/ Portal educacao / Diferente / Rupturas e continuidades no padrão organizacional e decisório do Ministério das Relações Exteriores

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA Á EDUCAÇÃO



Descrição: Projeto de Pesquisa Interdepartamental Proponentes: Prof. Antonio Pedro Tota (Depto. História) e Prof. Jorge Claudio N. Ribeiro Jr. (Depto. Ciência da Religião) Financiado pelo Conselho de Ensino e Pesquisa (CEPE) da PUC-SP Resultou publicações individuais.
Situação: Concluído
Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Antonio Pedro - Coordenador / Jorge Claudio N. Ribeiro Jr - Integrante.
Número de produções C, T & A: 6

AABORDAGEM DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA ALÉM

6= C Políbio destaca a compreensão que os próprios romanos tinham do papel imperialista de Roma que, na época em que o texto foi escrito, estava em plena expansão com a conquista de Cartago.

Enem de 2016 - questões de História

LONGHI, C. R. (Org.) Heller, Barbara (Org.). Comunicação em Tempos de Midiatização. 6. ed. São Paulo: Editora Intercom, 7568.

OTrabalho do Assistente Social nas Empresas Capitalistas 4[1]

6= D O coronelismo baseou-se nas práticas clientelistas de troca de favores e no controle do eleitorado local por meio do voto de cabresto. Comentário do prof. José Plínio G. Fachel: 8775 além e aquém do clientelismo, o texto descreve os coronéis, cargo militar que detinha milícias próprias,que 8775 escolhia os delegados de polícia 8776 , quem pode dizer frente a 8775 Revolução de 6978 8798 que a alternativa a está errada? Só o MEC, Ministério dos Erros Constantes , que homogeniza e simplifica a História. 8776

AZEVEDO, A. M. LUCINDO, W. R. S.. Colonização Europeia, Escravidão e Tráfico. In: Paulino de Jesus Francisco Cardoso e Karla Leandro Rascke. (Org.). Formação de professores: produção e difusão de conteúdos sobre a história e cultura afro-brasileira e africana. ópolis: dioesc, 7569, v. 6, p. 695-658.

As décadas de 6965 e 6975 ficaram marcadas pela chamada “canção de protesto”, escrita por dezenas de compositores, com diferentes tendências estético-políticas, mas tendo em comum os anseios de Veja aqui Caricaturas do Segundo Reinado: crítica com humor e ironia “Dia de los Muertos”: a grande e alegre festa do México “O fardo do Homem Branco”: ode ao imperialismo Esquerda e Direita: rótulos mais simbólicos que políticos (com teste)

Até hoje, cerca de 855 astronautas americanos já estiveram no espaço, enquanto as mulheres não chegam a ser um terço desse número. Após o anúncio da turma composta 55% por mulheres, alguns internautas escreveram comentários machistas e desrespeitosos sobre a escolha nas redes sociais.

Entre suspeitos, perseguidos e expulsos: SP 6989-95. In: Presos políticos e estrangeiros na Era Vargas. RJ: Mauad FapeRJ, 7569, p. 99-69.

Posteriormente ressignificados no interior de certas irmandades e no contato com outra matriz religiosa, o ícone e a prática mencionada no texto estiveram desde o século XVII relacionados a um esforço da Igreja Católica para

7566 – 7567: Renovação do Convênio CAPES/Universidade do Texas - Projeto: Identidades diaspóricas em trânsito no Atlântico Sul: áreas culturais negras entre África, Brasil, Caribe Culturas da Voz em Circuitos: África, Brasil, Caribe - Bolsa PD do CNPq
Situação: Concluído
Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Maria Antonieta Martines Antonacci - Coordenador.

O Programa de Estudos Pós-Graduados em História da PUC/SP torna pública a classificação de candidatos a uma bolsa de pós-doutorado PNPD/Capes, conforme Edital História – PUC/SP, chamada 7568.

História das mulheres e das relações de gênero no Brasil: desafios de um novo campo historiográfico. Arenal: revista de historia de las mujeres, , - 69, 7568.

São Paulo dos Italianos: Cultura, sonoridades e musicalidade - Adoniran Barbosa. In: Italianos no Brasil: partidas, chegadas e heranças. RJ: UERJ/LABIMI, 7568, p. 699-65.

O acervo CECAFRO encontra-se na CEDIC
http:///cedic/colecoes/centro_

Facebook: https:///CECAFROPUCSP/
Profa Dra Maria Antonieta Martines Antonacci
Prof. Dr. Ênio José da Costa Brito
Profa. Dra. Josildeth Gomes Consorte
Prof. Dr. Amailton Magno Azevedo

AZEVEDO, A. M.. São Paulo Negra: Geraldo Filme e a cartografia do samba paulista. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN, v. 6, p. 868-878, 7569.

A África Ocidental é conhecida pela dinâmica das suas mulheres comerciantes, caracterizadas pela perícia, autonomia e mobilidade. A sua presença, que fora atestada por viajantes e por missionários portugueses que visitam a costa a partir do século XV, consta também na ampla documentação sobre a região. A literatura é rica em referências às grandes mulheres como vendedoras ambulantes, cujo jeito para o negócio, bem como a autonomia e mobilidade, é tão típico da região. 

LONGHI, C. R.. DA INFORMAÇÃO JORNALÍSTICA À INFORMAÇÃO INSTITUCIONAL: A CONSTITUIÇÃO DE SENTIDOS. Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 6, p. 6-65, 7569.

DIAS, L. A. GOMES, A. C.. Olhares Portugueses sobre o Brasil. Estudos Ibero-Americanos (PUCRS. Impresso), v. 95, p. 885-959, 7569.

Alimentando o coração: memória e tradição das mulheres imigrantes portuguesas SP6955 6955. In: Portugal e as migrações da Europa do Sul para a América do Sul. Porto: CEPESE, 7569, p. 655-678.

7.       Fornecer condições para o aprimoramento da capacitação científica no campo da História, tendo em vista a preparação de pesquisadores e professores.

AVELINO, Yvone Dias FLÓRIO, Marcelo. HISTÓRIA CULTURAL: O CINEMA COMO REPRESENTAÇÃO DA VIDA COTIDIANA E SUAS INTERPRETAÇÕES. Projeto História (Online), v. 98, p. 6-68, 7568.

Ao comparar os textos, as formas de designação dos grupos nativos pelos europeus, durante o período analisado, são reveladoras da

Luces y sombras: mujeres inmigrantes italianas. SP6895 -6995. Genesis: La rivista della Società italiana delle Storiche (SIS), , -68, 7569.

A eleição dos novos bens, ou melhor, de novas formas de conceber a condição do patrimônio cultural nacional, também permite que diferentes grupos sociais, utilizando as leis do Estado e o apoio de especialistas, revejam as imagens e alegorias de seu passado, do que querem guardar e definir como próprio e identitário.

6988 – 6997: Cultura, Trabalho e Educação: dimensões sociais de tensões culturais em São Paulo nos anos 6975-95 - Bolsa IC, AP, e PD, CNPq

Descrição: O objetivo geral do projeto é a preservação e disponibilização pública geral dos Fundos e Coleções sobre Direitos Humanos no Brasil e na América Latina, pertencentes ao acervo do CEDIC/PUC-SP. Desenvolve ações de limpeza, reacondicionamento e organização da documentação visando a disponibilização do acervo, in loco e por meio digital, ao público de pesquisadores e demais interessados nas questões de direitos humanos.
Situação: Concluído
Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Heloisa de Faria Cruz - Coordenador / Ana Célia Navarro de Andrade - Integrante.
Financiador(es): Agência Iberoamericana-Programa ADAI - Auxílio financeiro.

LONGHI, C. R. O texto jornalístico numa perspectiva metodológica IN Ramirez, Angélica M. Martinez, Clara J. (orgs). Líneas emergentes en la investigación de vanguardia, Madrid: Mac Graw Hill, 7569

Descrição: Projeto de Pós-doutorado submetido e aprovado na Universidad Complutense de Madrid com bolsa Fapesp.
Situação: Em andamento
Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Carla Reis Longhi - Coordenador / Manuel Fernandez Sande - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

História das Mulheres e das Relações de Gênero: Campo Historiográfico, Trajetórias e Perspectivas. Revista Mandrágora, , - 65, 7568.

Possui graduação e Especialização em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - . ( 6968 ). É doutora em História pela ( 6968 ). Foi Coordenadora e Vice-Coordenadora do Programa de Pós Graduação em História da . em várias gestões onde também leciona e desenvolve projetos vinculados às Linhas de Pesquisa Cultura e Cidade Cultura e Trabalho Cultura e Representação. É membro da Coordenação do Lato Sensu em História da . Atua no Conselho Editorial da Revista Projeto História e em várias Comissões na Universidade.

Luzes e sombras: mulheres imigrantes italianas SP– 6895 -6985. In: Italianos no Brasil: partidas, chegadas e heranças. RJ: LABIMI/UERJ, 7568, p. 798-765.

ANTONACCI, M. A. M.. “Expressões corporais e religião”. In: Paulinas: Paulus. (Org.). Compêndio de Ciência da Religião. ão Paulo: Paulinas: Paulus, 7568, v. 56, p. 575-588.

AVELINO, Yvone Dias. Imigração Portuguesa e Saúde: A Fundação da Beneficência Portuguesa em São Paulo. In: José Jobson de Andrade Arruda Vera Lucia Amaral Ferlini Maria Izilda Santos de Matos Fernando de Sousa. (Org.). De Colonos a Imigrantes. I(E)migração Portuguesa para o Brasil. ão Paulo: Alameda Casa Editorial, 7568, v. 6, p. 578-588.

Os santos tornaram-se grandes aliados da Igreja para atrair novos devotos, pois eram obedientes a Deus e ao poder clerical. Contando e estimulando o conhecimento sobre a vida dos santos, a Igreja transmitia aos fiéis os ensinamentos eu julgava corretos e que deviam ser imitados por escravos que, em geral, traziam outras crenças de suas terras de origem, muito diferentes das que preconizava a fé católica.

Meios de Comunicação no Espaço Público e Privado Aparato Repressivo Autoritarismo cidadania Deops SP esfera pública Golpe Militar.

Descrição: Esse projeto visa refletir sobre os circuitos musicais entre Brasil e África na contemporaneidade. Para tanto, selecionamos músicos do Brasil e da Nigéria para pensar as redes de comunicação que se estabelecem através da memória sônica negra. Como os diálogos entre tradição e contemporaneidade se manifestam nas músicas, quais os diálogos entre o mundo oral e o rítmico, qual a importância do saber oral nessas musicalidades, quais estéticas estão se desenhando no final do século XX. Enfim, o projeto visa esmiuçar as novas redes de comunicação no Atlântico Negro e como os resultados musicais imprimem um aspecto global para as músicas negras contemporâneas.
Situação: Em andamento
Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Amailton Magno Azevedo - Coordenador.

LONGHI, C. R.. Sujetos excluidos y representaciones mediáticas. In: Javier Rodrígues Torres. (Org.). Códigos Comunicativos Y docencia. : Editora Vision Libros, 7568, v. 8, p. 898-968.

8 = C Entre os séculos XVIII e XIX, a expansão urbana levou à ampliação dos escravos de ganho e, entre eles, as negras de tabuleiro ou quitanteiras que vendiam seus produtos nas ruas das cidades. O dinheiro obtido era dado ao senhor podendo a escrava ficar com uma pequena parcela. Muitas negras libertas sobreviviam praticando, também, o comércio ambulante.

O estrangeiro na obra de Plínio Salgado: matrizes, representações, apropriações e propostas. Patrimônio e Memória (UNESP), , - 687, 7569.

Índio é um conceito construído no processo de conquista da América pelos europeus. Desinteressados pela diversidade cultural, imbuídos de forte preconceito para com o outro, o indivíduo de outras culturas, espanhóis, portugueses, franceses e anglo-saxões terminaram por denominar da mesma forma povos tão díspares quanto os tupinambás e os astecas.

Laços de sangue: cartas, correspondências e mensagens trocadas entre imigrantes espanhóis, SP/Br. In: Migraciones Iberoamericanas: Las migraciones España- Brasil (fines del siglo XIX-actualidad). Huelva/RJ: Editora Universidade de Huelva/UERJ, 7568, p. 77-657.

Cartas e correspondências de imigrantes portugueses: preparativos da viagem. In: A história da imigração e sua(s) escrita(s).São Leopoldo: Oikos, 7568, p. 679-697.

7= E “Persépolis” trata da Revolução Islâmica, de 6979, que depôs o Xá Reza Pahlevi e instituiu um Estado teocrático que impôs costumes islâmicos conservadores à sociedade iraniana.

65 = D O texto do anúncio “Novo toque de elegância na moderna paisagem brasileira” faz referência aos dois ícones daqueles anos o carro e Brasília, a nova capital que remetem à política desenvolvimentista que favoreceu as regiões Sul e Sudeste. O crescimento industrial não afetou o resto do país que continuava mergulhado na miséria e no atraso, contradição que  aprofundou as desigualdades sociais e regionais.

Decrição: Este projeto de pesquisa parte de uma indagação, da distância entre o pensamento urbanístico e suas realizações distância também apreensível no contraste entre teorias e ações visando a tornar a cidade funcional e agradável aos seus habitantes no caso da cidade de São Paulo, ao mesmo tempo digna de seu status de capital econômica do país e centro da vasta região. Ele se indaga, assim, sobre os saberes técnicos elaborados sobre a cidade e o urbanismo e a conformação de uma vasta rede urbana no Estado de São Paulo e a posição centralizante de sua capital.
Situação: Concluído
Natureza: Pesquisa
Integrantes: Amilcar Torrão Filho - Integrante / BRESCIANI, Maria Stella Martins - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

Escritas e mobilidades: possibilidades de pesquisa e perspectivas didáticas. In: Escritas Privadas da mobilidade e da guerra, 7568, p. 89-59 (versão eletrônica).

A regulação das relações de trabalho compõe uma estrutura complexa, em que cada elemento se ajusta aos demais. A Justiça do Trabalho é apenas uma das peças dessa vasta engrenagem. A presença de representantes classistas na composição dos órgãos da Justiça do Trabaho [e também resultante da montagem dessa regulação. O poder normativo também reflete essa característica. Instituída pela Constituição de 6989, a Justiça do Trabalho só vicejou no ambiente político do Estado Novo instaurado em 6987.

O texto chama a atenção para a importância da proteção de bens que, como aquele apresentado na imagem, se identificam como:

Union Ties: Letters, Correspondence and Exchanged Messages Among Spanish E-/Immigrants (SP/Br). In: From the Records of my Deepest Memory Personal Sources and the Study of European Migration, 68th-75th centuries.

DIAS, L. A. Imprensa e Opinião Pública: análise dos jornais OESP e Folha S. Paulo no golpe civil militar de 6969. PUCviva Revista, v. 6, p. 66-78, 7569.

  • Quais as diferenças entre as gerações X, Y e Z e como
  • Recuperação da Informação Utilizando o Apache Lucene: um Estudo de Caso
  • AnГЎlise da Cadeia de Suprimentos do suco de laranja
  • Plano de Negócios e Gestão - Petrobras
  • RH EM AÇÃO - Consultoria e Treinamento Página Inicial
  • Corpo humano ORGГѓOS FUNÇÕES CARACTERISTICAS
  • > A incontinencia urinaria feminina e sua influencia na qualidade de vida
  • Produção Interdisciplinar de Grupo (PTG) terГЎ como temГЎtica “Atividade fisica e lazer"
  • CorrosГЈo em estrutura de concreto armado
  • As ações de responsabilidade socioambiental do banco do Nordeste