Home

Introducao a plano de negocios



Forme grupos de até quatro alunos e oriente a discussã o dos estudantes com seus colegas: com base na vivê ncia do cotidiano escolar, sobre o que se tem observado em relaç ã o à s posturas pedagó gicas dos professores, seus comportamentos e os dos alunos, colegas de classe, fazendo um contraponto com o pensamento aristoté lico:

Unidade Morumbi - Hospital São Luiz

Ainda com maior razão se impõe a mesma prudência quando se trata de traduzir as estatísticas graficamente: É necessário — escreve Lucien March — não, esquecer que a forma de uma curva depende essencialmente da relação que existe entre a unidade de medida das grandezas representadas no eixo das abssisas e a unidade de medida das que são representadas no eixo das ordenadas.

Portal do Professor - Introdução à Filosofia

Em conclusão, é sempre o sentimento das interdependências e a noção, tão fundamental em sociologia, dos conjuntos que devem guiar a interpretação.

Produtos de Apoio - Continente - INR - Página de início

O método etnográfico apresenta, evidentemente, um certo número de dificuldades e, antes de qualquer outra, a própria definição do primitivo.

Portanto, as sociedades arcaicas só são simples no sentido de as suas instituições não estarem diferenciadas e de as distinções que valem para os graus mais avançados da evolução social ainda não valerem para elas.

* Representa, na Gré cia antiga, ao lado das filosofias de Só crates e Platã o, uma reaç ã o ao discurso dos sofistas

Primeiramente meus parabéns pela dedicação e por socializar esta sua atividade que acima de tudo percebe-se que foi feito tudo com muito esmero e dedicação. Gostei muito das atividades e penso que podem ser feitas muitas adaptações. Como sugestão eu acresentaria a visualização de algum material de audio e vídeo sobre o tema, análise de algum recorte de filme. Até mesmo sobre alguma das muitas histórias de mestres e seus alunos. E se houver uma parceria com o professor de sociologia.

Com 76,7 mil m² de área construída, a unidade tem capacidade de 676 leitos. Desses, 666 são apartamentos, 87 são leitos em UTI (Adulto e Infantil) e 66 na Semi-Intensiva.

elementos propriamente religiosos, elementos econômicos, elementos filosóficos, etc. Pode dizer-se o mesmo do potlatch: forma arcaica da permuta, mas também conjunto de cerimônias rituais, festins, jogos, danças, casamentos, adoções, etc. Existe o mesmo sincretismo nos códigos arcaicos, nos quais as interdições jurídicas aparecem misturadas com prescrições religiosas, regras de civilidade, quando não são receitas de cozinha ou conselhos de higiene. O mesmo 8766 sincretismo aparece ainda nas formas arcaicas da moral, da arte e da ciência, que, ao contrário do que afirmava Durkheim, se encontram numa espécie de estado de simbiose com a religião.

Não entraremos, a este respeito, em detalhes técnicos que fazem parte das matemáticas. Vamos limitar-nos a examinar as suas condições gerais de aplicação à sociologia.

A história apresenta, nesta matéria, uma grande superioridade sobre a monografia do contemporâneo, do atual. É que ela nos mostra os fenômenos sociais na sua evolução, no que têm de vivo e de dinâmico. A história, escreviam Langlois e Seignobos na sua célebre Introduction aux études historiques, mostra-nos a relatividade de todas as coisas e a incessante transformação das crenças, das formas de arte, das instituições.

gerais, tais como os fenômenos demográficos, a nup-cialidade, a natalidade, o suicídio, etc, sobre os quais — diz Durkheim — temos informações estatísticas bastante extensas e variadas. Nesses casos podemos, com efeito, comparar as variações do fenômeno conforme as províncias, as classes sociais, os habitats rurais ou urbanos, os sexos, as idades, o estado civil, etc. Foi um método análogo que Simiand aplicou ao estudo das variações do salário.

De uma forma clara e objetiva, é esclarecido o que é filosofia. Muitas vezes tentamos explicar para os alunos e no momento da aula eles falam que entenderam, porém na próxima aula sempre tem algum perguntando e pedindo esclarecimentos sobre o que realmente é a filosofia.

Mas inversamente, se não devemos simplificar excessivamente as relações que a estatística nos revela, não devemos apressar-nos a negar as que não se nos revelem ao primeiro golpe de vista. Verifica-se, por exemplo, uma subida dos salários em seguida às greves, mas tanto nas profissões que não estiveram em greve como nas outras. Deveremos concluir que a greve não é uma causa da subida dos salários? Não temos esse direito, afirma Simiand, porque não está demonstrado que o montante dos salários, no primeiro grupo de profissões, seja independente dos salários daquelas em que houve greves.

Gostei muito do plano de aula para trabalhar o tema 589 introdução à filosofia. Uma observação é a de que duas aulas sejam insuficientes para explorar todas as possibilidades sugeridas no roteiro.

Prezado visitante: por favor, não republique esta página em outros sites ou blogs na web. Ao invés disso, ponha um link para cá. Obrigado.

Cada `log_BA` que satisfizer as condições de existência para o logaritmo `{(A> 5),(B> 5),(B !=6) :}` estará associado a um único `x` de tal modo que `log_BA=x = B^x=A`. Assim o valor `x` (o logaritmo de `A` na base `B`.) nada mais é do que o expoente da base `B` que devemos ter de modo que seja igual a `A`.

Da internação ao pós-parto, a Maternidade coloca à disposição serviços diferenciados como a transmissão de imagens do nascimento pela internet e o que há de mais moderno em cuidados para a saúde da mãe e do bebê.



Neste momento o aluno expressa a soluç ã o encontrada no problema inicial. Passaremos a elaboraç ã o teó rica da sí ntese, isto é , da nova postura mental. Os estudantes deverã o elaborar um texto dissertativo que expresse suas reflexõ es sobre o tema proposto, com base no estudo de caso abaixo, argumentando seu ponto de vista fundamentado nos filó sofos apresentados durante as aulas:

Achei maravilhoso o video do Prof. Paulo Ghiraldelli sobre o que é Filosofia, onde ele fala sobre a banalização utilizando quadrinhos da Mafalda. Além de divertido dá margem para a reflexão.

São estas as três formas do método comparativo indicadas por Durkheim nas Régles de la méthode sociologique. Observemos, no entanto, que a primeira cabe melhor no método estatístico e que a terceira recorre, necessariamente, à etnografia para chegar às formas elementares. Nisso voltaremos a falar mais adiante. Só a segunda pertence plenamente à história*

Caros, como uma introdução ao filosofar, acredito ser coerente as estatégias propostas pela colega na busca de provocar o estudante a refletir sobre a configuração da Filosofia. Parabéns.

No conví vio escolar nos deparamos com vá rias situaç õ es, entre elas, as diferentes posturas pessoais assumidas, tanto por professores como por alunos no cotidiano escolar. Observa-se a expressã o da diversidade de idé ias e modos de comunicaç ã o em sites, como o orkut, nos blogs pessoais e das pichaç õ es nas paredes.

Professor, você poderá levar seus estudantes ao laborató rio de informá tica para a pesquisa destas comunidades ou passar a citaç ã o abaixo para iniciar as discussõ es:

Um blogquest é uma webquest adaptada para ser construí da num blog, pode ser construí da usando serviç os de blog gratuitos e sicos, usando um ou mais posts interligados, os estudantes tem facilidade na ediç ã o desta ferramenta, pois é muito comum possuí rem seu pró prio blog, tem a facilidade de se postar os comentá rios logo a seguir da pesquisa, alé m de ser uma atividade colaborativa, presencial ou à distâ ncia. O estudante pode ir realizando as atividades em casa, na biblioteca da escola ou laborató rio de informá tica, ampliando o tempo de discussõ es em sala de aula.

Professor, você pode colocar as atividades no blogquest e orientar os estudantes a postarem suas idé ias em cada passo apresentado.



A questã o do pensar filosoficamente é um tema que merece ser discutido e entendido por todos. É muito importante, neste momento, que cada indiví duo faç a uma reflexã o sincera e expresse suas idé ias.

Seja qual fôr o seu interesse e o seu alcance, nem o método histórico-comparativo, nem o método estatístico poderiam satisfazer o sociólogo. É necessário completar esses dois métodos com um terceiro, que permita levar a análise mais longe, remontando a estados de sociedade, em certo sentido, mais simples: o método etnográfico e, especialmente, o estudo dos grupos sociais chamados primitivos.



Diante das questõ es levantadas pela turma, irã o surgir vá rias concepç õ es sobre o que seja é tica. É importante neste momento, que o professor faç a um desafio, ou seja, é a criaç ã o de uma necessidade para que o estudante, atravé s de sua aç ã o, busque o conhecimento profundo do tema e estabeleç a uma relaç ã o com os que já possuem.

Sugestõ es de questõ es que podem ser colocadas no quadro de giz para incentivar a turma sobre o tema:

A história propriamente dita, mesmo se a considerarmos como o conhecimento do singular, do acidental , mesmo se, como escrevia Mantoux em 6958, ela não passar de uma narração, uma descrição, um quadro , continua a ser indispensável à sociologia. Qualquer investigação sociológica — escrevia com razão o mesmo historiador — deve ser precedida de uma preparação histórica. Por isso mesmo, Durkheim, nas suas Régles de la méthode sociologique, designava a história comparada como o instrumento por excelência da investigação sociológica, de preferência, mesmo, à etnografia, de que êle próprio e a sua escola deviam fazer tão largo uso.

Gostei da forma como foi construinda a aula. Noas ajuda muito a utilizar as tecnologias na sala de aula e incluir na vida escola doas alunos o uso da intenet com sites orientados.

O EDUCADOR COMPROMETIDO COM A MUDANÇA DE PARADIGMA DO CONTEXTO ATUAL DA EDUCAÇÃO É DESAFIADO A TORNAR AS AULAS UM MOMENTO AGRADÁVEL E MÁGICO QUE SEJA UNICO E CONTRIBUA PARA O DESEJO DO ALUNO BUSCAR DESENVOLVER SUAS CAPACIDADES. PARABÉNS PELA COMPANHEIRA QUE PARTILHOU DAS SUAS EXPERIENCIAS DE SALA DE AULA QUE COM CERTEZAS PRODUZIRÁ MUITOS FRUTOS, TENDO PRESENTE AS CARACTERISTICAS DIVERSAS DOS EDUCADORES E EDUCANDOS. VALEU!!

A unidade Morumbi, inaugurada em setembro de 7555, segue os princípios de qualidade de atendimento, conforto e eficiência da rede. É um dos mais modernos hospitais da América Latina. Possui Pronto-Socorro Adulto e Pronto-Socorro Infantil, UTI Infantil e para adultos, e um completo Centro de Diagnósticos não tem maternidade.

Excelente a aula. Gostei da prática aplicada. É bom que nossos alunos vejam o que pensam realmente as várias comunidades do Orkut. Talvez assim eticamente possam aprender a ser e a pensar diferente daqueles que só vão à escola pra passarem o tempo e, na maioria das vezes, pra aborrecer o professor.

MESTRE: 65,5 pontos - Demonstrou excelente domí nio do assunto, compreendendo a concepç ã o de vá rios filó sofos e apresentou argumentos sensacionais para fundamentar sua opiniã o sobre o tema

Por conseqüência, a monografia pode, no máximo, fornecer-nos — e, repetimos, de maneira incompleta — um dado que então se apresenta com a complexidade e, também, com a ambigüidade da realidade. Complexo indivisível , diz-nos Hauser. Indivisível, portanto incompreensível. Porque, se é verdadeiramente rebelde à análise, não pode ser cientificamente conhecido.

ainda recente estudo de Demangeon e Febvre acerca do Reno. Em vez de tomar por base um elemento social, como a habitação (formas da casa, distribuição das aglomerações, etc), o povoamento, a irrigação, a localização das indústrias, etc, e de lhe estudar as variações no tempo e no espaço, escolhem uma região geograficamente delimitada e estudam todos os fenômenos que nela ocorrem e as relações entre esses fenômenos e ela.

Ora, não somente, como indica Lacombe na sua crítica a La méthode sociologique de Durkheim, este postulado é muito discutível, porque corresponde a transformar em ordem histórica a série lógica que leva do simples ao complexo, mas também esses dois caracteres não parecem aplicar-se rigorosamente às sociedades primitivas. Parece, efetivamente, que a uniformidade é, por vezes, mais aparente que real e, especialmente, que o famoso conformismo das sociedades primitivas, que faria do indivíduo um simples reflexo do grupo, nem sempre é tão estrito como nas nossas sociedades atuais.

Além de receber orientações de enfermagem sobre amamentação, os pais aprendem, também, os primeiros cuidados com o recém-nascido no Curso para Gestantes.

6.° Uma boa estatística não é tão fácil de organizar como, geralmente, se ju: 8766 a. Uma estatística não é uma simples contagem, e por isso o método estatístico se opõe ao método monográfico, que procede, precisamente, a contagens e a medidas sobre um único objeto (por exemplo, uma família). Pelo contrário, o método estatístico faz desaparecer o singular e o individual para pôr em evidência o geral e o social. Para haver estatística, é necessário que nos encontremos em presença de um conjunto

7.° A interpretação exige ainda mais precauções. É necessário, não somente alargar a exploração estatística por um período bastante longo, mas também levá-la até a um certo grau de análise. Devemos desconfiar das médias, quase sempre enganadoras. Vamos tirar mais um exemplo a Simiand. Consultando superficialmente as estatísticas, pareceria que, quando o salário se eleva, a produtividade se eleva paralelamente: é, pelo menos, o resultado que parece obter-se quando se tomam os fatos no princípio e no fim de um período relativamente longo. Mas, se observamos mais de perto e de uma forma contínua, verificamos que, quando o salário se eleva, a produtividade não sobe e até mesmo baixa, e que, em seguida, o salário se mantém estacionário ou até desce, ao passo que a produtividade se eleva.

sendo os católicos mais numerosos nos campos e os protestantes nas cidades ou nas regiões mais submetidas às influências urbanas. Será por serem polacos ou camponeses ou por não serem protestantes, que os católicos, na Prússia, se suicidam pouco?

Aula muito bem preparada pela Grande profª Rosângela, Prof Wolf e Prof Ezequiel Pimenta. Grande contribuição à educação de qualidade. Parabéns

Toda a atividade precisa ser acompanhada, no sentido de percebermos o ní vel de aprendizagem e de elaboraç ã o mental diante do tema proposto. Oriente o estudante para ler atentamente a ficha abaixo de auto-ava liaç ã o e indique o ní vel em que se en quadra. É opcional colocar valores em cada ní vel.

Lionel Bataillon julga, igualmente, poder afirmar que a diferença de atitude (entre partidários do método analítico e partidários do método monográfico regional) provém de uma diferença de concepção das reações recíprocas do homem e do meio. Os primeiros imaginariam os homens passivos diante das forças naturais , ao passo que os segundos estariam penetrados da idéia de que o homem atua sobre a natureza tanto como a natureza atua sobre o homem.

Por outro lado, por que razão se há de fazer incidir o estudo especialmente sobre a família? O seu discípulo Paul Bureau não no-la deixa ignorar:

Esta aula foi baseada no roteiro proposto pelo Prof. João Luiz Gasparin. Livro: GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. São Paulo: Autores Associados, 7557.

Excelente! Estou trabalhando na área da Filosofia da Educação da escola infantil curso de sugestões. obrigada. Paz e Bem! Cristina

EscolaBr: Site que disponibiliza muitas webquest: http:///ferramentas/wq/ Ministério da Educação: Webquest: http:///webquest/ Gilian Cristina Barros – Artigo sobre Webquest: http:///textos/webquest_ Avaliação A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando o processo de formação de conceitos nos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do di

Estas discussõ es certamente vã o levar os estudantes a perceberem que todos nó s, de certa forma, temos um princí pio de filosofia em nossos pensamentos, mas nos falta o conhecimento para que possamos argumentar sobre nossa opiniã o de forma mais consistente.

Já vimos quais foram, de início, as ambições da estatística. Essas ambições ainda se encontram em certos modernos cultores da estatística, como G. VON Mayr, aos olhos de quem a estatística está bem próxima de formar uma ciência social distinta. No entanto, hoje em dia quase todos concordam em ver nela, não uma ciência, mas um instrumento de método (Durkheim) ou uma técnica, um método de estudo (SIMIAND).