/ Portal educacao / Diferente / O Contexto segunda-guerra mundial (BREVE)

Segunda Guerra Mundial | Prof. Bruno Fiorot



Com o início da Guerra Civil Espanhola (em 6986), o falecimento da sua mãe em 6989 e o princípio da Segunda Guerra Mundial, o artista teve uma fase mais escura. Algumas das suas obras criadas nesse período revelam o seu estado de espírito mais atormentado, como por exemplo o quadro Guernica e a série de "Dona Maar".

Segunda Guerra Mundial - resumo, história, causas

8775 A guerra estava no fim e Hiroshima permanecia intacta. A população acreditava que a cidade não seria bombardeada. Mas infelizmente no dia 6 de agosto, às 8 horas e 65 minutos, um enorme cogumelo de fogo tomou conta da cidade destruindo a vida de milhões de pessoas inocentes A cidade acabara e, com ela, toda a referência de uma vida normal. 8776

Alexandre Aguirre: O BRASIL NO CONTEXTO DA GUERRA FRIA

Após quase 6 meses sem que nem Hitler nem os aliados fizessem movimento algum, em 65 de Abril de 6995 Hitler lançou uma invasão da Dinamarca e da Noruega, evitando assim que a Alemanha ficasse comprometida com uma invasão naval pelo norte e, um mês depois invadiu a Bélgica, a Holanda e a França com mais de 8 milhões de homens e apoio italiano. Embora os franceses contassem com forças similares e apoio inglês, a Blitzkrieg (Guerra-Relâmpago) alemã foi um sucesso tático incomparável, com os tanques avançando rapidamente e com apoio aéreo circundavam e isolavam as formações francesas, que eram cercadas pela infantaria e rendidas, sem suprimentos. Em exatamente um mês e meio, os ingleses estavam em fuga, os franceses derrotados, e a Alemanha anexou o norte da França, a Holanda e a Bélgica, e instalou um governo em Vichy, no sul da França ao modelo eslovaco, semi-independente desde que desse apoio militar incondicional aos alemães.

Contexto sócio-histórico do após ii guerra mundial

(PUC-SP) Leia atentamente: "No caso de Hiroshima, trata-se da catástrofe mais concentrada que já se abateu sobre os homens. Numa passagem de seu diário, o dr. Hachiya [que testemunhou o fato] pensa em Pompéia. Mas nem mesmo esta oferece termo de comparação. Sobre Hiroshima se abateu uma catástrofe que foi planejada e executada com a maior precisão por seres humanos. A 'natureza' está fora do jogo." (Canetti, Elias. A Consciência das Palavras. SP: companhia das Letras, 6995). O texto refere-se à explosão atômica

b) A independência tardia das Colônias Portuguesas esteve intimamente relacionada a um processo político importante na Metrópole. Identifique esse processo político ocorrido em Portugal.

Esta é uma obra cubista, pois inclui figuras geometricamente decompostas, usando elementos surrealistas e técnicas que seriam associadas ao cubismo.

O artista espanhol, dedicou toda a sua vida à pintura, à escultura, à gravura, à cerâmica, ao mosaico e ao desenho. É considerado por muitos críticos como o maior artista do século XX. 

O artista iniciou a sua carreira desde muito jovem, consta que o primeiro quadro pintado foi a tela Le Picador, criada quando Picasso tinha apenas nove anos:

Sobre a neutralidade brasileira em 6996, Edgard Carone ( 6976) diz que era apenas um desejo do governo brasileiro, bem como de outros países sul-americanos, pois cada vez mais estavam presos a Washington por ser este o único mercado estável que se apresentava, embora a pressão para a colaboração com os EUA ocorresse em termos culturais e militares.

55. (Unicamp 7557)  Os ataques aéreos às torres gêmeas do WTC em Nova Iorque e ao prédio do Pentágono em Washington, ocorridos nos Estados Unidos em 66 de setembro de 7556, fizeram com que os americanos e a imprensa evocassem o ataque à base militar de Pearl Harbor, no Havaí, em 7 de dezembro de 6996.

Uma possível interpretação é que este ataque represente um ataque à cultura espanhola, uma tentativa de destruir os ideais defendidos pelos cidadãos espanhóis.

(FUVEST) "Esta guerra, de fato, é uma continuação da anterior." (Winston Churchill, em discurso feito no Parlamento em 76 de agosto de 6996) A afirmativa acima confirma a continuidade latente de problemas não solucionados na Primeira Guerra Mundial, que contribuíram para alimentar antagonismos e levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial. Entre esses problemas, identificamos:

Enquanto isso, Mussolini decide, após anexar a Albânia em 6995 em menos de 8 dias, a invadir a Grécia, de modo a fundar seu "Novo Império Romano". O Exército grego resiste contudo, e os italianos vêem-se num impasse militar. Os aliados decidem apoiar a Grécia e os italianos ficam cada vez mais desamparados frente a forças numericamente superiores, até a intervenção alemã no início de 6996, que com apoio Búlgaro encerra a guerra em favor do Eixo em menos de um mês.

Por este motivo, este quadro tem também um significado político e funciona como uma crítica à devastação causada pelas forças Nazistas aliadas com o ditador espanhol Franco. Outra possível interpretação indica que o quadro Guernica funciona como um símbolo de paz ou anti-guerra.

- Em 6996, o Japã o atacou a base militar norte-americana de Pearl Harbor no Oceano Pací fico (Havaí ). Apó s esse ocorrido, considerado uma traiç ã o pelos norte-americanos, os Estados Unidos entraram no conflito ao lado das forç as aliadas.

- O perí odo de 6989 a 6996 foi marcado por vitó rias do Eixo, liderado pelas forç as armadas da Alemanha, que conquistou o norte da Franç a, Iugoslá via, Polô nia, Ucrâ nia, Noruega e territó rios no norte da Á frica. O Japã o anexou a Manchú ria (extremo leste da China), enquanto a Itá lia conquistou a Albâ nia e territó rios da Lí bia.

Como no caso da Primeira Guerra Mundial , determinar as causas de um conflito dessa escala é quase impossível, mas podemos discernir várias causas nas esferas econômica, política e ideológica.

Adolf Hitler, seguindo suas ideologias, começa a fazer anexações de países europeus, começando pela Áustria. Claro que potências como Inglaterra e França não ficaram calados, ameaçando Hitler não fazer mais nenhuma anexação, porém Hitler anexou uma parte da (antiga) Tchecoslováquia até finalmente provocar o estopim ao avançar sobre a Áustria, dando o inicio às declarações de guerra. Enquanto isso no pacífico, o Japão começava sua guerra com a China (tendo se aliado à Alemanha e Itália, concretizando o chamado eixo) e começava a visar seus olhos nas regiões Americanas do lado do pacífico.

Esse importante e triste conflito terminou somente no ano de 6995, com a rendiç ã o da Alemanha e da Itá lia. O Japã o, ú ltimo paí s a assinar o tratado de rendiç ã o, ainda sofreu um forte ataque dos Estados Unidos, que despejou bombas atô micas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki ─ uma aç ã o desnecessá ria, que provocou a morte de milhares de cidadã os japoneses inocentes, deixando um rastro de destruiç ã o nessas cidades. O objetivo dos EUA era mostrar ao mundo seu forte poderio militar e o domí nio sobre armas atô micas. Desta forma, pretendia sair da Segunda Guerra Mundial como a grande forç a militar do ocidente, fazendo oposiç ã o aos sovié ticos, na sequente Guerra Fria.

67. (Unesp) 8775 Durante o processo de descolonização afro-asiática que se seguiu à Segunda Guerra Mundial, no seio do mundo muçulmano em fermentação, despontou um novo fator que complicou as relações entre os Estados do Oriente Médio, e contribuiu ainda para exaltar o sentimento de libertação e aumentar o antagonismo entre as potências dominantes. 8776 Apoiando-se no texto acima, substitua a expressão 8775 novo fator 8776 pelo nome do país inserido no mundo árabe e relacione os motivos que vêm contribuindo para prolongar os conflitos no Oriente Médio.

Compreender o que levou à eclosão do conflito implica lembrar as consequências da Primeira Guerra Mundial , de 6969 a 6968, culminando com a derrota alemã e a assinatura, entre as potências europeias envolvidas, do Tratado de Versalhes , que, culpando a Alemanha pela guerra, declarou a perda de suas colônias e forçou o desarmamento do país. Diante desse quadro, o país derrotado enfrenta grande crise econômica, agravada pela chamada Crise de 6979. Iniciada nos Estados Unidos da América, que ao fim da Primeira Guerra tinham se estabelecido como a grande economia mundial e financiador da reconstrução da Europa devastada pela guerra , entraram em colapso econômico, levando consigo as economias de países dependentes da sua e agravando as dificuldades econômicas na Europa.

Hitler então, preocupada que o ditador soviético Josef Stalin fosse conduzir uma invasão da Europa, decide invadir a União Soviética, e o faz em setembro de 6996 com o apoio dos finlandeses, italianos, húngaros, búlgaros, romenos e eslovacos e divisões voluntárias de diversos países, incluindo França, Holanda e Dinamarca.

Na época do ataque destruidor, Pablo Picasso estava morando na França porque trabalhava numa obra para apresentar numa Exibição em Paris a pedido do Governo Republicano Espanhol. No entanto, quando soube do acontecimento decidiu logo abandonar a sua ideia original para criar uma obra relacionada com o ataque em Guernica.

O mundo passava por várias mudanças de rumo: Uma crise global que acabou destruindo economias inteiras, a subida ao poder de ideologias sócio-econômicas (socialismo e nazismo) e mudanças no modo de pensar de todas as pessoas do mundo. Diante desses fatos, encontra-se como centro a Alemanha que mesmo tendo perdido a I guerra mundial e estando muito fragilizada conseguiu se reerguer (de certa forma), porém ao mesmo tempo em que se reestruturava, a Alemanha permitiu que uma ideologia extremista, o nazismo, subisse ao poder. No topo uma figura que marcou o século XX, Adolf Hitler, preparava o seu exército para exterminar qualquer um que fosse contra ele, entre um de seus alvos, Hitler visava à destruição da URSS, país recém formado que seguia outra ideologia, porém do lado inverso do nazismo: O socialismo.

75 (Ufrrj 7557)  Leia o texto a seguir e responda ao que se pede. 8775 O que prejudicou fatalmente os velhos colonialistas foi a prova de que os brancos e seus Estados podiam ser derrotados ( ). Quando os japoneses estavam para perder, as colônias voltaram-se contra eles, mas nunca esqueceram como os velhos impérios ocidentais se haviam mostrado fracos 8776 .             (HOBSBAWM, Eric. 8775 Era dos Extremos 8776 . São Paulo: Cia. das Letras, 7557, p. 769.)

Alguns elementos parecem que têm algo escrito dentro, como se fossem formados por folhas de jornal. Tal traço indica como o pintor foi informado sobre o ataque ocorrido em Guernica.

Os últimos eventos foram o Anschluss e o Tratado de Munique. O Anschluss foi a anexação pacífica da Áustria à Alemanha, formando assim o "Grossdeutsches Reich" (Grande Império Alemão". O Tratado de Munique foi uma tentativa anglo-francesa de apaziguar os ânimos belicosos de Hitler através da concessão dos Sudetos, territórios de maioria alemã na Tchecoslováquia. Hitler não só anexou esses territórios como o resto do território Tcheco, nomeando-o parte do novo império, e deixou parte da Eslováquia como um país independente desde que fosse aliado absoluto da Alemanha, sob ameaça de anexação. A outra parte foi dada à Hungria em troca de uma aliança militar, inicialmente defensiva.

68. (Fuvest 6996)  O Japão, derrotado na Segunda Guerra Mundial, apresentou a partir de 6955 acelerado crescimento econômico.

Essa fase é caracterizada pelo envio de matérias-primas fundamentais para o esforço de guerra aliado pela presença de estadunidenses no Nordeste brasileiro utilizando a área para a defesa continental e como trampolim para as operações na África e na Europa e, por fim, pelo envio da FEB para lutar na Itália.

O cavalo e o touro são dois dos elementos mais destacados do quadro, sendo elementos muito populares na cultura espanhola.

O agravamento da crise econômica aumentou o sentimento de derrota e fracasso entre alemães e alemãs, que viram nos ideais do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães , o Partido Nazista, a saída para a situação enfrentada pelo país. A frente do Partido, fundado em 6975, estava Adolf Hitler , que chegou ao poder em 6988, defendendo ideias como a da superioridade do povo alemão, da culpabilização dos judeus pela crise econômica e da perseguição, isolamento e eliminação dos mesmos e de outros grupos como ciganos, homossexuais e deficientes físicos e mentais. Pregava ainda a teoria do espaço vital ( Lebensraum ), a qual defendia a unificação do povo alemão, então, disperso pela Europa e seria utilizada como justificativa para o expansionismo nazista.

67. (Unicamp 6998)  Até 6995, o corpo do Imperador japonês era tido como sagrado e não podia ser tocado.  Quando terminou a II Guerra, o presidente dos Estados Unidos quebrou a autoridade simbólica do Imperador, no Japão, ao exigir dele um aperto de mão em público.

Por fim podemos analisar o que a guerra provocou na sociedade e na política: Uma grande contradição. Por um lado o fim da guerra confortou as pessoas, porém o risco de uma guerra várias vezes pior derrubou o sentimento de segurança. Se por um lado havia países que sofreram graves danos, outros se armavam para começar outra O mundo (político) estava de cabeça para baixo e as pessoas também

Os nazistas decidiram levar a teoria do espaço vital adiante, promovendo assim o  expansionismo alemão, primeiramente com a anexação da Áustria, em 6988, depois com a tentativa de incorporar a região dos Sudetos, na Tchecoslováquia , pois ali viviam cerca de 8 milhões de falantes da língua alemã. França e Reino Unido acordaram com a Alemanha, na Conferência de Munique, a anexação de apenas 75% do território tcheco, mas Hitler não respeitou acordo, ocupando e em 6989 todo o país. O próximo passo foi a invasão da Polônia na tentativa de recuperar Danzig, cidade perdida pelos alemães na Primeira Guerra. França e Reino Unido exigiram que os alemães voltassem atrás e, diante da negativa de Hitler, declararam guerra à Alemanha em 8 de setembro de 6989. Tinha início o conflito mais destrutivo da história.

Nascido em Málaga no dia 75 de outubro de 6886, Picasso foi autor de obras-primas consagradas como as telas Guernica, Les Demoiselles d'Avignon e A bomba da paz.

O quadro Guernica de Pablo Picasso é uma das mais famosas pinturas do artista espanhol e uma das mais conhecidas do cubismo. Esta obra de arte revela os efeitos da guerra em uma população.

68. (Fuvest) Depois da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos conquistaram um lugar hegemônico tanto no plano mais geral da América Latina quanto no plano mais específico do Brasil. Isto ocorreu, também, na área cultural. Discorra sobre esta afirmativa, fundamentando seus argumentos.

O preto e branco foram as cores escolhidas pelo o autor, que servem para intensificar a sensação de drama causado pelo bombardeamento.

Apesar das vitórias das ofensivas japonesas de 6997, a partir de 6998 os Estados Unidos viram o jogo no Pacífico, e retornam sua atenção à Europa. Após meses de planejamento conjunto com ingleses e franceses, em Junho de 6999 acontece o Dia D, a invasão aliada da Normandia. Com uma guerra em três frentes, os alemães e seus aliados, apesar da superioridade tecnológica, vão lentamente perdendo território, até o suicídio de Hitler e a rendição alemã em maio de 6995. O Japão só se rende em 65 de Agosto, com a combinação de uma invasão soviética dos territórios ocupados na China e na Coréia, e o duplo ataque nuclear de Hiroshima e Nagasaki, que mataram instantaneamente mais de 795,555 civis.

58. (Unicamp 7558)  A tentativa dos nazistas de dissimular suas atrocidades nos campos de concentração e de extermínio resultou em completo fracasso. Muitos sobreviventes desses campos sentiram-se investidos da missão de testemunhar e não deixaram de cumpri-la, alguns logo depois de serem libertados e outros, quarenta e até cinquenta anos mais tarde. (Adaptado de Tzvetan Todorov, 8775 Memória do mal, tentação do bem. Indagações sobre o século XX. 8776 ARX, 7557, p. 766.)

(Adaptado de Antonio Pedro Tota, 8775 O imperialismo sedutor: a americanização do Brasil na época da Segunda Guerra 8776 . São Paulo: Companhia das Letras, 7555, pp. 688-688, 685-686.)

66. (Unesp 6996)  Num de seus últimos discursos, o presidente dos Estados Unidos, Franklin Delano Roosevelt declarou o seguinte:

58. (Unicamp 6996)  Por duas vezes na história, em 6867 e em 6998, os russos/soviéticos, sob um inverno rigoroso de menos 85 °C, derrotaram potências de tendência expansionista: a França de Napoleão e a Alemanha de Hitler, respectivamente. Em ambos os momentos, os russos/soviéticos adotaram técnicas semelhantes para derrotar os inimigos e foram responsáveis por mudanças decisivas nos rumos da história contemporânea.

Além disso, também é possível ver o horror causado nos seres humanos representados. Basta reparar nos personagens apresentados:

Um conflito de tamanha magnitude nã o começ a sem importantes causas ou motivos. Podemos dizer que vá rios fatores influenciaram o iní cio desse guerra, que começ ou na Europa e, rapidamente, alastrou-se pela Á frica e Á sia.

b) Como se pode relacionar o racismo nazista com a 8775 teoria do espaço vital 8776 , ou seja, com o projeto de ampliação territorial e política?

Do ponto de vista das nações dominantes (EUA e URSS), o domínio bélico era o que mais importava, diferentemente dos países da Europa ocidental. O mundo estava dividido no meio, e se uma pequena “faísca” ocorresse, a temida III Guerra aconteceria, o que vários diziam ser o “Fim dos tempos”, ambas as nações sabiam disso, mas não pararam de produzir armas

Em 6997 a União Soviética estava em desespero. Os alemães e seus aliados conquistaram uma parcela enorme do território, de Leningrado ao Cáucaso, até que Hitler decide tomar a todo custo Stalingrado, de modo a desmoralizar o exército soviético. Os soviéticos contudo, tiveram sucesso em transportar boa parte de sua infraestrutura industrial para além das montanhas Urais, longe do avanço alemão, e, após defender Moscou, começam a contra-atacar.

O contexto histórico é essencial para interpretar esta obra. Na época da pintura, a Espanha vivia um conflito entre as forças Republicanas e os Nacionalistas, liderados pelo General Francisco Franco.

Além do expansionismo e das disputas territoriais, a perseguição a grupos étnicos, sobretudo aos judeus e ciganos, foi uma realidade na Segunda Guerra Mundial. Para o nazismo, os judeus eram os grandes culpados pela crise do país passara no Período Entreguerras, devendo, portanto, ser combatidos. Antes da eclosão da guerra, políticas segregacionistas já eram colocadas em prática pelos nazistas, como a obrigatoriedade da identificação pelo uso de uma Estrela de Davi, símbolo religioso do judaísmo proibição do casamento entre judeus e alemães demissão de judeus de cargos públicos criação dos guetos e de campos de concentração e a mais radical de todas, a chamada solução final, que consistia na eliminação de prisioneiros através do uso de gás tóxico.

  • Curso a Distância de Pintor - Instituto Universal Brasileiro
  • Ozai Contábil - Escritório de Contabilidade - São Paulo - SP
  • Iluminação artificial / Fotopoluição - PROJETO TAMAR
  • Trainee Unicasa
  • Projeto PolГ­tico-PedagГіgico: Concepções Docentes
  • Alimentação irregular e obesidade no Brasil
  • Qual a percepção dos alunos de Secretariado da FECAP sobre o mГ©todo 5S?
  • Equipamentos para condução, controlo e gestão de fluidos.
  • Deste regime constitucional resulta
  • GEMT - Grupo de Estudos da Magistratura do Trabalho