Home

Dimensionamento de frota para transporte de containers.

Com a locação, a empresa pode contar com o veículo que quiser, na quantidade que necessitar e a hora que precisar, otimizando ao máximo a utilização dos carros. Além disso, o aluguel de veículos pode ser feito por diária, caso as necessidades de transporte da empresa sejam pontuais.

A disponibilização de veículos não acionados representa um custo desnecessário para a organização e a situação é ainda pior para as empresas que optaram por ter uma frota própria , já que automóveis são bens que sofrem grande depreciação.

DIMENSIONAMENTO E OTIMIZAÇÃO DE UTILIZAÇÃO DE FROTAS

Uma boa forma de fazer isso é consultar os registros do mês anterior para colher dados importantes, como o número de viagens realizadas, a quantidade de carga movimentada, o número de passageiros transportados ou de clientes visitados, por exemplo.

Dimensionamento de frota: Quando pensar em novos veículos

Conhecer melhor a frota ajuda na escolha da  rota mais adequada  para determinado veículo, trazendo agilidade para o transporte. Além disso, com conhecimentos sobre o tráfego da estrada, a empresa ganha mais controle e segurança no processo.

Além disso, não podemos desprezar o tempo necessário para a troca de motoristas, almoço dos funcionários e nem o tempo necessário para realizar as operações de carga e descarga dos veículos. Caso contrário, podemos causar distorções em nosso cálculo.

A disponibilização de veículos não acionados representa um custo desnecessário para a organiza çã o e a situa çã o é ainda pior para as empresas que optaram por ter uma frota pr ó pria , j á que autom ó veis s ã o bens que sofrem grande deprecia çã o .

Uma boa forma de fazer isso é consultar os registros do mês anterior para colher dados importantes, como o n ú mero de viagens realizadas, a quantidade de carga movimentada, o n ú mero de passageiros transportados ou de clientes visitados, por exemplo.

O dimensionamento de f rotas é um processo voltado para a otimização e o planejamento de todas as atividades de transporte da empresa durante determinado per í odo de tempo.

O correto dimensionamento da frota é importante por vários motivos diferentes, por isso, procuramos trazer apenas os mais relevantes e chamativos.

Conhecer e respeitar a capacidade de peso dos veículos auxilia na prevenção de acidentes, uma vez que o excesso de carga pode trazer transtornos ao passar por determinados locais.

Tanto a manutenção de uma frota maior, como a manutenção de uma frota menor podem causar preju í zos à organiza çã o.

É comum que o veículo precise realizar diversas viagens, a depender do serviço prestado. Nesse momento, o dimensionamento pode trazer mais precisão aos cálculos e ajudar a evitar desperdícios de combustível, por exemplo.

Com a locação, a empresa pode contar com o veículo que quiser, na quantidade que necessitar e a hora que precisar, otimizando ao m á ximo a utiliza çã o dos carros. Al é m disso, o aluguel de ve í culos pode ser feito por di á ria, caso as necessidades de transporte da empresa sejam pontuais.

Saber quantas viagens são necessárias para transportar determinada quantidade de produtos at é a sede do cliente, por exemplo, pode ser important í ssimo n ã o apenas para saber o n ú mero ideal de ve í culos de uma frota, mas, sobretudo, para n ã o atrasar as entregas e deixar o cliente na m ã o.

DIMENSIONAMENTO DE FROTA.. Para realizar o dimensionamento de frota aconselha-se que os seguintes. C- Calculo do numero de viagens mensais.

Além disso, temos que considerar também a possibilidade de ocorrência de um imprevisto, como uma falha mec â nica em algum dos carros ou uma visita n ã o programada a um cliente importante, por exemplo.

Com melhor conhecimento da frota, é viável determinar o trajeto mais indicado para cada veículo. Ao estudar quais rotas deverão ser utilizadas e ao verificar as condições de tráfego da pista, o motorista e a empresa ganham agilidade e segurança no transporte.

Agora, caso a necessidade de mobilidade da empresa seja constante, a alternativa mais indicada é o aluguel mensal ou a própria terceirização da frota. Seja como for, o aluguel permite com que a empresa tenha flexibilidade quando o assunto é o dimensionamento de frotas, adaptando-se rapidamente às mudanças do mercado.

No segundo caso, a empresa pode se prejudicar por não conseguir realizar todas as entregas a que se comprometeu. Nesse caso, al é m do preju í zo financeiro, tamb é m colocamos em jogo a pr ó pria imagem da empresa .

O terceiro aspecto que compõe o cálculo de dimensionamento de frotas é o planejamento de rotas. Esse conhecimento pode nos trazer informações importantes, como as condições da pista em diversos trajetos, a velocidade média, as condições de trânsito, a presença de pedágios, balanças, serviços, entre outras coisas.

No primeiro caso porque o dinheiro gasto com a disponibilização de carros que não foram utilizados poderia ter sido investido em outros setores da empresa.

Além disso, não podemos desprezar o tempo necessário para a troca de motoristas, almoço dos funcion á rios e nem o tempo necess á rio para realizar as opera çõ es de carga e descarga dos ve í culos. Caso contr á rio, podemos causar distor çõ es em nosso c á lculo.

Problemas costumam acontecer de forma inesperada, mas existem formas de reduzi-los e, consequentemente, reduzir possíveis custos com manutenções.

A Systemsat é uma empresa com mais de 67 anos de mercado e pioneira no desenvolvimento de sistemas de rastreamento e sistemas de monitoramento por internet. Seguimos trazendo para o mercado tecnologias e inovações em software de rastreamento via satélite, monitoramento multi-rastreador e multi-mapas.

Operacionais
Tempo de carga e descarga: 85 min. Na ida e o mesmo na volta
A distancia a ser percorrida: 9,9 km na ida e 985 na volta
Jornada útil de um dia de trabalho: 8 hr
Numero de turnos de trabalho por dia:7
Numero de dias uteis de trabalho por mês: 75 dias
Numero de dias previsto para manutenção por mês: 7 dias

Segundo passo: Cálculo da carga útil do veículo (lotação)
Esse cálculo trata da diferença entre o peso bruto total do veículo e a tara.
Carga útil: - =

Depois de terminar todos os cálculos, temos que levar em consideração, ainda, que nem sempre somos capazes de prever exatamente a demanda por mobilidade da empresa, j á que muitas oportunidades e necessidades v ã o surgindo com o passar do tempo.

Nota-se, portanto, que serão necessárias cerca de 677 viagens por mês. Enquanto isso, uma frota com 6 veículos — como foi exemplificado — alcança a marca de apenas 675 viagens mensais, aproximadamente. Assim, sabe-se que serão necessários cerca de 8 veículos adicionais para suprir a demanda.

O primeiro passo para realizar o cálculo é conhecer bem as características de todos os carros à disposição da empresa. Isso ajuda o gestor a individualizar a capacidade de resposta da empresa em termos de transporte.

No primeiro caso porque o dinheiro gasto com a disponibilização de carros que não foram utilizados poderia ter sido investido em outros setores da empresa.

As empresas que optaram pela locação ou terceirização também precisam arcar com prejuízos quando é feito um dimensionamento equivocado, no entanto, a situação pode ser facilmente contornada.

Se conhecemos a capacidade de máxima de carga, de passageiros e a velocidade máxima de cada um dos veículos que compõem a frota, já teremos a capacidade de distribuir toda a demanda da empresa com alguma noção de quantos veículos precisaremos.

Supõe-se que essa empresa possua 6 veículos que fazem cerca de 75 viagens por mês, cada um. Assim, vamos aos dados da situação, utilizando um semirreboque graneleiro para exemplificar:

O dimensionamento é um processo prático que envolve o cumprimento de certos procedimentos que otimizam significativamente o desenvolvimento das suas atividades como transportador. Listamos abaixo os itens que precisam ser atendidos:

Nesse sentido, existe um desafio no setor de transportes: encontrar formas mais econômicas de realizar viagens e saber se a quantidade de veículos disponíveis está de acordo com o volume da entrega a ser feita. É aí que entra o dimensionamento de frota. Quer descobrir como esse procedimento pode otimizar a logística da sua empresa? Então, continue a leitura deste artigo!

A cada dia mais empresas estão optando pelo aluguel de veículos como uma alternativa à manutenção de uma frota própria. É bem verdade que o grande motivo por trás desse cenário são os custos bem menores, no entanto, não podemos descartar o fato de que o aluguel de veículos também contribui de maneira direta para um bom dimensionamento de frota.

Além disso, temos que considerar também a possibilidade de ocorrência de um imprevisto, como uma falha mecânica em algum dos carros ou uma visita não programada a um cliente importante, por exemplo.

Numero de viagens mensais: / = 677,77 (viagens/mês)
Sabendo que serão necessárias 677 viagens mensais, e com 6 veículos o máximo da operação por mês são 675 viagens, seriam necessários em média mais 8 veículos para garantir o sucesso da operação.
Em meio ao dimensionamento das frotas, existem outras atividades de acompanhamento da operação que demandam tempo e podem ser automatizadas. Com o TMS é possível otimizar a emissão dos documentos fiscais, o controle de entregas e coletas, cálculo de frete automático e muito mais. Experimente grátis agora mesmo.

O primeiro passo para realizar o cálculo é conhecer bem as características de todos os carros à disposi çã o da empresa. Isso ajuda o gestor a individualizar a capacidade de resposta da empresa em termos de transporte.

Para obter a carga útil, utiliza-se as variáveis de peso bruto do veículo e a sua tara (obtida no passo 6). Veja o exemplo abaixo:

O dimensionamento de frotas é um processo voltado para a otimização e o planejamento de todas as atividades de transporte da empresa durante determinado período de tempo.

Adequar o tamanho da frota e a disponibilidade dos veículos à demanda de mobilidade da empresa é essencial para o bom andamento dos processos e também para evitar desperdícios. O correto dimensionamento de frotas, no entanto, nem sempre é uma tarefa das mais fáceis.

Último passo: Cálculo do número de viagens mensais necessárias
Esse cálculo trata da divisão da carga mensal a ser transportada em um sentido, pela lotação do veículo:

Portanto, vemos que o dimensionamento de frota de veículos é uma etapa essencial na tarefa de otimizar os processos empresariais e garantir o máximo aproveitamento dos recursos de logística da empresa.

Agora que já sabemos o quanto cada carro pode carregar e quanto tempo ele demora para fazer isso. Portanto, é hora de focar nas necessidades de mobilidade da empresa.

Digamos que você queira saber o número de veículos necessários e a quilometragem média mensal que cada veiculo terá que percorrer, para atender o volume de carga mensal a ser transportada, sabendo que você tem apenas 6 veículos e faz em média 75 viagens por mês com cada um.

Conciliar produtividade e qualidade é o que as empresas buscam. Para isso, a gestão de frota deve ser feita de forma planejada e eficiente. Com os sistemas de rastreamento  de veículos disponibilizados pela Systemsat, o dimensionamento da frota de veículos será empregado com maior eficiência, gerando melhores resultados!

Portanto, a primeira grande vantagem do dimensionamento é a redução do risco de acidentes de tr â nsito envolvendo os ve í culos da empresa.

Saber quantas viagens são necessárias para transportar determinada quantidade de produtos até a sede do cliente, por exemplo, pode ser importantíssimo não apenas para saber o número ideal de veículos de uma frota, mas, sobretudo, para não atrasar as entregas e deixar o cliente na mão.

No segundo caso, a empresa pode se prejudicar por não conseguir realizar todas as entregas a que se comprometeu. Nesse caso, além do prejuízo financeiro, também colocamos em jogo a própria imagem da empresa.