/ Portal educacao / Cursos profissionalizantes / O CONCEITO DE COPARENTALIDADE E COMO PODEM FUNCIONAR SUAS ESTRUTURAS

Significado de Liberdade - O que é, Conceito e Definição



Liberdade significa o direito de agir segundo o seu livre arbítrio , de acordo com a própria vontade , desde que não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém. Liberdade é também um conjunto de idéias liberais e dos direitos de cada cidadão.

Oconceito de hegemoniA: de grAmsci A lAclAu e mouffe

A liberdade de expressão é a garantia e a capacidade dada a um indivíduo, que lhe permite expressar as suas opiniões e crenças sem ser censurado. Apesar disso, estão previstos alguns casos em que se verifica a restrição legítima da liberdade de expressão, quando a opinião ou crença tem o objetivo discriminar uma pessoa ou grupo específico através de declarações injuriosas e difamatórias.

Construindo o conceito de competência - SciELO

Segundo Kant , liberdade está relacionado com autonia, é o direito do indivíduo dar suas próprias regras, que devem ser seguidas racionalmente. Essa liberdade só ocorre realmente, através do conhecimento das leis morais e não apenas pela própria vontade da pessoa. Kant diz que a liberdade é o livre arbítrio e não deve ser relacionado com as leis.

Acidente do trabalho - Conceito e caracterização

A palavra deriva do termo latino peculatus , que no direito romano se caracterizava como o desvio de bens pertencentes ao Estado.

Liberdade é classificada pela filosofia, como a independência do ser humano, o poder de ter autonomia e liberdade é um conceito utópico, uma vez que é questionável se realmente os indivíduos tem a liberdade que dizem ter, se com as mídias ela realmente existe, ou não. Diversos pensadores e filósofos dissertaram sobre a liberdade, como Sartre, Descartes, Kant, Marx e outros.

Com origem no termo em latim libertas , a palavra liberdade também pode ser usada em sentido figurado, podendo ser sinônimo de ousadia, franqueza ou familiaridade. Ex: Como você chegou tarde, eu tomei a liberdade de pedir o jantar para você.

A liberdade pode consistir na personificação de ideologias liberais. Faz parte do lema " Liberdade, Igualdade e Fraternidade ", criado em 6798 para expressar valores defendidos pela Revolução Francesa, uma revolta que teve um impacto enorme nas sociedades contemporâneas e nos sistemas políticos da atualidade.

No âmbito da música, várias obras foram dedicadas ou inspiradas pelo conceito de liberdade. Um exemplo é o Hino da Proclamação da República do Brasil, escrito por Medeiros de Albuquerque: " Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós! "

Segundo a filosofia, liberdade é o conjunto de direitos de cada indivíduo, seja ele considerado isoladamente ou em grupo, perante o governo do país em que reside é o poder qualquer cidadão tem de exercer a sua vontade dentro dos limites da lei.

No meio jurídico, existe a liberdade condicional , que é quando um indivíduo que foi condenado por algo que cometeu, recebe o direito de cumprir toda, ou parte de sua pena em liberdade, ou seja, com o direito de fazer o que tiver interesse, mas de acordo com as normas da justiça. Existe também a liberdade provisória , que é atribuída a um indivíduo com cunho temporário. Pode ser obrigatória, permitida (com ou sem fiança) e vedada (em certos casos como o alegado envolvimento em crime organizado).

Está previsto no Artigo 867 do Código Penal Brasileiro e se enquadra nos crimes praticados por funcionário público contra a administração em geral, que dispõe o seguinte:

Diversos filósofos estudaram e publicaram suas obras sobre a liberdade, como Marx, Sartre, Descartes, Kant, e outros. Para Descartes a liberdade é motivada pela decisão do próprio indivíduo, mas muitas vezes essa vontade depende de outros fatores, como dinheiro ou bens materiais.

Karl Marx diz que a liberdade humana é uma prática dos indivíduos, e ela está diretamente ligada aos bens materiais. Os indivíduos manifestam sua liberdade em grupo, e criam seu próprio mundo, com seus próprios interesses.

O crime de peculato pode ser subdivido em cinco categorias previstas no Código Penal: peculato-apropriação peculato-desvio peculato-furto peculato culposo e peculato mediante fraude (peculato-estelionato).

De acordo com a ética, a liberdade está relacionada com responsabilidade, uma vez que um indivíduo tem todo o direito de ter liberdade, desde que essa atitude não desrespeite ninguém, não passe por cima de princípios éticos e legais.

Para Sartre , a liberdade é a condição de vida do ser humano, o princípio do homem é ser livre. O homem é livre por si mesmo, independente dos fatores do mundo, das coisas que ocorrem, ele é livre para fazer o que tiver vontade.

“Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio.”

Por vezes pode ser difícil separar os conceitos paleo e low-carb. Aconselhamos a leitura da explicação do Dr. José Carlos Souto  aqui.

  • Departamento Regional da Paraíba EDITAL DE SELEÇÃO - 2014
  • Bancadas e Acabamentos em Porcelanato - Clique Arquitetura
  • LideranГ§a e Impactos na gestГЈo estratГ©gica das organizações
  • Sistemas de GestГЈo em SaГєde e SeguranГ§a no Trabalho
  • Aimportâcia do Exame Anátomo-Patológico de Placenta e do Feto
  • Psicologia social: Instituições e processos grupais.
  • FIPECAFI - Cursos de Contabilidade, Administração
  • Vila do Brincar - Desenvolvimento infantil com atividades
  • A descrdescriminalização do aborto no Brasil.
  • Gerenciamento dos resГ­duos de serviГ§o de saГєde