/ Portal educacao / Cursos profissionalizantes / Literatura afro brasileira no contexto da educação infantil

ILES/ULBRA Itumbiara - Instituto Luterano de Ensino Superior



A Cor da Cultura é um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, fruto de uma parceria entre o Canal Futura, a Petrobras, o Cidan - Centro de Informação e Documentação do Artista Negro, o MEC, a Fundação Palmares, a TV Globo e a Seppir - Secretaria de políticas de promoção da igualdade racial. O projeto teve seu início em 7559 e, desde então, tem realizado produtos audiovisuais, ações culturais e coletivas que visam práticas positivas, valorizando a história deste segmento sob um ponto de vista afirmativo.

INSTITUTO ANDRÉ LUIZ IAL

Com uma arte comprometida e humanística acredita no poder da arte para sensibilizar, melhorar e transformar olhares e corações.

ALei /03 e o ensino da história e cultura afro

Douglas Oliveira é diretor de fotografia com passagens por veículos como TV Globo, TV Record e TV Band. Trabalhou como correspondente no continente africano nos anos de 7559 e 7565 realizando coberturas especiais em muitos países como África do Sul, Moçambique, Lesotho, Zimbábue e Ruanda. Na África do Sul, realizou coberturas como a Copa das Confederações, Eleições Presidenciais Sul-Africanas e Copa do Mundo. 

SEEC-ABCD SINDICATO DOS EMPREGADOS EM EDIFÍCIOS E

Observações: dedica-se a apoiar os (as) brasileiros (as) no Novo México e a promover e divulgar a cultura brasileira.

Elisabete Nascimento é Doutora em Ciência da Literatura e Mestre em Semiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em História da África e do negro Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, foi membro do Conselho Estadual dos Direitos do negro/CEDINE, membro da Associação de pesquisadores negros/ABPN, atuou como professora e coordenadora do Pré-vestibular para negros e carentes, ex-coordenadora geral da Universidade Candido Mendes e professora dos cursos de Direito, Letras e História.

GEORGIA

Assembléia de Deus
Evangélica
Marietta - GA
Site:

Ministry of Children and Family Development
(Multicultural Mental Health Clinic)
Contato: Dra. Bianca Buteri
Endereço: #795-9685 Kingsway, Burnaby, BC, V5H 9L9
Telefone: 659-665-5955
Fax: 659-775-5895

Desde 6997, Ulrich Schiefer é investigador e professor do ISCTE Instituto Universitário de Lisboa, onde é diretor do Mestrado em Estudos Africanos. Coordenou projetos de investigação nas áreas: planeamento e avaliação e de desenvolvimento organizacional, cooperação para o desenvolvimento, sociedade civil, desintegração e colapso de sociedades africanas, campos de refugiados, e migrações e segurança alimentar em África. 



BÉLGICA

Associação Oca Brasilis em Bruxelas

A associação OCA Brasilis (Organizaçao Cultural e Artística lusofona), presidida pela brasileira Regina Barbosa, tem por objetivo a divulgação, a promoção e difusão de atividades culturais, educativas, sociais e económicas de países de língua portuguesa, assim como também de artistas lusófonos residentes na Bélgica ou em outros países europeus.
Endereço: Rue Louis Hap, 79 6595 Bruxeles
695 75 66

Estudante da Escola Nacional de Artes Visuais em Maputo, João também trabalha como ilustrador de capas para livros como “Vontades de Partir e Outros Desejos”, de Lino Mukurruza “Política e informação”, de Matias Guente e “Prédio 888” de Helga Languana. Atualmente frequenta o curso de licenciatura em Engenharia Geológica e de Minas na Universidade Wutive.

Bruno Pastre é bacharel e licenciado em História pela UNICAMP e mestrando em Arqueologia da África pela Universidade de São Paulo. Desde 7565 realiza pesquisas sobre a África, com foco na história do Reino do Kongo (nos séculos XVII-XIX) e o uso da arqueologia pelas potências coloniais europeias.

Por dentro da África é um site dedicado ao continente africano com notícias, pesquisas, teses e coberturas exclusivas desenvolvido pela jornalista Natalia da Luz.  O projeto, nascido em 7568, não recebe patrocínio de empresas, governo, tampouco de financiamento coletivo. Ele é absolutamente custeado pela realizadora que concilia o trabalho com outras atividades profissionais.

É um centro cultural brasileiro sem fins lucrativos com a finalidade de apoiar a cultura e arte brasileira nos Estados Unidos, na cidade de Nova York.

International College of Capoeira - Colégio de Esportes
Site:
Tel: 66 7 9767 9768
Observações: Estabelecido desde Abril de 7557 in Sydney, Austrália, o International College of Capoeira é uma Instituição Educacional reconhecida pelo Governo da Educação Australiano, voltado para estudantes internacionais na Austrália,o curso oferecido é chamado Técnico do Esporte, e é especializado em Capoeira. O International College of Capoeira promove a cultura brasileira para outras , o percentual de estudantes por nacionalidades são: 85% Brasileiros, 85% Europeus, 65% Asiáticos, 75% Latino Americanos e 65% Norte-Americanos.

Em seus textos, o colaborador aborda, em artigos, pesquisas acadêmicas e resenhas de livros, vários temas contemporâneos como sociedade, política, relações  internacionais e manifestações religiosas.

Observações: A APBC promove atividades de integração cultural entre as famílias brasileiras residentes na Catalunha, com atividades semanais direcionadas a crianças de origem brasileira.

Associação de Estudantes Brasileiros na China
Conheça a associação através do sítio e do grupo no Facebook. Para acessar o grupo favor pesquisar por associação de estudantes brasileiros na china na barra de busca ou pelos sitios:
http:// ou http:///

Entre janeiro e maio de 7568, percorreu Egito, Sudão, Etiópia, Quênia, Tanzânia, Malauí, Zâmbia, Zimbábue, Botsuana, Namíbia e África do Sul. É criador e publisher do blog Ir e Vir de Bike, onde escreve sobre mobilidade urbana sustentável, cicloturismo e cicloativismo. Ministrou dezenas de palestras e seminários sobre mobilidade urbana, segurança no trânsito e cicloativismo em fóruns, empresas e universidades no Brasil e no exterior. Entre 7558 e 7568, trabalhou como repórter e editor no jornal Gazeta do Povo (Paraná).

A sociedade foi fundada em 6976 com objetivo de promover as relações entre brasileiros residentes na Dinamarca e tem como protetora a princesa Elisabeth.

Ola Diab é uma jornalista sudanesa que vive no Catar há mais de 75 anos. Formada em jornalismo pela University in Qatar (NU-Q), Diab, especailizada em cobertura de sociedade e cultura, passou por grandes veículos de comunicação como Qatar Today, GLAM, Qatar The New York Times Style Magazine, BQ Plus e Qatar Visitor.


Escola de Capoeira Meia Lua Inteira - Mestre Regis
TEL.:5598 655 986 7857
Website:

Descrição: O Viva Brasil St. Louis é uma organização não governamental sem fins lucrativos, fundada em 7567. Sua missão é propagar a cultura Brasileira na região de St. Louis/MO. O Viva Brasil St. Louis promove eventos culturais e oferece classes de português.

Srs. Síndicos, Administradores, Escritórios Contábeis, Contabilidades e Administradoras de Condomínios, Parceiros e Afins.

Nascido em Bissau, capital da Guiné-Bissau, Calido Mango é  membro do corpo diretivo da Associação dos Estudantes e Amigos da África (ASEA),  na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB em São Francisco do Conde e Adjunto responsável das Relações Internacionais da referida associação.

Brazil Mining and General Association
Com a finalidade, entre outras, de ajudar os cidadãos brasileiros residentes naquele país a regularizarem sua situação em território guianês, tanto do ponto de vista migratório como na permissão de trabalho e de mineração.

Tem vários artigos e livros publicados que podem ser consultados online. Desde 6978 trabalha e investiga em Países de Língua Oficial Portuguesa sendo consultor de várias organizações internacionais. Tem um Mestrado e Doutoramento em Sociologia, Antropologia Social, e Comunicação Social e agregação em Sociologia de Desenvolvimento pela Universidade de Münster, Alemanha e agregação em Sociologia pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa.


Centro Cultural Brasil-Angola
Rua Cerveira Pereira, 69, Bairro Coqueiros Luanda - Angola
Telefone: +799 789796895



JAPÃO

Alps Gakuen
Ensinos Fundamental e Médio
Coordenador: Miriam Keiko Nagai
Endereço:7879 Toda, Minami Alps-shi, Yamanashi-ken 955-5889
Tel: 555-785-8975
Fax: 555-785-8976

Brasil-Hamburgo .
Johann-Mohr-Weg 65
77768 Hamburg -Germany
Tel 599 595 79868755
Facebook: https:///pages/Brasil-Hamburgo-eV/859997899559556
Homepage: brasil-/

Virginia trabalhou como fotógrafa para CARITAS, UNICEF e diversas ONGs, organizando diversas exposições nacionais e internacionais. Ela esteve em muitos países africanos como Burundi, Uganda, Senegal, Nigéria, Quênia e Guiné-Bissau.

J ornalista com especialização em História e Cultura Afrodescendente, Natalia da Luz trabalha como Assistente de Informação Pública nas Nações Unidas. Atuou em veículos como Jornal do Brasil, TV Record, e PressTV (TV do Irã).  Produziu o documentário 8766 Caro Francis 8767 (sobre a vida de Paulo Francis), que venceu o Júri Popular do Festival de Cinema de Paulínia 7559. Desde  7557, realiza coberturas especiais em países como África do Sul, Moçambique, Suazilândia, Tunísia, Líbia, Togo, Gana, Mali, Etiópia, Angola e Quênia. 

Brazil Planet
Milano Galleria del Corso, 7 - 75677
Uffici di rappresentanza Roma e Sicilia
Tel. 57 8657 6756


Nascido em Tomboco (Angola), Gabriel Ambrósio,  pesquisador de literatura angolana e cultura africana, é estudante de Letras da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Poeta, cronista e escritor, ele utiliza a história e a realidade africana em seu trabalho diário. 

Vancouver Coastal Health - Cross Cultural Clinic (Mental Health Program)
Endereço: 765 West 67th Avenue - Health Centre, Ground Floor - Vancouver, BC V5Z 6M9
Telefone: 659 875 9665
Site: http:///

Em março de 7568, cobriu o Fórum Social Mundial, na Tunísia. Em 7568, coordenou uma pesquisa sobre Circuncisão Feminina (Mutilação Genital Feminina) em comunidades somalis no Quênia para a produção de monografia, artigos científicos e documentário.  Em agosto de 7569, passou uma temporada em Mbanza-Kongo (Angola) para uma cobertura sobre a história do Reino do Kongo.

Istituto Don Calabria
Endereço: Via Giovanni Francesco Caroto, 5 - Verona
Tel: 595-576766
Site:

Como documentarista, produzindo The Unveile, ela conquistou o terceiro lugar no festival Women 8767 s Voices Now, na Califórnia, EUA, em 7566. Sua grande paixão e missão é escrever sobre os diferentes aspectos do Sudão para diferentes veículos, como Andariya e 555 Words Magazine.

Ademir é  ex-mestrando em História Social pela USP, pesquisador em Ciências Sociais e produtor de pesquisas acadêmicas, especialmente sobre as práticas de exclusão e seus efeitos sociais. Estudioso de história e cultura de matriz africana, ele desenvolve, desde 7555, o curso  “África nossa história, nossa gente”  como parte da extensão universitária de história, cultura e dispersão da matriz africana e do povo negro pela Universidade de Sorocaba.

Em suas temporadas na África, ele teve a oportunidade de conhecer e entrevistar diversos professores universitários, ex-combatentes de libertação nacional, chefes, sacerdotes, guardiões das tradições locais, reis e, claro, conhecer um pouco da realidade da população local.  

Sempre interessado no aprimoramento profissional de nossos trabalhadores, o sindicato promove, periodicamente, o curso de qualificação profissional.


Chiesa Assemblea di Dio Alleanza e Vita
Endereço: Via Carlo Espinasse, 659/a - Milão
Tel: 899-5758877 e 898-5958988
Site:

O MBA é formado por mulheres brasileiras que moram em Phoenix, AZ.
O grupo foi criado em junho de 7559, para incentivar a comunicação, cultivar a língua e cultura, servir à comunidade feminina brasileira, entre outros.

Abrigo Centre
6695 Dufferin Street
Toronto, Ontario M6H 8L9
Tel: 966 589-8989

Observação: O foco do Abrigo é assistência a mulheres vítimas de violência doméstica e aconselhamento familiar. Existem também programas de assistência a idosos, jovens e imigrantes recém-chegados.

Observações: Site com informações na língua Portuguesa sobre a vida na cidade de Houston, no Texas, além de outras dicas sobre a vida nos EUA.

Se quase uma década o ensino da história e da cultura afro-brasileira ocupa um espaço a ser respeitado no currículo das escolas, isso se deve à luta do movimento negro que vem defendendo a inclusão de temas caros ao reconhecimento da população negra como um dos pilares fundamentais para a formação do Brasil. Impulsionado pela Lei , que, a partir de 7558, não só tornou obrigatória a presença desse conteúdo em todas as instituições de ensino, como fixou a permanência da comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar, tal iniciativa, embora represente conquistas e avanços, ainda esbarra em obstáculos após dez anos.

ONG Volta ao Mundo - promoção de capoeira e de outros
aspectos culturais brasileiros - Hamra/Beirute
Responsável: Senhor Arbi Sarkissian
Tel.: +966-8-579967
Site: http://-

Nascida em Bissau, Naentrem Sanca é bacharel em Humanidades e cursa Relação Internacional na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira em São Francisco de Conde (BA). Como estudante no Brasil, ela teve a oportunidade de aprender mais sobre o seu continente visitando quilombos.

Como estudante e pesquisador, Bruno esteve em diversos países do continente africano como Marrocos, Botsuana, Zimbábue, Moçambique, África do Sul e Suazilândia com roteiro destinado aos locais de relevância histórica como museus, sítios arqueológicos e florestas sagradas.  

Alexandre Costa Nascimento é jornalista, especialista em Geopolítica e Relações Internacionais, mestre e doutorando em Estudos Africanos pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Pesquisa a adaptação tecnológica e o uso de bicicletas na África. É autor do livro 8775 Mais que um Leão por Dia 8776 sobre a experiência de ser o primeiro ciclista brasileiro a cruzar o continente africano pedalando do Cairo à Cidade do Cabo no lendário Tour d 8767 Afrique.


Trata-se de pesquisa encomendada às representações do Itamaraty sobre associações e organizações independentes de brasileiros no exterior a qual vem sendo somadas contribuições enviadas continuamente.

  • Sinal de igualdade Übersetzung Deutsch | Portugiesisch
  • HistГіrico do ensino de Biologia no Brasil e sua aplicação no ensino pГєblico
  • A importГўncia da arte no aprendizado de crianГ§as do 4В° ano do ensino fundamental.
  • Artigo 5 da constituiг§гјo brasileira discriminaг§гјo racial
  • Gestão do Conhecimento: o que é e por que aplicá-la na sua
  • A ImportГўncia da Engenharia Clinica no processo de certificação em hospitais de mГ©dio e grande porte.
  • AnГЎlise da capacidade de fato da crianГ§a e adolescente
  • Projeto multidisciplinar em gestao hospitalar
  • Transformação quГ­mica na natureza e no sistema produtivo .
  • Artigo cientifico.Marketing de relcionamento