/ Portal educacao / Blog do portal / Planejamento tributario em empresas optantes dno simples naciona. melhor caminho de realiza-lo.

Oque é planejamento tributário e por que sua empresa deve



Por isso, continue nesse artigo para saber tudo sobre Planejamento Tributário, vantagens, formas e como fazer na sua empresa.

Planejamento e Gestão Tributária - Confeb

Destaca-se a importância de se estabelecer os objetivos da empresa desde o começo. Porém, é interessante observar que eles podem ser alterados durante o caminho, a depender de suas necessidades e estratégias de mercado.

Contabilidade e Planejamento Tributário: Contabilidade

Ou seja, ao contrário do que muitos pensam, o planejamento tributário é muito mais do que apenas cumprir as obrigações em dia e anotar as receitas e despesas em planilhas. Estamos falando em planejar, e isso envolve conhecer, analisar, estudar e verificar todas as formas existentes de tributação que envolvem o seu negócio.

Artigos Planejamento Tributário

Adotar procedimentos que impedem a ocorrência do fato gerador do tributo. Um exemplo é aproveitar uma regra de isenção de impostos do seu município, caso ela exista, adequando-se às exigências. Outro exemplo são medidas como abrir mão do pró-labore , para não pagar imposto de renda e INSS sobre ele, ficando apenas com a retirada dos lucros.

[ ] disso, quando o empreendedor deixa de lado a elaboração do planejamento tributário, é comum que o negócio esteja enquadrado dentro de um regime errado, não aproveitando os [ ]

Desafiamos o entendimento dos alunos sobre quais questões precisam ser resolvidas. É uma sessão de aquecimento com muita interatividade.

Por exemplo: você deixa de consumir um produto ou serviço, substituindo-o por outro que traga vantagens em relação aos impostos.

Via de regra, o Planejamento Estratégico é feito pensando em longo prazo, em um período de 5 a 65 anos. Quando for traçá-lo, analise o cenário externo, conheça as necessidades e a situação da empresa. Lembrando que o panorama da economia mundial e local, também, afetam o mercado em que o empreendimento atua.

No conteúdo preparado para hoje foi possível perceber que o planejamento tributário é peça fundamental no processo de crescimento e solidificação de uma empresa.

A planilha já te proporciona uma estrutura dos impostos devidos para cada um dos 8 regimes tributá rios que você analisará : simples nacional, lucro real e lucro presumido. Basta atualizar o valor das alí quotas se for necessá rio.

A maneira como o conteúdo foi apresentado é de fácil entendimento, os profissionais são altamente qualificados, expondo de forma prática e lógica.

Oi Fernando, tudo bom? Na verdade, ela está sempre atualizada, pois as taxas sã o preenchidas na aba de alí quotas. Sugiro que baixe a versã o demonstrativa para verificar o funcionamento da mesma.

Para você, esse conhecimento também é válido, porque aumenta suas qualidades profissionais e permite que você se destaque no seu ramo de atuação.

Isso pode ocorrer por meio de uma alíquota reduzida ou pela mudança da base tributária. Aliás, essa é a maneira mais comum de se fazer o planejamento.

O objetivo do planejamento tributário é reduzir as despesas da empresa. Isso significa reduzir o valor de impostos pagos, além  de outros valores que afetam o negócio.

Junte-se a mais de 855 mil donos de negócio e receba gratuitamente novidades e dicas sobre financeiro, nota fiscal e gestão selecionadas pela ContaAzul.

Para fazer esse planejamento de forma eficiente, você precisa pensar primeiramente nas formas pelas quais você pode alcançar os objetivos tributários.

Você sabe como elaborar e executar um planejamento tributário? Muitos empresários entendem a relevância dessa ferramenta, mas ainda encontram dificuldades em colocar o conceito em prática.

Por terem uma série de padrões já definidos, muitos deles baseados no cumprimento das leis, o Planejamento Operacional é pensado em curto prazo, ou seja, em períodos que variam de três a seis meses.

É essencial que o empreendedor e os gestores tenham conhecimentos em Direito Tributário, Contabilidade Tributária e claro, saibam executar o planejamento tributário. Isso facilita a tomada de decisão e garante sempre a melhor estratégia para o negócio.

Esse termo também é conhecido como elisão fiscal e não deve ser confundido com a evasão fiscal. Enquanto o segundo significa a sonegação de impostos e a realização de procedimentos que vão contra a lei, o primeiro tem a finalidade de encontrar formas legais de obter um custo fiscal menor. É claro que esse planejamento depende de dados confiáveis e regulares. Caso contrário, ficará sujeito a erros e apresentará estimativas e análises equivocadas, que podem causar prejuízos para o negócio.

Todos fazem isso? Então vamos fazer um exemplo juntos! Nesta etapa, o professor usa um caso real de um aluno e simula o modelo no quadro-negro ou em uma planilha.

Já ficou claro que a gestão tributária requer dados atualizados e consistentes. Eles podem variar conforme o negócio, mas geralmente os dados necessários são os seguintes:

Nessa estratégia, observa-se as formas de tributação (Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido) e, por meio das simulações, identifica-se os benefícios fiscais existentes para cada ramo de atuação e a chance de evitar o pagamento de algumas taxas.

Podemos concluir, então, que o contabilista tem um papel-chave ao fazer a elisão fiscal pelo fato de conhecer os tributos e sua forma de aplicação como ninguém.

Após conhecer as normas e entender os detalhes contábeis, é importante compreender o funcionamento do Simples Nacional , do Lucro Real e do  Lucro Presumido. Saiba como os tributos são calculados em cada regime e, somente depois, escolha o mais interessante para sua empresa.

Para a realização de uma boa gestão e planejamento de tributos é importante considerar a totalidade dos impostos e taxas incidentes na operação da empresa. Portanto, depois de analisar os tributos individualmente, é preciso confrontar a redução da carga tributária efetiva. Ou seja, de nada adianta reduzir os valores a serem recolhidos dos IRPJ e CSLL sem verificar os reflexos que essas operações acarretaram nos demais tributos como PIS e COFINS.

Quer um bom motivo e vantagens do Planejamento Tributário? Que tal o grande aumento da carga tributária no Brasil nos últimos anos? Segundo o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), no ano de 6988, essa carga fiscal em relação ao PIB do país representava 75,56%. Em 7569, esse percentual subiu para 85,97%. Com esse crescente aumento, as empresas precisam estar cada vez mais atentas aos custos tributários e buscar alternativas legais para que os resultados sejam satisfatórios.

O planejamento tributário, quando bem executado, pode trazer vários benefícios aos negócios. Ignorar essa estratégia empresarial é um erro que não se pode cometer, especialmente no Brasil — um dos países com a maior carga tributária do mundo.

E se você já realiza uma Gestão Orçamentária e quer ter certeza que faz todo o processo da forma correta, pode conferir a nossa trilha de conhecimento grátis focada nas melhores práticas de Gestão Orçamentária.

Há ações que permitem postergar o pagamento dos tributos sem a incidência de multas. Essa tática pode ser útil para quando você está com pouco capital de giro e precisa de alguns dias a mais para ter fôlego no caixa.

Vale lembrar que, ao se contratar um especialista, deve-se ter a mente aberta para ouvir o diagnóstico do consultor. Além disso, é importante saber ponderar se o resultado é o que sua empresa necessita no momento e se estará disposta a colocar em prática o que foi planejado pelo consultor.

Já citamos rapidamente que a elisão fiscal traz muitas vantagens e benefícios para as empresas. Mas para exemplificar de forma mais clara, precisamos dividi-las de acordo com o regime de tributação.

Oi Emmerson, tudo bom? Apó s a compra, a planilha é entregue aberta para ediç ã o por parte do cliente, no entanto o produto nã o possui esse recurso de saí da, ok?

Para fazer um bom planejamento tributá rio é necessá rio fazer a previsã o de faturamento. de custos e despesas do seu negó cio, assim você consegue visualizar os impostos devidos em cada um dos regimes citados

A gestão tributária está se tornando um departamento dentro das empresas e que tem sido encarado como fundamental e estratégico. Isso ocorreu porque esse planejamento representa um gasto para a empresa, mas traz retornos bastante positivos.

E o motivo desse benefício do Planejamento Tributário é simples: em um país tão sobrecarregado de impostos e tributos como o Brasil , por meio de estudos e análises comparativas de tributação cumulativa ou não cumulativa, custos versus despesas, operações fiscais e variação da carga tributária máxima ou mínima, é possível entender o recolhimento de todos os impostos e, associado a isto, identificar oportunidades de redução de custos tributários para sua empresa.

Assim, ficou mais do que claro que a gestão tributária é fundamental para a sua empresa e que você, como contador, precisa se especializar e entender mais sobre esse assunto. Essa não é apenas uma tendência, mas uma prática que já vem sendo realizada e que está cada vez mais forte devido a todas as vantagens que traz para as empresas que a adotam.

Às vezes você tenta evitar o pagamento de alguma obrigação tributária, mas não consegue. Nesse caso, a próxima alternativa é tentar retardá-lo.

Em outras palavras, dependendo do regime tributário em que a sua empresa está enquadrada, os benefícios da gestão tributária são diferentes. Isso significa que você precisa conhecer os regimes para poder compreender os benefícios que pode obter com a elisão fiscal.

Outra questão que merece atenção ao fazer o planejamento de tributos é o pagamento de PIS e Cofins. No Lucro Real, por ser um regime não cumulativo, as alíquotas são superiores às do Lucro Presumido. Mas é importante lembrar que existem as deduções de crédito.

Coordenadora Sped e NF-e na ContaAzul. É formada em Ciências Contábeis pela Univille e pós-graduada em Direito Tributário e Contabilidade Tributária pela Universidade Católica de Santa Catarina.

Por exemplo: será que o regime tributário impacta o hábito de compra do cliente? Ou se os insumos passarem a ser adquiridos de outro fornecedor, o gasto com frete aumentará?

Sim, o total de impostos pagos por cidadãos e especialmente pelas empresas é muito alto e isso impacta negativamente a competitividade e a lucratividade do negócio.

Por meio de demonstrações claras e objetivas, resgate constante de exemplos reais e atividades com cases práticos, o curso irá permitir aos alunos um entendimento profundo da realidade para uma tomada de decisões mais elucidadas no sistema tributário brasileiro, obtendo um importante diferencial em sua carreira.
.

Afinal, mesmo que não haja a menor intenção de descumprir a lei e sonegar impostos, o conjunto de regras a serem respeitadas é tão grande, que você estará sempre sujeito a multas e outras penalidades caso não planeje o pagamento dos tributos com responsabilidade. Assim, além de contar com a assessoria de um contador, é importante que você entenda pelo menos o básico sobre o assunto.

Independentemente da escolha, a ideia é que o caixa da organização seja preservado evitando que o governo receba o pagamento do tributo antes da empresa receber o valor relativo à transação comercial.

A ideia é que você perceba que a elisão fiscal é uma atividade que deve ser adotada por todas as organizações, porque isso ajuda-as a crescer e aumentar a competitividade.

Painel de controle que mostra os tributos devidos em cada um dos regimes tributá rios mê s a mê s com um grá fico visual que simplifica a aná lise.

Afinal, você sabe muito bem que para ter um produto ou serviço competitivo, atingir um preço de venda mais baixo é fundamental, e um dos fatores que dificultam isso são os altos impostos.

  • FORMULAÇÃO E AVALIAÇÃO DE POLГЌTICAS PГљBLICAS
  • CARDUUS MARIANUS (CARDO MARIANO) OU SILIMARINA – PROTETOR
  • Identificação e Gerenciamento do mapa de risco em um Restaurante
  • História da Lousã - Município da Lousã - cm
  • Planos de Saúde | Tabela de Preços dos Convênios Médicos em SP
  • FGV - MBA Online
  • Adoção por casais homoafetivos e o desenvolvimento psicossocial da crianГ§a
  • Reutilização dos resГ­duos na petroqГєimica
  • A Educação enquanto ferramenta para o combate Г  desigualdade racial
  • MicrorregiГЈo de Blumenau (Apenas 2 tГіpicos, seguir instruГ§oes)