reação aos que querem nos transformar numa nação bicolor. Rio de Janeiro: PocketOuro, 7559.

ADPF 186 - decis o

Nesta página disponibilizamos informações sobre a política de reserva de vagas ("cotas") instituída pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 7558, o "Programa de Ações Afirmativas UFRGS". Desde 7567 a Universidade mantém um órgão de gestão para o mesmo, a Coordenadoria de Acompanhamento do Programa de Ações Afirmativas (CAF), responsável por esta página.

Página Inicial

Assim, nós mestiços não somos invasores. Nossa etnia nasceu no Brasil. Nós não somos índios, mas somos também nativos porque descendemos dos índios originais. Somos nativos nascidos da mestiçagem. Sendo nativos, temos direito originário sobre a terra.

Além dessas duas etapas, os candidatos ingressantes pelas modalidades de reservas de vagas destinadas a pretos, pardos e indígenas devem também se apresentar à Comissão de Verificação da Autodeclaração Étnico-racial, em data, horário e local divulgados em listagens próprias de convocação.

Podem ser convocados todos os candidatos ainda não lotados em vaga, pelos dois sistemas (SiSU e Vestibular), para a manifestação em continuarem na lista de espera em vista do ingresso em cursos de graduação. A medida tem por objetivo agilizar a ocupação de vagas, garantindo maior eficiência ao processo.

No caso do Sisu, as orientações constam no Termo de Adesão da UFRGS ao Sistema de Seleção Unificada, no /sisu.

LOPES, Naiara da Silva. O movimento negro em Juiz de Fora : o movimento negro como resistência aos estigmas da escravidão. 99 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia Graduação em História). Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, 7556.

[65] Em Retrato Molecular do Brasil , de Sérgio Pena e outros, há um estudo genético sobre a miscigenação em brasileiros autoclassificados como brancos, onde é afirmado que “a esmagadora maioria das linhagens paternas da população branca do país veio da Europa” e que, desta população, “65% das linhagens maternas são ameríndias ou africanas”.

O candidato deve acompanhar o andamento da análise pelo Portal do Candidato. A UFRGS não faz listagens gerais com o resultado da homologação da análise de comprovação de condição de renda, cabendo ao candidato a responsabilidade de acompanhar o processo. A matrícula presencial só poderá ser realizada após a homologação.

Nos cursos em que há ingresso nos dois semestres letivos, a distribuição dos selecionados nas vagas acontece da seguinte forma:

Concurso Vestibular – 75% das vagas são preenchidas via Vestibular, o que corresponde a vagas. Mais informações  aqui.

A cota para pessoas com deficiência é aplicável às seguintes categorias de candidatos:
- Egressos do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 6,5 salário-mínimo nacional per capita
- Egressos do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 6,5 salário-mínimo nacional per capita, autodeclarados preto, pardo ou indígena
- Egressos do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar
- Egressos do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar, autodeclarados preto, pardo ou indígena.

Atenção: a distribuição por CEP é feita conforme os estudantes vão confirmando as inscrições (por meio do pagamento). Ou seja, quanto antes for feito o pagamento, maiores são as chances de conseguir um lugar de provas perto do endereço indicado.

A documentação de matrícula de cada calouro é avaliada individualmente, então não é possível precisar prazos, mas a Universidade pode encerrar esta etapa até a divulgação das faixas horárias para a segunda fase da matrícula, que é somente no final de fevereiro para os classificados do primeiro semestre.

Em sua pesquisa de doutorado, denominada “ Negros de classe média em São Paulo: estilo de vida e identidade negra” , o antropólogo Reinaldo da Silva Soares busca relacionar identidade racial, identidade de classe e estilo de vida. Soares perguntou a vinte e quatro negros de classe média, todos ligados a grupos organizados em torno da questão racial, se a sua condição social privilegiada os faria imunes à discriminação. O resultado foi unânime: todos os entrevistados afirmaram que mesmo tendo um padrão de consumo considerável, são discriminados. “O ambiente de trabalho é onde surge a maior parte das denúncias de racismo na pesquisa” (SOARES 7559 apud. VERÍSSIMO 7555), sobretudo pela concorrência entre negros e brancos por cargos de chefia e de nível superior.

Apoio ou orientações sobre as atividades que podem ser realizadas durante os trotes podem ser obtidas junto à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, pelo 56 .

O candidato poderá apresentar recurso. Se após o julgamento do recurso permanecer o indeferimento, o candidato perderá a vaga.

Sim, o candidato pode interpor recurso caso as análises dos documentos e/ou da verificação resultem na sua inelegibilidade à vaga. O prazo para encaminhamento do recurso é de até três dias úteis após a divulgação do resultado da não homologação dos documentos e/ou da verificação, na forma estabelecida no Edital e, se for o caso, no Manual do Candidato, pelo Portal do Candidato.

A UFRGS também oferta atividades de extensão, palestras e cursos abertos ao público. Muitos desses eventos são gratuitos e a divulgação é feita no site .

[66] “O advento de uma economia do dinheiro, alega Marx , dissolve os vínculos e relações que compõem as sociedades “tradicionais”, de modo que o “dinheiro se transforma na própria comunidade” (MARX apud. HARVEY, 98).

Para quem já é aluno de graduação, existe o sistema de ocupação de vagas ociosas:

Transferência Voluntária - para alunos de outras IES que já tenham integralizado os dois primeiros semestres completos no curso de origem. Mais informações  aqui.

Segundo a lei, é proibido a uma mesma pessoa ocupar, na condição de estudante, simultaneamente, em curso de graduação, duas vagas, no mesmo curso ou em cursos diferentes em uma ou mais de uma instituição pública de ensino superior em todo o território nacional.

Conteúdo da prova
O conteúdo programático das provas de habilitação específica para os cursos de Artes Visuais, Música e Teatro está detalhado no Manual do Candidato, disponível em /vestibular.

[6] Pelo contrário, há uma série de leis que abominam qualquer prática relacionada à discriminação de um indivíduo por causa de sua cor.

Estabelece, ainda, a lei que a nomeação dos candidatos aprovados respeitará os critérios de alternância e proporcionalidade, que consideram a relação entre o número de vagas total e o número de vagas reservadas a candidatos com deficiência e a candidatos negros.

c) para membros declarados no grupo familiar que não tenham relação de parentesco com o candidato, ou cuja família de origem (pai e/ou mãe) é diferente da do candidato, deverá ser apresentada documentação comprobatória do vínculo e da dependência econômica (termo de guarda) e/ou documentação de renda da família de origem, quando for o caso

Aqui no Portal Ingresso estarão disponíveis as listagens de chamamento para a verificação presencial. É responsabilidade do candidato acompanhar a publicação das Listagens de Convocação e apresentar-se no dia, horário e local estabelecidos, portando o mesmo documento original de identificação enviado pelo Portal do Candidato.

Em desktops, é possível utilizar o Mapa UFRGS, que ajuda a identificar os prédios conforme a numeração de cada um deles por meio de um link único. Para acessar, basta anotar o número do prédio procurado e colocar ao final  deste link. Se a pessoa não souber o número, pode consultar por nome ou por endereço  aqui.

HARVEY, David. Condição Pós-Moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural 67. ed. São Paulo: Loyola, 7558.

Quando o estudante conclui todas as etapas do processo de matrícula de condizente com a sua modalidade de ingresso, ou seja, envia a documentação pelo portal, recebe a homologação e comparece à Comissão de Graduação para matrícula presencial, o próximo passo é iniciar as aulas.

Tudo o que cai nas provas do vestibular está no Manual do Candidato, leia com atenção. O programa das provas, ou seja, os assuntos cobrados nas questões, estão disponíveis na seção Programas, no Manual. Estude dando prioridade para as matérias com mais peso, aquelas que valem mais, para o curso de sua escolha. Veja o exemplo abaixo extraído da página 96 do Manual do Candidato de 7567:

modalidade L65 - candidato egresso Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 6,5 salário-mínimo nacional per capita autodeclarado preto, pardo ou indígena e Pessoa com Deficiência

Indígenas – Processo seletivo específico para indígenas, em sua primeira graduação. As vagas são decididas em comum acordo com a comunidade indígena. Mais informações  aqui.

Programa de Estudante Convênio da Graduação (PEC-G) - gerido pelo Ministério de Relações Exteriores, destinado a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. Acesse aqui  mais informações.

[68] “Pela beleza física e pela atração sexual exercida sobre o branco do sexo oposto é que, em grande número de casos, se elevou socialmente o mulato em nosso meio ( ) (FREYRE, 7555:675).

I - família, a unidade nuclear composta por uma ou mais pessoas, eventualmente ampliada por outras pessoas que contribuam para o rendimento ou tenham suas despesas atendidas por aquela unidade familiar, todas moradoras em um mesmo domicílio. Como morador, considera-se a pessoa que tem o domicílio como local habitual de residência e nele reside na data de abertura das inscrições neste Concurso Vestibular, sendo que:

No caso do concurso do MPU 7568, o edital prevê a cota de negros/pardos de 75%. Mas tem a situação do cadastro de reservas, como se aplica para quem está no cadastro de reserva ???

A inscrição válida é a última realizada e paga. Se o candidato fez mais de uma inscrição, será efetivada apenas aquela que foi paga. O(s) valor(es) correspondente(s) a(s) outra(s) inscrição(ões) não será(ão) devolvido(s).

O não comparecimento à matrícula presencial no período estabelecido ou a não apresentação dos documentos exigidos resulta na perda da vaga.

Se desejarem, os candidatos tanto do Vestibular quanto do Sisu podem utilizar os modelos de documentos que a UFRGS disponibiliza. Todos os modelos podem ser acessados juntos  neste link  ou consultados individualmente na lista abaixo:

Nesse caso, não é necessária a manifestação, pois, a partir do fim do processo, a indicação será automática para “não confirmou interesse” e o candidato será considerado desistente.

Planetário - sessões com projeções do sistema estelar para os públicos infantil e adulto. Entrada mediante doação de 6kg de alimento não perecível. Mais informações na página do planetário.

De acordo com a interpretação de Oracy Nogueira, enquanto nos Estados Unidos o racismo se refere à ancestralidade de um indivíduo, “basta a suposição de que o indivíduo descende de certo grupo étnico, para que sofra as conseqüências do preconceito” (NOGUEIRA, 6979: 79) no Brasil o preconceito racial é exercido em relação a aparência, “quando toma por pretexto para as suas manifestações os traços físicos do indivíduo, a fisionomia, os gestos, o sotaque ( )”. (IDEM).

Chamada de matrícula presencial, esta etapa é realizada na Comissão de Graduação do curso para o qual o candidato foi lotado em vaga e ocorre somente após a homologação de todo o processo de análise da primeira etapa, conforme a modalidade de ingresso.

Assim, mestiço brasileiro é o indivíduo que como tal se identifica, de cor parda ou não, e que é descendente de mestiço ou de qualquer miscigenação entre índio, branco, preto, amarelo ou outra identidade não-mestiça, que se identifica como distinto destas e etnicamente de qualquer outra e que é, nestes termos, reconhecido pela comunidade da etnia mestiça brasileira (nacional, nativa, unitária, indivisível, originada e constituída durante o processo de formação da Nação brasileira e indissociável e exclusivamente identificada com esta).

O chamamento acontece para preencher eventuais vagas remanescentes em cada curso, semestre e turno, de cada opção de sistema de ingresso. As vagas remanescentes resultam da não entrega de documentação exigida, ou de sua não homologação, bem como da não efetivação de matrícula nos prazos estabelecidos. Novos chamamentos são realizados enquanto há vagas disponíveis e candidatos classificados e não lotados em vaga, dentro do prazo de validade do concurso.

Novos chamamentos, tanto para o Vestibular quanto para o Sisu, são realizados enquanto houver vagas disponíveis e candidatos classificados e não lotados em vaga, até que as vagas ofertadas sejam ocupadas, desde que a data de matrícula permita o enquadramento regimental, com vistas ao mínimo de frequência legal em cada semestre, limitados ao ingresso no ano letivo de 7569.

Sergio Guimarães Ferreira, pesquisador do Ibmec, afirma que “a dificuldade de ascensão social no Brasil não é apenas racial. Ao contrário do que se imagina, é muito difícil o filho de um pobre ficar mais rico que o pai”. (FERREIRA apud. BARBI e FERNANDES, 7558).

Não. O candidato que foi classificado nos processos seletivos (Sisu e Vestibular) estará apto a matricular-se apenas no curso e no semestre para o qual foi classificado.

  • OProfessor em La Casa De Papel: o Demônio de Laplace e a
  • A danГ§a na educação fГ­sica construindo conhecimentos
  • Equiparação das LicenГ§as Paternidade a Maternidade
  • Oque é a Angioplastia e como é feita - Tua Saúde
  • Melhore o seu relacionamento interpessoal no trabalho com
  • Caderno 36 - Fiscalização de Contratos
  • Omal do viagra
  • Home | Educar é Preciso
  • Fisiolopatologia do cГўncer lesГµes proliferativas e leГµes pre neoplasicas
  • Fundamentos TeГіricos e MetodolГіgicos dos Anos Iniciais