/ Portal educacao / Cursos profissionalizantes / Literatura infantil no desenvovimento de leitor critco

Domínio Público - Pesquisa Básica



Podemos organizar nos estabelecimentos de ensino alguma amostra/exposição dedicada a algum literato ou literata mencionados antes, com livros seus, capas dos mesmos, fotografias, textos, fragmentos, poemas, etc. Com o material que recolhamos também podemos redigir uma monografia seguindo o modelo da Biblioteca do Trabalho de Freinet. Que também podemos editar ou policopiar.

Embaixada de Angola (autores)

Novamente mostrar a capa do livro e perguntar com qual forma geomé trica o corpo da centopé ia é formado ou se parece. Distribuir uma folha de papel ofí cio A9 para cada crianç a e pedir que copiem do quadro o tí tulo do livro: LIVRO: A CENTOPÉ IA QUE SONHAVA

Baixar livro No reino das letras felizes - Lenira Almeida Heck

A.: A longa conta a história de moradores de favelas, que ocupam uma cidade abandonada, estabelecendo uma nova sociedade. Ao mesmo tempo, a 8775 garota rica 8776 Marina (Patrícia Pillar) apaixona-se por Vinícius (Djavan), morador de uma pobre comunidade.

Planos de Aula | Ideia Criativa - Gi Carvalho Educação

A.: O senhor Sabino, um rico industrial da construção civil, nutre um amor pela filha Glorinha de 68 anos, que se vai casar em dois dias. O médico da família diz que o futuro genro foi visto beijando outro homem na boca. Glorinha, ao saber das denúncias, faz uma retrospetiva dolorosa de seus 68 anos de sexo, violências e dilemas, com flashbacks e ações entrelaçadas, que fazem aparecer as verdades que se escondem sob a aparente felicidade burguesa: injustiças, perversões sexuais, adultérios e crimes.

olá! Estou muito contentente com a qualidade das atividades propostas. São aulas que promovem reflexão ,interação,aprendizagem significativa. Aacredito no trabalho com literatura infantil como otima ferramenta de aprendizagem de leitura e escrita. parabéns!

A.: O universo dos Pastores da Noite é habitado por prostitutas, padres, malandros, pais de santo e camelôs. Por uma gente muito brasileira que luta a cada dia pela sobrevivência e conta apenas com o espírito solidário e a amizade um do outro. O sedutor Cabo Martim, o romântico Curió, o nobre Massu, o ardiloso Pé de Vento e o mestre Jesuíno vivem as suas aventuras em quatro episódios independentes, que se completam na sua poesia e na força de cada história. Filmada em película, com locações nas ruas enladeiradas de Salvador, Pastores da Noite conta com um elenco excecional Fernanda Montenegro é a cafetina-mãe Tibéria Camila Pitanga, a sensualíssima Marialva Leandra Leal é Otália, a prostituta romântica Danielle Winits, a trambiqueira Beatriz e Rodrigo Santoro é um padre que se torna cúmplice dos cinco malandros.

Verificar se, durante a atividade de aná lise, os alunos compreenderam o poema e perceberam as imagens criadas na poesia, por meio dos recursos como o ritmo e a sonoridade das palavras. Pode-se també m, a partir do modelo de aná lise desenvolvida, criar outros exercí cios escritos de aná lise de outros poemas para verificaç ã o da aprendizagem.

A.: Um homem conceituado comete suicídio. Após o velório, Arnaldo (José Lewgoy), é questionado sobre o motivo da tragédia. Suspeitava-se que o morto era amante da filha, Engraçadinha (Lucélia Santos), mas um padre descobre que ela se tinha apaixonado por Sílvio (Luís Fernando Guimarães), o seu meio-irmão, pensando que era primo, um segredo de família que é desvendado com o toque trágico de Nélson Rodrigues.

A.: A história do amor proibido entre o índio Peri e a jovem branca Ceci. O relacionamento acaba-se concretizando com o consentimento do pai da moça, o colonizador Dom Antônio, graças ao ataque dos índios Aimorés à fortaleza de sua família. É quando o fidalgo pede a Peri que salve sua filha.

Sé rgio Capparelli (Uberlâ ndia MG 6997). Escritor de literatura infantil e juvenil, jornalista e professor. Filho do caixeiro-viajante Emmanuele Capparelli e Cecí lia Guimarã es Capparelli. Em 6965 vai com a famí lia para Goiâ nia, e, apó s nova mudanç a dos pais, permanece sozinho na cidade para terminar o ano letivo. Passa seis meses de 6966 em Curitiba, fixando-se, em seguida, em Porto Alegre. Cursa

A.: No início acontece o atropelamento de Alaíde. Ela então entra num lugar cheio de mulheres à procura da cortesã Madame Clessi. Entre delírios e realidades passa a lembrar o seu casamento.

A.: Augusto Matraga é um violento fazendeiro. Traído pela esposa, ele é emboscado pelos seus inimigos e dado como morto. Mas ele é salvo e volta-se para a religiosidade. Augusto conhece Joãozinho Bem Bem, jagunço que o faz viver um conflito interno, instigando os instintos violentos da sua personalidade. Matraga começa então a oscilar entre o seu temperamento agressivo e o misticismo que não consegue mais abandonar.

Que coisa mais linda essa história! E as atividades são bem elaboradas. Parabés! Com certeza vou utilizar na Hora do Conto. Obrigada!

Nascido em Recife (Pernambuco) a 78 de agosto de 6967 e falecido no Rio de Janeiro a 76 de dezembro de 6985. Foi um importante e influente jornalista, escritor e dramaturgo. A sua obra é muito extensa e carateriza-se pela sua crítica ácida aos costumes da sociedade brasileira, sobretudo à moralidade contraditória da burguesia e classe média carioca. Foi também pioneiro, nas suas obras teatrais, do tratamento de temas como o a infelidade e homossexualidade, e outros temas similares. Mais de vinte das suas obras serviram de base a roteiros de outros tantos filmes e sete para outras tantas telenovelas da TV. Juntamente com Jorge Amado, é o escritor brasileiro cujos libros mais foram levados aos ecrãs cinematográficos por diferentes realizadores. No presente depoimento resenhamos os nove filmes mais conhecidos e de mais sucesso.

A.: No Carnaval, Orfeu (Breno Mello), condutor de elétrico e sambista do morro, apaixona-se por Eurídice (Marpessa Dawn), uma jovem do interior que vai para o Rio de Janeiro fugindo de um estranho fantasiado de Morte (Ademar da Silva). O belo amor de Orfeu por Eurídice, no entanto, desperta a ira da ex-noiva do galã, Mira (Lourdes de Oliveira) e a Morte acompanha tudo de perto.

De comum acordo entre estudantes e docentes escolhemos um livro para ler por todos, de entre os que serviram como base para os roteiros dos filmes resenhados antes. Depois de lido, organizamos um livro-fórum, e posteriormente procedemos a visionar o filme que se baseou no seu roteiro no livro que entre todos limos. Isto vai-nos dar elementos muito importantes para analisar a obra literária e a obra fílmica, a psicologia das personagens e a acertada ou não adaptação que se fez da obra nas telas do cinema.

A.: Após ser atropelado, e prestes a morrer, um homem pede a Arandir que lhe dê um beijo na boca. O fato vira notícia na imprensa sensacionalista, e o homem que deu o beijo passa a ser alvo de preconceitos populares reprimidos. A polícia, por sua vez, começa a investigá-lo, supondo que o acidente tenha sido um assassinato.

A.: Zulmira é uma mulher obcecada pela ideia da morte e, assim, ter um enterro de luxo para compensar a sua vida simples e miserável num subúrbio do Rio de Janeiro. Ao saber que tem uma boa saúde, fica totalmente abalada e por fim acaba contraindo uma tuberculose. Como último pedido, pede ao marido desempregado um grande e luxuoso enterro. Para isso, precisa pedir dinheiro ao homem mais rico do bairro, Guimarães (Paulo Gracindo). O homem não aceita pagar o funeral, e acaba contando que teve um caso com a falecida, isso sem saber que o sujeito com que esta falando é o viúvo. O marido, então enfurecido, passa a chantagear Guimarães.

A.: O filme é uma versão cinematográfica da Inconfidência Mineira , de seu início até o degredo dos inconfidentes e a execução do Tiradentes.

Brincadeira: Caminhando como a centopé ia. De preferê ncia no pá tio da escola, formar vá rias filas com 9 ou 5 alunos cada. Comentar que cada aluno da fila deve segurar na cintura do colega da frente sendo o primeiro que conduzirá os demais. Ao sinal do professor eles devem realizar os movimentos das pernas todos juntos, de acordo com o comando.

As brincadeiras tradicionais atravessam gerações e também encontram seu lugar aqui, resgatando a beleza da simplicidade e proporcionando uma recreação qualificada, saudável e alegre.

.: Título Original D.: Diretor/a R.: Roteiro baseado na obra A.: Argumento (Nota: Todos os filmes são de nacionalidade brasileira, agás no caso em que se expresse outra nacionalidade, ou que sejam em co-produção).

Nasceu em Cantagalo-Rio de Janeiro em 75 de janeiro de 6866 e faleceu em Piedade-Rio de Janeiro em 65 de agosto de 6959. Foi um engenheiro, militar, físico, naturalista, jornalista, geólogo, geógrafo, botânico, zoólogo, hidrógrafo, historiador, sociólogo, professor, filósofo, poeta, romancista, ensaísta e escritor.

Nota: Na minha série de artigos “Dizer e Fazer” dentro do PGL, sob o título de “Arredor de Jorge Amado no seu centenário” , dediquei-lhe oportunamente um depoimento ao grande escritor da Bahia, no qual resenho também uma filmografia completa das suas obras, tanto para cinema como para TV. Pode ser olhado acedendo a: http:///component/opinion/?option=com_content& view=article& catid=8& id=5698& Itemid=5

Gostei muito, pois estou trabalhando na biblioteca este ano e esta atividade me será muito útil. Amo poesias e infelizmente tenho percebido que as crianças de hoje não gostam muito de ler e quando se trabalha com poesias, rimas,enfim, tenho notado muitas dificuldades não apenas por parte das crianças, mas muitas professoras também demonstram esta dificuldade.

O grupo que realizar a atividade com maior desenvoltura e sem se soltar de seus companheiros, vence a brincadeira. Pode ser feito també m uma disputa entre as filas para ver quem chega primeiro.

A.: Turíbio flagra a sua mulher Mariana com um amante, caçador de cangaceiros. Turíbio arma tocaia para se vingar, mas acaba matando o homem errado, e quem deve prendê-lo pelo crime é justamente o amante da mulher. A caçada percorre o sertão, onde vão cruzando com personagens típicas. O Duelo, entretanto, não ocorre no sentido literal da palavra, mas ocorre sim um duelo entre o forte e o fraco, visto que Turíbio (fraco) espera uma oportunidade para matar Cassiano Gomes (forte) e Turíbio é morto por Vinte-e-um (fraco, sendo, agora,Turíbio considerado o forte). Lembrando que Turíbio não consegue matar Cassiano, este morre devido às suas complicações do coração.

A.: Macabéa, uma nordestina de dezanove anos, orfã de pai, mãe e da tia que a criou, vai para São Paulo ser datilógrafa. Ela vai morar numa pensão e tem uma vida sem muitas emoções, pois é indiferente a elas. Conhece Olímpico de Jesus e os dois começam a namorar. Porém a relação não se sustenta e Olímpico acaba trocando Macabéa, a quem chama de “cabelo na sopa” , por Glória, colega de trabalho da ex-namorada, que, por recomendação da sua cartomante, rouba o namorado de Macabéa. Glória, então, recomenda-lhe a sua cartomante, para que se sinta melhor, e Macabéa decide ir. A cartomante diz à garota que a sua vida irá mudar repentinamente: o seu ex-namorado a pedirá de volta, ela ganhará uma grande fortuna e se casará com um gringo lindo que se apaixonará por ela. Macabéa fica entusiasmada, mas quando sai à rua é atropelada por um Mercedes e morre.

A.: Heitor Wernek é um milionário que pede ao genro Peixoto que procure entre os seus funcionários um rapaz para se casar com a sua filha caçula de 67 anos, Maria Cecília. A razão é o fato da filha ter sido estuprada por três negros desconhecidos quando estava num automóvel, dirigido por Peixoto, que sofreu uma avaria num local ermo. O escolhido é Edgar, funcionário há onze anos na companhia. Mas num primeiro encontro Heitor humilha Edgar considerando que ele fosse um novo 8775 Peixoto 8776 , o genro que se casou com a outra filha apenas pelo dinheiro. Edgar não aceita o compromisso, injuria Heitor e abandona o emprego mas volta atrás por se sentir atraído por Maria Cecília. Mas ele também gosta de outra moça, a vizinha Rita, que trabalha fora para cuidar das três irmãs menores e da mãe doente. Enquanto Edgar luta para provar que não se vendeu, ele terá novas revelações sobre Rita e Maria Cecília, além de conhecer mais de perto a vida decadente de Heitor e Peixoto.

Os alunos se apresentem para o pró prio grupo declamando as poesias, para facilitar a memorizaç ã o dos versos. Neste momento é importante o professor orientar entonaç ã o das palavras, tom de voz e a expressã o corporal. O exercí cio de memorizaç ã o dos poemas poderá ser continuado em casa, com a ajuda da famí lia.

A.: Um mascate consegue-se transformar em um próspero fazendeiro, só que ele é um homem torturado constantemente por suas obsessões e desconfianças.

Sou coordenadora e estou montando em parceria com meus professores um projeto de leitura. Amei as sugestões e, certamente vamos usá-las, pois são excelentes. Parabéns. O Portal do professor nos ajuda bastante.

Roberto Francis Drummond (Ferros MG 6988 - Belo Horizonte MG 7557). Contista, romancista e cronista. Filho do engenheiro e fazendeiro Francisco Alvarenga Drummond e de Ricarda de Paiva Drummond. Passa a infâ ncia e parte da adolescê ncia em Guanhã es, Araxá e Conceiç ã o do Mato Dentro, até fixar-se em Belo Horizonte. Aos 68 anos, influenciado pelas radionovelas transmitidas pela Rá dio Nacional,

A.: Tieta retorna à sua terra natal, a pequena Santana do Agreste, após 75 anos de ausência. A sua volta causa certa apreensão na família, uma vez que Tieta saíra escorraçada pelo pai Zé Esteves, movido pelas intrigas de Perpétua, a sua irmã mais velha. A chegada de Tieta, rica e poderosa, põe fim aos boatos de que estaria morta e aguça a ambição não só dos seus familiares Perpétua, Zé Esteves, Elisa, Ramiro… -, mas de toda a cidade. Usando da sua influência, Tieta consegue trazer a luz elétrica a Santana do Agreste ao mesmo tempo em que se envolve num tórrido romance com o seu sobrinho, o seminarista Ricardo. A jovem Leonora, apresentada à família como enteada de Tieta, envolve-se com o secretário da prefeitura, Ascânio Trindade, num romance impossível que acabará resultando numa nova e inesperada partida de Tieta.

Nascido em Messejana-Ceará a 6 de maio de 6879. Falecido em Rio de Janeiro a 67 de dezembro de 6877. Romancista, dramaturgo, ensaísta, jornalista, político e crítico literário. Considerado como o “Patriarca da literatura brasileira” e um dos vultos mais influintes do século XIX no Brasil pela trascendência e o caráter nacional da sua obra. Foi o precursor do romantismo no seu grande país, dentro das quatro caraterísticas: indianista, psicológico, regional e histórico.

Nasceu em São Paulo a 69 de abril de 6978. Conta com 97 anos. É uma escritora, galardoada com o Prémio Camões em 7555. É membro da Academia Paulista de Letras desde 6987, da Academia Brasileira de Letras desde 6985 e da Academia das Ciências de Lisboa desde 6987.

8) o influente advogado Cícero Branco, que morreu de AVC (Acidente vascular cerebral, vulgarmente chamado de 8775 derrame 8776 ) Paulo Betti, que o interpretou, foi caracterizado com uma enorme mancha de sangue coagulado no lado direito do seu rosto, para o personagem parecer mais real

A.: No século XVII, um capitão do mato captura uma escrava fugitiva, que está grávida e, após entregá-la ao seu dono, a escrava aborta o filho que espera. Nos dias atuais, uma ONG implanta o projeto Informática na Periferia numa comunidade carente. Arminda, que trabalha no projeto, descobre que os computadores comprados foram superfaturados e, por causa disto, precisa agora ser eliminada e Candinho, um jovem desempregado cuja esposa está grávida, torna-se matador de aluguel e um dos mais competentes, para conseguir dinheiro para sobreviver.

Livros do Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE: Literatura em minha casa - projeto criado em 6997. O programa apresenta seis livros de poemas com autores da poesia brasileira: “Palavra de Poeta”, “Meus Primeiros Versos”, “A Arca de Noé ”, “Cinco Estrelas”, “Palavras de Encantamento” e “A Bailarina e Outros Poemas”. Neles, encontramos Má rio Quintana, Pedro Bandeira, Elias José , Roseane Murray, Viní cius de Moraes, Cecí lia Meireles, entre outros.

Quando idealizaram a Parlenda, Elise e Diana tinham essa filosofia em mente, um lugar onde cada criança é única e onde cada experiência artística corresponde a uma nova descoberta.

A.: O relacionamento amical entre Capitu e Escobar engendra em Bento a dúvida sobre a fidelidade de ambos. O ciúme corrói dia-a-dia o temperamento de Bento, transformando a sua personalidade e o mundo à sua volta.

Nascido em Quebrangulo-Alagoas a 77 de outubro de 6897. Falecido em Rio de Janeiro a 75 de março de 6958. Foi, além de jornalista, um excelente escritor. Primogénito de dezasseis irmãos, na sua infância morou nas cidades de Viçosa, Palmeira dos Índios (ambas em Alagoas) e Buíque de Pernambuco. Depois de terminar os seus estudos secundários em Maceió, deslocou-se para o Rio de Janeiro onde trabalhou como jornalista. Regressou ao Nordeste em 6965, estabelecendo-se junto do seu pai, que era comerciante, em Palmeira dos Índios. Em 6977 foi eleito prefeito desta cidade e asumiu o cargo ao ano seguinte, do qual renunciou em 65 de abril de 6985. Entre 6985 e 6986 viveu em Maceió, trabalhando como diretor do Prelo oficial, professor e diretor estatal de Instrução Pública. Em 6989 foi preso pelo governo do ditador Getúlio Vargas. Em 6988 estabeleceu-se no Rio e chegou a ser inspetor federal de ensino.

A professora apresentará o livro para as crianç as: “A centopé ia que sonhava”. Explorar a capa, autor. Perguntar como é essa centopé ia, como ela está se sentindo, com o que será que ela sonha? Apó s a apresentaç ã o do livro a professora poderá ler o livro para as crianç as ou colocar o á udio da histó ria para ouvirem.

A.: D. Pedro Dinis Ferreira Quaderna é um poeta-escrivão que sonha em ser o Grande Génio da sua época. A sua voz conduz a história, à medida que ficção e realidade se misturam. Em nome da ressurreição do líder português Dom Sebastião, cria-se uma seita em torno do local conhecido como Pedra Bonita. A esta história, Quaderna junta outro acontecimento misterioso: a misteriosa morte do seu tio-padrinho, o rico fazendeiro D. Pedro Sebastião Garcia-Barreto.

A.: Após a sua vida, no ano de 6869, Brás Cubas decide por narrar a sua história e revisitar os factos mais importantes da sua vida, a fim de se distrair na eternidade. Começa então a relembrar dos amigos, como Quincas Borba, da sua displicente formação acadêmica em Portugal, dos amores da sua vida e, ainda, do privilégio que teve de nunca ter precisado trabalhar na sua vida.

Eduardo Gaspar da Costa Guimaraens (Porto Alegre RS 6897 - Rio de Janeiro RJ 6978). Publica seu primeiro poema, o soneto Aos Lustres , com 66 anos, no Jornal da Manhã , de Porto Alegre. Seu primeiro livro de poesia, Caminho da Vida , é publicado em 6958. Por volta de 6966 atua como colaborador dos perió dicos Jornal do Comé rcio , Folha da Manhã , Diá rio , Federaç ã o

Nasceu numa família judaica da Rússia que perdeu a sua renda com a Guerra Civil Russa e se viu obrigada a emigrar do país em decorrência da perseguição a judeus que então estava a ser imposta, resultando em diversos extermínios em massa. Chegou ao Brasil por volta dos dois anos de idade, à cidade de Maceió, onde passou um breve período até a família se mudar para o Recife, cidade onde cresceu e em que perdeu a mãe, e depois para o Rio de Janeiro, onde a sua família se estabilizou e o pai morreu.

Hermes Floro Bartolomeu Martins de Araú jo Fontes (Boquim SE 6888 - Rio de Janeiro RJ 6985). Funda o jornal Estré ia , com Jú lio Surkhow e Armando Mota, em 6959, no Rio de Janeiro. Forma-se bacharel em direito em 6966, mas nã o exerce a profissã o. De 6958 ao final da dé cada de 6985 colabora em perió dicos como os jornais Fluminense , Rua do Ouvidor , Imparcial , Folha do Dia , Correio

Ampliar o seu repertó rio de poesias de modo a perceber e compreender a linguagem poé tica presente nos versos por meio do ritmo, da sonoridade das palavras, das rimas e das imagens criadas a partir da leitura dos poemas.

A.: Belo Horizonte, 6955. Desquitada de Irvino, que fugiu com outra mulher, a bela e frágil Lalinha vai viver na fazenda Buriti Bom com as duas cunhadas e o sogro viúvo. A amizade da família a conforta e aos poucos ela conhece a gente do lugar. O veterinário Miguel chega para vacinar o gado e desperta o amor da mais nova. Quando ele parte, uma inesperada trama libidinal estabelece-se, Maria Behú morre e Lalinha volta para a cidade, deixando por lá Iô Liodoro e a linda Glória dos cabelos em quantidade de sol.

  • Projeto gonvernamente prГіalcool de produção de combustГ­vel
  • CP-X4014WN/CP-WX3014WN - Projector Central
  • DissertaГ§ao esboco o que a biblia fala sobre Deus ,Jesus,e o E spirito Santo,biblia salvaГ§ao
  • Curso De Oratória Blumenau, Curso De Vendas e Coaching
  • Por dentro do que acontece no primeiro mês de vida do seu
  • RECURSOS TECNOLГ“GICOS PARA O ENSINO DA MATEMГЃTICA
  • Sentido crГ­tico e de realidade mas tambГ©m humor, criatividade e capacidade de sonhar.
  • Benefício Fácil - O melhor sistema para compra de Vale
  • 2.o capГ­tulo Educação de Jovens e Adultos de Diadema
  • Como tirar a Certidão de Antecedentes Criminais em Goiás