/ Portal educacao / Cursos livres / O professor de Educação Inclusiva: perfil

Portal do Professor



Admiro o trabalho com projetos. De certa forma tem um carater simples, mais ao mesmo tempo envolve tantas coisas que acredito que acabamos obtendo um bom resultado em relação ao tema desenvolvido. Parabéns pelo projeto! Que ele sirva de incentivo para fazermos atividades significativas, visando maior aprendizado de nossos alunos e satisfação profissional para nós.

Palestrante Professor Daltro - Palestra Motivacional

Professor Sandro, sua sugestão de aula é muito interessante. A sequência da aula leva o aluno a compreender o tema apresentado sobre os diversos aspectos apresentados. È bastante interativa e desperta no aluno a consciência ecológica.

Professor Sassá: Os Melhores Artesanatos e Reciclagem com

Gostei muito. Foi a primerira vez que assisti uma sugestão de aula interessante. Embora seja professora de Ciências, tenho como enriquecer minha atividade.

Portal do Professor - O rio e a paisagem

Em alguma simulações, cientistas tentaram calcular qual deveria ser o poder computacional para uma máquina como esta, que levou em conta a máxima entropia do universo (grandeza termodinâmica que mensura a variação ou 8775 desordem 8776 de um sistema) e um processamento na velocidade da luz. A conclusão foi de que não seria possível computar esta quantidade de informação no tempo já transcorrido no universos até o momento presente.

A Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental me deu a oportunidade de comentar vários filmes muito interessantes, aporte cultural e também didático. Confira em "A tecnologia anda solta: a era da perplexidade", minhas contribuições deste ano para a Ecofalante, publicadas na revista da Mostra (p. 667-85). 
Leia mais

Faço parte do grupo de estudos do curso Mídia e Educação da UFRJ, parabenizo-o pelo tema e método utilizado. Entretanto, quero saber se além de todas estratégias apresentadas, você argumentou sobre a sustentabilidade ao apresentar o vídeo mostrando as duas realidades: naturais e humanizadas? Outro fato também, é em relação ao turismo e a preservação do meio ambiente. Em caso afirmativo, como você trabalhou isso?

Quero registrar aqui minha satisfação no planejamento dessa aula. Uma aula rica em todos os sentidos e que permite ao aluno o prazer de construir e definir por si próprio os conceitos que se desejou trabalhar.

As atividades propostas são de muito interesse para os alunos das séries iniciais uma vez que para essa faixa etária a pesquisa de campo, vídeos curtos, fotografias fazem com que haja uma maior assimilação por parte das crianças. Os vídeos curtos são os mais apropriados pois prender a atenção dos 589 pequenos 589 não é uma das tarefas mais fáceis. O uso das mídias ( fotografias, vídeos) e tecnologias ( máquina fotográfica, datashow, tv) é mais um recurso de ampliação do repertório do professor atual.

Bom dia Sandro, gostaria de deixar registrado que farei uso de sua aula por considerar uma ótima proposta, pois, sou professora de geografia. Gostaria de deixar uma sugestão se me permitir como proposta acrescentar o item “monopólio” do uso comercial inconseqüente do Rio São Francisco por capitalistas que não se preocupam com os resultados da exploração pela exploração que ocorre no leito do rio.

Exelente essa sugestão de aula, aqui em nosso município temos dois grandes empreendimentos (construção da UHM (Usina Hidrelétrica Mauá) já concluída no Rio Tibagi entre os municípios de Ortigueira e Telêmaco Borba no Paraná e a fábrica da KLABIN (celusose e papel) e que nunca usei para aula, essa sugetão despertou para inovar minhas aulas e se tornarem mais dinâmicas, pois estamos vendo uma grande mudança na paisagem.

Achei muito interessante a metodologia e os recursos utilizados. Eu acrescentaria uma visita ao rio da cidade, pois é muito gratificante significativo para o professor e para o aluno trabalhos que envolvam saídas da sala, o estudo do meio envolve uma metodologia de pesquisa e de organização de novos saberes. Esse estudo poderia ser registrado com fotos e gravação em vídeo, recursos que poderão ser utilizados na elaboração de relatórios e atividade semelhantes as que foram descritas =.

O tema em questão é interessante para os dias de hoje.É indispensável o trabalho de campo, os alunos aprendem mais e os recursos utilizados motivam e contribuem para uma aprendizagem significativa.

Chomsky avalia a conjuntura política brasileira e conta sobre sua visita a Lula: "Minha esposa, Valeria, e eu recentemente estivemos em uma prisão para visitar aquele que é, provavelmente, o prisioneiro político mais proeminente da atualidade, uma pessoa de notável significância na política global contemporânea." / "My wife Valeria and I have just visited a prison to see arguably the most prominent political prisoner of today, a person of unusual significance in contemporary global politics."
Leia mais

TRABALHEI SOBRE ESTE ASSUNTO DOS ELEMNTOS NATURAIS DO RIO COM MINHA TURMA, USAMOS PARA A MEMORIZAÇAO, IDENTIFICAÇAO E CONCLUSAO A INTERNET COMO FONTE DE PESQUISA, VISUALIZANDO AS FOTOS DO RIO QUE PASSSA NOSSA CIDADE, NOSSO BAIRRO E PARA ONDE VAI ATÉ CHEGAR EM NOSSAS CASAS PARA TRATAMENTO SAAEE.

Uma aula muito interessante para todos os envolvidos. Com certeza os recursos de mídias utilizados fizeram a diferença. Uma aula tão bem elaborada com objetivos pre-determinados tem tudo para chegar onde se deseja a formação do conceito mediada pelo professor porém construida pelo próprio aluno. Parabéns professor

Essa sugestão de aula realmente é muito boa e gostaria de sugerir um antes e depois do rio, com fotos de antigamente e de agora, para visualizar a transformação do ambiente ocasionada pelo homem.

A juventude é para viver, e não apenas para se preparar para a vida. O documentário "Vocacional" apresenta uma das experiências educacionais mais ricas vividas no Brasil, baseada no protagonismo dos alunos e na livre construção do conhecimento. E com resultados pedagógicos excepcionais.
Leia mais

Escolhi o tema O rio e a paisagem do autor Sandro Nunes de Oliveira e Cristina Leite porque gostei muito da metodologia aplicada por eles e também porque o rio é importantíssimo para a humanidade. Além de apresentações de vídeo poderíamos fazer teatro com os próprios alunos em sala de aula? Portanto, os autores do texto O rio e a paisagem estão de parabéns, pois souberam desenvolver com desempenho e criatividade os seus projetos.

Sem dúvida, a aula 589 o rio e a paisagem 589 é muito interessante por considerar aspectos socio-culturais e ambientais. O compromisso com a cidadania, a valorização e a responsabilidade com o meio, o conhecimento e a analise dos fatos, ajudam na construção do conhecimento. É uma aula que desperta a atenção por causa dos recursos utilizados e que faz com o aluno saia do cotidiano, conheça e aprenda mais.

Mesmo com numerosas tentativas propostas por físicos teóricos desde o século passado, até agora não temos nenhuma perspectiva de uma teoria simplificada que explique todo o funcionamento do universo e seja capaz de prever o futuro com base em comportamentos passados e o estado presente. Até mesmo Einstein se arriscou em uma tentativa de Teoria de Tudo, pois acreditava que bastaria unificar a relatividade geral e o eletromagnetismo, mas não obteve sucesso.

Você é PEB I ou PEB II? PEB I PEB II

Olá, professor Sandro! Li a sua sugestão de aula e a escolhi para fazer uma análise para o curso de Mídias na Educação, oferecido pela UFRRJ juntamente com a PCRJ. Primeiramente, gostaria de parabenizá-lo, pois a contextualização desta aula é fundamental para a compreensão dos alunos. Gostaria de saber se você consegue sinalizar algum aspecto negativo da utilização dos recursos tecnológicosem nossas aulas. Caso haja, a que atribui e se acha ser possível modificá-los. Obrigada, Adriana Marianna

A aula foi excelente, eu tenho uma licenciatura em geografia e gosto muito da área. Como professora ainda sugiro que leve a turma para conhecer o Rio São Francisco, porque só falar não basta. A história do velho chico é muito interessante, além de favorecer as comunidades: Alimentos, frutas, verduras, turismo, exportações e importações Que pena que o homem cada vez mais destrói a mãe natureza.

Achei muito interessante este trabalho, mesmo porque realizamos um bem parecido este ano em nossa escola com as 6ª, 7ª, ª e 9ªs pois foi o aniversário no sosso Rio Sorocaba. Utilizamos da mídia impressa para desencadearmos o assunto, da mídia televisiva, recursos como vídeos para mostrar as questões dot rato e conservação dos rios do nosso país e de fotografias e câmeras de vídeos para registrarmos todo o trabalho. A aula sugerida está bem organizada e com uma sequência acessível. Valéria.

Achei a aula muito boa,pois os recursos utilizados ajudarão os alunos a entenderem melhor os conteúdos e a refletirem sobre o tema abordado.

Como muitos não conhecem, vou começar explicando quem é o Professor Sassá. Ele é um artesão um tanto quanto talentoso, que ensina a arte de reciclar para as crianças.

Nuito boa sua aula, sei que o trabalho de campo é bem mais atrativo do que em sala. Costumo fazer comparações da paisagem natural e paisagem humanizada com meus alunos em um espaço próximo a minha escola e percebo que para eles a aula se torna bem mais atraente do que em sala. Parabéns professor

Aula interessante, onde o assunto é pertinente ao momento em que vivemos, transmite conhecimento e a busca da conscientização na preservação do meio ambiente.

As atividades estão coerentes, e são criativas, permitindo fazer uso de recursos tecnológicos, possibilitando envolver os alunos de forma prazerosa e interativa. Parabéns, pela organização.

A aula foi excelente gostaria apenas concertar um pequeno erro que cometi anteriormente sobre a instituição. Em relação a aula confirmo o que falei no meu depoimento.

Parabéns professor! Gostei muito de sua aula. Gostaria de saber qual parte a aula seus alunos demonstraram gostar mais?

Perguntaria ao professor se ele faria uma atividade de pesquisa de campo com todo os temas salientados e abordados em suas aulas. E como os alunos desenvolveriam a consciência ecológica na escola e na comunidade. De que forma seria esta conscientização, teatro, jornal escolar ou palestra ministrada pelos próprios alunos. Parabéns pelo trabalho!!!

no mes passado, realizamos atraves da caminhada nas aulas de educação fisica, uma visita ao bairro, e passamos por corrego, batemos fotos, comentamos sobre a poluição, como melhorar, etc. acho que agora posso utilizar o video proposto como forma de complementar este trabalho. muito bom para todos.

Professores: Achei muito interessante a aula, levando o aluno a se inteirar de um grande Rio, como o São Francisco e a partir daí conhecer o rio da sua cidade, utilizando pesquisa de campo, vídeo e outras mídias.

A pergunta básica que Sam Pizzigati coloca é “se necessitamos, e se o progresso demanda, grandes fortunas privadas. “ Os muito ricos dos Estados Unidos, por exemplo, possuem em média 9 residências fora do país. Essas residências ficam vazias durante a maior parte do ano, gerando bairros-fantasmas de luxo (luxury ghost-towns). É tempo de olharmos um pouco melhor para a irracionalidade e inoperância da grande riqueza. E Pizzigati tem currículo para esta análise, ele que dirige há tempo o excelente site sobre desigualdade e ensina no Institute for Policy Studies de Washington.
Leia mais

Achei a sugetão de aula muito interessante e pertinente. As mídias usadas de maneira adequada enriquecem as aulas e permitem um contato maior com a realidade.

O texto que o autor apresenta é na dimensão do conhecimento crítico, com certeza irá nos ajudar bastante para fazer a análise com maturidade e buscar cada vez mais a leitura crítica.

Excente a aula do professor Sandro, sobretudo porque os conteúdos abordados partem da realidade do aluno, fator imprescindível para apreensão do conhecimento. Parabens!!!

Olá professor gostei muito das sugestoes para a aula 589 o rio e a paisagem 589 , por tratar de um tema de muita importância para o ser humano. è sabido que a quase totalidade das cidades e de algumas civilizacoes surgiram às margens de algum rio. sabemos tambem da sua importância para o desenvolvimento ,econômico da sociedade industrial, fornecendo a possibilidade de geracao de energia e água para irrigacão e abastecimento geral. Por tudo isso, o assunto merece uma atencao especial.

Muito bem elaborado o planejamento. Observei que o docente pode desenvolver um coneúdo de forma divertida e incorporar a utilização de recursos tecnologicos.

A aula foi bastante motivadora, envolvendo questionamentos que instigam o pensamento, reflexão e a interação entre os alunos. O uso de recursos tecnológicos propiciou mais dinamicidade e enriqueceu o trabalho. O assunto possibilita a exploração de outros temas, foi abordado em uma linguagem acessível, confrontando a realidade do educando com um assunto muito em foco na mídia.

olá professor, sua aula é muito interessante!Qual foi s reação dos alunos num primeiro momento ao ter que realizar pesquisa de campo e utilizar recursos tecnológicos?

Gostei muito do planejamento da aula O Rio e a Paisagem. Foi utilizados uma diversificada integração de mídias como: vídeos, fotos, filmes, portadores de textos.Ótima a aula. Pergunto: - Foi do interesse dos alunos este estudo ou estava no currículo programado? - Eles já tinham conhecimento da Bacia Hidrográfica onde está situado este rio, ou é algo muito próximo deles?

Parabéns Professor! Interessante sua aula e muito pertinente com as preocupações da atualidade relacionadas ao meio ambiente e preservação de um bem tão precioso que é a água. Em nossa cidade nosso Rio Sorocaba é símbolo dessa luta pela preservação e há muitos investimentos e trabalhos de conscientização nas Escolas. 589 Nosso Rio é uma beleza Símbolo da nossa cidade E Preservação da Natureza. 589

Os bancos são realmente necessários? Emitem moeda sob forma de crédito com juros absurdos, cobram tarifas surrealistas e travam a economia. A China está desintermediando os pagamentos, tirando os atravessadores do campo. Segundo Ellen Brown, só nos cartões os consumidores americanos economizariam 98 bilhões de dólares. A era do pedágio financeiro tem os dias contados, com as novas tecnologias. O dinheiro, afinal, é hoje apenas um sinal magnético, e os bancos vão precisar reinventar a sua utilidade social e econômica.
Leia mais

Aula excelente, motivadora, envolve vários questionamentos, faz reflexões e interações entre os alunos,além do uso de recursos tecnológicos,que enriquece a aula e o trabalho do professor.

Tais situações terem sido previstas pelo Professor levantam os mesmos questionamentos usados contra Laplace diante de sua teoria determinística sobre o universo: onde estaria a ideia de livre-arbítrio?

Olá Sandro, Gostei muito da sua aula. Sugestão: após o trabalho em campo com os alunos faça uma exposição com as fotos. Através desta surgirá várias discussões(meio ambienteX lixo)

Olá pessoal! Achei muito interessante a aula demonstrada por vocês, vocês planejaram e problematizaram muito bem a importância de se levar para a sala de aula um assunto tão importante como este conteúdo de estudo! Só deixo como sugestão, aproveitar mais este planejamento para tornar um projeto de pesquisa mais aprofundado sobre o mesmo tema. Abraços. Lilian.

Amir Khair é das pessoas que mais entendem do sistema financeiro no Brasil. Tem clara a agiotagem generalizada que trava a economia, com o endividamento das famílias, das empresas e do Estado. Hoje temos 69 milhões de adultos negativados, sem acesso ao crédito. O déficit do governo é gerado em 87% pelos juros pagos sobre a dívida pública. As medidas propostas estão na linha de se tirar a Caixa e o BB do cartel bancário, reduzir os juros e desonerar em parte o consumo. No conjunto a visão é de se dinamizar a economia para aumentar as receitas, em vez de travar as políticas públicas para "reduzir gastos".
Leia mais

  • Sintaxe Espacial – Urbanidades
  • Crescimento populacional no mundo. Taxa de crescimento
  • Typefaces(FamГ­lia tipogrГЎfica) e suas histГіrias