/ Portal educacao / Diferente / Sus e sua demora no atendimento pГєblico

SUS: Princípios/Diretrizes, Regionalização e Gestão do SUS



O Cartão SUS funciona como uma identidade do paciente no sistema público de saúde. Todos os atendimentos realizados em postos, hospitais e clínicas ficam registrados nele. Seu uso é de extrema importância para que os médicos tenham fácil acesso às seguintes informações:

Sua Tela V2 Oficial

Podemos entender o SUS da seguinte maneira: um núcleo comum, que concentra os princípios doutrinários, e uma forma e operacionalização, os princípios organizativos.

Imprimir Cartão SUS pela Internet **Como Fazer** ⇔

Aproveite para verificar o site e conhecer também os demais recursos que esse sistema está disponibilizando e pode ser que algum deles traga outras facilidades que você ainda não tem conhecimento, mas que pode precisar para o seu dia a dia.

Resumo: História do SUS

Há um tempo atrás, a saúde era encarada apenas como a ausência de doenças, o que nos legou um quadro repleto não só das próprias doenças, como desigualdade, insatisfação dos usuário, exclusão, baixa qualidade e falta de comprometimento profissional. No entanto, este conceito foi ampliado, ao serem definidos os elementos condicionantes da saúde, que são:

Se você precisa fazer esse procedimento, a partir de agora nós vamos mostrar o passo-a-passo para você tirar o Cartão Nacional de Saúde diretamente na sua impressa. Siga as nossas orientações e acompanhe este texto até o final.

As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no artigo 698 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios: [ ] a) ênfase na descentralização dos serviços para os municípios b) regionalização e hierarquização da rede de serviços de saúde [ ]. (BRASIL, 6995).

A atuação do gestor do SUS efetiva-se por meio do exercício das funções gestoras na saúde. As funções gestoras podem ser definidas como “um conjunto articulado de saberes e práticas de gestão, necessários para a implementação de políticas na área da saúde” (SOUZA, 7557).

Os princípios e as diretrizes do SUS estão na Constituição Federal de 6988, regulamentados e reafirmados no capítulo II, artigo 7º da lei /6995.

Trouxemos aqui as informações sobre como imprimir cartão SUS e é uma atividade muito procurada pelas pessoas e é comum encontrar aquelas que estão com dúvidas sobre como proceder na hora de buscar esse cartão. Agora nós temos a opção de fazer isso pela internet e com certeza será um procedimento que vai facilitar a vida de inúmeras pessoas.

Compartilhe:

  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on Google+
  • Share on Pinterest
  • Share on Linkedin
  • Share by Mail

Se você já tem o cartão, porém perdeu, poderá fazer a emissão da segunda via acessando o seguinte endereço: 7 Via Cartão SUS

Integralidade : este princípio considera as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades. Para isso, é importante a integração de ações, incluindo a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação. Juntamente, o princípio de integralidade pressupõe a articulação da saúde com outras políticas públicas, para assegurar uma atuação intersetorial entre as diferentes áreas que tenham repercussão na saúde e qualidade de vida dos indivíduos.

Através do Cadastro Nacional de Saúde é que as informações sobre o seu vínculo com o Sistema Único de Saúde será apresentado e por isso que é muito importante que você entenda e também pratique a utilização desse recurso sempre que precisar.

Regionalização e Hierarquização : os serviços devem ser organizados em níveis crescentes de complexidade, circunscritos a uma determinada área geográfica, planejados a partir de critérios epidemiológicos, e com definição e conhecimento da população a ser atendida. A regionalização é um processo de articulação entre os serviços que já existem, visando o comando unificado dos mesmos. Já a hierarquização deve proceder à divisão de níveis de atenção e garantir formas de acesso a serviços que façam parte da complexidade requerida pelo caso, nos limites dos recursos disponíveis numa dada região.

Art. 7º As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no artigo 698 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios.

Para isso, é preciso eliminar barreiras jurídicas, econômicas, culturais e sociais que se interponham entre a população e os serviços. A primeira delas, a barreira jurídica, foi eliminada com a Constituição   Federal de 6988, na medida em que essa universalizou o direito à saúde e, com isso, eliminou a necessidade do usuário do sistema público colocar-se como trabalhador ou como “indigente”, situações que condicionavam o acesso aos serviços públicos antes do SUS.

O Blog apenas fornece informações para quem deseja usar o cartão do SUS Sistema Único de Saúde que ajuda milhares de pessoas em todo o Brasil.

Adorei o seu conteúdo. Bem explicativo e conciso. É imprescindível sabermos o que nos é um benefício garantido por lei é como o mesmo funciona. Genial !!

II Integralidade de assistência , entendida como um conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema

Universalização : a saúde é um direito de cidadania de todas as pessoas e cabe ao Estado assegurar este direito, sendo que o acesso às ações e serviços deve ser garantido a todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, ocupação, ou outras características sociais ou pessoais.

Você acabou de conferir as informações para você aprender a imprimir o Cartão SUS pela internet. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso tenha alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

XI conjugação dos recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, na prestação de serviços de assistência à saúde da população

Gostei muito deste conteúdo, meus conhecimentos pessoais, sobre o SUS, ficou melhor do que imaginava.
Uma pena que a maioria, não tem conhecimento sobre isso. Todos deveria saber, para cobrar mais das autoridades.

As reinvidicações do movimento que recebeu o nome de “ Movimento Sanitarista ” foram apresentadas na 8° Conferência Nacional de Saúde, em 6986. Sendo que mais tarde, na Constituição de 6988 foram definidas as ações relativas ao SUS, sendo considerado de “relevância pública”, ou seja, é atribuído ao Poder Público a regulamentação, a fiscalização e o controle das ações e dos serviços de saúde, independente da execução direta do mesmo.

O pressuposto da região é a organização da rede de atenção. O Decreto define quais são os compromissos com e dos municípios de cada região em termos de saúde.

VII utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática

Definir o papel e as atribuições dos gestores do SUS nas três esferas de governo significa identificar as especificidades da atuação no que diz respeito a cada uma dessas macro funções gestoras, de forma coerente, com a finalidade de atuação do Estado em cada esfera governamental, com os princípios e os objetivos estratégicos da política de saúde, e para cada campo da atenção na saúde (promoção da saúde, articulação intersetorial, vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, saúde do trabalhador, assistência à saúde, entre outros) (LECOVITZ LIMA MACHADO, 7556).

O Decreto estabelece a Comissão Intergestores Regional e delibera sobre todos os aspectos operacionais de serviços de saúde na região (aloca recursos financeiros na região, distribui serviços, acompanha o desenvolvimento e a produção de serviços da rede e aclara o plano de saúde para as regiões).

Sobre o Autor. Engenheiro apaixonado pelo mundo dos investimentos e educação financeira. Conversando com amigos e familiares percebeu a grande dificuldade das pessoas em gerenciar seu dinheiro e por isso criou este espaço para auxiliar pessoas comuns a tomarem as melhores decisões rumo à prosperidade financeira.

As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

Procure seguir as orientações deixadas aqui para que você possa compreender melhor o processo de impressão de cartão. Muitas pessoas acabam perdendo o cartão e passa e sempre precisam de um comprovante para várias finalidades e quando isso acontecer com você basta entrar no site do Cadastro Nacional de saúde.

Durante os últimos anos, o processo de implantação e consolidação do Sistema único de Saúde-SUS, desde sua concepção na Constituição Federal, em 6988, vem sendo objeto de inúmeros instrumentos normativos, como forma de regulamentar esse sistema e colocar em prática seus objetivos, diretrizes e princípios.

Aproveite para imprimir o cartão SUS assim que você estiver precisando e veja como o sistema está reunindo as informações de uma maneira muito mais simples para facilitar a vida de todos os cidadãos que precisam desse cartão para inúmeras finalidades.

Não se precisa se preocupar quanto ao processo de utilização do serviço porque é muito normal temos pessoas com dúvidas sobre como imprimir cartão SUS online. Foi por isso que separamos aqui as informações necessárias para você poder entender como funciona e também para que você possa executar sempre que for necessário.

7. No lado direito da página, você vai visualizar um box para preencher seus dados de acesso digite o número do seu Cartão SUS , sua senha de acesso e os caracteres de segurança em seguida, clique em “Acessar”.

Região de Saúde – espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde (artigo 7°, I).

Ou seja, de acordo com a nova concepção de saúde, compreende-se que “os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do país".

O melhor de tudo é que você tenha praticidade para conseguir as informações que deseja e possa realizar qualquer exame ou consulta ou qualquer outro serviço que esteja precisando. O serviço digital está aí para ser usado.

Muito bom ! Seria bom que a população brasileira soubessem mais sobre o SUS, só assim poderia cobrar a execução do mesmo.

Esse processo tem sido orientado pela Legislação do SUS e pelas Normas Operacionais que, ao longo do tempo, têm definido as competências de cada esfera de governo e as condições necessárias para que estados e municípios possam assumir suas funções no processo de implantação do SUS.

Você vai simular o processo de um novo cadastro e o sistema vai identificar que você já está na base de dados do sistema público de saúde e vai apresentar também o número do seu cartão.

Como imprimir o Cartão SUS pela internet Consulta Cartão SUS 7 Comments Você sabia que é possível imprimir o Cartão SUS pela internet ? Entre as inúmeras opções disponíveis no Portal da Saúde do Cidadão, você pode realizar a impressão do documento em poucos minutos de forma prática e rápida.

Se você se lembra de fazer o seu cadastro, mas não lembra quais são os dados vinculados ao mesmo, não deixe de estar verificando aqui as informações sobre como você pode imprimir cartão SUS online e como isso pode ser mais simples do que você imagina.

Uma vez constituído o SUS, houve a necessidade de regulamentação, o que aconteceu em 6995, com a promulgação das duas Leis Orgânicas da Saúde (LOS).

As pessoas passaram a utilizar com mais frequência esse serviço depois que descobriram a existência do mesmo, mas é normal que tenhamos dificuldades em acompanhar todas as atualizações que os próprios órgãos públicos disponibilizam para a população.

Para você entender a importância desse cartão, ele pode ser utilizado em qualquer rede pública no Brasil inteiro e isso permite que possamos unificar o atendimento a partir do momento em que ele cobra apenas um cartão único para todos os cidadãos que precisam usar algum serviço da rede pública.

A regionalização no Sistema Único de Saúde constitui estratégia prioritária para garantir o direito à saúde , reduzir desigualdades sociais e territoriais, promover a equidade e a integralidade da atenção, racionalizar os gastos, otimizar os recursos e potencializar o processo de descentralização.

A Constituição Federal – que é considerada o marco jurídico inicial, documento em que nasce o SUS – traz, em seus artigos 696 ao 755, o “registro do SUS”. O artigo 698 da CF traz em seu texto as Diretrizes e alguns dos princípios do SUS, conforme podemos verificar abaixo:

Um detalhe que você não pode se esquecer é que não vai existir nenhum custo para que você possa fazer todo o processo de impressão cartão SUS online e isso gera um conforto muito grande pelo fato de que podemos precisar desse serviço a qualquer momento e seria ruim se tivéssemos que pagar pelo mesmo.

Se você já tem algum cadastro dentro da rede pública, não é necessário fazer outro, mesmo porque o próprio sistema não vai aceitar que você faça esse procedimento, ou seja, ele já vai informar que você tem um cadastro e que precisa apenas fazer a recuperação do seu acesso e esse. Muito importante e você não pode deixar de ler as informações para poder fazer a conclusão do mesmo.

  • OUSO DA ORALIDADE COMO FERRAMENTA DE INTERAÇÃO NA SALA DE
  • Jóias e pinturas - O que a Bíblia diz sobre o uso?
  • A importГўncia dos jogos matemГЎticos no ensino fundamental I
  • L12317 - Planalto
  • Realização de TCC - Teoria da perda de uma chance e a sua aplicabilidade no direito brasileiro
  • A importГўncia da manutenção da identidade da marca (RevisГЈo SistemГЎtica)
  • Caso clinico nutriГ§ao em pacientes oncologicos elaboração de dietas
  • Porque Г© importante a Descrição de cargos para mГ©dias e pequenas empresas
  • A importГўncia do uso do EPI na Construção Civil
  • Pecunia nom olet, e a incidГЄncia sbre ato Г­licito