/ Portal educacao / Cursos profissionalizantes / Desenvolvimento e aprendizagem - Teorias da aprendizagem (Vigotski, Piaget, Bandura, Skinner e Pavlov)

OS JOGOS E A BRINCADEIRA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM



As competências sociais são as aptidões necessárias para uma resposta adequada às questões do quotidiano, ou seja, são comportamentos ou pensamentos que permitem ao próprio individuo adaptar-se aos outros e ao contexto social onde está inserido.

NURAP – Aprendizagem Profissional e Assistência Social

Pressupõe individualização e personalização das estratégias educativas, enquanto método de prossecução do objectivo de promover competências universais que permitam a autonomia e o acesso à condução plena da cidadania por parte de todos.

Estudar Psicologia: A teoria do desenvolvimento de Vygotsky

O neurodesenvolvimento da criança define-se como o conjunto de competências por meio das quais a criança interage com o meio que a rodeia, numa perspectiva dinâmica, de acordo com a sua idade, o seu grau de maturação, os seus factores biológicos intrínsecos e os estímulos provenientes do ambiente.

Programa de Aprendizagem - Senac EAD

O familiar levanta questões acerca de papéis, padrões, regras, objectivos, crenças, e estádios de desenvolvimento, levando-o a optar por trabalhar o indivíduo, o casal ou a família nas suas variantes, visando a alteração de padrões interactivos para que o/s problema/s se possa resolver.

A Pedopsiquiatria é uma especialidade médica relacionada com o estudo, avaliação e tratamento das perturbações emocionais e do comportamento na infância e adolescência.

Especialidade clínica que avalia, diagnostica e intervém nas doenças mentais, alterações comportamentais, cognitivas e emocionais, elaborando planos de tratamento cientificamente validados.

O Ocupacional avalia as funções sensoriais, percetivas, físicas e sociais do indivíduo, bem como os fatores ambientais que influenciam o seu desempenho nas atividades identifica as áreas de disfunção e envolve o indivíduo num programa estruturado de atividades significativas de forma a ultrapassar as dificuldades proporcionadas pela sua condição de saúde. As atividades são selecionadas de acordo com as necessidades pessoais, sociais, culturais e económicas e refletem os fatores ambientais que orientam a vida do indivíduo.


A Neuropsicologia pode-se definir como sendo uma especialidade da Psicologia que aborda as relações entre a dinâmica estrutural do encéfalo e o comportamento em situação normal ou patológica. As metodologias têm como suporte a clínica experimental.

A Psiquiatria é a especialidade médica que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento de perturbações mentais, emocionais ou comportamentais.

A Neuropediaria é um ramo da pediatria que se ocupa do desenvolvimento da criança e do jovem, pressupondo não só a vigilância do desenvolvimento, como também o diagnóstico das suas perturbações e respectiva intervenção.

Emoções são extremamente importantes para o ser humano. Elas ajudam-nos a selecionar a informação relevante e decisiva num dado contexto ou acontecimento, a saber do que necessitamos e o que temos de fazer para o alcançar. As emoções são o motivador primário do comportamento e da adaptação do homem. Claro, é preciso inteligência emocional. Sem ela as emoções podem revelar-se disfuncionais. Como podemos ajudar as nossas crianças a desenvolver inteligência emocional?

Jovem com interesse no Programa de Aprendizagem EAD: registre seu interesse nas empresas de sua cidade, Agências do Trabalhador, ou procure o Senac mais perto de você.

Pais e escola fazem parte integrante deste processo,   portanto investe-se igualmente na comunicação e cooperação com ambos, no sentido de os ajudar com estratégias adequadas e alternativas para gerir eventuais comportamentos menos ajustados da criança/adolescente.

A Psicologia educacional ou psicologia da educação é o ramo da psicologia que estuda o processo de ensino/aprendizagem em diversas vertentes.

A maioria dos problemas, sintomas e conflitos que motivam uma consulta tem um profundo impacto na família (da qual o indivíduo é uma parte) Também na família podemos encontrar a chave para muitas soluções.

O termo competência significa que não se trata de uma característica da personalidade, algo de inato, mas de um conjunto de comportamentos que são adquiridos e aprendidos, o que quer dizer que embora algumas pessoas demonstrem maior facilidade na interacção social, as habilidades sociais são treináveis.

Crianças e adolescentes cujas competências sociais estão pouco desenvolvidas, revelam baixa auto-estima, problemas de comportamento e dificuldade no relacionamento com os adultos e com os pares.

Sempre que se avalie ser importante para um melhor desenvolvimento da qualidade das relações familiares e socais das crianças/adolescentes, sugere-se a integração em grupos terapêuticos, para melhor se trabalhar as relações interpessoais, a autoestima, a comunicação e a regulação das emoções.

A intervenção consiste na   avaliação da qualidade da vinculação das crianças e adolescentes adotados com a família, seguida de acompanhamento psicológico/psicoterapia da criança e aconselhamento psicossocial aos pais adotivos, no sentido de reforçar as suas competências parentais e a construção de uma vinculação segura.

É um profissional a quem compete a prevenção, a avaliação, o tratamento e o estudo científico da comunicação humana e das perturbações associadas. Neste contexto, a comunicação engloba todas as funções associadas à compreensão e à expressão da linguagem oral e escrita, assim como todas as formas apropriadas de comunicação não-verbal.

O Programa de Aprendizagem na modalidade EAD atende ao disposto na Lei do Programa de Aprendizagem, especificamente à Portaria 778/7567, complementada pela 6555/7568 e anexos, no que concerne a possibilidade de atendimento de cursos e programas EAD em locais em que o número de aprendizes não justifique a formação de turma presencial ou que não seja possível a implantação em razão de inexistência de estrutura educacional adequada para a aprendizagem.

A educação especial é uma educação organizada para atender específica e exclusivamente alunos com determinadas necessidades especiais.

psicologia clínica
psicologia educacional
psicopedagogia
terapia da fala
terapia familiar
terapia ocupacional
terapia psicomotora
Ver mais  


É, sem dúvida de importância extrema a resposta que a Neuropsicologia dá, em termos de compreensão, avaliação e reabilitação, nos vários quadros neuropsicopatológicos (afasias, agnosias, demências, entre muitos outros provenientes de lesões várias). Digamos que é de exclusiva competência da Neuropsicologia a intervenção em determinados quadros, nos quais as lesões existentes afectam determinadas áreas do encéfalo e consequentemente se traduzem em alterações ou disfunções cognitivas e/ou operativas significativas. Entre muitos possíveis exemplos, podemos citar o exemplo dos tumores no encéfalo, onde o trabalho do Neuropsicólogo em conjunto com a intervenção do neurocirurgião é de fundamental, no que respeita ao mapeamento do encéfalo, permitindo assim uma remoção mais precisa do tumor, evitando danos irreversíveis em regiões circundantes.

A consulta de adoção é uma consulta especializada na intervenção com famílias adotivas,  que se destina ao apoio e acompanhamento da nova família constituída, visando a consolidação das novas relações familiares.

Não precisa gastar muito dinheiro. Use a imaginação. Ferramentas simples são suficientes para garantir uma boa organização. Algumas funcionam tão bem como as mais sofisticadas e dispendiosas. Arrumar o próprio quarto, por exemplo, e ter algumas tarefas regulares, são a melhor forma de introduzir a organização na vida de uma criança – um grande desafio para todos os educadores.

O da Fala intervém em todas as situações de patologia da fala, da voz e da linguagem oral e escrita, qualquer que seja a etiologia, na criança, no adolescente, no adulto e na pessoa idosa.

A intervenção do médico pedopsiquiatra pode incluir a prescrição de fármacos, psicoterapia, bom como intervenção familiar.

Empresa: conheça mais sobre o Programa de Aprendizagem EAD. Primeiro, assista ao vídeo. Depois, clique, abaixo, no curso de seu interesse.

O Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial atende ao Programa de Aprendizagem desde 6996, data de sua fundação, às empresas do comércio de bens, serviços e turismo. A partir de 7568, passou a atender esse Programa na modalidade EAD, contribuindo assim, com as empresas que estão localizadas distantes de uma unidade Senac.

Membros da família que não estejam interessados muitas vezes envolvem-se mais tarde se existir pelo menos um membro da família motivado.

A dinâmica da Neuropsicologia Clínica traduz-se numa combinação do exame neuropsicológico com a terapêutica assente no princípio dos 8Rs: Reestruturação «-» Reabilitação «-» Reintegração sócio-familiar e profissional.

Com o regresso à escola, o SEI Solidário está a promover uma campanha de despiste de Dificuldades de Aprendizagem através de uma Avaliação Psicopedagógica, com uma redução de 65% no valor final. Esta campanha destina-se a crianças do 6º e 7º ciclos, que manifestaram ao longo do ano letivo anterior dificuldades ou insucessos não ainda identificados. Deverá fazer a sua inscrição nesta campanha do Centro SEI até ao dia 85 de setembro de 7568.

Atuamos num vasto leque de áreas de intervenção, com foco nas dificuldades de aprendizagem, no desenvolvimento da maturidade emocional e nas perturbações do desenvolvimento.

A Pediatria é uma especialidade médica dedicada à criança e ao adolescente nos seus diferentes aspectos, sejam eles preventivos ou curativos

A Lei da Aprendizagem estabelece que as empresas que tenham pelo menos sete empregados são obrigadas a contratar aprendizes. A quantidade varia de 5% a 65%, conforme o número de empregados cujas funções demandem formação profissional.

  • Resenha do livro: Modernidade Líquida - Resenhas - Âmbito
  • IneficГЎcia das medidas protetivas - Lei Maria da Penha
  • ESTRATГ‰GIAS PARA COMBATE A CORRUPÇÃO - A BUSCA PELA INTEGRIDADE DOS RECURSOS PГљBLICOS
  • REGULAMENTO DO ICMS
  • Anais | CNEG
  • Moralidade Г© a ferramenta do combate a corrupção
  • ENTENDENDO A RELAÇÃO DOS SURDOS COM A LГЌNGUA A PARTIR DA SITUAÇÃO DO BILINGUISMO
  • COMP DE EVIDENCIAÇÃO DOS RICOS ECONOMICO E FINANCEIRO DO SETOR BANCARIO ENTRE 2008 A 2016 LISTADA NA BOVESPA
  • Refis pro Pequeno | SEBRAE - Juntos Somos Grandes
  • Delação premiada dentro da anГЎlise econГґmica do direito